A segunda rodada da EuroCup foi realizada nesta terça e quarta-feira (26 e 27/10), com seis equipes permanecendo invictas, enquanto outras seis ainda não sabem o que é vencer.

Confira abaixo um resumo das dez partidas da segunda rodada.

RODADA 2

GRUPO A

Lietkabelis (LIT) 84 x 85 Lokomotiv Kuban (RUS)

Em jogo realizado nesta terça-feira, o Lokomotiv Kuban manteve a invencibilidade ao bater o Lietkabelis, na Lituânia, por 84 a 85. A partida foi muito equilibrada, sendo decidida nos últimos segundos, com o time russo levando vantagem no aproveitamento dos arremessos de quadra. Novamente Darius Thompson foi um dos destaques, enquanto o veterano Errick McCollum assumiu a terceira posição isolada de pontuadores históricos da EuroCup. O Lietkabelis mais uma vez foi dominante nos rebotes, especialmente os ofensivos, porém não conseguia transformar todas as novas oportunidades em pontos, levando uma pequena vantagem de três pontos para o intervalo.

O jogo também marcou o retorno do pivô Alan Williams ao time do Lokomotiv, após lesão que o afastou das quadras em novembro do ano passado, com uma atuação discreta. Mas o restante do time fazia boa apresentação, com Johnathan Motley e Stanton Kid se juntando a Thompson e McCollum numa boa apresentação ofensiva, com a equipe russa acertando 8 de 18 do perímetro (44%), enquanto o Lietkabelis novamente ia muito mal da bola longa (6 de 24). Após uma corrida de 12 a 0 no terceiro quarto, o time russo consegue abrir seis de vantagem, mas o jogo volta a ficar bem equilibrado no quarto final. Com uma cesta tripla de Stanislav Ilnitskiy a cerca de 33 segundos para o final, o time visitante conseguiu abrir três pontos de vantagem, que o time lituano não teve capacidade de cortar nos momentos finais. Darius Thompson terminou com 12 pontos, 11 assistências, três roubos e dois tocos, enquanto McCollum contribuiu com mais 18 pontos e Motley com outros 17. Pelo time lituano, novamente Panagiotis Kalaitzakis foi destaque, com 22 pontos e 24 de PIR (o Performance Index Rating).

Na próxima rodada o Lietkabelis vai até a Itália enfrentar a Trentino, enquanto o Lokomotiv recebe o Metropolitans 92 na Rússia.

Joventut Badalona (ESP) 73 x 56 Hamburg Towers (ALE)

A equipe do Joventut Badalona também manteve sua invencibilidade e liderança do Grupo A, ao bater o Hamburg Towers por 73 a 56. Mais uma vez a forte defesa do time catalão foi preponderante, limitando o adversário a menos de 60 pontos pelo segundo jogo consecutivo. Apesar de um primeiro quarto onde o time alemão foi melhor (21 a 17), com boa atuação de Justus Hollatz, na parcial seguinte o sistema defensivo do time da casa funcionou muito bem, limitando o Hamburg a apenas nove pontos e deixando a vantagem do Joventut em quatro no intervalo.

No segundo tempo, a melhor equipe espanhola continuou prevalecendo, com o eslovaco Vladimír Brodziansky e o dominicano Andres Feliz comandando as ações de ataque e defesa. A equipe da casa domina os rebotes, rouba mais bolas e provoca mais turnovers no adversário, levando uma pequena vantagem de sete pontos para o período final. E o time alemão, comandado por Jaylon Brown, consegue baixar a diferença para apenas cinco pontos, dando esperanças de uma vitória fora de casa. Porém, o time espanhol não baixa a guarda, faz ótimas defesas e uma corrida final de 12 a 0, garantindo mais uma vitória na competição. Os cestinhas da casa foram Brodziansky (16 pontos) e Feliz (14), ambos vindos do banco, mas um destaque “escondido” foi Guillem Vives, que anotou apenas dois pontos, mas contribuiu com quatro rebotes, oito assistências, um roubo e um toco, para 23 de PIR, o maior da partida. No Hamburg, boa partida de Brown, com 14 pontos e cinco assistências.

Na próxima rodada, o Joventut Badalona vai até a Sérvia enfrentar o poderoso Partizan, enquanto o Hamburg Towers recebe o Andorra.

Andorra (ESP) 85 x 73 Trentino (ITA)

Em jogo da quarta-feira, o Andorra conseguiu importante vitória diante da Trentino, por 85 a 73, em primeiro tempo dominante. O time da casa fez um primeiro quarto de luxo, vencendo por 21 a 10, porém Jordan Caroline comandou a Trentino para deixar a diferença em apenas dois pontos, na metade do segundo quarto. Então a equipe da casa, com Amine Noua e Codi Miller-McIntyre, principalmente, fez uma corrida de 16 a 2 e foi para o vestiário com vantagem de 16 pontos. A Trentino perdia a batalha dos rebotes e ia muito mal da bola longa e do lance livre, com péssimos aproveitamentos.

No segundo tempo, novamente a equipe visitante conseguiu reduzir a vantagem adversária para apenas dois pontos, ainda no terceiro quarto, mas não conseguiu se aproximar mais, graças à melhor defesa do time da casa. Se valendo de um melhor percentual nos arremessos, a equipe da casa administra bem a pequena vantagem no quarto final, levando a vitória para o Principado. Melhor partida de Amine Noua em uma competição europeia, com 20 pontos, quatro rebotes e três tocos, enquanto Miller-McIntyre conseguiu dez pontos, 12 rebotes e três roubos de bola. A equipe italiana contou com ótima partida de Jordan Caroline (24 pontos, sete rebotes e PIR de 31), porém insuficiente para bater a equipe da casa.

Na próxima rodada, o Andorra vai até a Alemanha enfrentar o Hamburg Towers, enquanto a Trentino recebe os lituanos do Lietkabelis.

Metropolitans 92 (FRA) 86 x 83 Śląsk Wrocław (POL)

O Metropolitans conseguiu sua primeira vitória na competição, ao bater o Śląsk Wrocław, em casa, por 86 a 83, em jogo bastante equilibrado. A equipe fez um primeiro quarto bastante ofensivo, mas também tinha dificuldades de conter o ataque polonês (28 a 24), enquanto o segundo quarto teve uma pequena queda do time francês, deixando a vantagem em apenas dois pontos no intervalo. O veterano Will Cummings comandava o Metropolitans, enquanto o turco Kerem Kanter (irmão mais novo de Enes), liderava a equipe polonesa.

No segundo tempo, o equilíbrio continuava, com Kodi Justice se juntando a Kanter no bom ataque do Śląsk Wrocław, e a equipe visitante assumindo a liderança do placar. David Michineau, vindo do banco, também era peça importante do ataque do Metropolitans, que não conseguia ter uma tranquilidade no placar. A equipe da casa chega a abrir dez pontos de vantagem (83 a 73), mas não tem calma para manter a diferença, que cai para apenas dois pontos (85 a 83). Mas já era tarde demais, e o time polonês saiu com mais uma derrota, enquanto o Metropolitans conseguiu sua primeira vitória. Destaque para Cummings, com 17 pontos e quatro assistências, enquanto Michineau (14 pontos) e Jordan McRae (12) foram fundamentais para a vitória. Do lado polonês, Kanter terminou com 18 pontos e seis assistências.

Na próxima rodada, o Metropolitans vai até a Rússia enfrentar o Lokomotiv Kuban, enquanto o Śląsk Wrocław viaja até a Turquia para enfrentar o Türk Telekom.

Partizan (SER) 85 x 59 Türk Telekom (TUR)

Também na quarta-feira, um dos fortes candidatos ao título, Partizan, recebeu o Türk Telekom e venceu com autoridade, por 85 a 59. Apesar de um primeiro tempo de certo equilíbrio, onde o Türk perdeu por “apenas” sete pontos, o Partizan tinha a lenda Željko Obradović no comando técnico e o “gatilho” Kevin Punter, que mantinham uma pequena margem.

No terceiro quarto, o time sérvio destruiu o time turco, aplicando um retumbante 23 a 7, abrindo 23 pontos de vantagem. Além de Punter, também Alen Smailagić e Aleksa Avramović faziam boa partida, enquanto o Türk Telekom cometia muitos erros e tinha baixo aproveitamento dos três pontos. No final, o Partizan apenas administrou a vantagem construída, conseguindo mais uma vitória na competição e se mantendo invicto na abertura da temporada (também não perdeu na Liga Adriática). Punter terminou com 19 pontos, três rebotes e três assistências (24 de PIR), enquanto Avramović deixou dez pontos e quatro rebotes. Pelo time turco, JaJuan Johnson terminou com 14 pontos e quatro rebotes.

Na próxima rodada, o Partizan recebe o também invicto Joventut Badalona, enquanto o Türk Telekom recebe o Śląsk Wrocław.

GRUPO B

Promitheas Patras (GRE) 81 x 85 Gran Canaria (ESP)

Em jogo realizado na terça-feira, o Gran Canaria conquistou sua primeira vitória ao bater, fora de casa, o Promitheas Patras por 81 a 85, com a equipe grega ainda não sabendo o que é vencer na competição. Apesar da excelente partida do perímetro da equipe grega (16 de 30 no jogo), a bola de dois pontos foi determinante para a vitória espanhola, que teve maior volume e aproveitamento nesse arremesso, além de vencer a batalha dos rebotes, incluindo os ofensivos. O jogo começou com John Shurna anotando dez pontos rápidos para os visitantes, mas o jovem Nikos Rogkavopoulos, junto com Jerai Grant e Isaiah Miles deixam a partida equilibrada. Shurna continua fazendo uma boa partida, e tem a ajuda de Dylan Ennis, fechando a primeira etapa com cinco pontos de frente.

No segundo tempo, novamente Rogkavopoulos (já candidato ao prêmio de Rising Star da competição) assume as ações ofensivas, mas Ennis e AJ Slaughter tratam de deixar tudo igual novamente. A equipe da casa consegue abrir quatro pontos de vantagem, mas leva uma parcial de 0 a 7 no final da partida, não conseguindo reagir a tempo. John Shurna foi escolhido o MVP da rodada da EuroCup, ao anotar 17 pontos e 11 rebotes, além de duas assistências e dois tocos, com 26 de PIR, sendo bem auxiliado por Ennis (20 pontos) e Andrew Albicy (dez pontos, oito assistências e três roubos). O jovem Rogkavopoulos terminou como cestinha da partida, com 21 pontos, além de 28 de PIR, também o maior do jogo.

Na próxima rodada, o Promitheas vai até a França enfrentar o JL Bourg, enquanto o Gran Canaria tem um confronto local, ao enfrentar o Valencia fora de casa.

Reyer Veneza (ITA) 62 x 70 Bursaspor (TUR)

Em outra partida realizada na terça-feira, a Reyer Veneza foi surpreendida dentro de casa, ao perder para o Bursaspor pelo placar de 62 a 70, após um segundo tempo miserável da equipe italiana. O time turco conquista sua primeira vitória, enquanto os italianos conhecem a primeira derrota na competição. Após um primeiro quarto equilibrado (22 a 21), os turcos caem bastante ofensivamente na segunda parcial, vendo uma desvantagem de 11 pontos no intervalo do jogo. O time da casa tem ótimo aproveitamento próximo da cesta, mas vai muito mal do perímetro e do lance livre, o que já dava sinais do que estava por vir.

No segundo tempo, os visitantes continuam com dificuldades ofensivas, porém melhoram muito a defesa e limitam bastante o ataque italiano, que também comete muitos erros. Apesar de tudo isso, o time da casa consegue manter a vantagem de dois dígitos ao entrar no período final, parecendo que mais uma vitória estava encaminhada. Mas o último período foi vergonhoso para o time da casa, que anotou apenas cinco pontos, tendo acertado apenas um arremesso em dez tentados, além de cometer sete turnovers. A partir disso, o ataque do Bursaspor ganhou confiança, especialmente com Derek Needham, que liderou sua equipe à primeira vitória na EuroCup. Além do péssimo aproveitamento do perímetro da equipe da Reyer (6 de 24), também cometeu 21 turnovers, que resultaram em 28 pontos dos turcos. O armador Needham terminou como cestinha, com 18 pontos, enquanto Allerik Freeman anotou 15. Pelo time da casa, destaque para Stefano Tonut, com dez pontos e oito rebotes.

Na próxima rodada, a Reyer vai até a Alemanha enfrentar o ratiopharm Ulm, enquanto o Bursaspor recebe o Cedevita Olimpija.

Budućnost (MNE) 71 x 70 Valencia (ESP)

Em uma batalha de duas equipes candidatas a avançar na competição, o Budućnost conseguiu vencer o Valencia, em casa, por 71 a 70, em partida equilibrada na qual ficou atrás no placar praticamente todo o jogo. O Valencia ainda não conseguiu ter seu elenco completo nessa temporada, não podendo contar com Sam Van Rossom, Mike Tobey e Victor Claver para esta partida, apesar dos retornos de Bojan Dubljević e Klemen Prepelič. Com isso, a equipe tem contado muito com jovens talentos, como Josep Puerto, Jaime Pradilla e Guillem Ferrando, que têm feito boas contribuições. O time da casa tinha algumas dificuldades ofensivas, com Justin Cobbs conduzindo a equipe e o bósnio Edin Atić aparecendo bem, de forma surpreendente. Apesar dos visitantes conseguirem abrir dez pontos de vantagem ainda no segundo quarto, o jogo é equilibrado e o Budućnost consegue se manter próximo do Valencia, apesar do péssimo aproveitamento da bola longa.

No segundo tempo, apesar de uma melhora ofensiva do time da casa, a defesa não consegue conter o ataque valenciano, que leva uma vantagem de sete pontos para o quarto final. Até então, o Budućnost tinha acertado apenas uma bola tripla, em doze tentativas, mas o quarto final mostraria um outro roteiro. A equipe montenegrina acerta 4 de 7 dos três pontos e melhora bastante a defesa, forçando erros do Valencia, deixando o jogo igual. Com 22 segundos para o final, Cobbs acerta um “floater” e dá a primeira liderança do time da casa na partida, e que seria suficiente para consolidar a vitória. Atić terminou como cestinha, com 17 pontos, três rebotes, uma assistência, três roubos e um toco, enquanto Cobbs anotou dez pontos e cinco assistências. Pelo Valencia, boa partida de Prepelič, com 14 pontos.

Na próxima rodada o Budućnost recebe a Virtus Bolonha, em confronto de invictos, enquanto o Valencia recebe o Gran Canaria.

Cedevita Olimpija (SLO) 91 x 79 JL Bourg (FRA)

Em partida da quarta-feira, o Cedevita Olimpija manteve sua invencibilidade ao vencer o JL Bourg, em casa, por 91 a 79, com um grande aproveitamento dos arremessos de quadra. O time francês, que perdeu em sua partida de estreia, apresentava um basquete eficiente, com Pierre Pelos e Axel Julien sendo os destaques. O time da casa respondia com Marcus Keene, e tinha duas peças do banco muito efetivas: Edo Murić e Jacob Pullen. Os visitantes conseguiram abrir dez pontos ainda no primeiro quarto, mas o time esloveno reagiu rapidamente e equilibrou as ações ainda no final da primeira etapa.

Na segunda etapa, uma corrida de 0 a 8 dos franceses colocou o time com seis de vantagem, mas o Cedevita rapidamente respondeu com uma parcial de 13 a 0, assumindo a liderança para não soltar mais. A defesa da equipe passou a ser mais sólida, e o Bourg voltou a apresentar algumas dificuldades ofensivas vistas no primeiro jogo, anotando apenas 14 pontos no quarto final. Apesar do baixo aproveitamento dos lances livres (55%), o time da casa teve uma eficiência incrível nos arremessos de quadra: 76% nos dois pontos (19 de 25) e 54% do perímetro (14 de 26), com cinco jogadores terminando com duplos dígitos de pontuação, além de três terminarem com 20 de PIR! Destaques para Murić, com 21 pontos (7 de 10 nos arremessos), Marcus Keene, com 20 pontos (8 de 9 nos arremessos) e Melvim Ejim, com 12 pontos (5 de 5 nos arremessos). Pelo JL Bourg, boas partidas de Pierre Pelos, com 21 pontos e 27 de PIR (maior da partida) e Axel Julien, com 18 pontos, oito assistências e 24 de PIR.

Na próxima rodada, o Cedevita vai até a Turquia enfrentar o Bursaspor, enquanto o JL Bourg recebe a equipe grega do Promitheas Patras.

Virtus Bolonha (ITA) 87 x 76 ratiopharm Ulm (ALE)

A Virtus Bolonha manteve a invencibilidade e a liderança do Grupo B, ao derrotar o ratiopharm Ulm por 87 a 76, apesar do aproveitamento péssimo dos três pontos (15%). A campeã italiana demorou para entrar na partida, ficando atrás no placar por praticamente todo o primeiro tempo, incluindo uma desvantagem de dez pontos. O time alemão dominava os rebotes e conseguia conter o ataque italiano, que era puxado por Marco Belinelli, mas já cometia muitos turnovers, que custariam caro ao final da partida. O armador Semaj Christon era a principal arma do ataque visitante, com o brasileiro Cristiano Felício fazendo novamente uma partida sólida.

No final do segundo quarto e início da terceira etapa, a Virtus intensificou a sua defesa e logo assumiu a liderança da partida, para não largar mais. O francês Mam Jaiteh e o estadunidense JaKarr Sampson se destacam ofensivamente, com alta eficiência, e a equipe italiana anota 22 a 10 no terceiro período, mostrando porque é uma das favoritas na competição. No quarto final, o ataque alemão melhora, mas os erros continuam ocorrendo e a defesa não consegue parar a forte equipe de Bolonha, que sai com mais um triunfo rumo ao seu grande objetivo. Sampson anotou 15 pontos, nove rebotes e dois tocos em apenas 16 minutos em quadra, gerando um PIR de 25, enquanto Maiteh deixou 20 pontos em cerca de 21 minutos em quadra. No lado alemão, Semaj Christon terminou com 14 pontos, seis rebotes e nove assistências, enquanto o brasileiro Cristiano Felício anotou 13 pontos, sete rebotes, uma assistência, dois roubos e seis turnovers, para cerca de 25 minutos em quadra, saindo como titular.

Na próxima rodada, a Virtus vai até Montenegro enfrentar o Budućnost, enquanto o ratiopharm Ulm recebe a Reyer Veneza na Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *