Aconteceu entre os dias 25/10 e 27/10 a quarta semana de jogos da Basketball Champions League, com direito a partidas decididas nos últimos segundos. Sendo assim, o primeiro turno da fase de grupos chegou ao fim para os grupos A, B, E e F, encaminhando alguns clubes para a próxima fase e deixando outros em uma situação complicada, precisando fazer um segundo turno perfeito para sonhar com a classificação, já que nesta temporada teremos uma espécie de repescagem para os segundos e terceiros colocados de cada grupo. Saiba todos os detalhes das partidas disputadas na semana quatro:

LEIA TAMBÉM: Os clubes visitantes se destacaram na terceira semana da Champions League

GRUPO A – SEMANA 4

Por Francisco Antonioli

Riesen Ludwigsburg 80 x 69 Tenerife

A quarta semana da Basketball Champions League foi intensa para o Grupo A, já que de certa forma, ditou o possível ritmo classificatório do grupo para a próxima fase. O Ludwigsburg (ALE) mostrou a que veio e bateu o fortíssimo e ainda desfalcado de seu MVP, o Tenerife (ESP), por 80 a 69, em partida realizada na Alemanha. Os donos da casa praticamente confirmaram seu ticket para a próxima fase da competição, enquanto os espanhóis após este tropeço terão de se impor como visitantes para selar a vaga.

A partida teve o controle dos donos da casa do início ao fim, com parciais a seu favor exceto no terceiro quarto. A primeira metade do confronto foi marcada pela agressividade da equipe alemã e erros seguidos para os visitantes, o que refletiu no placar com uma boa margem para o Ludwigsburg (43 a 31). Já no segundo tempo os visitantes passaram a errar menos, chegando a estarem apenas três pontos atrás (55 a 52), mas a “alegria” durou pouco, e com uma bola de três no estouro do cronômetro e uma diminuição em turnover, a equipe alemã retomou o controle e abriu sua margem para sair com a vitória. Destaque da partida para o experiente armador americano Tremmel Darden, ex Real Madrid, que contribuiu com 16 pontos e sete rebotes.

Dinamo Sassari 79 x 87 Prometey

Pela outra partida do grupo, o Prometey (UCR) visitou a Dinamo Sassari (ITA) e conquistou uma importante vitória, não só equilibrando o grupo como abrindo a possibilidade de uma possível classificação para a equipe ucraniana, que agora entra de vez na briga pela segunda vaga junto ao Tenerife (ESP). Os donos da casa até fizeram um “jogo duro” diante dos atuais campeões ucranianos, mas o eficiente quinteto inicial visitante mais uma vez tomou conta da pontuação, fazendo assim com que a Dinamo Sassari não abrisse uma margem considerável no placar.

O primeiro tempo de partida foi bem equilibrado, com os donos da casa sempre na frente, com parcial final do segundo quarto de 44 a 38. O segundo tempo foi de retomada para o Prometey, que conta com quatro experientes jogadores americanos dentre os titulares, obtendo assim um grande percentual de acertos nos arremessos de quadra, finalizando o terceiro quarto com uma margem positiva de quatro pontos (65 a 63). O último quarto apenas consolidou o Prometey como superior no confronto, que, mesmo com uma rotação não muito interessante quando comparada ao Tenerife (ESP) e Ludwigsburg (ALE), tem um ataque sólido e um quinteto inicial altamente efetivo nos arremessos de quadra. Final de partida com vitória para o Pormetey e destaque da partida não apenas para o ala armador norte americano D. J. Kennedy (PRO) com 17 pontos e 10 rebotes, como também para o quinteto inicial de maneira geral, que contribuiu com 64 dos 87 pontos dos visitantes.

Tabela de classificação do Grupo A:

 

GRUPO B – SEMANA 4

Por Luigi Mancini

Pınar Karşıyaka 67 x 72 Manresa

Na cidade de Izmir na Turquia, a equipe do Manresa (ESP) surpreendeu e venceu fora de casa os turcos do Karşıyaka (TUR) por 72 a 67. Apesar da boa partida de Akil Mitchell, que teve 19 pontos e nove rebotes, não conseguiu fazer sua equipe vencer a partida. O Manresa segue invicto, e termina o primeiro turno da fase de grupos na liderança com três vitórias em três jogos disputados. Dá pra se dizer que o triunfo dos espanhóis aconteceu graças ao último quarto. O quarto período começou com os turcos à frente por três pontos, 55 a 52. Mas com forte marcação e cestas importantes de Luke Maye, a equipe conseguiu vencer o período por 20 a 12, virando e vencendo essa partida complicada fora de casa.

Stal Ostrów Wielkopolski 76 x 65 Hapoel Jerusalém

Na Polônia, o Stal Ostrów Wielkopolski (POL) conseguiu sua primeira vitória na história da Champions League. Os comandados de Zoran Sretenović venceram o Hapoel Jerusalém (ISR) por 76 a 65 com grande ajuda de Kobi Simmons, que teve um duplo-duplo de 20 pontos e 10 rebotes. Pelo lado dos israelenses a tristeza é grande. Dá pra se dizer que o Hapoel Jerusalém é uma das maiores decepções dessa edição da Champions League, se não a maior. Mesmo trazendo contratações como Anthony Bennett (escolha número um do Draft da NBA de 2013) e Thon Maker (escolha número 10 do Draft da NBA de 2016) a equipe ainda não venceu e se complica muito na competição ao final dessas três primeiras rodadas.

A equipe israelense até começou melhor, vencendo a primeira parcial por 22 a 11, mas depois disso a partida desandou. Com um aproveitamento muito ruim em lances-livres, apenas 50% (que inclusive foi uma grande diferença da partida, já que os poloneses tiveram 83% nos lances de bonificação) o Stal virou a partida nos três quartos seguintes e garantiu sua primeira vitória. O sinal amarelo já acendeu pelos lados de Jerusalém há muito tempo com esse início de Champions League.

Tabela de classificação do Grupo B:

 

GRUPO E SEMANA 4

Por Bruno Almeida

P.A.O.K. Tessalônica 81 x 74 Galatasaray (TUR)

Com a abertura da terceira rodada do Grupo E, esperava-se uma vitória do time do Galatasaray (TUR) frente ao PAOK Tessalônica (GRE), mas o jogo foi completamente o oposto, o PAOK ganhou em casa ao forte time do Galatasaray, 81 a 74 para os gregos. Marvin Jones foi o principal nome do time grego na partida, o ex-pivô do Peristeri, terminou a partida com um duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes, além de quatro assistências e dois bloqueios. Outro destaque do time do PAOK foi o Malcolm Griffin, que terminou com 13 pontos, dois rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola.

Pelo lado do Galatasaray, o principal destaque fica mais uma vez para DeVaughn Akoon-Purcell, que vem sendo o principal nome do time nessa edição da BCL. O americano terminou a partida com 21 pontos, sete rebotes, uma assistência, um roubo de bola e um bloqueio. Outro jogador que teve uma boa performance foi o Kerry Blackshear Jr, ex-jogador do Florida Gators, terminando a partida com 18 pontos e sete rebotes.

ERA Nymburk 86 x 82 Igokea

No segundo jogo do grupo E, dessa vez em um confronto mais disputado, o time do Nymburk (CZE) ganhou frente ao Igokea (BIH) na sua própria casa, 86 a 82 para os checos. O grande nome de toda a partida foi de Jerrick Harding, ex-armador de Weber State, que vem sendo o principal nome do time nessa edição da BCL. Harding terminou a partida com 29 pontos, dois rebotes, duas assistências e três roubos de bola. O outro grande nome do time foi o de Vojtech Hruban, o ala checo de 32 anos terminou a partida com 17 pontos, oito rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola.

Pelo time bósnio, o destaque fica para o De’Shawn Stephens, ala-pivô que teve uma curta passagem pelo basquete israelense e italiano, terminou a partida com um duplo-duplo de 19 pontos, 11 rebotes e ainda teve um roubo de bola e um bloqueio. O nome de Dalibor Ilic também foi importante, a promessa bósnia terminou a partida com 12 pontos e oito rebotes.

Tabela de classificação do Grupo E:

 

GRUPO F – SEMANA 4

Por Bruno Almeida

Kalev 85 x 87 Filou Oostende

Início da terceira rodada no grupo F (quarta semana da BCL), com mais um jogo disputado, o time do Kalev (EST) perdeu em casa frente ao Oostende (BEL), em um jogo que ficou decidido por apenas 2 pontos, 87 a 85 para os belgas. Pelo time do Kalev, o destaque fica para JeQuan Lewis, o armador terminou a partida com uma ótima performance, de 17 pontos, dois rebotes, seis assistências e dois roubos de bola. Outro nome do time foi o de Silas Melson, o ex-jogador da universidade de Gonzaga terminou a partida com 21 pontos, cinco rebotes, três assistências e um roubo de bola.

Do lado do Oostende, o principal jogador foi Haris Bratanovic, a promessa belga terminou a partida com 15 pontos e cinco rebotes. Outro nome com destaque pelo time belga foi o de Dusan Djordjevic, o armador sérvio que é muito conhecido pela sua capacidade de liderança dentro de quadra, terminou a partida com 16 pontos, dois rebotes e seis assistências.

SIG Strasbourg 74 x 76 Tofaş

Na segunda partida do grupo, o Tofaş (TUR) foi até à França para enfrentar o Strasbourg (FRA) e saiu de lá com uma vitória tirada nos últimos segundos de partida, 76 a 74 para o Tofaş, e mais uma partida do grupo que ficou decidida por apenas dois pontos. O destaque do clube turco voltou a brilhar, o mexicano Pako Cruz terminou a partida com 23 pontos, três rebotes, cinco assistências e um roubo de bola. Ainda pelo Tofaş, o destaque também fica para o ala-pivô croata Tomislav Zubcic, que terminou a partida com 13 pontos, cinco rebotes, três roubos de bola e um bloqueio.

Um nome não muito conhecido pelos amantes do basquete europeu, mas que foi o destaque do Strasbourg na partida, é o de Ike Udanoh, o americano terminou a partida com sete pontos, nove rebotes, duas assistências e três roubos de bola. Outro destaque da partida foi o de Yannis Morin, ala-pivô que teve uma curta passagem pelo OKC Blue dos EUA, terminou a partida com 14 pontos, quatro rebotes e duas assistências.

Tabela de classificação do grupo F:

Datas e horários da 5ª semana:

Segunda-feira (01/11)
16h30 – Unicaja Málaga (ESP) x JDA Dijon (FRA) – Grupo C

Terça-feira (02/11)
14h – Beşiktaş (TUR) x Rytas Vilnius (LIT) – Grupo H
14h30 – Lavrio (GRE) x Nizhny Novgorod (RUS) – Grupo C
16h30 – San Pablo Burgos (ESP) x Oldenburg (ALE) – Grupo H

Quarta-feira (03/11)
14h – Darüşşafaka (TUR) x Brindisi (ITA) – Grupo G
14h – Treviso (ITA) x Falco Szombathely (HUN) – Grupo D
14h – VEF Riga (LET) x AEK Atenas (GRE) – Grupo D
14h45 – Hapoel Holon (ISR) x U-BT Cluj-Napoca (ROM) – Grupo G

*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *