Mais uma semana de EuroCup, com jogos na terça e quarta-feira (24 e 25/01), finalizando a rodada 12 da fase regular da competição. O Gran Canaria segue como a melhor equipe, sendo a primeira a obter a classificação matemática para a próxima fase, porém o equilíbrio continua sendo enorme dentre as demais equipes. O brasileiro Yago dos Santos novamente brilhou com a camisa do ratiopharm Ulm, em vitória importante fora de casa. Veja o resumo da rodada abaixo!

LEIA TAMBÉM: JL Bourg e Gran Canaria mantêm o topo da tabela em rodada vitoriosa para os brasileiros

Grupo A

O JL Bourg (FRA) perdeu a liderança do grupo, sendo surpreendido em Panevėžys pelo Lietkabelis (LIT), por 92-88, após quatro derrotas seguidas do time da casa. O time francês buscou uma desvantagem de 27 pontos no terceiro quarto, conseguindo uma corrida de 19-0 no quarto final, porém já era tarde demais. Destaques para Gediminas Orelik, com 27 pontos (seis bolas triplas) e 29 de PIR, pelo Lietkabelis, e James Palmer Jr, com 31 pontos, sete assistências e 36 de PIR, pelo Bourg. Quem voltou à liderança do grupo foi o Joventut Badalona (ESP), com difícil vitória sobre o lanterna Cedevita Olimpija (SLO), em casa, por 96-91. O jogo teve diversas mudanças de liderança, com nenhuma das equipes abrindo mais do que nove pontos, porém nem os 25 pontos e sete assistências (33 de PIR) de Yogi Ferrell foram suficientes para o time esloveno. Com uma corrida final de 13-0, os catalães conquistaram a vitória, com destaque para Joel Parra, com 23 pontos e 28 de PIR.

Um time que está em alta e chegou à vice-liderança é o Prometey (UKR), batendo o Bursaspor (TUR), fora de casa, por 92-94, e atingindo a quinta vitória consecutiva. Foi um dos grandes jogos da temporada, muito equilibrado e decidido apenas nos segundos finais, com uma cesta tripla do nigeriano-canadense Caleb Agada. Aliás, o jogador foi um dos destaques do jogo, com 27 pontos (sendo 24 apenas no primeiro tempo), junto com DJ Stephens, com 18 pontos (todos no segundo tempo). A Reyer Veneza (ITA) voltou a vencer e se manteve na quarta posição, derrubando o U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 95-90. A partida parecia que seria tranquila para os italianos, que abriram 16 pontos no segundo quarto, mas os visitantes buscaram a recuperação e empataram nos minutos finais. No final, o incrível aproveitamento de 57% da Reyer na bola tripla foi decisivo, com Marco Spissu matando uma bola crucial nos segundos finais. O estadunidense Derek Willis foi o destaque do time da casa, com 19 pontos e cinco rebotes, enquanto o brasileiro Leo Meindl foi um dos destaques do Cluj, com 15 pontos, cinco rebotes, duas assistências, um roubo, um toco, um erro e 15 de PIR.

Por fim, o ratiopharm Ulm (ALE) conseguiu importante vitória fora de casa, batendo a Germani Brescia (ITA) por 72-85. Após um primeiro tempo equilibrado, o time alemão fez uma grande segunda etapa, comandado por Yago dos Santos, que anotou 13 pontos na parte final do jogo. Além disso, o Ulm estava muito afiado da bola tripla, acertando 16 de 34 (47%), com Brandon Paul e Robin Christen acertando quatro cada. Mas o brasileiro foi o grande destaque, com 18 pontos, dez assistências, três rebotes, um roubo, três erros e 26 de PIR, conseguindo o segundo duplo-duplo da temporada. O outro brasileiro da equipe, Bruno Caboclo, também teve boa participação, com dez pontos, oito rebotes, uma assistência, um toco, dois erros e dez de PIR.

Grupo B

O Gran Canaria (ESP) venceu sua sexta partida consecutiva e garantiu vaga matemática para a próxima fase, derrotando o London Lions (ING), na Inglaterra, por 57-60. Foi um jogo dominado pelas defesas, com o time espanhol, muito mal nos arremessos de quadra, garantindo a vitória nos segundos finais, nos lances livres. Nem a corrida final de 7-0 e os 18 pontos de Sam Dekker foram suficientes para o Lions reverter o placar. O “destaque” do Gran Canaria foi John Shurna, com 13 pontos, enquanto o brasileiro Vitor Benite teve mais uma atuação apagada, com três pontos (todos de lances livres) e -6 de PIR. Outra equipe que está em ótimo momento é o Hapoel Tel Aviv (ISR), que venceu sua quinta partida seguida, desta vez contra o Türk Telekom (TUR), por 84-82. Foi um jogo muito disputado, com o time da casa chegando a abrir 15 pontos no primeiro tempo, mas vendo o time turco se recuperar a colocar nove de vantagem no quarto final. Porém, com uma corrida final de 10-0 e três bolas triplas de Xavier Munford (a última com cinco segundos por jogar), o time da casa conquistou a difícil vitória. Além do desempenho final, Munford terminou com 33 pontos (sete bolas triplas) e 33 de PIR, sendo o grande destaque do jogo.

Já o Paris Basketball (FRA) se manteve entre os quatro primeiros da tabela, vencendo a Trentino (ITA) por 86-75, sendo a 21a derrota seguida fora de casa, em EuroCup, da equipe italiana. Sem contar com seu cestinha, Kyle Allman, a equipe francesa teve mais dificuldades no primeiro tempo, mas conseguiu a vantagem necessária a partir do terceiro quarto. Destaques para Tyrone Wallace, com 25 pontos e seis assistências (29 PIR), e Ismaël Kamagate, com 16 pontos e 12 rebotes (33 PIR). O Promithéas (GRE) voltou a vencer, batendo o Budućnost (MNE) por 81-72. Com as duas equipes com bons aproveitamentos da bola tripla, prevaleceu o jogo mais agressivo dos donos da casa. Destaque para Arnoldas Kulboka, com 30 pontos (cinco bolas triplas) e 36 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada. Por fim, na parte de baixo da tabela, o Hamburg Towers (ALE) destruiu o lanterna Śląsk Wrocław (POL), por 64-100, interrompendo sequência de quatro derrotas seguidas. Destaque para o jovem esloveno Žiga Samar, com 17 pontos e 11 assistências (25 PIR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *