Após a pausa para as Copas Domésticas na última semana, a Euroliga retornou e tivemos jogos importantes na 25ª rodada, disputada nesta quinta e sexta-feira (23/02 e 24/02). A zona de classificação segue sendo modificada, principalmente depois das derrotas de Valencia, Monaco e Žalgiris e das vitórias de Maccabi Tel Aviv e Fenerbahçe. Enquanto a briga pelos playoffs segue acirrada, algumas equipes se aproximam a passos largos do adeus na temporada.
LEIA TAMBÉM: 24ª Rodada – jogos adiados marcam a jornada da Euroliga
Volta de Lorenzo Brown faz efeito e Maccabi entra na zona de classificação, desbancando o Žalgiris
Abrindo as partidas da rodada, o Maccabi Tel Aviv (ISR) recebeu em casa os alemães do Bayern de Munique (ALE) e saiu vencedor perante sua torcida pelo placar de 90 a 82, marcando uma das melhores atuações do Maccabi até aqui. Muito do ímpeto ofensivo da equipe israelense veio por conta da volta do armador Lorenzo Brown (27 pontos e 6 assistências), que não jogava uma partida da Euroliga desde 19 de janeiro, quando se lesionou contra o Alba Berlim. Apesar de estar sem ritmo de jogo, Brown foi quem liderou as ações no ataque, principalmente na etapa final do confronto, onde marcou 17 dos seus 27 pontos nos últimos 13 minutos, sendo crucial para que a equipe da casa virasse no placar no último período e garantisse a vitória. Com este triunfo, o Maccabi entra na zona de classificação novamente, enquanto o Bayern amarga a 15ª colocação e vai se aproximando cada vez mais da eliminação na temporada.
Ainda na quinta-feira (24), o jogo entre Real Madrid (ESP) e Žalgiris (LIT) tinha tudo para ser o destaque da rodada por conta do roteiro que pairava sobre as equipes. O Real precisava da vitória para não deixar o líder Olympiacos distanciar na tabela, ao mesmo tempo que o clube lituano necessitava sair vencedor fora de casa para recuperar o fôlego na briga pela pós-temporada, pois a derrota o custaria caro. O Žalgiris parecia mais técnico no início do confronto, mas acabou perdendo o ímpeto após o primeiro período. Liderados por Džanan Musa (17 pontos), a equipe de Madrid foi achando seu ritmo de jogo, atuando de forma muito coletiva, com cinco jogadores pontuando dois dígitos, principal arma para disparar no placar e vencer o duelo. Mesmo com uma partida a menos, o Real permanece na vice-liderança. Já pelo lado lituano, com toda certeza, esta foi a derrota mais pesada na temporada para o Žalgiris, que cai para a 10ª posição, abaixo da zona de playoffs pela primeira vez desde o início de 2023.
Clubes sérvios são derrotados, mas apenas o Partizan permanece com boas chances de classificação
No duelo rumo às primeiras colocações, Partizan (SER) e Fenerbahçe (TUR) se encontraram em Belgrado, Sérvia, e protagonizaram uma verdadeira batalha do início ao fim. Mesmo sem ter jogado por três semanas, o clube turco conseguiu sair com a incrível vitória fora de casa pelo apertado placar de 97 a 94. A grande arma do Fenerbahçe na partida foi o ala Marko Gudurić, que marcou 11 dos seus 25 pontos no último período mesmo após estar perdendo pela maior parte do tempo no terceiro período. Além de cestinha da partida, Gudurić distribuiu sete assistências e conseguiu o melhor PIR da partida (35). Sendo assim, após a vitória, o ala da equipe turca ganhou merecidamente o prêmio de MVP da rodada. Com o revés, o Partizan acabou quebrando sua invencibilidade em casa de cinco jogos, mas permanece na sexta posição. Já o Fenerbahçe, mesmo com um jogo a menos, sobe mais uma posição e termina a rodada no “G4”.
Se mesmo perdendo o Partizan segue confiante com sua campanha, não podemos dizer o mesmo do seu arquirrival Estrela Vermelha (SER), que conseguiu a proeza de perder em casa para o lanterna Alba Berlim (ALE) por 87 a 72, afastando-se bastante da briga pela classificação em um momento tão crucial. O Estrela começou muito bem o confronto e venceu o primeiro quarto por 10 pontos de diferença. No entanto, mesmo chegando ao ponto de estar atrás do placar por 13 pontos, o Alba reagiu e reduziu a desvantagem para cinco pontos ao intervalo e depois para apenas um quando as equipes entraram no período decisivo. Nos dez minutos finais, Maodo Lo (24 pontos) dominou completamente a quadra com seus companheiros, o que resultou na vitória espetacular alemã de virada fora de casa. Novamente o clube de Belgrado não aproveita a grande chance e se distancia por duas vitórias da oitava posição.
Virtus Bolonha e Anadolu Efes vencem e estão mais vivos do que nunca na batalha pelo “G8”
A partida mais parelha da rodada ficou para o duelo entre o atual campeão da liga Anadolu Efes (TUR) e o ASVEL (FRA). Mesmo jogando fora de casa, o Efes demonstrou grande resiliência nos segundos finais e venceu por 90 a 89, retomando o ânimo na corrida pela classificação, pois está a uma vitória de diferença do oitavo colocado e se encontra com um jogo a menos. O experiente armador Nando De Colo (20 pontos) abriu o caminho para que o clube francês pudesse vencer em casa, porém, o ala-armador Will Clyburn (20 pontos) estava em uma noite iluminada, terminando a partida como o herói após converter dois lances livres faltando 5,5 segundos no relógio. O ASVEL ainda teve a chance de sair vencedor, mas a defesa turca se sobressaiu e os franceses praticamente carimbaram sua eliminação na temporada, apesar de matematicamente ainda haver mínimas chances.
Outra equipe que também entrou de vez na briga pelas oito primeiras posições é a Virtus Bolonha (ITA), que volta a sonhar com resultados grandes na temporada após vencer em casa o Baskonia (ESP) por 88 a 83, estando com apenas uma vitória de diferença para o Maccabi Tel Aviv. Na partida em si, graças a um importante impulso ofensivo entre o segundo e o terceiro quarto, a Virtus foi encontrando seu ritmo de jogo, que acabou se tornando sólido nos minutos finais. O ala da equipe italiana, Awudu Abass (10 pontos), que recentemente voltou de uma lesão de longa data no joelho, foi crucial para a Virtus Bolonha na defesa, onde eliminou Maik-Kalev Kotsar com um toco espetacular nos últimos instantes do confronto, o que deu uma confiança a mais para seus companheiros finalizarem positivamente o placar. Com a derrota, o Baskonia ascende como nunca seu radar de perigo, pois se encontra na sétima posição, mas com o mesmo número de vitórias do décimo colocado.
Outros resultados
Na Itália, a equipe da Olimpia Milão (ITA) vem mostrando que não vai desistir e seguirá lutando até a última rodada. Recebendo o Panathinaikos (GRE), que estava com seu novo técnico (Christos Serelis) estreando na Euroliga, a equipe de Ettore Messina foi melhor venceu pelo placar parelho de 78 a 76, conquistando sua terceira vitória consecutiva e subindo para a 14ª posição na tabela de classificação. Mesmo sem Kevin Pangos e Shavon Shields, a Olimpia se segurou na dupla formada por Shabazz Napier e Brandon Davies, ambos terminando com a maior pontuação da equipe (16 pontos).
Embalado cada vez mais, o líder Olympiacos (GRE) chega na sétima vitória consecutiva após superar fora de casa o Valencia (ESP), por 92 a 85. O triunfo grego passou muito pelas mãos de Kostas Papanikolaou, que marcou ótimos 22 pontos, melhor marca de sua carreira em pontos. A vitória como visitante não foi nada fácil, houveram duas reviravoltas de dois dígitos no placar. O Valencia tentou reduzir a desvantagem no último período e tornar-se competitivo novamente, mas o líder Olympiacos sempre tinha uma resposta, especialmente com Sasha Vezenkov para permanecer fora de alcance. A equipe espanhola é uma das que perdeu o posto na zona de classificação após ser derrotada, declinando à nona posição.
Na Catalunha, o Barcelona (ESP) conseguiu uma vitória muito necessária sobre o Monaco (FRA), se mantendo na briga pela liderança do campeonato. A partida terminou com o placar de 80 a 70, com o Barcelona vencendo todos os períodos. A equipe da casa começou freneticamente, liderados pelo armador Tomáš Satoranský (15 pontos), marcando 24 pontos no primeiro quarto, o que foi suficiente para uma vantagem confortável que cresceu para 11 pontos de diferença no intervalo. O Monaco não conseguiu encontrar nenhum tipo de fluxo ofensivo e o Barça aproveitou a vantagem para conseguir a vitória.