Nesta terça-feira (04), o Barcelona confirmou sua passagem para o Final Four, ao vencer o jogo 5 da série contra o Bayern Munique, diante de sua torcida. Apesar de um jogo equilibrado no primeiro tempo, com leve vantagem para o time alemão, o Barcelona fez uma grande apresentação no terceiro quarto, onde praticamente definiu a partida. Com grande aproveitamento da bola tripla (50%), especialmente com o argentino Nico Laprovittola, o time da casa também distribuiu melhor a bola, além de cometer menos turnovers (nove no total), o que foram decisivos na vitória no Palau Blaugrana.

O grande destaque da noite foi justamente Laprovittola, com 26 pontos (recorde da carreira), sendo 5 de 7 da bola tripla, além de dois rebotes, três assistências, dois roubos e 30 de PIR (outro recorde da carreira), incendiando o jogo no terceiro quarto com 13 pontos. Outro destaque foi Nikola Mirotić, com 20 pontos (9 de 15 dos arremessos de quadra), cinco rebotes, uma assistência, um roubo e 26 de PIR. No time alemão, destaques para Othello Hunter, com 18 pontos e quatro rebotes, e Ognjen Jaramaz, com 17 pontos.

JOGO 5

[3] Barcelona (ESP) 81 x 72 Bayern Munique (ALE) [2]

A partida começou equilibrada, mas com o Barcelona tentando dar as cartas, especialmente com uma forte defesa, conseguindo abrir cinco pontos de vantagem (9-4). Porém, o Bayern apertou também a sua defesa e rodou melhor a bola, conseguindo uma corrida de 0-11 e abrindo seis pontos de vantagem, com Hunter e Vladimir Lučić fazendo uma boa dupla ofensiva. Além deles, também o sérvio Jaramaz, vindo do banco, tinha boa produção no ataque, com mais agressividade, e liderou os jogadores com sete pontos no primeiro quarto. Com as duas equipes não tendo bons aproveitamentos, a primeira parcial terminou com vantagem mínima dos visitantes (18-19).

No segundo quarto, as dificuldades ofensivas do Barcelona, presentes nas partidas anteriores, voltaram a aparecer, com baixo aproveitamento nos arremessos (25% dos dois pontos e 38% do perímetro), além de cinco turnovers, com o Bayern conseguindo controlar a partida. O time da casa passou no placar uma única vez, após bola tripla de Laprovittola, e o time alemão, mesmo não sendo tão melhor ofensivamente, conseguiu conter o ataque catalão, limitando o time da casa a apenas 13 pontos no período. Após duas bolas triplas seguidas, de Jaramaz e Nick Weiler-Babb, o Bayern abriu seis pontos de vantagem (31-37), deixando a torcida apreensiva no intervalo de jogo.

Na volta dos vestiários, a conversa com o técnico Šarūnas Jasikevičius deve ter sido bastante séria, já que a equipe espanhola logo fez uma corrida de 7-0 e passou na frente do placar (38-37). O jogo seguiu lá e cá até a metade do período, até que a equipe da casa conseguiu nova sequência, de 8-0, puxada por Laprovittola, e abriu oito pontos de vantagem. O time alemão tentava responder e ser agressivo na defesa, mas colocava o time espanhol na linha do lance livre, que aproveitava com perfeição (9/9), deixando a diferença em dez pontos pela primeira vez na partida. Com 13 pontos de Laprovittola, aproveitamento de quase 70% nos arremessos, domínio nos rebotes e apenas um turnover, o Barcelona fez uma parcial de 29-15 e seguiu para o quarto final com oito pontos de vantagem (60-52).

No último período, o Barcelona manteve o bom momento, abrindo logo 11 pontos de diferença após bola tripla de Mirotić. O time alemão tentava se aproximar, mas logo vinha outra bola tripla para manter a boa vantagem, para delírio da torcida presente. Após a diferença chegar nos 13 pontos, o solitário Hunter batalhou, dentro do garrafão e do perímetro, para deixar a desvantagem em sete pontos. Porém, foi o máximo que o time visitante conseguiu chegar, já que o Barcelona continuava com bom aproveitamento e movimentando bem a bola, sem dar chances ao time da Bavária. Ao final, com Laprovittola acertando a sua quinta bola tripla, alívio da torcida e muita festa espanhola, com o Barcelona chegando ao seu segundo Final Four consecutivo.

Agora, o próximo desafio será gigante e com muita rivalidade, já que o time da Catalunha irá enfrentar na semifinal o Real Madrid, em um dos maiores “El Clasico” já realizados. A partida será em Belgrado, Sérvia, sede do Final Four, no dia 19/05, quinta-feira, às 16 horas (horário de Brasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *