Nesta semana foi realizada a 11a rodada da EuroCup, com jogos na terça e quarta-feira (17 e 18/01), sendo a primeira vez que a liderança dos dois grupos permaneceu inalterada, após JL Bourg e Gran Canaria terminarem com vitórias. As equipes dos brasileiros venceram seus jogos, com grande destaque para a dupla Yago dos Santos e Bruno Caboclo, decisivos na vitória do ratiopharm Ulm. Acompanhe o melhor da rodada, com nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 10a rodada – Segundo turno começa com mudanças na classificação e estreia de mais um brasileiro
Grupo A – JL Bourg mantém a liderança e Prometey chega ao quarto triunfo seguido
O JL Bourg (FRA) manteve a boa campanha na EuroCup, e continuou na liderança do grupo ao bater a forte equipe da Reyer Veneza (ITA), por 86-79. O jogo foi bastante equilibrado, mas com o time francês dominando o garrafão (39-23 em rebotes) e aproveitando melhor as segundas chances, limitando o time italiano a apenas 49% de aproveitamento nos dois pontos. Ao contrário, o time da casa teve seu melhor aproveitamento de dois pontos em um jogo de EuroCup, com 73%, mascarando um pouco os 16 erros cometidos pela equipe na partida. O grande destaque da equipe foi Jordan Floyd, com 24 pontos, sendo 14 apenas no quarto final, quando o Bourg conseguiu deslanchar e encaminhar a vitória.
O Prometey (UKR) segue em um bom momento e sobe para a terceira posição, após conquistar sua quarta vitória consecutiva, contra a Germani Brescia (ITA), por 79-72. A equipe italiana vinha de três vitórias seguidas e endureceu o jogo contra a equipe ucraniana, chegando a abrir nove pontos de vantagem no primeiro tempo. Porém, o time da casa foi dominante nos rebotes ofensivos (17-2) e contou com a dupla DJ Kennedy (17 pontos, cinco rebotes e seis assistências) e Issuf Sanon (17 pontos, 4/5 na bola tripla) para conquistar a vitória no segundo tempo.
Brasileiros são decisivos em vitória do ratiopharm Ulm
Após derrota na rodada anterior, o ratiopharm Ulm (ALE) voltou a vencer na EuroCup, passando sem dificuldades pelo Lietkabelis (LIT), por 78-69. O time lituano, que ainda não venceu fora de casa, foi atropelado no início da partida com um 17-2, graças às bolas triplas do time alemão e boa atuação do brasileiro Yago dos Santos (dez pontos no primeiro quarto), com a vantagem chegando aos 18 pontos (24-6). Mesmo com o controle da partida pelo time da casa, o Lietkabelis esboçou uma reação e foi para o intervalo com apenas cinco pontos de desvantagem, aproveitando alguns erros cometidos pelo Ulm. Mas veio o terceiro quarto, uma corrida de 11-0 e vantagem confortável no placar novamente, para administrar até o final da partida, consolidando uma vitória de ponta a ponta. O grande destaque do jogo foi Yago dos Santos, com 21 pontos, seis rebotes, oito assistências, um roubo, um toco e 30 de PIR, em 32 minutos em quadra, com grande ajuda de Bruno Caboclo, em sua segunda partida de EuroCup, com 12 pontos, nove rebotes, quatro assistências, um roubo, dois tocos, dois erros e 23 de PIR, em 24 minutos em quadra.
Outros jogos
Em um dos jogos mais emocionantes da rodada, o Joventut Badalona (ESP) venceu o Bursaspor (TUR) por 83-82, com uma reação incrível do time turco no minuto final. O jogo, como esperado, foi bastante disputado, com os visitantes abrindo nove pontos no primeiro quarto, e o time catalão chegando a abrir 12 no início do período final. O time da casa teve um excelente aproveitamento nos arremessos (71% nos dois pontos e 42% na bola tripla), com grande partida de Kyle Guy, com 25 pontos e cinco bolas triplas. Inclusive, uma dessas bolas colocou o Joventut com nove pontos de vantagem, com 58 segundos por jogar. Jogo definido, certo? Não para o Bursaspor, que forçou o time da casa a cometer erros (foram 20 na partida), fez uma corrida de 10-1 e empatou a partida, com seis segundos por jogar! E a vitória só veio com o lance livre convertido por Andres Feliz, com menos de dois segundos no relógio, para alívio dos torcedores no Palau Olimpic.
Por fim, o Cedevita Olimpija (SLO) segue com sua campanha desastrosa e decepcionante, desta vez perdendo em casa para o U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 80-88. O jogo era muito importante para as duas equipes, que brigam na parte de baixo da tabela por uma vaga na próxima fase, mas a movimentação de bola e o aproveitamento de quadra do time romeno fizeram a diferença. Após um início arrasador, quando abriu 15 pontos no primeiro quarto, o Cluj viu o time da casa buscar uma reação e empatar a partida, no início do terceiro período, com bom desempenho de Yogi Ferrell (27 pontos no jogo). Porém, o time esloveno não conseguiu manter o ritmo, e novamente viu os visitantes assumirem o controle do jogo, para não perderem mais. O brasileiro Leo Meindl, um dos destaques da competição até o momento, teve partida discreta, com seis pontos, cinco rebotes, três assistências, um roubo, um toco, três erros e dez de PIR, em 25 minutos em quadra.
Grupo B – Gran Canaria segue no topo e Türk Telekom volta para a vice-liderança
Mostrando porque é um dos favoritos ao título da EuroCup, o Gran Canaria (ESP) venceu sem dificuldades o Promithéas (GRE), por 91-72, chegando a quinta vitória consecutiva, e mantendo a invencibilidade dentro de casa. E o início dos amarelos foi arrasador, com um 12-0 e domínio do jogo, com os gregos totalmente perdidos na partida. Após a vantagem chegar aos 16 pontos, o Promithéas batalhou por uma recuperação, diminuindo a desvantagem para apenas quatro pontos. Isso acordou o time da casa, que fez uma corrida de 13-0 e voltou a ter tranquilidade na partida, chegando aos 27 pontos de vantagem no período final. Destaque para Damien Inglis, com 18 pontos e quatro rebotes, com o brasileiro Vitor Benite voltando a fazer uma boa partida, com 13 pontos, um roubo e nove de PIR, em 17 minutos em quadra, vindo do banco.
Após um tropeço na rodada anterior, o Türk Telekom (TUR) atropelou o Hamburg Towers (ALE), por 98-74, deixando o time alemão com quatro derrotas consecutivas. Os visitantes endureceram o jogo no primeiro quarto, chegando a liderar em alguns momentos, mas após uma corrida de 10-0 o time da casa assumiu a liderança para não soltar mais, ainda antes do intervalo. No segundo tempo, o time turco mantinha um certo controle da partida, mas foi no período final que a diferença entre as equipes apareceu, com parcial de 28-13 e vitória tranquila no placar. Destaques para Axel Bouteille, com 23 pontos (5/5 na bola tripla), quatro rebotes, duas assistências e 27 de PIR, Jerian Grant, com 18 pontos e dez assistências, e Tyrique Jones, com 14 pontos, dez rebotes e dois tocos.
Hapoel Tel Aviv vence mais uma e tem novamente o MVP da rodada
O time do Hapoel Tel Aviv (ISR) continua sua ótima fase, vencendo a quarta seguida, desta vez derrubando o Paris Basketball (FRA), por 95-79. O time francês era o único time que ainda não havia perdido fora de casa, mas não foi páreo para a equipe israelense. Com jogo equilibrado no primeiro quarto, o time da casa destruiu o adversário no segundo período, com uma parcial de 35-18, com grande trabalho da dupla Jordan McRae e J’Covan Brown. No segundo tempo, o Hapoel continuou forte e não deu chances aos visitantes, chegando a abrir 26 pontos na metade do período final. O grande destaque do jogo foi Brown, que anotou 17 pontos e entregou 16 assistências, igualando o recorde histórico da EuroCup (Omar Cook, pelo Budućnost, em 2014), além de oito rebotes e 33 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada pela segunda vez na temporada.
Outros jogos
O Budućnost (MNE) passou um pouco de dificuldades, mas venceu o lanterna Śląsk Wrocław (POL) por 82-71, ficando entre os quatro primeiros da tabela. Após um bom primeiro tempo do time polonês, sustentado pelas bolas triplas e boa defesa, o time da casa levou uma desvantagem de quatro pontos para o intervalo, sofrendo bastante no ataque. O segundo tempo veio, e o time de Montenegro passou a investir mais em jogadas perto da cesta, com melhor aproveitamento, além de defender melhor o perímetro. Com isso, pouco a pouco, o time da casa foi controlando a partida e aumentando sua vantagem no placar, consolidada no quarto final. Destaque para Alpha Kaba, com 11 pontos, 13 rebotes, dois roubos e dois tocos.
O London Lions (ING) interrompeu uma sequência de três derrotas, ao superar, fora de casa, a Trentino (ITA), por 70-84, mantendo a equipe italiana com apenas duas vitórias. Após um primeiro tempo bastante equilibrado, com o jovem Matteo Spagnolo conduzindo a equipe da casa, enquanto Sam Dekker puxava o time inglês, as deficiências da Trentino começaram a aparecer. Com baixo aproveitamento nos arremessos de quadra, o time italiano tinha muitas dificuldades para pontuar, enquanto o Lions aproveitava do outro lado, com o placar do segundo tempo apontando 28-44, e vitória dos visitantes ingleses. Destaque para Dekker, com 23 pontos, dez rebotes, dois tocos e 28 de PIR.