Na última semana (nos dias 6, 7 e 8/12), aconteceu a oitava semana da Basketball Champions League. O fim da temporada regular se aproxima e os grupos A, B, E e F entraram em quadra de forma decisiva, garantindo a vaga antecipada para o “Round 16” de alguns times, além de dar um fim para a temporada de outros. Vale lembrar, que este ano as equipes que ficarem na segunda e terceira colocação em seus grupos se enfrentarão em uma fase de repescagem, intitulada de “Play-in“. Para entender um pouco mais sobre o novo formato, clique aqui. Saiba todos os detalhes da oitava semana de jogos da BCL:

GRUPO A – SEMANA 8 DA BCL

Por Francisco Antonioli

Prometey 89 x 56 Dinamo Sassari

Pela outra partida do grupo, o Prometey (UCR) recebeu a Dinamo Sassari (ITA) em partida decisiva pela sobrevivência de ambos na competição. Em solo ucraniano, os donos da casa não deram chances para a equipe italiana, se consolidando como os “azarões” do grupo. A equipe que têm em seu plantel inicial quatro americanos, mostrou seu poder ofensivo na linha dos três, obtendo incríveis 52% de aproveitamento neste quesito. O primeiro tempo teve além deste fator ofensivo, a forte defesa ucraniana, com quase o dobro de rebotes que os visitantes. Assim, o desenrolar da partida seguiu as estatísticas e as atuações passadas, com vitória do Prometey em todos os quartos, mostrando também a superioridade de sua rotação, que mesmo limitada em relação a Ludwigsburg e Tenerife, ainda está bem acima da equipe italiana.

A Dinamo Sassari apenas esboçou alguma reação no segundo quarto de partida, quando perdeu por um ponto. O restante dos quartos contou com vitória ucraniana por pelo menos nove pontos de diferença. Destaque para o armador americano D. J. Kennedy, com 16 pontos e 11 rebotes, vitais para a vitória do Prometey por 89 a 56. O grupo A agora tem uma equipe confirmada na próxima fase, o Ludwigsburg, primeiro colocado com quatro vitórias. Em segundo lugar e dependendo de uma vitória para a classificação, está o Tenerife, com três vitórias até o momento. O terceiro colocado Prometey agora depende de uma vitória contra o líder Ludwigsburg em solo alemão, e que o Tenerife saia derrotado do confronto diante da Dinamo Sassari, último colocado e já desclassificado matematicamente.

Tenerife 83 x 99 Ludwigsburg

A rodada da Basketball Champions League para o grupo A desta semana foi não apenas intensa como sempre, mas também garantiu matematicamente vaga para a próxima fase para um, e desclassificou outro. O Tenerife (ESP) recebeu o embalado Ludwigsburg (ALE), que não poupou esforços para frear o fortíssimo plantel inicial da equipe espanhola, que entrou na partida com Fittipaldo,Wiltjer, Salin, Shermandini e Doornekamp. O primeiro quarto foi de altíssima intensidade e bolas de três pontos para os visitantes, abrindo uma margem de 12 pontos ao fim do período. O restante do primeiro tempo foi como se imaginava, o plantel de Tenerife muito agressivo como sempre, porém a forte defesa do Ludwigsburg, com roubos de bola, fez com que a margem só aumentasse, freando qualquer esboço de reação espanhola. Final de primeiro tempo com vantagem de 22 pontos para os visitantes.

O segundo tempo não teve muitas surpresas, com uma breve reação espanhola no terceiro quarto que até reduziu a distância no placar em 10 pontos, porém, tanto o quinteto inicial como o reserva da equipe do Ludwigsburg estavam em noite inspirada (talvez a melhor noite na competição até o momento), com uma pontuação equilibrada, com quase a mesma porcentagem de pontos do placar para cada plantel, com destaque para o armador americano Jonah Radebaugh e seus 20 pontos. O último quarto apenas resumiu aquilo que a partida havia contado ao longo de todos os minutos: vitória do Ludwigsburg por 99 a 83, e agora têm sua vaga para a próxima fase garantida matematicamente, e depende apenas de si para avançar com a primeira colocação.

Tabela de classificação do grupo A:

* Classificado para o Round 16 / ** Classificados para o Play-In

 

GRUPO B – SEMANA 8 DA BCL

Por Vinícius Matosinhos

Pınar Karşıyaka 65 x 85 Hapoel Jerusalém

Na Turquia, o Pınar Karşıyaka (TUR) recebeu em sua arena o Hapoel Jerusalém (ISR) e acabou perdendo pelo placar elástico de 85 a 65. O protagonista do triunfo fora de casa foi o ala-armador Retin Obasohan, que anotou 22 pontos, cinco assistências e três roubos de bola, somando uma eficiência de 17. O Pınar, que não conseguiu encontrar uma solução no início da partida contra a pressão de Jerusalém, saiu perdendo por 4 a 15 aos sete minutos de duelo. O time visitante continuou pressionando no ataque e venceu o primeiro período por 12 a 26. Já no segundo quarto, o clube de Jerusalém apostou nas bolas de três pontos, mantendo a liderança em dois dígitos. Porém, ao longo dos minutos, o Hapoel diminuiu o ritmo e, liderados pelo ala Bonzie Colson, o Pınar foi quebrando a vantagem israelense até chegar em cinco pontos, indo para o intervalo com o placar de 35 a 40.

Na volta do descanso, o Pınar Karşıyaka começou focando nas jogadas do perímetro, dando indícios de que conseguiria finalmente virar a partida. Contudo, a equipe turca não conseguiu evitar cestas fáceis do adversário, entrando no período decisivo com o placar de 56 a 62 a favor do Hapoel Jerusalém. Nos últimos dez minutos, o Karşıyaka viu que a diferença, que estava reduzida a seis pontos, saltou para 12. Isso fez com que a equipe desanimasse de buscar novamente uma reação, assegurando a vitória israelense fora de casa.

Stal Ostrów Wielkopolski 76 x 81 Manresa

Quase três mil torcedores se reuniram na “Arena Ostrów” com a esperança de uma segunda vitória na Liga dos Campeões do Stal Ostrów Wielkopolski (POL). Porém, a tarefa foi basicamente impossível, pois o Manresa (ESP), o líder do grupo B, esteve à frente toda a partida e venceu pelo placar de 81 a 76, garantindo sua classificação direta para a próxima fase. O destaque da equipe visitante foi o ala Chima Moneke, que terminou com 16 pontos, cinco rebotes e uma assistência, somando uma eficiência de 17. No primeiro o Manresa já mostrava controle sobre a partida e já começou a galgar uma vantagem nos primeiros instantes. Depois de quatro minutos, eles já estavam ganhando por 12 a 2. O Stal se mostrava muito nervosa em ambos os lados da quadra, porém depois da entrada do armador reserva James Florence no segundo período é que o jogo dos poloneses entrou em ordem, indo para o intervalo com o placar de 33 a 41 a favor do Manresa.

Depois de mudar de lado, os espanhóis voltaram com novas forças e chegaram a abrir 17 pontos de diferença. Eles aproveitaram perfeitamente a movimentação das posses de bola e o espaço que o Stal permitia em sua defesa. No entanto, o ala da equipe polonesa Michael Young voltou a colocar fim a ações individuais e não deixou que a liderança dos visitantes aumentasse, terminando o terceiro período por 57 a 67. No quarto período, os jogadores do Ostrów Wielkopolski continuaram reduzindo a vantagem, chegando a apenas cinco pontos. Porém, não conseguiram passar disso, fazendo com que o Manresa só administrasse a pequena vantagem para vencer fora de casa.

Tabela de classificação do grupo B:

* Classificado para o Round 16

 

GRUPO E – SEMANA 8 DA BCL

Por Bruno Almeida

Igokea 76 x 69 ERA Nymburk

Está se aproximando do fim da fase de grupos da Basketball Champions League, e para abrir a 5ª rodada, fomos recebidos com mais um jogo fantástico entre o Igokea e o Nymburk (CZE). Nesse jogo, a vitória ficou com o time bósnio, que jogou e ganhou em casa nessa rodada, 76 a 69 para o Igokea. Pelo time vencedor, o destaque fica para Markel Starks, o armador que jogou em Georgetown University quase terminou a partida com um duplo-duplo, mas também teve perto do triplo-duplo, com 12 pontos, nove assistências e imensos 6 roubos de bola, uma ótima performance defensiva. O outro destaque do time e que também esteve perto do duplo-duplo foi o jovem Dalibor Ilic, que terminou a partida com nove pontos e oito rebotes.

Pelo time do Nymburk, o destaque fica mais uma vez para o americano Jerrick Harding, ele terminou a partida com 25 pontos, dois rebotes, uma assistência e quatro roubos de bola, mais outra ótima performance defensiva na partida. Outro destaque do Nymburk fica para o ala checo, Lucas Palyza, que terminou a partida relativamente perto do duplo-duplo, com 11 pontos, sete rebotes e um roubo de bola.

Galatasaray 87 x 75 P.A.O.K. Tessalônica

No segundo jogo da rodada do Grupo E, já está garantido um time nas oitavas de final da BCL, e o time da vez é o Galatasaray (TUR), que conseguiu ganhar frente ao time grego do PAOK (GRE), em um jogo que foi dominado quase até ao fim pelos turcos, a partida ficou em 87 a 75 para o Galatasaray. O destaque do Galatasaray fica para a promessa turca, Sadik Emir Kabaca, o ala-pivô de 20 anos terminou a partida com 16 pontos, seis rebotes, uma assistência, um roubo de bola e dois bloqueios, terminando assim com a maior eficiência do time (+24). O outro destaque do time fica para o americano DeVaughn Akoon-Purcel, o ala que teve passagem pela NBA tem sido o principal destaque do time na BCL, e terminou a partida com 20 pontos, seis rebotes, duas assistências e um roubo de bola.

Pelo time do PAOK, o destaque fica mais uma vez para o americano Marvin Jones, que terminou a partida muito perto do duplo-duplo, com 15 pontos, oito rebotes, uma assistência e dois roubos de bola. Apesar de não existir outro nome sonante na partida pelo PAOK, é importante destaque que quase ninguém do time teve um plus/minus positivo, o time terminou a partida com uma média de -12 no plus/minus.

Tabela de classificação do grupo E:

* Classificado para o Round 16

 

GRUPO F – SEMANA 8 DA BCL

Por Bruno Almeida

Kalev 86 x 93 Strasbourg

A quinta rodada do grupo F teve apenas jogos disputados, a partida da vez foi com Strasbourg (FRA), que viajou até Tallinn na Estónia para enfrentar o Kalev (EST), e os franceses saíram de lá com a vitória, a partida terminou 93 a 86 para o time francês. O destaque do time francês fica para o armador John Roberson, o americano terminou muito perto do duplo-duplo e foi o cestinha do time na partida, terminando com 28 pontos, nove assistências e um roubo de bola, uma ótima performance. Outro grande nome do time na partida é o de Matt Mitchell, o jovem de 22 anos que fez a sua carreira na universidade de San Diego State, foi o segundo cestinha do time, terminando a partida com 19 pontos, cinco rebotes e uma assistência.

Kristjan Kitsing, o ala estônio de 30 anos que está na sua terceira passagem pelo Kalev foi o grande nome do time na partida, terminando com 17 pontos, oito rebotes e uma assistência, também muito perto do duplo-duplo. Importante destacar a partida de Kamari Murphy, o jogador de 27 anos que teve passagem pela D-League (liga de desenvolvimento américa), terminou a partida com seis pontos, 11 rebotes e um roubo de bola.

Oostende 78 x 83 Tofaş

Na segunda partida do grupo, teve mais um time classificado para as oitavas de final, outro time turco para ser mais específico, e o da vez foi o Tofaş (TUR). O time turco viajou até a casa do Oostende (BEL) e em mais um jogo disputado, conseguiu vencer, a partida terminou 83 a 78 para o Tofaş. O destaque do time da casa fica mais uma vez para o belga Pierre-Antoine Gillet, o ala-pivô terminou a partida com 19 pontos, três rebotes e uma assistência. Outro nome do Oostende que esteve bem na partida foi o do jovem holandês, Keye van der Vuurst de Vries, o armador que é conhecido como jogador mais jovem a jogar pela seleção holandesa de basquete, terminou a partida com 13 pontos, três rebotes e uma assistência.

Pelo time do Tofaş, o destaque fica mais uma vez para Jeremy Simmons, que terminou a partida com um duplo-duplo. O americano terminou a partida com 14 pontos, 11 rebotes e um roubo de bola, sendo que 10 dos rebotes foram ofensivos. Outro nome já conhecido por nós é o do mexicano Pako Cruz, o armador foi o cestinha do time com 24 pontos, e terminou a partida com mais três rebotes e três assistências.

Tabela de classificação do grupo F:

* Classificado para o Round 16 / ** Classificados para o Play-In

Datas e horários da 9ª semana:

Segunda-feira (13/12)
Rytas Vilnius (LIT) 71 x 69 Oldenburg (ALE) – Grupo H

Terça-feira (14/12)
14h – Beşiktaş (TUR) x San Pablo Burgos (ESP) – Grupo H
14h – VEF Riga (LET) x Treviso (ITA) – Grupo D
14h30 – AEK Atenas (GRE) x Falco Szombathely (HUN) – Grupo D                   
16h30 – JDA Dijon (FRA) x Lavrio (GRE) – Grupo C

Quarta-feira (15/12)
14h – U-BT Cluj-Napoca (ROM) x Brindisi (ITA) – Grupo G
16h – Hapoel Holon (ISR) x Darüşşafaka (TUR) – Grupo G
16h30 – Unicaja Málaga (ESP) x Nizhny Novgorod (RUS) – Grupo C         

*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *