Por Gabriel Girardon e Thiéres Rabelo

Foi concluída nesta quinta-feira (27) a fase de quartas-de-final da Bundesliga. O atual campeão, ALBA Berlim, e o Bayern de Munique, os dois clubes que representam o país na Euroliga e que venceram os três últimos títulos nacionais, não tiveram maiores problemas para avançar para as semifinais. Por outro lado, o líder isolado da temporada regular, Riesen Ludwigsburg passou sufoco para se classificar e o Baskets Oldenburg, que terminou com a terceira melhor campanha, foi surpreendido e eliminado pelo ratiopharm Ulm, clube que representou a Alemanha nesta temporada na EuroCup. Saiba um pouquinho sobre como foi cada uma destas séries e, na seqüência, confira como ficaram os dias e horários da fase de semifinal, que já se inicia neste sábado (29).

Riesen Ludwisburg (1º) x Brose Bamberg (8º)

Atual vice-campeão e grande sensação da temporada regular, o Riesen Ludwigsburg tinha pela frente um dos clubes de camisa mais pesada do país, o Brose Bamberg, o “bicho papão” do basquete do país na década passada, na qual venceu sete títulos, entre as temporadas 2009-10 e 2016-17. Apesar da enorme diferença entre as campanhas dos dois times na temporada regular, esta foi a série mais equilibrada, a única que precisou ir até o quinto jogo.

O Ludwigsburg começou melhor e logo abriu 2 a 0 na série, com duas vitórias dentro de casa. Na primeira partida, o time da região de Stuttgart conseguiu uma convincente vitória por 83 a 69, mesmo com os visitantes tendo começado melhor o jogo. A segunda partida foi bem mais complicada, com o Bamberg fazendo um excelente segundo tempo, mas os donos da casa conseguiram segurar a pressão e assegurar o triunfo por 86 a 83 nos segundos finais.

A série rumou para a Bavária, onde o Bamberg tentaria evitar a eliminação com dois possíveis jogos em casa. Eles não poderiam ter começado essa tentativa de sobrevivência em melhor estilo: no terceiro jogo, desde cedo, os donos da casa se mostraram determinados a vencer. Eles abriram o jogo com um placar parcial de 13 a 4 e já no intervalo venciam por 25 pontos. Entregue, o Ludwigsburg não teve forças para reagir a acabou perdendo pelo elástico placar de 96 a 60. O Bamberg foi valente também no quarto jogo, mas não teve a mesma facilidade, pois o Ludwigsburg contou com um inspirado armador Barry Brown Jr. (32 pontos) para os manter sempre vivos na partida. Mas os donos da casa conseguiram sobreviver à grande pressão, vencer por apertados 87 a 84 e forçar o quinto jogo.

De volta para Ludwigsburg, pela quinta vez na série foi o mandante quem se saiu melhor. Sem dar sopa para o azar, os donos da casa logo abriram dez pontos no primeiro quarto e seguiram para o intervalo vencendo por 13. Mantendo a pressão durante o terceiro quarto, mais uma vez venceram por duplos-dígitos e chegaram ao último quarto vencendo por 24 pontos, praticamente definindo a série ali mesmo. No fim, vitória por 95 a 73 e classificação para o primeiro colocado.

Clique nos links abaixo e assista aos melhores momentos de cada uma das partidas:

Jogo 1 – Ludwigsburg 83 x 69 Bamberg
Jogo 2 – Ludwigsburg 86 x 83 Bamberg
Jogo 3 – Bamberg 96 x 60 Ludwigsburg
Jogo 4 – Bamberg 87 x 84 Ludwigsburg
Jogo 5 – Ludwigsburg 95 x 73 Bamberg

ALBA Berlim (2º) x Hamburg Towers (7º)

Atual campeão da Bundesliga, o Alba Berlin, dono da segunda melhor campanha na temporada regular, não teve dificuldades para eliminar o Hamburg Towers com uma “varrida” por 3 a 0. Logo na primeira partida, vitória fácil por 82 a 59, com destaque para o armador Maodo Lô, com 19 pontos em menos de 20 minutos vindo do banco.

No segundo jogo, um pouco mais de equilíbrio, com o Hamburg estando à frente do placar em alguns momentos do primeiro tempo e próximo de virar no terceiro quarto. Porém, com boa atuação de Simone Fontecchio, autor de 18 pontos e oito rebotes, o Alba venceu novamente, por 95 a 83, e ficou a um triunfo de avançar às semifinais.

A série se mudou para Hamburgo no terceiro duelo, mas o roteiro foi o mesmo de Berlim. Com 30 a 16 no primeiro quarto, o Alba construiu vantagem que não foi mais alcançada. O time da casa chegou a diminuir a distância para seis pontos no fim do terceiro período (60 a 54), mas insuficiente para a virada. Com Lô e Fontecchio como cestinhas – 14 pontos cada –, a equipe da capital venceu por 85 a 73 e garantiu a classificação.

Clique nos links abaixo e assista aos melhores momentos de cada uma das partidas:

Jogo 1 – ALBA 82 x 59 Hamburg
Jogo 2 – ALBA 95 x 83 Hamburg
Jogo 3 – Hamburg 73 x 85 ALBA

Baskets Oldenburg (3º) x ratiopharm Ulm (6º)

24.05.2021, Bayern, Neu-Ulm: Basketball: Bundesliga, ratiopharm Ulm – EWE Baskets Oldenburg, Meisterschaftsrunde, Viertelfinale, 3. Spieltag in der ratiopharm-Arena. Ulms Aric Holman visiert den Korb. Foto: Stefan Puchner/dpa +++ dpa-Bildfunk +++

A série que colocou frente a frente um dos clubes que mais incomodou o Ludwigsburg ao longo da temporada, na briga pela liderança, e o representante alemão na EuroCup deste ano, foi “definida” pelo resultado de sua primeira partida.

Com um segundo quarto espetacular, vencido por 27 a 13, Ulm conseguiu vencer a partida inaugural da série, fora de casa, por 93 a 88, e roubar a vantagem de mando de quadra do Oldenburg. O time do norte alemão até que conseguiu fazer valer seu mando e igualar a série no segundo jogo, o qual venceu apenas com uma bandeja no estouro do cronômetro do ala americano Rickey Paulding, por 77 a 75.

Porém, com a série rumando para a região de Stuttgart, e Ulm não deu bobeira. Mesmo com algumas de suas principais peças não rendendo o esperado, o clube conseguiu se impor e vencer o terceiro jogo por 70 a 66, resistindo a uma grande pressão do Oldenburg no segundo tempo; e conseguiu uma virada incrível no segundo tempo da quarta partida, a qual perdia por 13 pontos no intervalo, mas terminou vencedor por 96 a 88. Ulm volta à semifinal pelo segundo ano consecutivo e tenta chegar à final pela primeira vez em sete anos.

Clique nos links abaixo e assista aos melhores momentos de cada uma das partidas:

Jogo 1 – Oldenburg 88 x 93 Ulm
Jogo 2 – Oldenburg 77 x 75 Ulm
Jogo 3 – Ulm 70 x 66 Oldenburg
Jogo 4 – Ulm 96 x 88 Oldenburg

Bayern de Munique (4º) x Crailsheim Merlins (5º)

Uma das sensações da temporada da Euroliga e vencedor da Copa da Alemanha, o Bayern busca agora o título da Bundesliga. Quarto colocado na fase regular, o time de Munique encarou o quinto, o Crailsheim, e venceu a série por 3 a 1.

Nas duas primeiras partidas, jogando em casa, o Bayern saiu vencedor em ambas. No jogo 1, vitória fácil por 86 a 66, com 22 pontos de Vladimir Lučić. No segundo, duelo mais equilibrado, mas triunfo por 83 a 79, com show de D.J. Seeley, autor de 33 pontos – aproveitamento acima dos 70% nos arremessos totais.

No terceiro confronto, já em Crailsheim, o time da casa conquistou uma vitória por 96 a 82, se mantendo vivo na série. Com 34 pontos, o armador Trae Bell-Haynes foi o maior cestinha em uma só partida de todas as quartas de final. Porém, nem os 32 pontos marcados no jogo 4 foram capazes de empatar a série. Com 86 a 72, com duplo-duplo de Wade Baldwin IV (14 pontos e 11 assistências), o Bayern avançou às semifinais.

Clique nos links abaixo e assista aos melhores momentos de cada uma das partidas:

Jogo 1 – Bayern 86 x 66 Crailsheim
Jogo 2 – Bayern 83 x 79 Crailsheim
Jogo 3 – Crailsheim 96 x 82 Bayern
Jogo 4 – Crailsheim 72 x 86 Bayern

Confrontos e horários das semifinais

Agora, na fase de semifinais, teremos os confrontos entre Ludwigsburg e Bayern de um lado e, do outro, ALBA e Ulm. Assim como as quartas, as semis acontecem em séries melhor de cinco jogos. Confira abaixo as datas e os horários de todos os possíveis jogos desta penúltima fase do campeonato alemão, já no horário de Brasília.

Sábado (29/05)
15h30 – Jogo 1 – Riesen Ludwigsburg x Bayern de Munique

Domingo (30/05)
9h – Jogo 1 – ALBA Berlim x ratiopharm Ulm

Segunda-feira (31/05)
14h – Jogo 2 – Riesen Ludwigsburg x Bayern de Munique

Terça-feira (01/06)
15h30 – Jogo 2 – ALBA Berlim x ratiopharm Ulm

Quarta-feira (02/06)
15h30 – Jogo 3 – Bayern de Munique x Riesen Ludwigsburg

Quinta-feira (03/06)
15h30 – Jogo 3 – ratiopharm Ulm x ALBA Berlim

Sexta-feira (04/06)
15h30 – Jogo 4* – Bayern de Munique x Riesen Ludwigsburg

Sábado (05/06)
15h30 – Jogo 4* – ratiopharm Ulm x ALBA Berlim

Domingo (06/06)
10h – Jogo 5* – Riesen Ludwigsburg x Bayern de Munique

Segunda-feira (07/06)
15h30 – Jogo 5* – ALBA Berlim x ratiopharm Ulm

*Se necessário

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *