Nesta terça e quarta-feira (29 e 30/03) foi realizada a décima sétima rodada da EuroCup, com a definição de todos os classificados aos playoffs. A italiana Reyer Veneza e o turco Bursaspor garantiram as últimas vagas do Grupo B, com JL Bourg, Promithéas e Trentino não passando à próxima fase. O Joventut Badalona, em sua última partida da temporada regular, garantiu o primeiro lugar do grupo e a melhor campanha da primeira fase (em % de vitórias), logo a frente de Partizan e Gran Canaria. A equipe eslovena do Cedevita Olimpija continua subindo na tabela, chegando na sétima vitória consecutiva, sendo um adversário difícil de encontrar nos playoffs.

Infelizmente, o brasileiro Cristiano Felício, do alemão ratiopharm Ulm, não deve voltar mais nesta temporada, após lesão no pé esquerdo. O brasileiro disputou 11 jogos, com médias de 12,1 pontos, 7,7 rebotes (quarto da competição), sendo 3,1 ofensivos (segundo da competição), além de 15,5 de PIR, e foi eleito o MVP da rodada 7, em partida contra o JL Bourg, com 20 pontos, dez rebotes e 26 de PIR.

Nesta segunda-feira (04), foi realizado um jogo atrasado da Rodada 13, com vitória tranquila do Lietkabelis em cima do Hamburg Towers, fora de casa. Confira no link abaixo os melhores momentos.

Hamburg Towers (ALE) 72 x 87 Lietkabelis (LIT)

Lietkabelis: Vytenas Lipkevičius, 16 pontos, quatro rebotes, três assistências, dois roubos
Hamburg Towers: Trevon Bluiett, 19 pontos, seis rebotes, duas assistências, um roubo

Confira abaixo um resumo das nove partidas realizadas da décima sétima rodada.

* Nota: PIR (Performance Index Rating)

RODADA 17

GRUPO A

Andorra (ESP) 74 x 83 Metropolitans 92 (FRA)

Por Rafael Bittelbrunn

O Metropolitans conseguiu sua sexta vitória nos últimos sete jogos, batendo o Andorra fora de casa, e garantiu o mando de quadra para a próxima fase da competição. Já a equipe do Principado perdeu a segunda consecutiva, e ainda luta pela possibilidade de jogar em casa na próxima etapa. A partida teve um certo equilíbrio, mas com o Metropolitans levando vantagem a maior parte do tempo, com Jordan McRae puxando as ações ofensivas. Após um primeiro quarto equilibrado, mas com muitos erros das duas equipes, o time visitante conseguiu uma corrida de 4-16 na segunda etapa, colocando dez pontos de frente. O time da casa errava muito do perímetro, mas com bom aproveitamento dos dois pontos e domínio nos rebotes conseguiu diminuir a diferença para apenas cinco pontos no intervalo (35-40).

Logo no início da segunda etapa, o Andorra encostou no placar, com boa atuação de Codi Miller-McIntyre, mas novamente o Metropolitans conseguiu abrir uma boa vantagem de 13 pontos, com grande apresentação de Will Cummings, e com o time da casa ainda cometendo muitos turnovers. No período final, o time da casa encostou novamente, com Moussa Diagne e Babatunde Olumuyiwa, mas uma boa sequência com Lahaou Konaté e Bandja Sy voltaram a dar boa vantagem aos visitantes, bem administrada até o final da partida. O time francês provocou 23 turnovers do adversário, conseguindo 13 roubos de bola, umas das chaves para a vitória. O destaque individual ficou com Konaté, com 19 pontos, seis rebotes e 25 de PIR, bem acompanhado por Will Cummings, com 16 pontos, cinco rebotes, cinco assistências, três roubos e 23 de PIR. No time da casa, destaque para Diagne, com 14 pontos e seis rebotes.

Joventut Badalona (ESP) 97 x 79 Śląsk Wrocław (POL)

Por Gabriel Girardon

O líder do Grupo A venceu mais uma na EuroCup, sem dificuldades jogando em casa. O Badalona até tomou um susto no primeiro quarto, quando o Śląsk dominou a maior parte da parcial e venceu por 22-20. No início do segundo período, os times se mantiveram em equilíbrio no placar, mas com os donos da casa tomando a dianteira, com boa participação de Simon Birgander. Com o marcador em 31-29 a seu favor, o time catalão teve corrida de 9-0, colocando dois dígitos de vantagem pela primeira vez no confronto (40-29). Os poloneses até diminuíram um pouco a desvantagem nos minutos seguintes, mas quatro pontos de Derek Willis colocaram 13 de diferença (48-35).

Na volta do intervalo, o Badalona não só foi administrando sua vantagem, como também aumentando, com Birgander chegando a 14 pontos no jogo. A distância chegou a ser de 19 em determinado momento. Do lado do Śląsk, D’Mitrik Trice era o grande destaque, com 13 pontos, mas a equipe polonesa chegou ao último quarto com 18 atrás do adversário (72-54). No primeiro lance do período final, Albert Ventura converteu bola tripla, e o time espanhol ultrapassou as duas dezenas de diferença no placar (75-54). Com ritmo muito acelerado, mesmo já com a vitória praticamente garantida, o Badalona chegou aos 90 pontos no jogo com pouco menos de seis minutos no relógio, e 26 de frente (90-64). Os visitantes equilibraram as ações na segunda metade parcial, apenas para diminuir a enorme distância colocada pelo rival. D’Mitrik Trice foi o cestinha da partida, com 22 pontos, mas Simon Birgander foi o nome da vitória, com um duplo-duplo de 16 pontos e dez rebotes. Com o resultado, o Joventut Badalona encerra sua participação na primeira fase, pois na última rodada a equipe enfrentaria o Lokomotiv Kuban, desqualificado da competição. Ao alcançar 12 vitórias e quatro derrotas, o time catalão confirmou a liderança do Grupo A. Já o Śląsk Wroclaw já tem seu oitavo lugar garantido, com 3-12 de recorde.

Lietkabelis (LIT) 75 x 77 Türk Telekom (TUR)

Por Rafael Bittelbrunn

O Türk Telekom venceu a segunda partida seguida, derrubando a invencibilidade de seis partidas consecutivas do Lietkabelis dentro de casa, com emoções até os segundos finais. O time da casa novamente superou o adversário nos rebotes (45-28), conseguindo sua melhor marca em rebotes ofensivos (22), porém teve pior aproveitamento dos arremessos do que os turcos. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas com o Türk Telekom levando vantagem a maior parte do tempo, incluindo oito pontos de frente no primeiro quarto. O time lituano, como é de praxe, tentava bastante do perímetro, mas com baixo aproveitamento (25%), enquanto Samet Geyik dominava os garrafões para o time turco, anotando 22 pontos ainda na primeira etapa. Com melhor aproveitamento nos arremessos (apesar de ser dominado nos rebotes), os visitantes terminaram o primeiro tempo com pequena vantagem (37-40), após breve liderança no placar do Lietkabelis.

No segundo tempo, o jogo seguiu com o Türk Telekom liderando a maior parte do tempo, mas não conseguiu abrir mais do que sete pontos de vantagem. O time da casa assumiu a liderança em breves momentos, por um ou dois pontos, mas na maioria do tempo correu atrás no placar. Além de Geyik continuar pontuando pelos visitantes, também Anthony Clemmons e Alex Pérez contribuíram muito para a vitória turca no segundo tempo, com o mexicano entregando seis assistências. O jovem Panagiotis Kalaitzakis era o destaque do time da casa, e foi ele quem anotou a bola tripla de empate, com 34 segundos por jogar. Porém Pérez, com uma jogada individual e arremesso difícil, deu a vitória ao Türk Telekom, já que o time da casa, com pouco tempo no relógio, não conseguiu converter o seu arremesso. Jogo da carreira de Samet Geyik, com 32 pontos, seis rebotes, uma assistência e 35 de PIR, com Clemmons contribuindo com outros 13 pontos. No time lituano, destaque para Kalaitzakis, com 17 pontos, quatro rebotes e seis assistências.

Hamburg Towers (ALE) 90 x 69 Trentino(ITA)

Por Rafael Bittelbrunn

O Hamburg Towers venceu o terceiro dos seus quatro últimos jogos, batendo sem dificuldades o pior time da competição, a italiana Trentino, que chega a 11 derrotas seguidas e apenas uma vitória em toda a EuroCup. O time alemão executou seu plano de jogo habitual, com muitas bolas do perímetro e muitas assistências, não sendo ameaçado pelo time italiano, pior aproveitamento de arremessos da competição. Com grande atuação de Jaylon Brown, o time da casa chegou a abrir 17 pontos de vantagem já no primeiro tempo, enquanto Jordan Caroline era a melhor opção ofensiva da Trentino.

Na volta do intervalo, pouca coisa mudou em Hamburgo, mesmo com o aproveitamento do perímetro do time da casa um pouco pior. O time italiano não se ajudava, e seguiu com a mira descalibrada, especialmente da bola tripla, vendo a diferença chegar aos 20 pontos, com certa tranquilidade do time da casa. Enquanto apenas Caroline e Cam Reynolds se destacavam pelos visitantes, o arsenal do Hamburg era mais variado e com mais opções ofensivas, dominando completamente o adversário. Por fim, triunfo sem sustos do time da casa. Destaque para Jaylon Brown, com 22 pontos (5/7 do perímetro), e do estoniano Maik Kotsar, com 14 pontos, oito rebotes, três assistências e 25 de PIR. Na Trentino, destaque para Jordan Caroline, com 21 pontos, nove rebotes, dois roubos e 23 de PIR.

GRUPO B

Cedevita Olimpija (SLO) 82 x 76 Valencia (ESP)

Por Rafael Bittelbrunn

E a sensação atual da EuroCup venceu mais uma, a sétima consecutiva, assumindo a terceira posição do grupo, desta vez batendo a forte equipe do Valencia, que perdeu a segunda em sequência. Novamente, a bola tripla e os rebotes foram uma arma letal para o time esloveno, porém a grande quantidade de turnovers quase pôs tudo a perder no segundo tempo. A partida começou com o time da casa já conseguindo uma corrida de 8-0 e abrindo nove pontos de vantagem (18-9) na metade do primeiro quarto, porém o time do Valencia reagiu. Com uma corrida final de 2-13, o time espanhol terminou a primeira parcial com pequena vantagem (20-22), com Mike Tobey e Martin Hermannsson sendo protagonistas, e o time da casa com baixo aproveitamento dos dois pontos. No segundo quarto, o Valencia abriu oito pontos de vantagem e parecia que iria deslanchar na partida, mas o Cedevita não é um adversário fácil. Com cinco bolas triplas, sendo três de Jacob Pullen, contra nenhuma do time espanhol, o time da casa foi dominando a partida e abrindo vantagem, chegando aos 13 pontos de diferença antes do intervalo.

No segundo tempo, o Cedevita seguiu com força ofensiva e, após bola tripla de Yogi Ferrell, colocou 16 pontos de vantagem no placar. Porém, apenas ele, Zoran Dragić e Zach Auguste anotaram no quarto, com o Valencia apertando a defesa e conseguindo segurar o forte ataque esloveno. O veterano Bojan Dubljević entrou bem na partida e deixou a equipe com dez pontos atrás, antes do período final. O Cedevita seguiu cometendo turnovers, assim como no terceiro quarto, e após corrida de 0-12 do Valencia, virada para os visitantes (68-71). Mas num jogo com tantas “corridas” de cada lado, mais uma do Cedevita (11-0) fez a equipe abrir oito de frente, com pouco mais de um minuto para o final, praticamente decretando a vitória do time da casa. Com dez jogadores (cinco de cada lado) anotando em duplos dígitos, essa foi uma partida dos coletivos, mais do que dos indivíduos. Mas merece destaque Zoran Dragić, com 17 pontos e dez rebotes, e Jaka Blažič, com 13 pontos e cinco rebotes. No Valencia, destaque para Martin Hermannsson, com 16 pontos e seis assistências.

Virtus Bolonha (ITA) 70 x 68 Gran Canaria (ESP)

Por Rafael Bittelbrunn

O líder do grupo, Gran Canaria, viu a sua sequência de três vitórias ser interrompida, ao ser batido pela forte equipe da Virtus Bolonha, em jogo bastante equilibrado. O time da casa logo abriu uma vantagem de 13-2, puxado por Daniel Hackett, mas pouco a pouco o Gran Canaria foi entrando no jogo, melhorando a defesa e aproveitando os lances livres. No segundo quarto, os espanhóis pressionaram ainda mais na defesa e limitaram o time da casa a um baixo aproveitamento nos arremessos, enquanto os visitantes, comandados por Dylan Ennis, tiveram maior eficiência. O jogo era muito disputado, e as equipes foram para o intervalo com diferença mínima (36-35).

No terceiro quarto, apesar de Aleksander Balcerowski colocar os visitantes com pequena vantagem, logo a defesa italiana começou a fazer a diferença. Os ataques das duas equipes falharam bastante, mas a Virtus aproveitava melhor o pivô Mam Jaiteh, conseguindo manter uma pequena vantagem (51-47). No período final, as equipes disputavam ponto a ponto, com trocas de liderança, mas ninguém conseguia se distanciar. Com cerca de três minutos para o final, John Shurna anotou sua segunda bola tripla no período, deixando o time da casa com apenas dois pontos de vantagem. A partir daí, apareceram bem os recém chegados da equipe italiana, Hackett e Tornike Shengelia, que anotaram os últimos oito pontos da equipe e garantiram a vitória, apesar do sufoco no final, com as duas bolas triplas do Gran Canaria. Os jogadores foram os destaques da equipe da casa: Hackett, com 14 pontos, três rebotes e três assistências, e Shengelia, com 11 pontos, nove rebotes, uma assistência, dois roubos e um toco. No time espanhol, destaque novamente para Dylan Ennis, com 19 pontos, quatro rebotes e quatro roubos.

ratiopharm Ulm (ALE) 72 x 86 Bursaspor (TUR)

Por Gabriel Girardon

O Bursa derrotou o Ulm com autoridade fora de casa. O time turco iniciou arrasador, já abrindo vantagem importante para confirmar a vitória ainda no primeiro quarto. Os alemães tiveram péssimo início, marcando apenas três pontos em quase metade da parcial. Enquanto isso, o Bursaspor já somava 16 pontos. Impondo um forte ritmo ofensivo, a equipe visitante colocou 17 pontos no período inicial (32-15). O Ulm voltou melhor no segundo quarto, mas a distância máxima que conseguiu encurtar foi 12 pontos (42-30). No intervalo, o placar anotava 53-34, com Semaj Christon marcando quase metade dos pontos do time alemão, com 16.

No terceiro período, logo no primeiro lance o Bursa chegou a duas dezenas de diferença pela primeira vez (56-34), e seguiu administrando sua vantagem. Pouco depois, Kevarrius Hayes chegou a 22 pontos, que já era sua melhor marca na temporada. Os donos da casa equilibraram as ações no fim da parcial, e o jogo foi para o último quarto com 17 pontos de distância no marcador (71-54). Com bom início, o Ulm chegou a esboçar uma reação improvável, mas logo o Bursaspor aumentou outra vez a vantagem, com bom aproveitamento no perímetro (9/19). No fim, a partida terminou com vitória turca por 86-72. Autor de 25 pontos, Kevarrius Hayes foi o cestinha, e ainda teve um duplo-duplo, com 11 rebotes, para 37 de PIR. Outro duplo-duplo na equipe foi de Andrew Andrews, com 11 pontos e dez assistências. Agora com oito vitórias e nove derrotas, o Bursa aparece na sexta posição do Grupo B. O Ulm, apesar da derrota, tem 7-10 de recorde e já tem o oitavo lugar assegurado.

Budućnost (MNE) 73 x 75 JL Bourg (FRA)

Por Gabriel Girardon

Mesmo já eliminado, o Bourg foi até Montenegro e bateu o Budućnost. O jogo começou com o time francês melhor, mas logo os donos da casa equilibraram e passaram à frente. Os times se alternaram no placar, mas a equipe mandante venceu a parcial por 20-17. No segundo quarto, o Budućnost chegou a ter ligeira vantagem, de oito pontos, por duas vezes, com pontuação bem distribuída entre os jogadores. O placar chegou a estar 36-28 a dois minutos do intervalo, mas uma corrida de 9-3 até o fim encurtou a distância para apenas dois pontos (39-37). Na retomada da partida, o time montenegrino iniciou bem, e com boa participação de Justin Cobbs, atingiu dois dígitos de diferença no marcador (50-39). Após isso, porém, o Bourg teve ótima recuperação, e engatou corrida de 10-2, trazendo a distância para três pontos (52-49). Não demorou muito para os franceses empatarem o jogo, com Jalen Jones chegando a 19 pontos na partida (54-54), e virarem logo em seguida. Em mais de seis minutos, o Budućnost marcou apenas três pontos, todos em lances livres. 

Desta maneira, o time visitante chegou ao último período com cinco pontos de vantagem (60-55), e iniciou aumentando ainda mais, alcançando dígitos duplos de diferença (66-55). Passados praticamente dez minutos, contando o fim do terceiro e o começo do quarto período, o Budućnost finalmente voltou a fazer uma cesta de quadra, e outra pouco depois, ficando cinco pontos atrás (66-61). O jogo teve um par de minutos com os dois times zerados, mas quando o placar voltou a ser movimentado, a equipe da casa teve boa sequência e conseguiu a virada (69-68). No entanto, logo em seguida, o Bourg voltou à frente com bola tripla de Rasheed Sulaimon, para não perderem mais a dianteira do marcador. A vitória por 75-73 foi a sexta da equipe francesa na EuroCup, com 11 derrotas. Em nono lugar no Grupo B, o time já está eliminado. O Budućnost, por sua vez, sofreu o oitavo revés, com nove triunfos. Os montenegrinos caíram para a quinta posição.

Reyer Veneza (ITA) 81 x 57 Promithéas Pátras (GRE)

Por Rafael Bittelbrunn

A Reyer Veneza finalmente voltou a vencer, após quatro derrotas consecutivas, derrotando o lanterna do grupo (e já eliminado) Promithéas Pátras, sem dificuldades. Com a vitória, a equipe italiana garantiu a vaga à próxima fase, e ainda luta para ficar em uma melhor posição na tabela. O primeiro quarto foi muito forte pela equipe da casa, chegando a abrir 16 pontos de vantagem, após corrida de 9-0, com grandes atuações de Mitchell Watt e Stefano Tonut. No segundo quarto, o time da casa não diminuiu seu ritmo e abriu 22 pontos de diferença, querendo matar a partida ainda no primeiro tempo. Mesmo com a grande atuação de Dimitris Agravanis para o time grego (12 pontos no quarto), a vantagem da Reyer era bem tranquila e administrada em torno dos 20 pontos de frente (49-28).

Na volta do intervalo, uma sequência de cinco bolas do perímetro da equipe italiana colocam o time com 35 pontos de vantagem, sem deixar o time grego respirar. O técnico Ilias Zouros utiliza bastante os jovens do elenco, como Georgios Tanoulis, Angelos Lagios, Nikos Vasileiou e Nasos Bazinas, entre 17 e 19 anos, que conseguem deixar a desvantagem em 20 pontos ao final do terceiro quarto. No período final, o jogo caiu drasticamente, com péssimo aproveitamento do perímetro das duas equipes, e vantagem tranquila do time da casa até o final. Boas partidas de Stefano Tonut, com 16 pontos, e Mitchell Watt, com 11 pontos e quatro rebotes. No time grego, destaque para Dimitris Agravanis, com 22 pontos, sete rebotes e 26 de PIR.

PRÓXIMOS JOGOS (RODADA 18) (Sujeito a alterações)

Terça-feira (05/04)

14h45 – Bursaspor (TUR) x Budućnost (MNE)
15h – JL Bourg (FRA) x Virtus Bolonha (ITA)
15h30 – Valencia (ESP) x ratiopharm Ulm (ALE)

Quarta-feira (06/04)

13h30 – Promithéas Pátras (GRE) x Cedevita Olimpija (SLO)
13h45 – Śląsk Wrocław (POL) x Andorra (ESP)
14h – Türk Telekom (TUR) x Hamburg Towers (ALE)
15h – Trentino (ITA) x Partizan (SER)
15h30 – Metropolitans 92 (FRA) x Lietkabelis (LIT)
16h – Gran Canaria (ESP) x Reyer Veneza (ITA)

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *