Começa nesta terça-feira (19) a EuroCup, competição considerada a segunda mais importante no basquete europeu masculino de clubes. A competição, criada em 2002 pela E.C.A. (“Euroleague Commercial Assets”), entidade privada que também é responsável pela Euroliga, veio substituir a Copa Saporta que era organizada pela FIBA. Confira abaixo os detalhes mais importantes a respeito da competição que pode classificar seu campeão e vice para a Euroliga.

Clubes participantes e novo formato

Nesta temporada a EuroCup terá um formato diferente, assim como o número de participantes. No modelo anterior, os 24 clubes vinham sendo divididos em quatro grupos de seis, que disputavam a temporada regular em jogos de ida e volta. Ao fim desta, os quatro primeiros colocados se classificavam para o Top 16, uma nova fase de grupos, com quatro em cada um. Nesta, os dois primeiros colocados se classificavam para os playoffs, onde disputavam quartas-de-final, semifinal e final em séries melhor de três jogos.

A partir desta temporada, porém, os grupos da temporada regular serão reduzidos para apenas dois, com dez times em cada, disputando a mesma forma de jogos de ida e volta, com um total de 20 equipes participantes. Os primeiros oito colocados de cada grupo avançarão para a próxima fase, que não será mais o Top 16, mas sim os próprios playoffs. Os times se cruzarão em fases de oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final, todas disputadas em jogo único, até definir o campeão.

Os dois times que chegarem à final ganharão vagas para a Euroliga do ano seguinte, exceto se um dos dois times que ganharam essas vagas na temporada anterior se classificar para os playoffs da Euroliga no ano em questão. Se isso acontecer, somente o campeão da EuroCup ganhará uma vaga para a Euroliga. Ou seja, o campeão e vice da EuroCup deste ano só ganharão vagas para a próxima Euroliga, caso Monaco e UNICS Kazan não cheguem aos playoffs na atual edição da principal competição europeia.

Para a temporada 2021-22, serão estes os 20 times que disputarão a EuroCup:

Valencia (ESP)
Andorra (ESP)
Promitheas (GRE)
Lokomotiv Kuban (RUS)
Joventut Badalona (ESP)
Gran Canaria (ESP)
Budućnost (MNE)
Partizan Belgrado (SER)
Virtus Bolonha (ITA)
Lietkabelis (LIT)
Cedevita Olimpija (SLO)
Trentino (ITA)
JL Bourg (FRA)
Metropolitans 92 (FRA)
ratiopharm Ulm (ALE)
Hamburg Towers (ALE)
Türk Telekom (TUR)
Bursaspor (TUR)
Reyer Veneza (ITA)
Śląsk Wrocław (POL)

Jogos da primeira rodada

Os jogos da EuroCup acontecem tradicionalmente às terças e quartas de cada semana, com dez partidas realizadas a cada rodada, e todas as equipes participantes entrando em quadra.

Confira abaixo a programação para esta primeira semana (horários de Brasília):

Terça-feira (19/10)

14h – Türk Telekom (TUR) x Metropolitans 92 (FRA) – Grupo A
14h30 – Hamburg Towers (ALE) x Partizan (SERV) – Grupo A
15h – Trentino (ITA) x Joventut Badalona (ESP) – Grupo A
15h30 – Valencia (ESP) x Promitheas (GRE) – Grupo B
16h – Gran Canaria (ESP) x Cedevita Olimpija (SLO) – Grupo B

Quarta-feira (20/10)

13h30 – Lokomotiv Kuban (RUS) x Andorra (ESP) – Grupo A
14h – Bursaspor (TUR) x Virtus Bolonha (ITA) – Grupo B
14h30 – ratiopharm Ulm (ALE) x Budućnost (MNE) – Grupo B
15h – JL Bourg (FRA) x Reyer Veneza (ITA) – Grupo B
15h15 – Śląsk Wrocław (POL) x Lietkabelis (LIT) – Grupo A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *