Neste último fim de semana (22 e 23/01) foi realizada a 13ª rodada da HEBA, o campeonato grego, a primeira rodada do segundo turno da competição. O então líder, Promithéas Pátras, foi o time que folgou na rodada, o que automaticamente significaria que o clube cairia posições na tabela. Assim, a liga tem um novo líder.

A partida que fecharia a rodada na segunda-feira, entre Panathinaikos e Iraklís, precisou ser adiada por motivos de segurança. A Grécia está passando por tempestades de neve fortíssimas nos últimos dias e a capital Atenas está completamente paralisada em função disso. O mesmo motivo causou o adiamento da partida entre Ionikós e P.A.O.K. Tessalônica, uma partida atrasada da 11ª rodada, que estava marcada para esta quarta-feira (26).

Olympiacos vence fora de casa e assume a liderança

Em um duelo de duas equipes no “G4”, o então terceiro colocado, Olympiacos, foi até a ilha de Rodes, na extremidade sudeste do país, para enfrentar o Kolossós, quarto colocado. Para o time de Pireu, mesmo se a vitória não viesse, isso já significaria que o time ultrapassaria o então líder, Promithéas. Mas os Vermelhos não vacilaram e conseguiram mais uma vitória dominante.

Os visitantes começaram bem a partida, chegando perto de abrir duplos-dígitos de vantagem ainda no primeiro quarto. Porém, na metade final do primeiro período, o Kolossós conseguiu uma boa arrancada, de 7 a 3, e cortou seu déficit para apenas três pontos. Enquanto a reação dos rodenses se extendeu para o início do segundo quarto, quando cortaram a vantagem do Olympiacos para apenas um ponto, o time visitante tomou as rédeas da partida. Kóstas Sloúkas anotou cinco pontos seguidos, sem resposta, aumentando a vantagem para seis pontos. O Olympiacos fez uso de uma de suas principais armas, a letal bola de três da equipe, e pôde aumentar aos poucos sua vantagem ao longo do segundo quarto. Com um tiro de três de Sloúkas no estouro do cronômetro, os Vermelhos foram para o intervalo vencendo por 12 pontos (44 a 32).

Em mais uma investida, o Kolossós abriu o terceiro quarto com um parcial de 9 a 3 e cortou pela metade a vantagem adversária. Mas, outra vez, a resposta do Olympiacos foi arrasadora e nos minutos seguintes a equipe voltou a ampliar sua vantagem. Em poucos minutos, os Vermelhos trouxeram a diferença novamente para os duplos-dígitos e, com o Kolossós sentindo o golpe, elevaram-na para 18 pontos (61 a 43), em uma seqüência que incluiu um parcial de 10 a 0. Sem muitos problemas, o Olympiacos precisou apenas administrar sua boa vantagem durante o último quarto e a diferença nunca mais foi menor do que 14 pontos. Com o placar final de 89 a 67, o Olympiacos chega à quarta vitória consecutiva e se alça ao primeiro lugar na classificação.

Apesar da derrota, o Kolossós teve os dois cestinhas da partida: Jordan Floyd, com 21 pontos (além de seis assistências), e Shonn Miller, com 19 pontos. O Olympiacos teve quatro jogadores pontuando em duplos-dígitos, com Sloúkas liderando, com seus 14 pontos. Thomas Walkup registrou um duplo-duplo, com 13 pontos e dez rebotes, e Hassan Martin teve 13 pontos e oito rebotes. O resultado deixa o Olympiacos na liderança e mantém o Kolossós no quarto lugar.

Peristeri e A.E.K. vencem e seguem firmes na perseguição ao “G4”

Dois times que se aproveitaram dessa derrota do Kolossós diante do Olympiacos foram o Peristeri e o AEK Atenas, que venceram, ambos, na rodada e igualaram a pontuação do time de Rodes.

Fazendo um confronto direto, o Peristeri se aproveitou da “ressaca” do vice-campeão Lavrio, eliminado na semana passada da Basketball Champions League da FIBA, e conseguiu uma vitória dominante fora casa. A defesa do Peristeri fez um excelente trabalho, especialmente no primeiro tempo, no qual permitiu apenas 22 pontos totais do adversário. A equipe seguiu tranqüila no segundo tempo para garantir a vitória por 75 a 52 e subir para o quinto lugar.

O AEK, por sua vez, jogou em casa e conseguiu uma excelente vitória para cima do PAOK. Após o time visitante fazer um bom primeiro tempo e terminar à frente por seis pontos, os atenienses voltaram para o segundo tempo com muito mais gás e conseguiram um terceiro quarto arrasador: 25 a 10. Mesmo com a pressão do PAOK no último quarto, os mandantes seguraram firme esta que foi a terceira vitória nos últimos quatro jogos.

Todos os resultados da 13ª rodada

Ionikós 84 x 89 Lárisa
Áris Tessalônica 70 x 56 Apóllon Pátras
A.E.K. Atenas 72 x 67 P.A.O.K Tessalônica
Kolossós Rodes 69 x 87 Olympiacos
Lavrio 52 x 75 Peristeri
ADIADO: Panathinaikos x Iraklís

Folgou nesta rodada: Promithéas Pátras

Jogos da 14ª rodada

Sábado (29/01)
12h – Kolossós Rodes x Lárisa
12h – Lavrio x P.A.O.K. Tessalônica
15h – A.E.K. Atenas x Olympiacos

Domingo (30/01)
12h – Promithéas Pátras x Peristeri
15h – Ionikós Níkaias x Apóllon Pátras
14h45 – Panathinaikos x Áris Tessalônica

Folga nesta rodada: Iraklís

Classificação atualizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *