O início da temporada 2022-23 da Euroliga tem mostrado muitos jogos bastante equilibrados, e a rodada dupla desta semana não foi diferente. Com a rodada 3 acontecendo nos dias 18 e 19/10 (terça e quarta-feira) e a rodada 4 logo na sequência (quinta e sexta-feira), tivemos o Fenerbahçe e o Olympiacos mantendo a sua invencibilidade, enquanto Bayern de Munique e Estrela Vermelha ainda não encontraram o caminho da vitória. Veja abaixo o que de melhor ocorreu nas rodadas 3 e 4 desta semana.

LEIA TAMBÉM: 2ª Rodada – Barcelona vence clássico com susto no fim, três jogos com prorrogação e mais destaques

RESUMO DA RODADA 3

Fener, ALBA Berlim e Baskonia não tomam conhecimento dos adversários

A temporada começou com algumas boas surpresas, como os times do ALBA Berlim (ALE) e do Baskonia (ESP), que demonstraram um basquete muito sólido e venceram com autoridade seus oponentes. Além deles, o Fenerbahçe (TUR) também iniciou a competição muito bem, vencendo sua terceira partida seguida na quarta-feira (18). Apesar de um primeiro tempo com dificuldades contra o ASVEL (FRA), especialmente nos rebotes, a equipe voltou com tudo no segundo tempo, fazendo uma parcial de 23-10 no terceiro quarto e estabelecendo uma boa vantagem, com vitória por 84-63. As novas contratações encaixaram bem na equipe turca, com Carsen Edwards anotando 19 pontos, Johnathan Motley 13 pontos, quatro rebotes e três roubos, e Nick Caláthes com 11 pontos e oito assistências.

Na quinta-feira (19), o ALBA Berlim continuou seu conto de fadas, ao atropelar o Panathinaikós (GRE) na Alemanha, por 94-65, com outra grande apresentação defensiva coletiva, e individual de Luke Sikma. Dominando o jogo do início ao fim, a equipe alemã teve em Sikma (novamente) o seu coração e energia, com o jogador anotando 16 pontos, 15 rebotes (recorde do jogador), seis assistências e 33 de PIR (também recorde do jogador), o que fez com que fosse eleito o MVP da Rodada 3, com muita justiça. No mesmo dia, o Baskonia venceu o Estrela Vermelha (SER), por 92-75, em outro festival de bolas triplas, como havia ocorrido na rodada anterior. E dessa vez a equipe anotou 19 cestas do perímetro (em 36 tentativas, 53%), com o armador Markus Howard novamente sendo o principal cestinha, com 30 pontos (7 de 12 dos três pontos). Porém, o jogo não foi tão fácil quanto o placar sugere, com a equipe sérvia liderando até o terceiro quarto. Com forte defesa e o arsenal de longa distância, o time basco fez um último quarto arrasador (33-18) e saiu com mais uma vitória.

Efes e Real Madrid são surpreendidos dentro de casa

Duas das equipes favoritas ao título da Euroliga começaram a temporada com algumas dificuldades. Após perderem na segunda rodada, fora de casa, as equipes do Anadolu Efes (TUR) e Real Madrid (ESP) foram derrotadas novamente, porém desta vez dentro dos seus domínios. O time turco foi batido pelo Valencia (ESP), por 91-92, em jogo muito disputado, decidido nos últimos segundos. Apesar do alto aproveitamento de dois pontos (76%) e lances livres (94%) do time da casa, e da força ofensiva de Vasilije Micić e Will Clyburn (22 e 18 pontos, respectivamente), o Valencia apresentava um arsenal da bola tripla bastante eficiente, convertendo 16 bolas em 33 tentativas (49%), com Víctor Claver e Sam Van Rossom anotando quatro cada um. Além disso, a equipe tinha uma válvula de escape com o veterano Bojan Dubljević (20 pontos e cinco rebotes), criando muitas dificuldades para a defesa do Efes. O final de jogo foi alucinante, com Rodrigue Beaubois anotando uma bola tripla com 14 segundos para o final, dando a vantagem ao time turco. Mas Chris Jones sofreu falta no ataque seguinte, convertendo os dois lances livres e dando números finais ao confronto.

Já em Madri, encontro de duas equipes que estiveram no Final Four da última temporada, e que possuem elencos para repetir a dose nesta edição. Em jogo muito equilibrado, decidido na última bola, o Olympiacós (GRE) venceu por 87-89 e manteve sua invencibilidade na competição. O time visitante fez um ótimo trabalho nos garrafões, vencendo a batalha dos rebotes e limitando o Real a apenas 47% na bola de dois pontos. Porém, as coisas se inverteram quando o assunto era a bola do perímetro, com o Olympiacós acertando apenas 29%, enquanto os espanhóis conectaram 44% das suas tentativas. Assim, com Džanan Musa (17 pontos) e Sasha Vezenkov (23 pontos) liderando suas equipes ofensivamente, a bola decisiva ficou novamente com o armador Kóstas Sloúkas, que bateu para cima de Walter Tavares, deu uma grande finta, e anotou os dois pontos da vitória. O pivô ainda tentou um gancho no último ataque, mas sem sucesso, com grande triunfo dos “vermelhos” da Grécia.

Outros resultados

Em jogo marcado pela aposentadoria da camisa do “capitão” Paulius Jankūnas, maior reboteiro da história da Euroliga moderna, o Žalgiris (LIT) estreou em casa e conseguiu sua primeira vitória, ao bater a Virtus Bolonha (ITA) por 68-65, em um jogo de recuperação, após um primeiro tempo ruim. Apesar do péssimo aproveitamento da bola tripla do time lituano (3/21, 14%), a força defensiva acabou sendo decisiva para a vitória, além da responsabilidade final de Ignas Brazdeikis, que anotou oito dos últimos dez pontos da equipe da casa (terminou com 14 pontos). No mesmo dia, em Tel Aviv, o Maccabi (ISR) impôs a primeira derrota ao Monaco (FRA), vencendo por 78-70, após estar 19 pontos atrás no placar. Com forte defesa e bolas triplas, a equipe israelense, liderada por Wade Baldwin (21 pontos, sete rebotes, cinco assistências), voltou pro jogo no segundo tempo, com grande apoio de sua fanática torcida, e não deixou mais a vitória escapar.

LEIA TAMBÉM: Guia da Euroliga 2022-23

Em Munique, o Bayern (ALE) não foi páreo para o Barcelona (ESP), sendo derrotado por 73-84, com um início de temporada bem complicado. A bola tripla do time espanhol acabou sendo um fator de desequilíbrio, com aproveitamento de 50% (13/26), e Nico Laprovittola e Álex Abrines acertando quatro bolas cada um, dando uma tranquilidade no placar a partir do terceiro quarto. Outro ponto muito destoante foi a movimentação de bola, onde o Barça teve 24 assistências e o Bayern apenas sete, também fruto da melhor defesa do time catalão. Por fim, em Belgrado, o Partizan (SER), de Željko Obradović, reencontrou sua fanática torcida em um jogo de Euroliga, porém deixou escapar a vitória. Mesmo vencendo por boa parte do jogo, o time caiu diante da Olimpia Milão (ITA) por 75-80, após um segundo tempo com muitos erros. Nem a grande partida de Zach LeDay (23 pontos), que se atirava em todas as bolas, foi suficiente para impedir Shavon Shields (25 pontos) e companhia de conquistarem a vitória, em um cenário bastante hostil e muito difícil de conseguir um triunfo.

RESUMO DA RODADA 4

Fenerbahçe e Olympiacos se mantêm invictos e no topo da tabela

Em encontro de invictos nesta sexta-feira (20), o Olympiacos levou a melhor sobre o Baskonia, fora de casa, vencendo por 92-97, em jogo com muitas alternâncias no placar. Após um primeiro quarto arrasador dos gregos, onde chegaram a abrir 18 pontos, o time da casa deu a resposta no segundo período, vencendo por 31-10, e assumindo a ponta do placar. Diferente dos outros jogos, onde a bola tripla foi a estrela para o Baskonia, desta vez a pontaria não estava boa, inclusive para Markus Howard. Ainda assim, a equipe imprimia forte defesa sobre os gregos e tinha boa vantagem no terceiro quarto, parecendo que seria a equipe a continuar invicta. No Olympiacos, o destaque era Sasha Vezenkov (terminou com 26 pontos, sete rebotes e 29 de PIR, um dos MVPs da rodada), mas no quarto final o show foi do armador Kostas Sloukas, que liderou sua equipe a uma grande vitória em terreno basco. Anotando 16 dos 32 pontos da equipe no período, além de três assistências, o jogador comandou o Olympiacos a um grande período final (32-18), sem resposta pelo time do Baskonia.

Na quinta (20), o Fenerbahçe se manteve no topo da tabela de classificação, ao bater em casa o Valencia, por 79-77, chegando à quarta vitória em quatro jogos. Novamente a equipe sofreu no primeiro tempo, chegando a perder por 13 pontos, com o Valencia conectando bolas triplas e com boa defesa. Mas, outra vez o time turco voltou com tudo no segundo tempo, fazendo 26-15 no terceiro quarto e equilibrando as ações para o quarto final. Enquanto Chris Jones liderava o elenco valenciano (16 pontos, sete rebotes, três assistências, dois roubos), o lado turco tinha Scottie Wilbekin (20 pontos, cinco rebotes, cinco assistências), Johnathan Motley (16 pontos, cinco rebotes) e Nigel Hayes-Davis (17 pontos), tornando a tarefa dos visitantes bem difícil. Mesmo assim, o time espanhol chegou a ficar apenas um ponto atrás nos segundos finais, mas Marko Gudurić, com lance livre, concretizou o triunfo do time da casa.

Žalgiris bate o Barcelona, e Partizan vence a primeira

Jogando a segunda partida em Kaunas, o Žalgiris venceu novamente, desta vez superando o forte Barcelona, por 73-72, em jogo decidido nos últimos lances. A equipe da casa fez um ótimo primeiro tempo, limitando o time espanhol a apenas 35 pontos (44-35), com força na defesa e nos rebotes ofensivos. No início do terceiro quarto, chegou a abrir 11 pontos de vantagem, mas o Barça reagiu, fez uma corrida de 10-0 e deixou tudo equilibrado novamente. O quarto final foi disputado ponto a ponto, e uma bola tripla de Arnas Butkevičius, com 26 segundos por jogar, deixou o Žalgiris com dois pontos de vantagem. Apesar do Barça não aproveitar o ataque seguinte, o armador Keenan Evans quase entregou o jogo, errando um lance livre importante, e depois entregando um passe na mão do Barcelona. O time espanhol não conseguiu concluir, após esplêndida defesa de Edgaras Ulanovas em cima de Tomáš Satoranský, dando a vitória ao time lituano. Aliás, Ulanovas foi o destaque do jogo, com 15 pontos, sete rebotes, duas assistências e três roubos.

E o Partizan finalmente venceu sua primeira partida na Euroliga, algo que não ocorria desde a temporada 2013-14, a última que havia disputado. Com mais de 15.000 fanáticos na Stark Arena, o time não tomou conhecimento da Virtus Bolonha, vencendo por 90-62, liderando do início ao fim. Com muita intensidade desde o primeiro minuto da partida, especialmente com Mathias Lessort dentro do garrafão, e Yam Madar e James Nunnally nas armações, o time sérvio fechou o primeiro quarto já com boa vantagem de 27-11, não dando espaço algum ao time italiano. O jogo seguiu sendo dominado pelo Partizan, com a vantagem sempre na casa dos dois dígitos, e a Virtus não achando respostas, ofensivas ou defensivas, para minimizar os danos. No último quarto, a vantagem chegou aos 31 pontos, e o técnico Željiko Obradović se deu ao luxo de dar mais tempo de quadra a alguns jovens, como Tristan Vukčević (19 anos), por exemplo. A vitória deixou o Partizan com a mesma campanha da Virtus (1-3), porém se posiciona melhor na tabela devido aos critérios de desempate, tendo mais um jogo em casa na próxima rodada, diante do Žalgiris.

Outros resultados

Na quinta-feira (20), o Maccabi Tel Aviv venceu mais uma, novamente em casa, superando o francês ASVEL sem muitas dificuldades, por 88-69. Apesar de um primeiro tempo mais equilibrado (o ASVEL chegou a abrir 13 pontos de vantagem), o time israelense assumiu o controle dos rebotes na segunda etapa, além de aproveitar melhor os erros cometidos pelo time francês, assumindo as rédeas do jogo a partir do terceiro quarto. Além da força no garrafão, o time contou com boa partida de Lorenzo Brown, com 17 pontos e seis assistências. Também na quinta-feira, a Olimpia Milão venceu mais uma fora de casa, superando o Bayern de Munique por 81-83, deixando o time alemão ainda sem vencer na competição. O time da casa deu a impressão que sairia com a vitória, chegando a abrir 14 pontos de frente no primeiro tempo, com Cassius Winston tendo uma grande partida (20 pontos), mas permitiu a reação do time italiano. Um dos nomes dessa reação foi Nicolò Melli, com 17 pontos, seis rebotes, três assistências, três roubos, um toco e 29 de PIR, sendo eleito um dos MVPs da Rodada 4 (junto com Mike James e Sasha Venzekov). Vale mencionar o final da partida, com Billy baron acertando uma bola tripla difícil, com 21 segundos por jogar, e dando um ponto de vantagem aos italianos, e Nick Weiler-Babb errando dois lances livres que dariam a vitória ao time alemão, com três segundos no relógio (!). A notícia ruim para os italianos é que Shavon Shields, lesionado no primeiro tempo, ficará fora cerca de seis a oito semanas, com problemas no tendão do pé esquerdo.

Na sexta-feira (21), o atual campeão Anadolu Efes acabou com a invencibilidade do ALBA Berlim, sensação deste início de temporada, vencendo em Istambul por 78-74. O jogo foi duríssimo, com diversas alternâncias no placar, corridas de ambos os lados (incluindo um 16-0 do ALBA no primeiro tempo), muita defesa, mas prevalecendo a do time turco. Apesar dos seis tocos de Christ Koumadje para o time alemão, o conjunto do Efes conseguiu dez rebotes a mais (47-37), sendo 14 ofensivos, e teve em Vasilije Micić (20 pontos e 11 assistências) e Will Clyburn (16 pontos e 11 rebotes) as suas grande peças ofensivas. Também na sexta-feira, o Panathinaikos perdeu novamente diante de sua torcida, sendo superado pelo Monaco por 80-83. Apesar do primeiro quarto arrasador do time francês, quando abriu 18 pontos de vantagem, o time da casa conseguiu uma reação e equilibrou a partida a partir do terceiro quarto, com grande atuação de Derrick Williams (28 pontos no jogo). Mas os 19 erros do Panathinaikos, e a grande atuação de Mike James, impediram a vitória do time da casa, para frustração da torcida. O armador estadunidense terminou com 27 pontos, quatro rebotes, três assistências e 29 de PIR, sendo eleito um dos MVPs da Rodada 4 (junto com Nicolò Melli e Sasha Vezenkov).

Por fim, fechando a quarta rodada, o Real Madrid voltou a vencer, após duas derrotas por dois pontos, batendo o Estrela Vermelha sem maiores problemas, por 72-56. Com um primeiro quarto esmagador (25-10), a equipe espanhola se impôs desde o início, chegando a abrir 18 pontos de vantagem no início do segundo quarto. Mas o time sérvio não se abateu, e conseguiu boa recuperação, chegando aos dois pontos de desvantagem no princípio do segundo tempo. Muito dessa recuperação se deveu ao argentino Luca Vildoza, estreando na Euroliga deste ano (terminou com dez pontos), apesar dos protestos do Baskonia acerca dos direitos sobre o jogador. Porém o Real colocou a casa em ordem, melhorou sua defesa e voltou a ter boa vantagem, aumentando no quarto final. O time do Estrela Vermelha segue na lanterna da competição, ainda sem vencer, e na próxima rodada terá o encontro com o outro desesperado, Bayern de Munique, ambos em busca da primeira vitória.

Classificação após a 3ª e a 4ª rodada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *