Nesta semana foi realizada a rodada 33 da Euroliga, a penúltima da fase regular, com jogos na quinta e sexta-feira (06 e 07/04), definindo mais dois times classificados aos playoffs: Maccabi Tel Aviv e Partizan. Com isso, seis equipes já garantiram vaga na próxima fase, restando apenas dois lugares, disputados por três equipes: Fenerbahçe, Baskonia e Žalgiris. Além disso, a rodada final servirá para definir as posições na tabela e os confrontos dos playoffs, garantindo muita emoção até o último segundo.
LEIA TAMBÉM: A luta pela classificação continua a todo vapor após Efes, Baskonia e Zalgiris vencerem
Fenerbahçe e Baskonia vencem em casa e seguem na luta por uma vaga
Na quinta-feira (06) foi disputado o derby turco, com o Fenerbahçe (TUR) recebendo o atual bicampeão Anadolu Efes (TUR), e vencendo sem maiores dificuldades por 103-86. Com isso, a edição atual da Euroliga terá um novo campeão, pois a derrota eliminou as chances do Efes chegar aos playoffs, enquanto o Fener ainda depende da última rodada para garantir a classificação. O time da casa dominou o oscilante Efes, com alto aproveitamento nos três pontos (56%), domínio nos rebotes (30-19) e nas assistências (20-13), com destaque para a grande partida de Nigel Hayes-Davis, com 26 pontos (recorde da carreira), quatro rebotes, quatro assistências, um roubo e 32 de PIR. O Efes, apesar de trazer reforços importantes para a temporada, em nenhum momento da competição mostrou ser um time em busca de mais um título, com problemas internos parecendo influenciar a equipe, visto o que ocorreu no derby, com o técnico Ergin Ataman abandonando o time e indo para o vestiário ainda com 36 segundos por jogar, e Will Clyburn partindo para cima da comissão técnica do Fenerbahçe, por uma suposta fala desrepeitosa.
Mostrando sua força dentro de casa, o Baskonia (ESP) conquistou sua terceira vitória consecutiva e manteve vivas as chances de alcançar os playoffs, batendo o lanterna ASVEL (FRA) por 120-100. O time basco mostrou mais uma vez todo seu poderio ofensivo, sendo apenas a terceira equipe na Euroliga moderna (desde 2000-2001) a alcançar 120 pontos ou mais em uma partida, recorde da equipe, além de distribuir 33 assistências, outro recorde da equipe. O time francês, que chegou a 12a derrota consecutiva, até tentou incomodar o Baskonia em alguns momentos, mas errou demais (16 erros) e não conseguiu segurar o ataque do time da casa, que converteu 17 bolas triplas (50% de aproveitamento). Mais uma vez Darius Thompson foi o destaque, com 23 pontos, quatro rebotes, 12 assistências, três roubos e 36 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada pela segunda vez.
Žalgiris vence jogo dramático em casa e Partizan volta aos playoffs
Em mais uma partida com a Žalgirio Arena completamente lotada, o Žalgiris (LIT) conquistou importante e dramática vitória sobre o Maccabi Tel Aviv (ISR), por 68-67. O time lituano chegou ao terceiro triunfo consecutivo (o terceiro em casa) e manteve as esperanças de classificação aos playoffs (e de jogar o Final Four em casa), e acabou com a sequência de seis vitórias do time israelense. O jogo foi bastante disputado, com nenhuma das equipes conseguindo abrir mais do que sete pontos de vantagem, e a liderança no placar mudando diversas vezes. Um ponto importante para a vitória do time da casa, foi a mudança na defesa no segundo tempo, limitando o Maccabi a apenas 22 pontos em toda a segunda etapa, e conseguindo segurar a dupla Lorenzo Brown e Wade Baldwin. Ainda assim, o ataque do Žalgiris também não foi muito melhor, e os visitantes tiveram a bola do jogo, mas não convertida por Baldwin, em boa contestação de Kevarrius Hayes. Destaque para Rolands Šmits, com 13 pontos, quatro rebotes e quatro roubos. Mesmo com a derrota, o Maccabi garantiu a vaga para os playoffs, pois não perde nos critérios de desempate para os times em disputa.
E o Partizan (SER) de Željko Obradović está de volta aos playoffs da Euroliga, após vitória fora de casa sobre o Monaco (FRA), por 84-88, algo que não ocorria desde a temporada 2009-2010, quando a equipe ficou em quarto lugar. O jogo teve algumas reviravoltas, com o Monaco começando melhor e abrindo dez pontos de vantagem no primeiro quarto, mas o Partizan virou no segundo período, em grande apresentação de Aleksa Avramović, que anotou 14 pontos. O time visitante chegou a abrir 15 pontos de vantagem no terceiro quarto, mas uma corrida de 13-0 do Monaco colocou a partida em igualdade novamente. Com 16 segundos por jogar e um ponto de vantagem, o Partizan tem o ataque e Kevin Punter não perdoa, anotando a bola tripla do jogo. Grande vitória do time sérvio, com destaques para Avramović e Zach Leday, com 22 pontos cada um.
Olympiacos e Real Madrid definem topo da tabela na última rodada
O Olympiacos (GRE) perdeu fora de casa para o Estrela Vermelha (SER), por 87-79, e a oportunidade de confirmar o primeiro lugar na tabela de classificação, deixando para a última rodada. O time começou bem a partida, chegando a abrir 11 pontos de vantagem e parecendo que teria uma fácil vitória. Porém, o time sérvio, embalado pela torcida e por Facundo Campazzo, aos poucos foi equilibrando o jogo, com forte defesa e velocidade no ataque, dando a impressão que a equipe ainda brigava por vaga nos playoffs. Após uma corrida de 9-0 no terceiro quarto, o time da casa assumiu a liderança para não perder mais, chegando à quarta vitória consecutiva. O grande destaque foi o argentino Campazzo, que anotou 20 pontos, três rebotes, oito assistências, cinco roubos e 33 de PIR.
Com a mesma campanha do time grego, o Real Madrid (ESP) venceu o Bayern de Munique (ALE) em casa por 79-67, ainda podendo terminar na primeira posição da tabela. Apesar de chegar à sexta derrota consecutiva e estar no fundo da tabela, o Bayern dificultou a vida do time espanhol, especialmente no primeiro tempo, com Andreas Obst (4/5 na bola tripla) e Zylan Cheatham tendo boas atuações. No segundo tempo, a melhor defesa e a bola de longa distância deram o controle do jogo ao Real, que não foi mais ameaçado pelo time germânico. Apesar de Obst terminar com sete bolas triplas (recorde pessoal), o time da casa também aproveitou bastante este recurso, inclusive tendo eficiência melhor que nos dois pontos (48,3% x 48,1%). Destaque para Mario Hezonja, com 20 pontos, sendo cinco bolas triplas.
Outras partidas
A Olimpia Milão (ITA) conquistou sua sétima vitória seguida dentro de casa, interrompendo a sequência de quatro vitórias do Barcelona (ESP), com placar de 84-76. Com péssimo aproveitamento nos arremessos (37% nos dois pontos e 36% nos três pontos), o time espanhol foi dominado no segundo tempo, chegando a ter uma desvantagem de 17 pontos na metade do quarto final. O destaque italiano ficou novamente com Shabazz Napier, com 18 pontos.
Por fim, duas partidas apenas para cumprir tabela. Primeiro, o Valencia (ESP) pôs fim a uma série de três derrotas, superando a Virtus Bolonha (ITA) por 79-68, sendo a quinta derrota seguida do time italiano. O jogo foi muito disputado até o quarto final, quando o Valencia abriu com uma sequência de 15-0 e assumiu o controle do jogo. Destaque para Shannon Evans, com 15 pontos e seis assistências. A segunda partida foi entre Panathinaikos (GRE) e Alba Berlim (ALE), com vitória do time alemão, fora de casa, por 84-88. O jogo foi controlado pelos visitantes até o quarto final, quando uma corrida de 9-0 colocou os gregos em vantagem por cinco pontos. Porém, o Alba não desistiu, aproveitou bem os lances livres, fez uma corrida final de 13-4 e levou a vitória. Destaque para Jaleen Smith, com 14 pontos, cinco assistências e três roubos.