Bem-vindos a mais um noticiário do basquete europeu, que esta semana chegou um pouco atrasado, mas não menos recheado de novidades. Com a conclusão de quase todos os principais campeonatos nacionais (só resta o israelense), a porta do mercado foi finalmente aberta e várias negociações vieram à tona desde nosso último noticiário. Confira com a gente.
Sem dúvidas a maior notícia da semana foi a troca de treinadores do Barcelona (ESP). Menos de 24 horas após ter perdido a final do campeonato espanhol, na terça-feira (1), o clube anunciou que o técnico Svetislav Pešić, um dos mais importantes da história do time, não seguiria no comando da equipe. E logo no dia seguinte, os culers anunciaram o acordo com o treinador lituano Šarūnas Jasikevičius (foto abaixo), um dos melhores da Europa nos últimos anos.
“Saras”, como é apelidado, teve duas passagens como jogador pelo Barça e fez parte da equipe que venceu, em casa, o primeiro título da Euroliga de sua história, em 2003 (sob comando de Pešić). Jasikevičius era um dos candidatos mais fortes para substituir Željko Obradović no comando do Fenerbahçe (TUR).
A imprensa turca informa que o lituano tinha em mãos uma oferta do clube de Istambul com salário € 500 mil maior, mas preferiu aceitar a oferta catalã. Vale lembrar que o Barça foi o clube com o maior orçamento dentre todos da Euroliga nesta última temporada, superando os € 40 milhões, e o Fenerbahçe entrou em um período de grandes dificuldades financeiras recentemente.
Mudanças já começaram no Barcelona
O novo técnico não deve sequer ter se apresentado a seus atletas e o clube já começou a modelar o elenco para a temporada 2020-21. No mesmo dia em que anunciou “Saras”, o time surpreendeu e anunciou que não renovaria o contrato do pivô croata Ante Tomić, um dos pilares do time nos últimos oito anos. A imprensa local acredita que o principal candidato para substituir o veterano seria o pivô lituano Artūras Gudaitis, atualmente na Olimpia Milano (ITA).
Mas o grande reforço do clube espanhol virá para armar o time. Como temos noticiado desde o início de junho, o Barça teria chegado a um acordo com o armador americano/grego Nick Calathes (foto acima), que passou oito dos últimos 11 anos com a camisa do Panathinaikos (GRE). Apesar do anúncio oficial da contratação ainda não ter sido feito, o clube grego oficializou hoje a sua saída do time. Calathes, um dos melhores armadores da Europa, viria para sanar o principal problema da equipe, pois os atletas da posição tiveram suas temporadas arruinadas este ano por causa de lesões.
Outras notícias
- O Real Madrid parece estar disposto a fazer uma boa reformulação de seu elenco. Ao longo desta semana, diversos veículos têm noticiado a insatisfação do armador argentino Nicolás Laprovittola, afirmando que o atleta não permanecerá no time, do qual foi apenas o terceiro armador. Além dele, os merengues também estariam negociando as rescisões com o pivô Jordan Mickey e o ala Jeffery Taylor. Para o lugar de Mickey, um possível substituto seria o lituano Gudaitis, pelo qual teriam que brigar com o rival catalão.
Mas a grande contratação dos madridistas pode ter sido a do pivô croata Ante Žižić. O atleta, de apenas 23 anos, está na NBA desde 2017, mas não encontrou muito sucesso na liga, na qual defendeu o Cleveland Cavaliers por três temporadas. Vários repórteres dão o acordo como fechado, mas não há nada de oficial. Fala-se que o Maccabi Tel Aviv também teria interesse no atleta.
- Em uma notícia que também envolve o Real, veículos noticiaram esta semana que o ala-armador esloveno Klemen Prepelič, que foi o cestinha da ACB este ano pelo Joventut Badalona (22,3 pontos por jogo), mas que pertencia a time de Madri, fechou com o Valencia (ESP). O Real havia anunciado no final de maio que não teria interesse em trazê-lo de volta do empréstimo. A imprensa espanhola noticiou que o atleta teria recebido uma oferta financeiramente melhor do Fenerbahçe, mas que preferiu honrar seu acordo verbal com a equipe espanhola, que foi uma das boas surpresas desta temporada da Euroliga.
- Falando em Fenerbahçe, o clube turco, após ter “levado um chapéu” para trazer Jasikevičius, teria chegado a um acordo com o técnico sérvio Igor Kokoškov, de acordo com o repórter americano Adrian Wojnarowski. Kokoškov foi o treinador da seleção da Eslovênia no primeiro título do EuroBasket de sua história, em 2017. Desde o ano 2000 ele foi assistente técnico em sete diferentes clubes da NBA, mais recentemente o Sacramento Kings. Ele também assumiu o comando da seleção da Sérvia após a Copa do Mundo do ano passado.
- Mas a tarefa de reerguer o Fenerbahçe não será tão simples, uma vez que o clube pode ter vários de seus principais atletas deixando o time, como temos falado há algumas semanas. No início desta semana, por exemplo, foi oficializada a saída do ala italiano Luigi Datome, que vestiu a camisa do clube nos últimos cinco anos. Na terça-feira (30) a Olimpia Milano (ITA) oficializou a contratação do jogador. Esta foi a quinta contratação de peso do time milanês, que parece estar sendo o clube que melhor se reforçou até aqui.
- Outro clube que está “frenético” no mercado é o Estrela Vermelha (SER), que só nesta semana fechou a contratação de três atletas, trazendo o total de contratações neste início de mercado para sete jogadores, além do treinador Saša Obradović. O primeiro deles foi o pivô camaronês Landry Nnoko, que estava no campeão alemão ALBA Berlin (ALE), o qual vinha sendo ventilado para o clube já há algumas semanas, e fechou contrato na segunda-feira (29). Dois dias depois, o acordo foi fechado com o armador americano Jordan Loyd, campeão da NBA no ano passado com o Toronto Raptors e um dos destaques do Valencia nesta última temporada. Por fim, na quinta-feira (2), o também armador americano Corey Walden pagou do próprio bolso a multa rescisória com o arquirrival do Estrela, o Partizan Belgrado (SER), e se juntou aos vermelhos.
- No Baskonia (ESP) o clima não poderia estar melhor. Após derrotar o Barcelona na terça-feira (30) e trazer para casa seu quarto título espanhol, o primeiro desde 2010, o clube anunciou a renovação de contrato do treinador montenegrino Duško Ivanović por mais uma temporada. O técnico é sem dúvidas o mais importante da história do clube: dos quatro títulos espanhóis que o Baskonia conquistou, Ivanović foi seu comandante em três, um em cada passagem dele pelo time.
O clube também se prepara para se despedir de sua principal estrela, o ala-pivô georgiano Tornike Shengelia, que apesar de não ter oficialidade, assinou um contrato de três anos com o CSKA Moscou (RUS), como vem sendo noticiado há semanas. Em compensação, alguns rumores dão conta de que o time teria chegado a um acordo com Laprovittola.
- O Bayern de Munique (ALE) teria feito uma contratação de peso também esta semana, ao chegar a um acordo com o técnico italiano Andrea Trinchieri. O já renomado treinador estava no comando do Partizan desde 2018 e havia conseguido um sucesso enorme com o clube, elevando-o à condição de um dos melhores times fora da Euroliga nesta temporada, se não o melhor. Antes do cancelamento da temporada, o Partizan era o líder da Liga Adriática e tinha uma das melhores campanhas da EuroCup. O divórcio com o clube de Belgrado teria sido motivado pela proposta de redução salarial de 20% feita pelo time ao técnico, que por sua vez não aceitou. Trinchieri retorna ao basquete alemão, onde experimentou os maiores sucessos de sua carreira, tendo comandado o Brose Bamberg a um tricampeonato nacional, entre 2015 e 2017.
- O Olympiacos (GRE) anunciou nesta semana a dispensa de quatro atletas de uma vez só, informando aos atletas Wade Baldwin IV, Dwight Buycks, Brandon Paul e Ethan Happ que eles tiveram seus contratos rescindidos. Causa estranheza a dispensa de Happ, principalmente, pois o pivô foi contratado no ano passado, sendo emprestado para a Vanoli Cremona (ITA) em novembro último. Na Itália, ele foi um dos destaques do campeonato, com médias de 18,0 pontos, 8,9 rebotes, 2,5 assistências e 1,0 toco por jogo, e parecia o substituto natural de Nikola Milutinov, que deixou o time para se juntar ao CSKA. Em contrapartida, o clube teria chegado a acordos com dois pivôs: o americano Hassan Martin, que estava no Budućnost (MNE), e o francês Livo Jean-Charles, que estava no ASVEL (FRA).
- Após acertar na semana passada a renovação com sua principal estrela, Alexey Shved, o Khimki teria chegado a um acordo para renovar o contrato do pivô titular, o americano Devin Booker. Resta agora que o clube consiga conluir a contratação do ala-pivô americano Derrick Williams, hoje no Fenerbahçe, especulado para ir para o clube russo já há semanas. Os dois formaram a dupla de garrafão do Bayern de Munique dois anos atrás.
- O San Pablo Burgos (ESP), que alcançou a semifinal do campeonato espanhol, na qual foi eliminado pelo Barcelona no domingo (28), surpreendeu a muitos nesta sexta-feira (3), ao anunciar as dispensas do pivô brasileiro Augusto Lima e do armador espanhol Ferrán Bassas, peças-chave do time nesta temporada, especialmente na fase final da ACB. O clube disputará a Basketball Champions League nesta próxima temporada.