Na semana passada, entre os dias 07 e 10/02, aconteceu a terceira semana da Rodada de 16 da Basketball Champions League. O clubes Tofaş, U-BT Cluj Napoca, Prometey e Tenerife permanecem invictos e estão encaminhados para o Final 8. Enquanto isso, Galatasaray, Treviso, Oostende e Falco Szombathely ainda não venceram e acenderam seus alertas para tentar permanecer na competição. O campeonato terá uma parada e só voltará na primeira semana de março. Saiba agora o que aconteceu na terceira semana da Rodada de 16 da BCL:

LEIA TAMBÉM: Resumo da segunda semana da Rodada de 16 da Champions League

GRUPO I – SEMANA 3 DA RODADA DE 16

Por Francisco Antonioli

Hapoel Holon 69 x 51 Riesen Ludwigsburg

O confronto entre estas equipes não apenas poderia encaminhar a classificação do Ludwigsburg (ALE), que, caso vencesse, arrebataria sua segunda vitória seguida nesta fase, o consolidando como primeiro colocado no grupo, como reafirmaria o seu então favoritismo na competição, dado seu histórico positivo nesta edição, com a liderança na fase inicial e estreia vitoriosa nesta altura. Porém o desafio não foi “simples” como esperavam, pois do outro lado, o Hapoel Holon (ISR) embora teve que garantir sua vaga por meio do Play-In, acabou passando por adversários complicadíssimos ao longo do torneio, como os experientes clubes Darüşşafaka e Beşiktaş, ambas forças turcas de renome, e que não dão nenhum tipo de facilidade aos adversários.

O primeiro quarto de jogo acabou seguindo a linha dos pontos citados anteriormente: Ludwigsburg na frente, porém com um confronto duro, sem abrir grande margem diante do adversário. Muitos erros ofensivos ao longo da partida, que culminaram em placares parciais e total baixos, com baixíssimo aproveitamento em todos os tipos de arremessos para ambas as equipes. O segundo quarto de partida contou com uma retomada israelense, que se aproveitando da grande densidade de erros ofensivos adversários, foi ao intervalo com vitória por um ponto sobre a forte equipe alemã. O segundo tempo, diferente do primeiro, teve menos erros ofensivos, e consequentemente maior pontuação (praticamente o dobro), permitindo que os pontos fracos de cada time fosse melhor explorados, com ainda a vantagem do Hapoel persistindo, desta vez, com três pontos no placar e restando apenas o último quarto para uma retomada alemã, que ainda não havia saído do papel. Destaque da partida até o momento para o bom plantel secundário do clube israelense, que liderado por Tyrus McGee, conseguiu emplacar 34 dos 69 pontos da equipe, que cresceu mais ainda no último período. Vitória do Hapoel por 69 a 51, com um último quarto mais desequilibrado, e que agora, desequilibra o grupo, deixando possível a classificação para todos os participantes.

Galatasaray 72 x 75 JDA Dijon

O que falar do JDA Dijon (FRA)? Equipe que mesmo com percalços ao longo do caminho, conseguiu uma grande retomada no fim da primeira fase, se assegurando no Play-In, no qual garantiu classificação diante do forte VEF Riga (LET), e que agora, briga de igual para igual em um grupo forte como o I. Do outro lado, o Galatasaray que foi líder de seu grupo na fase regular, com apenas uma derrota, e que se sobressaiu diante de difíceis e tradicionais adversários como PAOK (GRE) e Igokea (BOS). O primeiro tempo de partida, como fato curioso, foi extremamente o oposto do que ocorreu no segundo. Dois primeiros quartos com grandes discrepâncias entre as equipes, com o primeiro sendo dominado pela equipe francesa visitante, abrindo uma margem de oito pontos, e o segundo com superioridade dos mandantes, retomando a partida e abrindo uma margem de três (corrida de 11 pontos). Embora os aproveitamentos nos arremessos tenham sido similares entre as equipes, a chave para o triunfo deste confronto foram os rebotes, dado esse em que a equipe turca se sobressaiu, com quase 50% a mais neste quesito.

O segundo tempo de partida, como já dito, foi mais acirrado, mas com os mandantes ainda a frente na partida, encaixando contra ataques e indo mais vezes para a linha de lance livre, o que daria uma grande tarefa aos visitantes franceses: reverter no último quarto uma vantagem adversária de quatro pontos, com torcida adversária e inferioridade nos rebotes. Pois é nessas horas que um plantel qualificado faz a diferença. Liderado pelo ala armador David Holston e seus 18 pontos e 10 assistências, a equipe francesa reverteu o placar com não apenas um ataque bem ajustado e eficiente, como impediu progressões da equipe turca, que teve seu pior quarto ofensivo da partida, com apenas 13 pontos em todo o período. Vitória do Dijon por 75 a 72.

Tabela de classificação do Grupo I:

 

GRUPO J – SEMANA 3 DA RODADA DE 16

Por Vinícius Matosinhos   

Trentino 51 x 92 Tofaş 

Na Itália, a Trentino fez um péssimo jogo em casa e perdeu para os invictos turcos do Tofaş pelo placar elástico de 92 a 51. O destaque da equipe visitante foi o armador americano Kasey Shepherd, que terminou o duelo com 14 pontos, sete rebotes, quatro assistências e cinco roubos de bola, somando uma eficiência de 22. O Tofaş começou o jogo muito rápido e abriu uma série de 0 a 6 nos primeiros minutos. Quando o primeiro quarto chegou na metade, a diferença já se encontrava na casa dos 10 pontos. Embora a Trentino tenha registrado seus primeiros pontos na partida, os italianos não conseguiram diminuir a diferença. A equipe turca, que detém o título de possuir mais turnovers da temporada, continuaram a marcar e não sofreram com os erros. Continuando a manter a diferença em dois dígitos, o Tofaş encerrou o quarto inicial à frente no placar de 10 a 23. Os visitantes turcos entraram no segundo período com uma série de 2 a 8, elevando a diferença para 20 pontos. O Tofaş não permitiu pontos fáceis na defesa do adversário e manteve a vantagem que conquistou ao longo do quarto. Na metade do segundo período, a equipe turca conseguiu chegar a sete roubadas de bola. Nos minutos restantes, a Treviso não conseguiu fazer nenhum avanço em termos de retorno, e o intervalo chegou com o placar de 24 a 46.

Mesmo com a larga diferença no placar, o Tofaş voltou do intervalo muito focado, fazendo um verdadeiro show de bolas de três pontos, aumentando a liderança em 30 pontos no meio do período. Ainda assim, a Trentino parecia não esboçar nenhuma reação, e os visitantes continuaram com o pé no acelerador, entrando no último quarto com o incrível placar de 35 a 74. No período final, que foi apenas uma formalidade, o Tofaş não permitiu a menor aproximação ao seu adversário. Nos minutos finais, as equipes jogaram com jogadores rotativos e a partida terminou com a terceira vitória do Tofaş em três jogos da Rodada de 16, basicamente garantindo sua classificação para o Final 8.

Manresa 89 x 74 Darüşşafaka

Na Espanha, finalmente o Manresa (ESP) conseguiu sua primeira vitória na Rodada de 16. O adversário da vez foi o Darüşşafaka (TUR) e o placar final foi de 89 a 71. O destaque individual da equipe espanhola foi o ala Juampi Vaulet, que terminou a partida com 13 pontos, seis rebotes, duas assistências e um roubo de bola, somando uma eficiência de 17. Os espanhóis começaram muito bem o jogo e nos primeiros minutos abriram uma série de 6 a 2. Depois, embora o Darüşşafaka tenha mantido o equilíbrio na partida em seguida, o Manresa voltou a tomar o domínio das ações ofensivas e fechou o primeiro período à frente por 21 a 13. Entrando com força no segundo quarto, o Manresa aumentou a liderança para dois dígitos. Com a ausência do experiente Doğuş Özdemiroğlu no elenco, o Darüşşafaka teve dificuldade em se organizar ofensivamente. Sendo assim, os donos da casa aproveitaram para aumentar ainda mais a diferença no placar, indo para o intervalo com o resultado parcial de 49 a 31.  

A volta do intervalo fez bem para o Darüşşafaka, que entrou no terceiro período com uma defesa forte. Com esta defesa, a equipe do treinador Selçuk Ernak conseguiu reduzir a diferença para um dígito em seis minutos. O ala-armador reserva Sinan Güler, como sempre, deu um importante apoio com sua entrada na partida e, juntamente com Wayne McCullough, diminuíram a diferença para sete pontos, indo para o último quarto com o placar de 63 a 56. No entanto, o ímpeto dos turcos não foi visto nos últimos 10 minutos. Por conta de erros ofensivos, o Darüşşafaka começou a se desesperar na defesa, cometendo muitas faltas e levando o Manresa para a linha de lance-livre consecutivamente. Na metade do período, a diferença voltou para a casa dos dois dígitos, forçando a equipe visitante pedir vários tempos técnicos. As coisas não correram bem para os turcos após as paradas técnica, e como Darüşşafaka continuou com os turnovers, o Manresa só precisou administrar a vantagem para assegurar sua primeira vitória na segunda fase da competição.

Tabela de classificação do Grupo J:

 

GRUPO K – SEMANA 3 DA RODADA DE 16

Por Bruno Almeida

U-BT Cluj Napoca 86 x 75 Oostende

Na segunda-feira (07), os romenos do U-BT Cluj Napoca (ROM) receberam o Oostende (BEL), time que vinha de uma derrota amarga frente ao Unicaja e que dava a entender que perderiam a força do terceiro melhor ataque da BCL, mas mesmo com a derrota o time lutou muito, a partida terminou 86 a 75 para Cluj Napoca. Importante destacar essa temporada do Napoca, o time romeno está na temporada com um recorde de 32 vitórias e apenas 1 derrota, além de possuir um recorde de 17-0 na Liga Romena. Já na BCL, os romenos já somando um recorde de 5-1 na temporada.

Agora falando propriamente do jogo, foi uma partida equilibrada até ao final do segundo período, mas essa partida teve um nome muito sonante que deu a vitória aos Napoca: Brandon Brown. O americano deitou na partida e terminou com 25 pontos, três rebotes, oito assistências e um roubo de bola. Mas os campeões belgas não desistiram fácil, eles correram atrás do resultado até aos três minutos do quarto período, mas Brown e Elijah Stewart mostraram porque esse time está dominante durante essa temporada, e o time deixou para que eles sozinhos acabassem com as chances de vitória do Oostende. Por fim, vale destacar a partida e a força de vontade de Amida Brah, que deu o seu máximo até ao fim e terminou a partida com 14 pontos, nove rebotes, um roubo de bola e três bloqueios.

Prometey 70 x 69 Unicaja Málaga

O Unicaja Málaga (ESP) viajou até à cidade de Zaporizhia para enfrentar os ucranianos do Prometey (UCR). Em um jogo que foi imensamente disputado do início ao fim, pois no último lance, com direito a uma cesta e falta, o time do Prometey venceu a partida com o placar final de 70 a 69 e o melhor jogador da partida foi Chris Dowe, com 19 pontos, sete rebotes e três assistências. Não existe muito a comentar sobre a partida, todos os quartos foram interessantes e disputados, mas os atuais campeões ucranianos no quarto período tiveram um momento onde estavam vencendo por 14 a 1 no período, talvez tenha sido esse um dos pontos de virada para motivar o time do Prometey.

Apesar do time do Unicaja ter jogado bem a partida inteira, o time espanhol acabou a partida com 15 posses de bola, o que atrapalhou imenso os espanhóis na partida, para não falar do lance final que deu a vitória para o Prometey: após Dowe se livrar do defensor, o espanhol Carlos Suarez acerta o pulso do americano enquanto o mesmo lança uma bola de três, o que normalmente daria direito a dois lances livres, mas ele mesmo assim conseguiu acertar a bola de três o que deixou a partida empatada, a sete segundos do final. Depois ele foi para a linha de lance-livre após a arbitragem ter dado dois segundos a mais na partida, convertendo o lance-livre e deixando a partida 70 a 69. Depois só bastou defenderem a todo o custo, vencendo um jogo que até aos últimos segundos, estava a favor dos espanhóis.

Oostende 87 x 91 Prometey

Mais uma partida na Rodada de 16 da BCL, mais uma do já conhecido grupo K, a partida da vez foi entre o Prometey (UCR) e o Oostende (BEL), que apesar de ser um bom time, os belgas ainda não conseguiram vencer nessa nova fase da BCL e não foi dessa vez que eles venceram. Apesar das dificuldades, o Prometey conseguiu dar a volta por cima e vencer a partida, o resultado foi 91 a 87 para os ucranianos. A partida só ficou a favor dos ucranianos faltando cinco minutos para terminar, e eles decidiram dar o máximo naquele tempo que faltava, uma coisa que a gente está habituado a ver tanto com o Prometey, como com o Oostende, mas uma sequência entre Miro Bilan, Illya Sydorov e D’Angelo Harrisson fez com que o time ucraniano ficasse à frente no placar por nove pontos, sendo quatro pontos seguidos de Bilan, uma bola de três do Sydorov e uma bandeja simples de Harrison. Faltando dois minutos para a partida terminar, a partida estava 89 a 80.

Por falar no nome de Miro Bilan, ele foi o melhor da partida: o pivô croata superou os 35 pontos de Tyson Carter e se tornou o maior pontuador em uma partida nessa edição da BCL, ele terminou a partida com 38 pontos, 10 rebotes, uma assistência e dois bloqueios. Agora a vida do Oostende começa a ficar difícil para eles, os belgas ainda não venceram nenhuma partida na fase de 16, mas agora os times terão um mês de descanso e só os voltaremos a ver em março, será que teremos reviravoltas nessa fase de 16 da BCL?

Tabela de classificação do Grupo K:

 

GRUPO L – SEMANA 3 DA RODADA DE 16

Por Luigi Vancini

Falco Szombathely 63 x 85 SIG Strasbourg

Mesmo jogando fora de casa, o SIG Strasbourg (FRA) venceu sem problemas a equipe do Falco Szombathely (HUN), por 85 a 63. Com excelente partida de DeAndre Lansdowne, que contribuiu com 22 pontos, a equipe chega a duas vitórias em três jogos, enquanto a equipe húngara se complica na competição, já que perdeu as três partidas que fez até o momento. Apesar da derrota, o Falco teve Zoltan Perl fazendo uma partida consistente, e marcando 21 pontos, mesmo não sendo o suficiente para levar a equipe para a vitória. 

O primeiro quarto foi o único momento bom da equipe da casa na partida, onde venceu o período por 18 a 17. No segundo quarto o Strasbourg conseguiu virar a partida, indo para o intervalo com o placar marcando 36 a 33 para os visitantes. O terceiro quarto continuou com certo equilíbrio na partida, com o Strasbourg indo para o último período vencendo por 61 a 54, porém na gíria do basquete a “vaca deitou” no último período, onde o Falco fez apenas nove pontos e levou 24, perdendo mais uma vez.

Tenerife 89 x 75 Rytas Vilnius

Na bela cidade de Tenerife (ESP), a equipe da casa venceu o Rytas Vilnius (LIT) por 89 a 75 e segue invicta na Rodada de 16 com três vitórias em três jogos. Precisamos citar a excelente partida do nosso brasileiro Marcelinho Huertas, que contribuiu com oito assistências. Essa foi a sexta partida seguida com Huertas tendo pelo menos seis assistências. Pelo lado dos visitantes o destaque foi Tanner Leissner, que teve 14 pontos. Os dois primeiros períodos nos deram a impressão que a partida seria equilibrada até o fim. Ambos os quartos foram vencidos pela equipe da Lituânia (21 a 20 no primeiro e 20 a 18 no segundo) indo para o intervalo vencendo por 41 a 38. Mas a partida mudou no terceiro quarto. Com uma forte defesa, o Tenerife venceu o terceiro quarto por 22 a 9, virou a partida e confirmou a vitória ao vencer também o último período.

Tabela de classificação do Grupo L:

Datas e horários da 4ª semana:

Segunda-feira (07/03)
16h30 – Treviso (ITA) x Manresa (ESP) – Grupo J

Terça-feira (08/03)
14h – Darüşşafaka (TUR) x Tofaş (TUR) – Grupo J
14h30 – U-BT Cluj Napoca (ROM) x Unicaja Málaga (ESP) – Grupo K
14h30 – Hapoel Holon (ISR) x Galatasaray (TUR) – Grupo I
16h – SIG Strasbourg (FRA) x Rytas Vilnius (LIT) – Grupo L

Quarta-feira (09/03)
14h – Prometey (UCR) x Oostende (BEL) – Grupo K
16h30 – JDA Dijon (FRA) x Riesen Ludwigsburg (ALE) – Grupo I
16h30 – Tenerife (ESP) x Falco Szombathely (HUN) – Grupo L

*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *