Jogando diante de sua torcida no Palau Blaugrana, o Barcelona conquistou a primeira vitória na série diante do Bayern de Munique, em jogo bastante disputado. Atual vice-campeã da competição, a equipe espanhola terminou a fase regular na primeira posição, enquanto o time alemão conseguiu sua segunda vaga seguida aos playoffs com uma campanha irregular, terminando na oitava posição com o mesmo número de vitórias e derrotas (14). Apesar disso, e das duas vitórias espanholas em cima do Bayern ao longo da temporada, havia uma dúvida sobre o momento atual do Barcelona, visto que terminou a Euroliga com duas derrotas, e que perdeu no final de semana para o fraco Zaragoza, pela Liga ACB.
Porém, a equipe catalã mostrou porque é a principal candidata ao título deste ano, impondo uma forte defesa, especialmente a partir do segundo quarto, e utilizando muito bem o forte elenco que possui, com peças importantes vindas do banco. O Bayern lutou bastante, sempre ficando próximo no placar, com o sérvio Vladimir Lučić sendo o destaque, mas não conseguiu superar a forte equipe do Barcelona. O time da casa teve 18 assistências, nove roubos de bola e “apenas” dez turnovers (um dos pontos fracos da equipe), enquanto o time alemão teve apenas nove assistências, um roubo de bola e 16 turnovers, sendo fatores chaves para a vitória espanhola.
Os destaques individuais ficaram com dois jogadores vindos do banco, Brandon Davies e Dante Exum, este último essencial no último quarto. O ala Davies terminou com 19 pontos, cinco rebotes, um roubo e 24 de PIR, enquanto Exum finalizou com 12 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, dois roubos e 18 de PIR. O sérvio Lučić, do Bayern, foi o cestinha da partida, com 20 pontos, além de dois rebotes e duas assistências.
[1] Barcelona (ESP) 77 x 67 Bayern Munique (ALE) [0]
A partida começou com os dois times tendo alto aproveitamento dos arremessos, mas com o Bayern sendo mais eficiente na sua defesa, dificultando mais a movimentação do Barcelona. O jogo era equilibrado, porém com uma leve vantagem do time visitante, que aos poucos abria pequena vantagem. Com pouco menos de três minutos por jogar, o Bayern colocou nove pontos de vantagem no time da casa (13-22), mas Davies e Exum ajudaram em uma corrida final de 7-0, deixando o time alemão com pequena vantagem ao final do primeiro quarto (20-22).
No segundo quarto, o Barcelona seguiu com sua corrida iniciada no período anterior, passando a frente no placar (25-22). O time alemão levou quase três minutos para anotar algum ponto na parcial, sentindo a forte defesa espanhola, que roubava bolas e forçava turnovers do adversário. Com Davies dominando o garrafão alemão, a equipe da casa mantinha uma vantagem de sete pontos, com o Bayern não deixando a partida desandar, apesar da queda no aproveitamento do perímetro. O Barcelona limita o time alemão a apenas 11 pontos no período, e consegue ir para o intervalo com boa vantagem de dez pontos (43-33).
No início do segundo tempo, logo a equipe da casa abriu 12 pontos de vantagem, dando a sensação que conseguiria controlar mais facilmente o jogo. Mas não foi o que ocorreu. Após alguns ataques desperdiçados pelas duas equipes, o Bayern engrenou uma corrida de 0-10 e encostou novamente no placar, na metade do período. Duas bolas triplas do Barcelona deram um pequeno alívio mais uma vez, porém o time alemão não deixava o adversário se afastar no placar, voltando a aplicar uma forte defesa. O time da casa até poderia ter uma vantagem maior, mas tem um aproveitamento abaixo de 65% nos lances livres, sendo um dos pontos baixos da equipe catalã. O jogo seguiu equilibrado, até que o Barcelona conseguiu uma sequência de 10-2 no final do terceiro quarto, levando uma vantagem de dois dígitos para o último período (62-51).
No quarto final, o Barcelona abriu a sua maior vantagem (14 pontos), mas o time do Bayern continuava lutando. Com Lučić liderando a equipe alemã, a diferença chegou aos cinco pontos, com cerca de quatro minutos restando no relógio. Mas o Barcelona, com seu forte elenco, tratou de abrir novamente 11 pontos de vantagem, apertando a equipe alemã na defesa. Com o período sendo o mais fraco ofensivamente para as duas equipes, com muitos erros de arremessos e faltas cometidas, o Barcelona conseguiu manter a boa vantagem até o final da partida, saindo com importante vitória dentro da sua casa.
As equipes se encontram novamente em Barcelona, Espanha, nesta quinta-feira (21) às 15 horas (horário de Brasília), para o jogo dois da série melhor de cinco jogos.