Quem chegou

Alex Poythress (PF/C, estadunidense, 29 anos, Zenit São Petersburgo-RUS) / Josh Nebo (C, estadunidense, 25 anos, Žalgiris Kaunas-LIT) / Jarell Martin (PF, estadunidense, 28 anos, Sydney Kings-AUS) / Guy Pnini (SF, israelense, 39 anos, Hapoel Holon-ISR) / Rafi Menco (SF, israelense, 28 anos, Hapoel Holon-ISR) / Bonzie Colson (SF/PF, estadunidense, 26 anos, Pinar Karsiyaka-TUR) / Darrun Hilliard (SG, estadunidense, 29 anos, Bayern de Munique-ALE) / Wade Baldwin IV (PG/SG, estadunidense, 26 anos, Baskonia-ESP) / Austin Hollins (SG/SF, estadunidense, 30 anos, Estrela Vermelha-SRB) / Lorenzo Brown (PG, estadunidense, 32 anos, UNICS Kazan-RUS)

Quem saiu

Scottie Wilbekin (PG/SG, turco, 29 anos, foi para o Fenerbahçe-TUR) / James Nunnally (SG/SF, estadunidense, 32 anos, foi para o Partizan-SER) / Ante Žižić (C, croata, 25 anos, foi para o Anadolu Efes-TUR) / Khyri Thomas (SG, estadunidense, 26 anos, foi para o Tofas-TUR) / Angelo Caloiaro (SF/PF, estadunidense, 33 anos, foi para o Galatasaray-TUR) / Derrick Williams (PF, estadunidense, 31 anos, foi para o Panathinaikos-GRE) / Oz Blayzer (SF, israelense, 30 anos, foi para o Hapoel Jerusalem-ISR)

Treinador:

Oded Kattash (israelense, 47 anos, fará sua primeira temporada à frente do clube)

Possível quinteto titular

PG – Lorenzo Brown
SG – Wade Baldwin
SF – Bonzie Colson
PF – Jarell Martin
C – Alex Poythress
Sujeito a variações

Possível segunda unidade

PG – John DiBartolomeo
SG – Austin Hollins
SF – Darrun Hilliard
PF – Jake Cohen
C – Josh Nebo
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Maccabi até conseguiu avançar aos playoffs da Euroliga, impulsionado pela desqualificação dos times russos pela invasão à Ucrânia – as três equipes do país estavam à frente quando foram eliminados. Os israelenses terminaram em quinto lugar com 17 vitórias e 11 derrotas. No entanto, ao encarar o Real Madrid por uma vaga no Final Four, foi “varrido” ao perder por 3-0 na série.

Para piorar, a equipe viu encerrada a sequência de quatro títulos nacionais seguidos. No campeonato local, o Maccabi terminou com a segunda melhor campanha. Passou pelo rival Hapoel Tel Aviv nas quartas de final, com 3-1 na série, mas caiu diante do Bnei Herzliya, por 2-1. O Hapoel Holon foi o campeão. O time não ficava fora de uma decisão em Israel desde 2017. A única conquista foi da Copa da Liga, ainda no começo da temporada passada, com vitória na final sobre o Hapoel Eilat por 92-62.

Reforço mais importante da temporada

Em reformulação quase total do elenco, o Maccabi trouxe várias novas peças, a maioria ainda no início da offseason. Uma delas, o armador Lorenzo Brown, que vinha de boa temporada pelo UNICS Kazan. Depois de contratado, sem nem estrear pelo time israelense, o americano naturalizado espanhol foi muito importante na conquista da Espanha no EuroBasket. Com médias de 15.5 pontos e 7.6 assistências (segunda melhor marca), foi eleito para a seleção do torneio. Assim, tem tudo para ser um dos principais nomes do Maccabi na temporada.

O que esperar nesta Euroliga

Mais uma vez a temporada do Maccabi dependerá muito do encaixe do time com o passar do tempo, visto que o elenco foi, literalmente, remodelado, com a chegada de 10 jogadores. Desta forma, o entrosamento é crucial para conquistar os resultados. Há muitas qualidades individuais, como na dupla de perímetro formada por Lorenzo Brown e Wade Baldwin. Se o potencial coletivo for atingido, é possível ver a equipe israelense avançar aos playoffs, ainda que seja difícil imaginar que possa fazer frente a outros rivais na briga pelo Final Four, que o clube não alcança desde 2014, ano de seu último título europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *