Nesta quinta-feira (01/09) terá início a edição de 2022 do EuroBasket, o tradicional campeonato europeu de seleções da FIBA. Com 87 anos de existência, o torneio chega à sua 41ª edição e nós do Tabela de Ferro preparamos um pequeno guia, dividido em quatro textos, para contar a vocês todos os detalhes desta edição.
>>OUÇA o nosso podcast especial sobre o EuroBasket!
Criado em 1935, o EuroBasket foi disputado até o ano de 2017 em um ciclo bienal. Foi ali que a FIBA decidiu estabelecer um ciclo quadrienal, com a edição seguinte marcada para 2021. Com o adiamanto dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021, o EuroBasket também foi adiado, passando para este ano.
A União Soviética e a Iugoslávia criaram uma hegemonia durante as primeiras décadas da competição, acumulando um total de 38 medalhas, sendo 22 de ouro (14 para os soviéticos e oito para os iugoslavos). Desde a dissolução das duas nações, começou a se ver uma variação maior nos vencedores da competição, com seis países diferentes vencendo o ouro nas últimas oito edições – quatro delas de maneira inédita.
Historicamente, o EuroBasket teve diversos formatos e números de participantes diferentes, mas desde a década de 1970 o formato com fase de grupos em jogos só de ida, seguida de “mata-mata” com eliminação em jogo único se tornou o padrão. No início da década de 1990, o número de participantes chegou ao seu então máximo, com 16 seleções, e permaneceu ali até 2009.
A partir do EuroBasket de 2011, a competição passou a contar com 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis, passando por uma segunda fase e depois para as quartas-de-final. Mas a partir da edição 2015 foi abandonada essa segunda fase e cada grupo passou a classificar seus primeiros quatro colocados para as oitavas-de-final.
2015 também trouxe uma mudança enorme em uma característica do torneio. Naquela edição, a competição deixou de ser sediada por um único país e, ao invés disso, teve uma sede diferente para cada grupo da primeira fase, com França, Croácia, Alemanha e Letônia. A atual edição terá como sedes da fase de grupos a Geórgia, a Alemanha, a Itália e a República Tcheca, com a Alemanha sediando toda a fase de “mata-mata”.
Para a atual edição, as 24 seleções participantes são estas:
Chega logo, setembro! #EuroBasket pic.twitter.com/iiUEHXpRpB
— Tabela de Ferro – Basquete Europeu (@TabelaDeFerro) May 31, 2022
Clique nas imagens abaixo se quiser ler, com um pouco mais de detalhe, sobre cada um dos quatro grupos. Além disso, também publicaremos um episódio especial do nosso podcast, falando exclusivamente sobre o EuroBasket. Não percam!