E a EuroCup voltou! Após uma parada de um mês, em função das Copas domésticas e da última janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a competição teve sua Rodada 15 realizada na terça e quarta-feira (07 e 08/03), chegando na reta final da fase regular (total de 18 rodadas). O Prometey, da Ucrânia, segue sendo a grande sensação, emendando a oitava vitória consecutiva e mantendo a liderança isolada do grupo A, enquanto o Gran Canaria lidera o grupo B, com a melhor campanha da EuroCup até o momento. Por outro lado, o Śląsk Wrocław e o Cedevita Olimpija já estão matematicamente fora da próxima fase, com o último sendo uma das grandes decepções da competição.
No dia 14/03, foi realizado o jogo atrasado da Rodada 14, entre Bursaspor e JL Bourg, com vitória do time turco por 92-82, com grande apresentação de Zach Auguste, com 17 pontos, dez rebotes e três tocos. A partida havia sido adiada em função dos terríveis terremotos ocorridos na Turquia e na Síria.
LEIA TAMBÉM: Mais times classificados, em rodada tensa com jogo suspenso e caso de racismo absurdo contra brasileiro
Grupo A
O time mais “quente” da competição no momento, o Prometey (UKR), manteve a liderança do grupo e venceu a oitava partida seguida, desta vez superando o ratiopharm Ulm (ALE), fora de casa, por 78-83. O time alemão até conseguiu abrir nove pontos de vantagem logo no início da partida, mas a equipe ucraniana mostrou a força do conjunto e o bom momento que vive, equilibrando as ações e assumindo o controle no segundo tempo. Com boa defesa (15 roubos de bola) e melhor eficiência perto da cesta, os visitantes tiveram Caleb Agada como grande destaque, com 13 pontos, oito rebotes, quatro assistências e cinco roubos de bola. Os brasileiros novamente tiveram grande destaque pelo Ulm, com Yago dos Santos anotando 17 pontos, dois rebotes, sete assistências, dois erros e 20 de PIR, enquanto Bruno Caboclo teve 20 pontos, sete rebotes, um roubo, três tocos, três erros e 23 de PIR.
Mantendo a segunda colocação, o Joventut Badalona (ESP) não tomou conhecimento do JL Bourg (FRA) e venceu por 65-86, fora de casa, chegando à quarta vitória nos últimos cinco jogos. Já o time francês, que liderou a competição em alguns momentos, alcançou a quarta derrota consecutiva e caiu para a quarta posição na tabela. Após um primeiro tempo equilibrado, o time catalão fez 26-46 na segunda etapa, com muito bom aproveitamento nos arremessos, e venceu de forma tranquila. Destaque para Ante Tomić, com 22 pontos, oito rebotes, cinco assistências e 31 de PIR. Em outra partida, um clássico italiano entre Reyer Veneza (ITA) e Germani Brescia (ITA), com vitória da primeira, sem dificuldades e de ponta a ponta, por 90-64, na estreia do técnico Neven Spahija. Com o triunfo, o time veneziano assumiu a terceira colocação e garantiu vaga na próxima fase, interrompendo uma sequência de duas derrotas seguidas, empurrando o rival para a sétima posição. O destaque ficou com Mitchell Watt, com 22 pontos, cinco rebotes, três assistências, um roubo, dois tocos e 34 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada.
Lutando pela sobrevivência na competição, o U-BT Cluj-Napoca (ROM) conseguiu importante vitória diante do Bursaspor (TUR), por 87-83. O time romeno voltou a vencer, após três derrotas consecutivas, enquanto o vice-campeão da temporada passada está numa sequência ruim, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos. Liderando quase de ponta a ponta, o Cluj chegou a ter 14 pontos de frente ao final do terceiro quarto, mas viu o Bursaspor encostar e a vitória vir apenas nos momentos finais. Com 48% da bola tripla (13 acertos), o time da casa teve seis jogadores com pelo menos dez pontos, com destaques para Jalen Jones e Patrick Richard, com 14 cada. O brasileiro Leo Meindl teve mais uma partida muito sólida, com 13 pontos, oito rebotes, quatro assistências, dois erros e 16 de PIR. Por fim, o Lietkabelis (LIT) chegou à quarta vitória seguida e eliminou o Cedevita Olimpija (SLO), com placar de 87-94. Com o triunfo, o time lituano garantiu vaga na próxima fase, enquanto o time esloveno confirmou a decepção que foi ao longo de toda a competição, permanecendo na lanterna de seu grupo. A partida foi equilibrada, com os visitantes conseguindo uma melhor diferença apenas no último quarto, com um arsenal de bolas triplas (15/30, 50%). Destaques para Kristian Kullamäe, com 16 pontos, seis rebotes, seis assistências e dois tocos (26 PIR), Gediminas Orelik, com 22 pontos, e Jamel Morris, com 19 pontos, com os três combinando para 13 bolas triplas.
Grupo B
O líder do grupo e melhor equipe da competição até o momento, o Gran Canaria (ESP), voltou a vencer após derrota na rodada anterior, superando a Trentino (ITA) por 94-88. A equipe canária venceu de ponta a ponta, porém não teve vida fácil contra os italianos, que contaram com grande partida do jovem Matteo Spagnolo, com 23 pontos, quatro rebotes e quatro assistências (29 PIR). Porém, o melhor conjunto e movimentação de bola do time da casa prevaleceram, com destaque para o argentino Nicolás Brussino, com 16 pontos, oito rebotes, três assistências, dois roubos e 28 de PIR. O brasileiro Vitor Benite voltou a fazer uma boa partida, com 14 pontos, três rebotes e 15 de PIR.
O Türk Telekom (TUR) manteve a segunda posição e chegou à terceira vitória seguida, batendo o Promithéas (GRE) por 85-75, e interrompendo a sequência de três vitórias do time grego. O time turco venceu de ponta a ponta, com um pequeno susto no terceiro quarto, quando o Promithéas encostou no placar, mas logo dissipado no período final. Destaque para Axel Bouteille, com 21 pontos, sete rebotes e três assistências (28 PIR). O Budućnost (MNE) conseguiu importante vitória e subiu para a quarta posição, superando o Hapoel Tel Aviv (ISR), que vinha de sete vitórias consecutivas, por 89-79. Com uma grande defesa, o time da casa conseguiu abrir 17 pontos de vantagem ainda no segundo quarto, não deixando de liderar a partida em nenhum momento. Foi mais uma grande partida de Erick Green, com 21 pontos e 25 de PIR, deixando o time montenegrino em uma boa posição para brigar pelo mando de quadra.
O Hamburg Towers (ALE) deu passo importante rumo à classificação, ao vencer o Paris Basketball (FRA) por 91-74, podendo conseguir a vaga na próxima rodada. O time francês não contava com seu cestinha, Kyle Allman, e não foi páreo para o garrafão (44 rebotes) e a bola tripla do Hamburg (11 acertos), com destaque para Lukas Meisner, com 26 pontos (6/12 do perímetro), cinco rebotes e três assistências. Finalizando, o London Lions (ING) sofreu, mas conseguiu a vitória diante do eliminado Śląsk Wrocław (POL), por 76-83, permanecendo na sétima posição. O jogo foi comandado pela dupla Jordan Taylor (23 pontos, sete rebotes, 28 PIR) e Miye Oni (22 pontos, 12 rebotes, dois tocos, 30 PIR), sem necessidade de uma grande atuação de Sam Dekker.