Neste final de semana (16 e 17/10) foi realizada a sexta rodada da Liga ACB, com o Real Madrid mantendo a sua invencibilidade. Barcelona e Zaragoza já haviam jogado na terça-feira (5), em partida antecipada, com vitória do time catalão, líder do campeonato e também invicto. O UCAM Murcia (de Augusto Lima) e o Tenerife (de Marcelinho Huertas) ocupam a terceira e quarta posições, respectivamente, enquanto o Bilbao (de Rafa Luz) venceu a primeira e saiu da lanterna.

Andorra surpreende Joventut Badalona fora de casa

Neste sábado, o Andorra, que tinha conseguido sua primeira vitória na rodada anterior, venceu mais uma ao surpreender o Joventut Badalona, na Catalunha, por 73 a 79, com grande acerto na bola tripla. O jogo começou com um primeiro quarto horroroso, terminando 10 a 8 após nenhuma das equipes acertar mais que 25% dos arremessos de quadra. No segundo quarto a partida melhora bastante, com o time da casa dominando os rebotes ofensivos e com Pau Ribas perfeito nos tiros de quadra, porém os visitantes começam a mostrar suas armas na bola tripla (4 de 5), especialmente com Clevin Hannah. O jogo entra no terceiro quarto com um ponto de vantagem para o Joventut, mas então aparece o francês Amine Noua, imparável do perímetro, acertando todas as quatro tentativas e saindo com 16 pontos apenas nesse quarto. O Andorra acerta 6 de 7 do perímetro e consegue abrir seis de vantagem, sem resposta defensiva do Joventut, para desespero de sua torcida. No período final, o ritmo dos visitantes continua forte, conseguindo abrir nove de frente, mas o croata Ante Tomić e o eslovaco Vladimír Brodziansky tratam de puxar a equipe e deixar a desvantagem em um ponto. Porém duas perdas de bola de Ribas e um novo triplo de Noua definiram a vitória dos visitantes. Melhor partida de Amine Noua no Andorra, terminando com 26 pontos (6 de 7 do perímetro), quatro rebotes, uma assistência e um toco, alcançando 31 de eficiência! Pelo time da casa, destaque para Tomić (12 pontos, cinco rebotes e três assistências) e Brodziansky (dez pontos, oito rebotes, uma assistência, dois roubos e dois tocos).

Murcia vence novamente e mantém terceira posição

Em outra partida deste sábado, o UCAM Murcia venceu o Obradoiro, fora de casa e de forma imponente, por 70 a 104, mantendo a terceira posição na tabela de classificação e o bom início de campeonato. A equipe visitante começou com agressividade defensiva, imponência física e ótimo aproveitamento de quadra, terminando o primeiro tempo com o jogo já bem encaminhado, com 23 pontos de vantagem (32 a 55). O Murcia era liderado por James Webb e, mais uma vez, Isaiah Taylor, um dos cestinhas da competição, enquanto apenas o pivô lituano Laurynas Birutis tinha algum sucesso pela equipe de Santiago de Compostela. No segundo tempo, nada mudou e o Murcia seguia com alta intensidade, seja com Taylor, seja com Thad McFadden, abrindo mais vantagem, apesar dos 11 pontos de Henry Ellenson no terceiro quarto. Por fim, vitória incontestável da equipe de Sito Alonso, para decepção dos cerca de 3.500 presentes no Multiusos Fontes do Sar. Mais uma grande partida de Isaiah Taylor, com 21 pontos, dois rebotes e cinco assistências (25 de eficiência), enquanto Webb contribuiu com 16 pontos. O brasileiro Augusto Lima terminou com nenhum ponto, três rebotes, duas assistências, um roubo, um turnover e sete de eficiência, para pouco mais de 16 minutos em quadra, saindo como titular. Pelo Obradoiro, boa partida de Ellenson, com 16 pontos e três rebotes.

Mesmo desfalcado, Valencia vence fora de casa o Burgos

Sem contar com três jogadores importantes (Bojan Dubljević, Klemen Prepelić e Mike Tobey), o Valencia conseguiu importante triunfo fora de casa, contra o San Pablo Burgos, por 65 a 69, impedindo a quarta vitória seguida dos burgaleses. O jogo foi equilibrado, apesar do nível ofensivo não ter sido dos melhores, com as duas equipes tendo baixo aproveitamento nos arremessos e brigando muito por cada rebote. Na primeira etapa apareceu bem o francês Louis Labeyrie, com 13 pontos, ajudando a manter a equipe valenciana com uma boa vantagem, que não aumentou mais devido aos esforços de Dani Díez e Alex Renfroe para o time da casa. Na segunda etapa, o Valencia chegou a ficar quatro minutos sem anotar e o Burgos tirou proveito, chegando a passar um ponto na frente no marcador, com uma boa defesa. O quarto final foi muito fraco em termos ofensivos, com o Valencia errando menos e conseguindo sair com a vitória fora de casa. Partida de destaque para Labeyrie, com 15 pontos e 13 rebotes (24 de eficiência), com Martin Hermannsson contribuindo com outros 14 pontos. No Burgos, apenas Dani Díez passou dos duplos dígitos, com 11 pontos, com o brasileiro Vitor Benite anotando sete pontos, oito rebotes, uma assistência, um turnover e sete de eficiência, em pouco mais de 26 minutos em quadra, saindo como titular.

Manresa vence com grande jogo coletivo

Ainda neste sábado, o Manresa voltou a vencer, após ser atropelado na rodada anterior, batendo o Unicaja Málaga, em casa, por 85 a 74. A partida começou igualada, mas o time da casa conseguiu leve vantagem com domínio nos rebotes e melhor aproveitamento dos arremessos, especialmente no garrafão com o nigeriano Chima Moneke. O Málaga tentava recuperar com Jaime Fernández, mas o time ia mal do perímetro e tinha muitos desperdícios de bola, fazendo com que os locais abrissem 12 pontos de vantagem. Após pedido de tempo do Málaga, o pivô nigeriano Micheal Eric anotou oito pontos seguidos e conseguiu reduzir a diferença, mas o Manresa não se abate e vai para o intervalo com duplos dígitos de vantagem, graças aos 11 pontos de Yankuba Sima no período. No segundo tempo, o jogo caiu de qualidade, mas o Manresa segue mais confiante, diante do mal aproveitamento dos visitantes, conseguindo abrir 21 pontos de frente. O Málaga não se entrega e, puxado por Norris Cole, consegue uma corrida de 1 a 12 e baixa o déficit para a casa dos dez novamente. Com Alberto Díaz acertando três bolas triplas, os visitantes encostam no placar e reduzem para quatro pontos, porém Dani Pérez converte duas bolas longas em sequência, dando um fôlego para a equipe controlar a partida até o final. O Manresa teve seis jogadores anotando em duplos dígitos, com destaques para Chima Moneke, com dez pontos e seis rebotes, Ismael Bako, com 14 pontos e sete rebotes, e Dani Pérez, com 15 pontos e cinco assistências. No Málaga, Norris Cole terminou com 17 pontos e seis assistências.

Bilbao vence a primeira partida e sai da lanterna

Em jogo realizado neste domingo, o Bilbao conseguiu sua primeira vitória, ao bater o Fuenlabrada por 85 a 80. Sem contar com o brasileiro Leo Meindl, fora de quatro a sete semanas em função de lesão no tornozelo, o Fuenlabrada começou forte e abriu sete pontos de vantagem, com Kyle Alexander e Christian Eyenga puxando as ações ofensivas. A segunda unidade do time da casa tratou de equilibrar as ações, com Álex Reyes e Ludde Hakanson colocando a igualdade no placar. O jogo caiu um pouco de qualidade no segundo quarto, mas seguiu equilibrado, com nenhuma das equipes abrindo vantagem no placar. A partida seguiu parelha no segundo tempo, até que os visitantes conseguiram uma arrancada, liderada por Sean Armand e Dušan Ristić, que deu uma vantagem de 13 pontos no início do quarto final. Porém, o Bilbao não se rendia e, com três triplos seguidos (Gytis Masiulis, Andrew Goudelock e Valentin Bigote), encosta no placar novamente. Aliás, o francês Bigote anota 11 pontos em sequência e deixa a equipe da casa apenas um ponto atrás no placar, com o jogo ponto a ponto até o minuto final, quando Goudelock anota uma bola tripla decisiva. O Fuenlabrada ainda tentou, mas sem sucesso, com lances livres do time da casa dando números finais à partida. Grande partida do dominicano Ángel Delgado, com 16 pontos e 11 rebotes, enquanto Bigote acrescentou 18 pontos. O brasileiro Rafa Luz teve quatro pontos, três rebotes, quatro assistências, três roubos, um turnover e oito de eficiência, em pouco mais de 17 minutos em quadra, saindo como titular. No Fuenlabrada, destaque para Kyle Alexander, com 14 pontos e nove rebotes.

Gran Canaria vence com autoridade o Real Betis, novo lanterna

Em outro jogo deste domingo, o Gran Canaria venceu o Real Betis por 94 a 70, se mantendo no alto da tabela de classificação, enquanto o time de Sevilha amarga a lanterna. A partida foi praticamente definida no primeiro tempo, com o time da casa indo para o intervalo com 19 pontos de vantagem (48 a 29), dominando os rebotes e os pontos dentro do garrafão, incluindo um segundo quarto avassalador na defesa (20 a 8). No segundo tempo, o Gran Canaria não tirou o pé do acelerador e chegou a abrir 30 pontos de vantagem, com Ilimane Diop e Khalifa Diop sendo os protagonistas no quarto final. Os “Amarelos” foram dominantes no garrafão, anotando 38 pontos na área contra apenas 20 do Betis, além de eficientes nos contra-ataques, onde anotaram 14 pontos (contra apenas quatro dos visitantes). Partida muito eficiente de John Shurna, anotando 13 pontos (6 de 6 dos arremessos de quadra), sete rebotes e 24 de eficiência, com outros seis jogadores tendo duplos dígitos em eficiência. O mais eficiente do Real Betis foi o montenegrino Marko Todorović, com nove pontos e quatro rebotes.

Real Madrid vence a difícil equipe do Breogán, em Lugo

A equipe do Real Madrid venceu sua sexta partida na ACB, ao bater a dura equipe do Breogán, por 71 a 79. Aparentando sentir cansaço do jogo de sexta-feira, pela Euroliga, a equipe da capital teve muitas dificuldades iniciais, especialmente no ataque, enquanto o time da casa era comandado por Džanan Musa, abrindo dez de vantagem. Porém, no segundo quarto, o time de Pablo Laso tratou de reagir com força, melhorando muito a defesa e o arremesso do perímetro (6 de 10), com Guerschon Yabusele anotando 11 pontos no período e o time visitante abrindo sete pontos no intervalo. Na segunda etapa, o Real continua forte e usa todo o elenco, com Walter Tavares e Rudy Fernández assumindo o protagonismo ofensivo, mantendo a vantagem na casa dos dez pontos. No último período, apesar das tentativas do Breogán, a diferença chega aos 15 pontos, quando então o time da casa, empurrado pela torcida, começa uma incrível reação. Com Tyler Kalinoski e Musa certeiros, o Breogán consegue uma corrida de 15 a 2 e fica a apenas dois pontos do Real, com pouco mais de dois minutos por jogar. Porém, a equipe não conseguiu manter a recuperação e foi castigada pelo veterano Sergio Llull, que anotou cinco pontos em sequência e praticamente definiu a partida para os “blancos”. Apenas Yabusele anotou em duplos dígitos (14 pontos) para o Real, que também teve Walter Tavares muito eficiente (nove pontos, oito rebotes, duas assistências e quatro tocos). Já a equipe de Lugo teve Musa com 16 pontos e seis rebotes, e Trae Bell-Haynes com 17 pontos.

Tenerife bate Baskonia fora de casa e sobe na tabela

Também em partida do domingo, o Tenerife conseguiu mais uma vitória, ao derrotar, fora de casa, o Baskonia, por 65 a 71. O time basco, bastante irregular neste início de temporada, perdeu seu terceiro jogo nos últimos quatro disputados na ACB, e mostra falta de entrosamento entre seus novos contratados. O primeiro tempo foi equilibrado, com os visitantes indo muito bem na bola tripla, especialmente com Kyle Wiltjer e Bruno Fitipaldo, e o Baskonia melhor no jogo mais próximo da cesta. No terceiro quarto, o time da casa pareceu assumir o controle da partida, abrindo dez de vantagem graças ao lituano Rokas Giedraitis, que acertou três bolas triplas. No quarto final, aos poucos o Tenerife vai cortando a diferença, com o Baskonia sofrendo uma pane e não acertando mais nada. Nos últimos oito minutos de jogo o time da casa não anota nenhuma (!) cesta de quadra, e consegue apenas dois pontos de lances livres, sofrendo uma parcial de 6 a 22 no período, para desespero de sua torcida. No minuto final, duas bolas triplas, de Wiltjer e Fitipaldo, definem a partida e a grande recuperação do time visitante, que terminou o jogo com 15 bolas do perímetro (em 37 tentativas). Mais uma grande partida do uruguaio Fitipaldo, com 15 pontos, três rebotes e sete assistências, enquanto Wiltjer terminou com 19 pontos. O brasileiro Marcelinho Huertas anotou dois pontos, quatro assistências, dois turnovers e um de eficiência, para 14 minutos em quadra, vindo do banco. No Baskonia, novamente Giedraitis foi destaque, com 17 pontos, seis rebotes e cinco assistências.

PREMIAÇÕES DE JOGADOR DA RODADA E MELHOR LATINO-AMERICANO

Como é habitual na Liga ACB, ao final de cada rodada é escolhido o “Jogador da Rodada”, bem como o “Melhor Latino-Americano”, premiando os desempenhos individuais dos jogadores, em função de sua Valoração em cada partida.

Rodada 6

Jogador da Rodada: Amine Noua, França (Andorra), 26 pontos (6 de 7 do perímetro), quatro rebotes, uma assistência, um toco, 31 de eficiência (Joventut Badalona 73 x 79 Andorra)

Melhor Latino-americano: Bruno Fitipaldo, Uruguai (Tenerife), 15 pontos, três rebotes, sete assistências, dois roubos,  22 de eficiência (Baskonia 65 x 71 Tenerife)

Com a pontuação alcançada na rodada, o uruguaio Fitipaldo dispara na ponta da corrida pelo prêmio de Melhor Latino-Americano, com 39 pontos, superando Leo Meindl, com 23, e Jayson Granger, com 18.

PRÓXIMOS JOGOS (RODADA 7)

Sábado (23/10)

13h – Zaragoza x Breogán
13h – Real Betis x Obradoiro
15h45 – Tenerife x Joventut Badalona
15h45 – Andorra x Valencia

Domingo (24/10)

7h30 – Real Madrid x Gran Canaria
7h30 – Fuenlabrada x Manresa
12h – Bilbao x San Pablo Burgos
13h30 – Unicaja Málaga x Barcelona
15h – UCAM Murcia x Baskonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *