O mundo assistiu ao triste terremoto ocorrido na Turquia nesta semana, e a Euroliga não foi poupada de suas consequências. Com duas partidas que estavam programadas para acontecer em solo turco na rodada 24 sendo adiadas, há incerteza sobre quando poderão ser realizadas e não se descarta a necessidade de mais adiamentos nas próximas semanas, devido ao estado de emergência no país.
LEIA TAMBÉM: 23a rodada – Olympiacos segue no topo e Partizan entra na zona de classificação
A rodada começou ainda na quarta-feira (08), com uma partida solitária nesta data disputada entre Olympiacos (GRE) e Alba Berlim (ALE), onde o time grego prevaleceu por um confortável placar de 93 X 60. Sasha Vezenkov, talvez o principal candidato a MVP da competição até agora, fez a maior pontuação da temporada e mostrou suas credenciais para a conquista do prêmio, além de ter sido eleito o MVP da rodada.. O astro do Olympiacos anotou 28 pontos com aproveitamento de 10 em 13 arremessos tentados, além de 13 rebotes, sendo auxiliado pelos 15 pontos e 10 assistências de Thomas Walkup. A equipe tinha as importantes ausências de Kostas Sloukas e Alec Peters, mas fez uma partida de alta excelência nos dois lados da quadra e chegou à sua 6ª vitória consecutiva. Pelo ALBA, que segue amargando a última colocação da classificação, apenas Luis Olinde passou dos dois dígitos, ao anotar 16 pontos. Com a vitória, o Olympiacos manteve a ponta da tabela, ajudado pelo fato que o vice-líder Real Madrid não jogou devido ao adiamento de sua partida.
Na quinta-feira (09), o primeiro desfalque da rodada. A partida entre Anadolu Efes (TUR) e Real Madrid (ESP), programada para Istambul, não foi disputada. Com isso, apenas três jogos aconteceram. No primeiro, o Estrela Vermelha (SER) se tornou apenas o segundo time a vencer o Maccabi Tel-Aviv (ISR) em Tel-Aviv. A partida foi emocionante, sendo decidida apenas nas últimas posses de bola com placar favorável para o Estrela por 89 X 86. Nemanja Nedovic liderou o time sérvio com 28 pontos, incluindo 6 bolas de três e jogando apenas 22 minutos na partida. Ognjen Dobric e Luca Vildoza foram decisivos com arremessos e lances livres nos instantes finais do jogo. Pelo Maccabi, Wade Baldwin anotou 38 pontos, mas não conseguiu impedir a derrota do time da casa. Os dois times seguem na bolha das equipes que brigam por playoffs. Com 12 vitórias, o Maccabi ocupa a 10ª posição, enquanto o Estrela ocupa a 13ª colocação, com 11 triunfos.
O Partizan (SER), outro sérvio da competição, visitou o Bayern (ALE) e venceu pelo placar de 82 X 71, chegando a sua quarta vitória consecutiva. Com isso, o time segue firme na briga por uma vaga nos playoffs, atualmente contando com 13 vitórias e ocupando a 6ª colocação. Kevin Punter (19 pontos), Mathias Lessort (16 pontos e 7 rebotes) e James Nunnally (15 pontos) lideraram o Partizan na partida. O Bayern chegou a três derrotas consecutivas e ocupa apenas a 14ª posição na classificação.
Fechando o dia onde todos os visitantes venceram suas partidas, o Barcelona (ESP) foi até a Itália e venceu a Virtus Bologna (ITA) pelo elástico placar de 92 X 75, vingando assim a vitória que a Virtus tinha conquistado em Barcelona na rodada 17. Nikola Mirotic contribuiu com 17 pontos, enquanto Rokas Jokubaitis anotou 13. Álex Abrines acertou 4 bolas de três e anotou 16 pontos. Mam Jaiteh anotou 14 pontos pela Virtus, enquanto Iffe Lundberg registrou 13. O Barcelona segue na briga pelas primeiras posições, ocupando atualmente o terceiro lugar atrás apenas de Olympiacos e Real Madrid. Já a Virtus segue na briga por playoffs com 11 vitórias e a 12ª posição na tabela.
Na sexta-feira (10), mais uma partida adiada. Fenerbahçe (TUR) e Olimpia Milano (ITA) não disputaram o jogo que estava programado para ser disputado na Turquia, e com isso outras três partidas ficaram responsáveis pelo encerramento parcial da rodada 24.
Primeiramente, os dois times franceses duelaram no mideterrâneo, onde o Monaco (FRA) recebeu o ASVEL (FRA), e fez valer o mando de quadra numa vitória tranquila por 87 X 75. Com a vitória, o Monaco consolidou seu domínio sobre o rival francês na temporada, vencendo as duas partidas entre as equipes na atual edição da Euroliga. O astro Mike James teve partida mais discreta na pontuação. Mal nos arremessos (3-11), ele anotou 10 pontos e contribuiu com 7 assistências. Jordan Loyd, com 19 pontos, liderou o time neste quesito. Pelo ASVEL, Amine Noua e Alex Tyus anotaram 10 pontos cada.
No mesmo horário, na Lituânia, o Zalgiris (LIT) recebeu o Baskonia (ESP), e conseguiu usar o fator casa para interromper a sequência de 3 derrotas consecutivas ao vencer o time espanhol por 79 X 75. O jogo foi bastante disputado até o final, e o Baskonia não conseguiu converter suas oportunidades nos minutos decisivos. O Zalgiris agradeceu, e consolidou a vitória com boa atuação de Rolands Smits, com 20 pontos, auxiliado pelos 16 de Edgaras Ulanovas e pelos 15 de Ignas Brazdeikis. Markus Howard, como de costume, liderou o Baskonia com 15 pontos. O Zalgiris segue na briga por playoffs com 13 vitórias e a 9ª colocação, enquanto o Baskonia ostenta os mesmos 13 triunfos, porém ocupa a 7ª posição na tabela.
Por fim, Panathinaikos (GRE) e Valencia (ESP) se enfrentaram em Atenas, em jogo emocionante decidido apenas na última bola a favor do time espanhol. Chris Jones acertou uma bola de três no estouro do relógio e deu ao Valencia a vitória por 92 X 91. O atleta anotou 24 pontos na partida, sendo 11 no decisivo último período. O Valencia esteve atrás durante todo o primeiro tempo, mas virou a chave na defesa durante o segundo tempo e conseguiu alcançar o placar. Pelo time grego, Paris Lee (25 pontos) e Arturas Gudaitis (23 pontos) foram os destaques. O Valencia, com 13 vitórias, ocupa a 8ª colocação. Já o Panathinaikos soma apenas 8 triunfos e é o 16º colocado.