A penúltima rodada da fase regular, a Rodada 17, foi realizada nesta terça e quarta-feira (21 e 22/03), com a definição do último classificado à próxima fase, além de algumas modificações na tabela de classificação, que envolvem a briga pelo mando de quadra. O Prometey (Ucrânia) e o Gran Canaria (Espanha) seguem como as melhores campanhas da competição, e jogarão em casa na última rodada, com boas chances de consolidarem as melhores posições.
LEIA TAMBÉM: Com apenas uma vaga em aberto, rodada tem definições na tabela, Trentino sonhando e Caboclo dando show
Grupo A
Em um dos grandes jogos da rodada, o Lietkabelis (LIT) venceu a sexta partida consecutiva, em grande confronto contra o Bursaspor (TUR), por 88-85. O jogo foi muito equilibrado, com mudanças na liderança, e a partida sendo decidida em um arremesso certeiro de Jamel Morris, com 1,3 segundo no relógio. O jogador foi o grande destaque, com 21 pontos e sete assistências. O time lituano se manteve na quarta posição, enquanto os turcos ficaram em oitavo lugar. O líder Prometey (UKR) aumentou sua sequência de invencibilidade, chegando a dez vitórias, derrotando fora de casa o eliminado U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 87-96 O time ucraniano liderou praticamente todo o jogo, com um breve susto no quarto final, quando emendou uma corrida de 10-0 e confirmou a vitória. Destaque para Caleb Agada, com 21 pontos, cinco rebotes, duas assistências e dois roubos (25 PIR). O brasileiro Leo Meindl teve uma partida mais discreta que o usual, com nove pontos, dois rebotes, um roubo e seis de PIR, em 21 minutos em quadra.
Outra equipe com brasileiros, o ratiopharm Ulm (ALE) conquistou importante vitória fora de casa, superando o JL Bourg (FRA) por 78-85. O time alemão subiu para a terceira posição, enquanto o time francês, que já liderou a competição, desabou para a sétima posição, após o sexto revés consecutivo. O jogo foi definido no segundo quarto, quando o Ulm fez uma corrida de 15-0 e abriu 19 pontos de vantagem, administrados até o apito final. Destaque para Joshua Hawley, com 15 pontos, seis rebotes e cinco roubos, com os brasileiros novamente tendo boa participação: Yago dos Santos, com 12 pontos, dois rebotes, cinco assistências, um roubo, três erros e 12 de PIR, em 31 minutos em quadra, e Bruno Caboclo, com 16 pontos, dois rebotes e dez de PIR, em 18 minutos em quadra.
O Joventut Badalona (ESP) conquistou a quarta vitória seguida, e chega forte para os playoffs, como um dos grandes favoritos. O triunfo veio fora de casa, diante da Reyer Veneza (ITA), por 74-80, que derrubou a equipe italiana para o quinto lugar. O jogo foi muito equilibrado, com vantagem dos catalães nos rebotes (43-37) e assistências (20-13). Destaque para Henry Ellenson, com 18 pontos, cinco rebotes e dois tocos. Por fim, a Germani Brescia (ITA) conquistou importante vitória diante do Cedevita Olimpija (SLO), por 84-82, subindo para a sexta posição. O jogo foi definido na primeira etapa, quando a equipe italiana abriu 18 pontos, graças à bola tripla, porém os visitantes reagiram e encostaram no placar. Uma bola tripla de Kenny Gabriel, com cerca de um minuto por jogar, deu um suspiro ao time da casa e a conquista da vitória. Destaque para Gabriel, com 13 pontos e nove rebotes.
Grupo B
A equipe com melhor campanha da competição, o Gran Canaria (ESP), confirmou o primeiro lugar do grupo, ao vencer sem dificuldades o Budućnost (MNE), por 69-94. O time canário foi dominante do início do fim, com incríveis 70% de aproveitamento na bola de dois pontos e 53% na bola tripla, abrindo boa vantagem ainda no primeiro tempo. Destaque para John Shurna, com 16 pontos e seis rebotes, com o brasileiro Vitor Benite anotando dez pontos, dois rebotes, uma assistência e dez de PIR, em apenas 11 minutos em quadra.
O Türk Telekom (TUR) venceu o London Lions (ING) na Inglaterra, por 84-89, e manteve a segunda posição do grupo, enquanto o time inglês estacionou no sétimo lugar. Apesar dos 25 pontos de Sam Dekker para o time da casa, o time turco foi dominante nos rebotes, com 48 no total e incríveis 18 ofensivos, e muito eficiente na bola próxima da cesta (67% de aproveitamento). Destaque para Axel Bouteille, com 21 pontos, sete rebotes, três assistências e 25 de PIR. Colado no time turco, o Hapoel Tel Aviv (ISR) obteve vitória tranquila diante do Śląsk Wrocław (POL), por 76-87, mantendo-se na terceira posição na tabela. Apesar de não abrir grande vantagem ao longo do jogo, o time israelense teve o domínio do início ao fim, com o quarto final sendo decisivo. Destaque para Jordan McRae, com 17 pontos, quatro rebotes e três assistências.
Com uma exibição de luxo de Anthony Cowan Jr, o Promithéas (GRE) venceu o Paris Basketball (FRA) por 84-81, assumindo a quarta posição na tabela, enquanto o time francês caiu para o quinto lugar. A partida foi equilibrada e chegou empatada nos segundos finais, quando Cowan anotou uma bola tripla definitiva, com pouco mais de quatro segundos no relógio. O jogador anotou 38 pontos (recorde da temporada e histórico do clube), seis assistências e 38 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada, pela segunda vez. E a batalha pela última vaga foi digna de jogo decisivo, com o Hamburg Towers (ALE) vencendo a Trentino (ITA) por 89-87, e conquistando a derradeira vaga aos playoffs. A partida foi bastante equilibrada e com diferentes momentos para cada time, com o time italiano buscando a recuperação no quarto final, e tendo a última bola para conseguir a vitória. Mas o arremessos não caiu. Destaques para Anthony Polite, com 27 pontos e quatro rebotes, e Yoeli Childs, com 18 pontos, 20 rebotes, quatro assistências e 36 de PIR.