A semana foi movimentada na Euroliga, com duas rodadas disputadas no espaço de quatro dias. Ao final, os times agora estão mais perto da definição por vagas nos Playoffs, com as últimas rodadas prometendo muito drama e emoção nesta disputa.

LEIA TAMBÉM: EuroCup – Após um mês de parada, competição europeia retorna para a reta final da fase regular

RODADA 27

A semana de rodada dupla da Euroliga começou com as partidas da rodada 27, que aconteceram entre os dias 07 e 08 de março. 

Com seis partidas, o dia 07 foi o mais movimentado, e contou com duelos interessantes. No topo da tabela, o destaque ficou por conta do confronto entre Olympiacos (GRE) e Barcelona (ESP), onde o time grego recebeu os rivais catalães em Piraeus e venceu pelo placar de 77 X 70. Shaq McKissic (16 pontos), Giannoulis Larentzakis (15 pontos) e Sasha Vezenkov (14 pontos) lideraram os esforços vencedores. Vezenkov, inclusive, foi elogiado pelo atual MVP da Euroliga, Nikola Mirotic. O astro do Barcelona disse que o búlgaro do Olympiacos tem seu apoio para o prêmio da atual temporada. 

Em jogo apertado e de baixa pontuação, o Zalgiris (LIT) venceu o ALBA (ALE) em Berlim pelo placar de 66 X 63. O jogo foi próximo durante toda sua duração, e só foi decidido no final com arremesso de Roland Smits. Na Espanha, a Olimpia (ITA) visitou o Valencia (ESP) e venceu com grande atuação de Shabazz Napier pelo placar de 88 X 84. Napier contribuiu com 28 pontos e vem sendo destaque da Olimpia desde sua chegada. 

Ainda na Espanha, o Real Madrid (ESP) recebeu o Baskonia (ESP) e foi derrotado pelo rival em Madrid pelo placar de 85 X 81, com grande atuação de Matt Costello, que anotou 20 pontos e a cesta decisiva nos segundos finais, quando o jogo estava empatado em 81 pontos. Pelo Real, Dzanan Musa anotou 21. Fechando os jogos do dia 07, o Partizan (SER) visitou a Virtus (ITA) em Bologna, e venceu o time da casa pelo placar de 88 X 79. Sasha Danilovic, ídolo da Virtus, foi homenageado antes da partida e assistiu Dante Exum anotar 17 pontos, 7 rebotes e 7 assistências e liderar o Partizan ao triunfo. O australiano também foi eleito o MVP da Rodada 27.  

Em Munique, o Bayern (ALE) recebeu o ASVEL (FRA) e fez valer o mando de quadra, derrotando o time francês por 76 X 72 com Corey Walden anotando 8 de seus 10 pontos nos três últimos minutos. Andreas Obst anotou 15, enquanto Dee Bost liderou o ASVEL com 18. 

No dia seguinte, três partidas encerraram a primeira rodada da semana de jornada dupla da Euroliga. O Maccabi (ISR) recebeu o Fenerbahçe (TUR) e conquistou vitória maiúscula pelo placar de 78 X 74. O jogo foi apertado e foram necessárias intervenções decisivas de John DiBartolomeo, com grande roubo de bola, e depois lances livres decisivos de Lorenzo Brown e Wade Baldwin para selar a vitória. Brown liderou o time israelense, como de costume, com 21 pontos. 

Em Belgrado, Facundo Campazzo fez sua estreia jogando em casa pelo Estrela Vermelha (SER) e não decepcionou. Com 22 pontos e 7 assistências, o astro argentino liderou o Estrela em triunfo tranquilo sobre o Anadolu Efes (TUR) pelo placar de 92 X 75. O atual bicampeão da Euroliga segue com os desfalques de Vasilije Micic e Shane Larkin, seus maiores astros, e com isso Ante Zizic liderou a pontuação do time visitante com 16 pontos. Finalizando a rodada, o Monaco (MON) conquistou uma vitória tranquila sobre o Panathinaikos (GRE) pelo placar de 84 X 70, ancorado em boas atuações de Jordan Loyd e Alpha Diallo, com 18 pontos cada. 

RODADA 28

Sem tempo para descansar, os times imediatamente viraram a chave e começaram a Rodada 28, disputada entre os dias 09 e 10. A Virtus visitou o ALBA e evitou a segunda derrota consecutiva ao vencer o time alemão de maneira convincente, pelo placar de 96 X 74. Kyle Weens (22 pontos) e Milos Teodosic (21 pontos e 6 assistências) lideraram os esforços da Virtus, que agora tem 13 vitórias e segue na disputa por uma vaga nos playoffs, ocupando a 11ª posição. Já o ALBA está oficialmente eliminado dos playoffs, com apenas 7 triunfos na competição e a última colocação na tabela.

O Zalgiris recebeu o ASVEL e conquistou a segunda vitória da semana, derrotando o time francês com facilidade por 85 X 67. Com a derrota, o ASVEL é mais um eliminado dos playoffs, ocupando a penúltima colocação da Euroliga com apenas 8 vitórias. Já o Zalgiris segue firme na disputa por uma vaga no mata-mata, tendo alcançado 15 triunfos e a 9ª colocação. Ignas Braizdekis anotou 19 pontos, enquanto Jonah Matthews contribuiu com 18 para o ASVEL

Na Grécia, o Olympiacos conquistou a segunda vitória da semana ao bater o recorde de bolas de três da história do time contra o Bayern. Foram 19 bolas de três na construção do placar elástico de 102 X 74, isolando o time no topo da tabela com 20 vitórias. Sasha Vezenkov, com 18 pontos e 4 bolas de três, liderou o time grego. 

Em Milão, a Olimpia chegou a mais um triunfo na grande recuperação que vem fazendo na temporada. São 6 vitórias seguidas na Euroliga e 8 nas últimas 9 partidas em todas as competições desde a chegada de Shabazz Napier ao time. O adversário da vez foi o Partizan, que não resistiu aos esforços do time da casa e perdeu por 76 X 72. O jogo foi uma batalha tática muito interessante entre Ettore Messina e Zeljko Obradovic, com o italiano prevalecendo desta vez. A Olimpia segue muito atrás na tabela, com 12 vitórias e a 13ª colocação, mas o retrospecto recente permite que os fãs possam ao menos sonhar com a vaga nos playoffs e aproveitem mais o final de uma temporada que foi desastrosa nos primeiros meses. Já o Partizan permanece com 15 vitórias e a 7ª colocação, firme na briga por playoffs. 

Jogando o segundo duelo espanhol da semana, o Real Madrid desta vez venceu ao receber o Valencia em seus domínios, mas não foi fácil. O placar de 95 X 91 mostra o quão disputado foi o jogo, e o Real precisou de bons jogos de Gabriel Deck (18 pontos) e Edy Tavares (14 pontos) para prevalecer. Deck, inclusive, foi eleito Co-MVP da rodada ao lado de Chima Moneke, do Monaco. Com o triunfo, o Real chega a 19 vitórias e ocupa a segunda colocação, mas ainda tem um jogo a menos que o Olympiacos devido ao cancelamento de partidas pelo terremoto na Turquia. Pelo Valencia, os 19 pontos de Chris Jones e os 17 pontos de Jasiel Rivero não foram suficientes para evitar a derrota. 

No último dia de jogos da rodada dupla, quatro jogos movimentaram a jornada. O Anadolu Efes recebeu o Maccabi em Istambul e perdeu a segunda partida da semana, com Ergin Ataman sendo expulso durante o jogo. O Maccabi não tomou conhecimento da situação e aproveitou para conquistar sua segunda vitória consecutiva por uma vantagem confortável de 86 X 64. O time israelense ocupa atualmente a oitava colocação, com 15 vitórias, enquanto o Efes segue em situação delicada com 13 vitórias e um jogo a menos, mas ainda sem perspectiva de retorno de Micic e Larkin. https://www.youtube.com/watch?v=k-bHctA3pC4

Também em Istambul, o Fenerbahçe recebeu o Barcelona e venceu o rival catalão por 81 X 73 depois de estar perdendo por 17 pontos no decorrer da partida. Com uma sequência de 14 X 5 nos minutos finais, o time turco construiu o triunfo e agora chega a 17 vitórias e ocupa a 5ª colocação, apenas uma vitória atrás do quarto colocado Monaco. Jonathan Motley (16 pontos) e Marko Guduric (15 pontos) lideraram o time turco, enquanto Nikola Mirotic (19) foi o cestinha do Barcelona. O time catalão segue na terceira colocação, com 18 vitórias. 

O Panathinaikos também conseguiu uma virada incrível ao vencer o Estrela Vermelha na Grécia pelo placar de 75 X 66. O time perdia por 16 pontos quando encaixou uma sequência de 15 X 1 no terceiro período, permanecendo quente no quarto período e consolidando a vitória. Com o triunfo, o Panathinaikos evitou a eliminação oficial dos playoffs e chegou à nona vitória na competição, ocupando a 16ª colocação. Já o Estrela perdeu um jogo importante em sua tentativa final de chegar ao mata-mata e estacionou em 12 vitórias, atualmente ocupando a 14ª colocação. 

No País Basco, o Monaco surpreendeu o Baskonia ao vencer mesmo com o desfalque de Mike James. Jordan Loyd (19 pontos), Elie Okobo (18 pontos) e o Co-MVP da rodada Chima Moneke (14 pontos e 13 rebotes) supriram a ausência do astro estadunidense e lideraram a vitória por 102 X 93. O time da casa contou com 20 pontos e 12 assistências de Darius Thompson, além de mais 20 pontos de Markus Howard, mas não foi o suficiente. Com o triunfo, o Monaco se mantém no Top 4 ao ocupar a quarta posição, enquanto o Baskonia segue em sexto lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *