Retomamos hoje a nossa cobertura da HEBA, o campeonato grego masculino. Por diversos motivos, nossa equipe teve dificuldades para manter em dia as coberturas das ligas domésticas, mas planejamos dar continuidade a elas nos próximos meses.
A última rodada sobre a qual escrevemos foi a terceira, em meados de outubro. O campeonato chegou neste fim de semana à 12ª rodada, que marca exatamente o fim do primeiro turno da competição. Antes de falarmos dessa rodada, vamos “tirar o atraso” e contar alguns destaques principais desta primeira metade.
Promithéas termina o primeiro turno na liderança – mas vai durar pouco
Mesmo tendo uma campanha pior que a de dois outros times no quesito aproveitamento, o Promithéas Pátras termina o primeiro turno na liderança. A equipe é a única que disputou todos os 12 jogos até aqui, sem ter tido ainda o seu dia de folga. Com oito vitórias e quatro derrotas, a equipe patrense soma 20 pontos até aqui, com dois jogos a mais que o vice-líder, Olympiacos. Vale lembrar que, no sistema de pontuação do campeonato grego, os times pontuam vencendo ou perdendo: dois pontos quando vencem e um quando perdem.
Quando sofreu a dura derrota para o Olympiacos na terceira rodada, o Promithéas venceu quatro das cinco partidas seguintes e reassumiu a liderança após a oitava rodada e vem se mantendo no primeiro lugar desde a 11ª rodada. O clube tem feito um bom trabalho em se impor diante de equipes inferiores, mas foi derrotado por ambos, Olympiacos e Panathinaikos, além do AEK Atenas, um dos seus principais concorrentes a uma vaga no “G4”.
O ala-armador Kendrick Ray, principal contratação para a temporada, vem correspondendo e sendo o principal jogador do clube em ambas as competições em disputa. O americano é o cestinha da equipe, com médias de 15,2 pontos por jogo, além de 4,7 assistências e 3,7 rebotes.
Mas a liderança do Promithéas vai ser perdida na próxima rodada, quando a equipe finalmente terá o seu dia de folga. Mesmo que Olympiacos e Panathinaikos percam seus jogos no próximo fim de semana, ambos chegarão aos mesmos 20 pontos e ultrapassarão o Promithéas, pois levam vantagem no confronto direto.
Olympiacos é o principal time do campeonato
Como explicado acima, o único motivo de o Olympiacos, melhor time grego na temporada, não estar na liderança, é o número menor de partidas realizadas. O que mais impressiona a respeito do time de Pireu não é a campanha em si, que viu a equipe vencer nove das dez partidas que disputou. Mas, sim, a facilidade com que tem chegado às suas vitórias.
O time do técnico Giórgos Bartzókas, que tem uma das melhores campanhas da Euroliga, tem o melhor ataque do campeonato grego, com uma média incrível de 97,8 pontos feitos por jogo. A equipe superou a marca dos cem pontos em cinco das dez partidas que realizou. Além disso, os Vermelhos também têm a terceira melhor defesa, com média de 74,4 pontos sofridos por jogo.
Não é exagero dizer já aqui que o Olympiacos é o grande favorito ao título, pois a superioridade da equipe em comparação com os outros onze times é impressionante. Apesar de o time titular ter estrelas como Sasha Vezenkov, Tyler Dorsey e Kóstas Sloúkas, não são necessariamente eles que vêm fazendo a diferença. O Olympiacos tem o banco de reservas que mais produz em toda a competição (48,5 pontos marcados de média), com a distribuição de minutos entre titulares e reservas sendo praticamente igualitária.
Panathinaikos vence dérbi e tem a melhor defesa
Atual campeão, o Panathinaikos vive uma temporada de pesadelo na Euroliga, uma das piores de sua história. Porém, dentro da Grécia, os Verdes vêm conseguindo fazer bonito. Parece que tudo o que não funciona na Europa vem dando certo na HEBA, contra adversários enormemente mais fracos.
Os atenienses venceram nove das dez partidas disputadas até aqui, tendo a melhor defesa da competição. Os Verdes têm uma média de 71,1 pontos sofridos por jogo. No ataque, eles só ficam atrás do arquirrival, Olympiacos, marcando uma média de 85,9 pontos por jogo. Desde a derrota na primeira rodada, a equipe só venceu.
Uma dessas vitórias foi no Dérbi dos Eternos Inimigos, contra o arquirrival Olympiacos, no fim de novembro. O resultado surpreendente, que aconteceu fora de casa, é uma das poucas alegrias do time na temporada, mas foi muito mais um tropeço por parte do Olympiacos do que qualquer coisa.
https://www.youtube.com/watch?v=i32fmz3gjIY
Sem grandes estrelas, o time ainda carece de um armador, assim como na temporada passada. Trazido para essa função este ano, o americano Kendrick Perry vem deixando a desejar e, inclusive, perdeu a condição de titular. O clube acabou de acertar a contratação do sérvio Stefan Jović para a posição. Parte da seleção sérvia, o jogador é a grande aposta para a segunda metade desta temporada. Se ele se encaixar bem na equipe e voltar a jogar como em temporadas recentes, talvez o time se torne um pouco mais competitivo e incomode um pouco mais. Mas é improvável.
Kolossós é a grande surpresa até aqui; AEK e Lavrio vêm decepcionando
Fora do trio de líderes, restam os times que correm por fora, com poucas chances de título, mas buscando uma campanha boa o suficiente para alcançar competições européias. Ocupando hoje o quarto lugar está o surpreendente Kolóssos Rodes, time que teve campanha negativa na temporada passada, apenas de ter beliscado uma vaga aos playoffs. Em onze jogos disputados no primeiro turno, o time rodense conseguiu sete triunfos e poderia estar ainda melhor, não fosse o tropeço diante do limitado Lárisa, na primeira rodada.
Indo na contramão, dois times que alcançaram a semifinal na temporada passada e disputam este ano a Basketball Champions League estão tendo uma campanha sofrível. O vice-campeão, Lavrio, e o vencedor da disputa de terceiro lugar, AEK Atenas, terminaram o primeiro turno ambos com campanhas negativas, de cinco vitórias e seis derrotas. Curiosamente, ambos os times abriram o campeonato bem, com o Lavrio terminando a quinta rodada na liderança e o AEK ocupando o quarto lugar. Após a rodada deste último fim de semana, o AEK ocupa o sexto lugar, enquanto o Lavrio está na incômoda sétima posição.
Resultados da 12ª rodada
Estes foram os resultados da 12ª rodada da temporada regular, a última do primeiro turno, que foi realizada entre sábado (15) e segunda-feira (17).
Lárisa 84 x 81 Áris Tessalônica
P.A.O.K. Tessalônica 86 x 80 Kolossós Rodes
Olympiacos 109 x 65 Ionikós Níkaias –– Melhores momentos acima
Iraklís 82 x 95 Promithéas –– Melhores momentos acima
Peristeri 101 x 81 A.E.K. Atenas –– Melhores momentos acima
Apóllon Pátras 48 x 90 Panathinaikos –– Melhores momentos acima
Folgou nesta rodada: Lavrio
Jogos da 13ª rodada
Sábado (22/01)
12h – Ionikós Níkaias x Lárisa
12h – Áris Tessalônica x Apóllon Pátras
15h – A.E.K. Atenas x P.A.O.K. Tessalônica
Domingo (23/01)
12h – Kolossós Rodes x Olympiacos
15h – Lavrio x Peristeri
Segunda-feira (24/01)
15h – Panathinaikos x Iraklís
Folga nesta rodada: Promithéas Pátras