Neste sábado (17), a terceira partida da série final da Superliga da Turquia foi disputada na cidade de Izmir. O Anadolu Efes novamente foi soberano, derrotou o Pınar Karşıyaka e “varreu” a série por 3-0, conquistando o 16º título da liga em sua história. O experiente técnico Ergin Ataman, que está se despedindo do Efes e indo para o clube grego Panathinaikos, garantiu seu 10º troféu no comando da equipe turca. Ataman conquistou também 2x a Euroliga, 3x a Superliga Turca, 2x a Taça da Turquia e 3x a Taça Presidencial.
>LEIA TAMBÉM: Zona da Euro – Episódio #22 (TABELA ENTREVISTA #1)
JOGO 1 – Anadolu Efes 82 x 78 Pınar Karşıyaka
O primeiro jogo da final, realizado na terça-feira (13), começou muito tranquilo para o Efes, com a dupla formada por Vasilije Micić e Shane Larkin liderando e somando dois dígitos nos primeiros 20 minutos. Com a dupla pegando fogo, o clube de Istambul logo disparou na liderança do placar e não reduziu a vantagem para um dígito. O primeiro tempo terminou com um placar parcial de 43 a 29.
Houve um Pınar Karşıyaka completamente diferente no segundo tempo. Vitto Brown, Errick McCollum e Mindaugas Kuzminskas juntaram-se à cesta de três pontos. Com isso, o Karşıyaka tentou segurar o jogo e a diferença de dois dígitos foi derretendo no terceiro período. A partida chegou em seu ápice com a sequência de 5 a 0 de Kuzminskas e o remate de Brown, trazendo a recuperação dos 16 pontos de diferença e empatando com o Efes já perto do último minuto.
Will Clyburn, que chegou à linha de lance livre na última parte da luta, voltou da linha sem errar, e o Efes retomou a vantagem para quatro pontos. Nos últimos segundos do quarto final, os chutes errados do Pınar Karşıyaka determinaram o placar e o Efes, que conseguiu o resultado desejado na linha de lance livre no final da partida, venceu a primeira confronto com um placar 82 a 78.
JOGO 2 – Anadolu Efes 85 x 68 Pınar Karşıyaka
O Efes começou a segunda partida, na quinta-feira (15), atacando em ritmo acelerado, aproveitando-se bem dos erros simples do adversário para aumentar a diferença para dois dígitos. O domínio do clube da casa foi tão grande que chegou a converter 21 pontos nos primeiros sete minutos. Porém, os alunos de Ergin Ataman não conseguiram marcar nos últimos três minutos do primeiro quarto, muito por conta da perda de Will Clyburn, que lesionou o joelho após esbarrar em seu companheiro de equipe Amath M’Baye. Sendo assim, a diferença caiu para cinco pontos, terminando o período inicial com o placar de 21 a 16.
https://twitter.com/euroleague_time/status/1669393331107790849?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1669393331107790849%7Ctwgr%5E1ac2eb51f59dd332d729f8ac03d6f8db40c97dba%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fbasketnews.com%2Fnews-190812-will-clyburn-sustains-injury-might-miss-the-rest-of-the-turkish-finals.html
Com a ajuda de Vasilije Micić, o Efes retomou o controlo do jogo e aumentou a vantagem para 15 pontos. Embora os alunos de Ufuk Sarıca tenham mostrado um desempenho mais eficaz no resto do tempo, o Pınar Karşıyaka entrou no vestiário oito pontos atrás (43 a 35). A equipe da cidade de Izmir voltou bem do vestiário e conseguiu marcar com a atuação eficaz de Errick McCollum tanto na defesa quanto no ataque. Contudo, o Efes mostrou que permaneceria na liderança do placar em casa e liderou ao término do terceiro período com uma pontuação de 58 a 54. Não permitindo que os esforços do adversário assumissem a liderança no último quarto, a equipe de Istambul saiu vitoriosa com um placar de 85 a 68 e colocou a situação em 2 a 0 na série.
JOGO 3 – Pınar Karşıyaka 74 x 83 Anadolu Efes
Ao contrário dos dois primeiros jogos da série, o técnico do Karşıyaka, Ufuk Sarıca, fez sua quinta escolha de jogador estrangeiro titular para Jaylon Brown em vez de Mindaugas Kuzminskas, enquanto Ergin Ataman levou Rodrigue Beaubois para o time de 12 jogadores em vez de Will Clyburn, que não poderia estar no time devido a sua lesão no jogo anterior. O primeiro quarto da partida foi bastante rápido e de alta porcentagem. O episódio de 10 minutos com um total de 55 pontos foi completado pela superioridade do Anadolu Efes por 27 a 28.
Errick McCollum, que manteve o placar de Karşıyaka em 13 pontos no primeiro quarto, assumiu a bandeira de Vitto Brown no segundo período e o time da casa empatou o placar. Porém, na sequência, o Efes conseguiu cortar o fôlego do seu adversário e voltou ao vestiário para ser o líder (46 a 48). O segundo tempo começou com infortúnios para o Karşıyaka. Com a lesão de Angel Delgado, as quatro faltas de Deniz Kılıçlı causaram um sério problema na rotação central e a diferença foi de dois dígitos por um tempo. No entanto, os alunos de Ufuk Sarıca conseguiram pulverizar a distância para apenas um ponto ao término do terceiro período (63 a 64).
O percurso equilibrado também não mudou muito no último quarto, e os últimos cinco minutos de jogo ficaram empatados em 71 a 71. Na segunda metade do período final, houve uma verdadeira guerra de nervos. O placar ficou travado em 71-71 por cerca de dois minutos e foi Vitto Brown quem quebrou o equilíbrio. Porém, a estrela de Vasilije Micić brilhou e ajudou o Efes a determinar o resultado. Micić, que acertou duas bolas de três pontos em momentos críticos, levou sua equipe à vitória por 74 a 83, conquistando o título nacional de 2023.
MVP das Finais
O ala-armador, Vasilije Micić, que marcou a série final que terminou com o campeonato do Anadolu Efes, ganhou o prêmio de MVP. A estrela sérvia fez 24 pontos e cinoc assistências no primeiro jogo da série, 10 pontos, cinco rebotes e sete assistências no segundo jogo, e 29 pontos, um rebote e sete assistências no último jogo (acertando sete arremessos de três pontos em 12 tentativas, o que representa uma ótima taxa de acerto de 58,3%).
Lembrando que esta pode ser a partida de despedida de Micić, pois foi anunciado que o mesmo estaria disposto a se aventurar na NBA e Oklahoma City Thunder, que possui seus direitos, também estaria interessado em trazê-lo.