No fim de semana passado, a Bundesliga teve rodada quase completa, com metade das equipes chegando à marca de 17 jogos disputados, que significa metade da temporada regular. Dos 18 times, nove estão com o calendário “correto” – cinco já atuaram 18 vezes, um tem 16 jogos, e outros três estão mais atrasados, com 15 aparições.

Confira os principais destaques da Bundesliga até o momento:

Bayern lidera, com “sensação” logo atrás

Atual vice-campeão e um dos representantes da Alemanha na Euroliga, o Bayern de Munique lidera a Bundesliga atualmente. Em 17 jogos, os bávaros somam 13 vitórias e quatro derrotas. Ofensivamente, a equipe do técnico Andrea Trinchieri está longe de ser das melhores, com 82 pontos de média – o melhor ataque é do Crailsheim, quinto colocado, com exatos 88 pontos por jogo. Na parte defensiva, porém, o Bayern sofre 74,3 pontos de média, pouco a mais que o ALBA Berlim (74,0), mas que atuou 15 vezes. Um dos destaques do time tem sido Deshaun Thomas. O ala-pivô tem 14,3 pontos por partida, sendo o oitavo maior pontuador da competição.

Colado ao Bayern, aparece a equipe “surpresa” da Bundesliga: o Baskets Bonn. O clube nunca foi campeão nacional, e vem de campanha modesta na temporada passada, terminando em 12º lugar, com 12 vitórias e 22 derrotas. Na atual edição, já tem mais triunfos do que em 2020-21 (13) em apenas 18 jogos disputados. O time da cidade de Bonn liderou boa parte do primeiro turno do torneio. No entanto, o 2022 da equipe iniciou ruim, com três derrotas seguidas, a última para o próprio Bayern, por 100-81 (veja abaixo). No domingo (23), voltou a vencer, contra o Brose Bamberg (95-81).

https://www.youtube.com/watch?v=wNeiqzyGEZE

Apostando bastante em jogadores norte-americanos, com sete em seu elenco, o Bonn tem o armador Parker Jackson-Cartwright como destaque. O atleta de 26 anos é o terceiro maior cestinha da competição, com 18,8 pontos de média. Na vitória recente, contra o Bamberg (95-81), teve um desempenho histórico: 40 pontos (13-21 nos arremessos, incluindo oito bolas triplas), sendo a pontuação mais alta desta edição da Bundesliga.

https://www.youtube.com/watch?v=fmdi_Rs1kfo

Os brasileiros da Bundesliga

A Bundesliga tem dois representantes brasileiros nesta temporada: o pivô Cristiano Felício, do ratiopharm Ulm, e o ala-pivô Oscar da Silva, alemão de nascimento, mas filho de pai brasileiro, que atua no ALBA Berlim. Os dois atletas têm tido papeis importantes em suas equipes.

Felício tem mais protagonismo, sendo uma peça essencial no time. Titular nos 17 jogos do Ulm, com praticamente 28 minutos por jogo, o pivô acumula médias de 11.7 pontos e 9.2 rebotes, sendo disparado o maior reboteiro da competição – atingiu um duplo-duplo em seis oportunidades. Sua equipe tem 12 vitórias e cinco derrotas, aparecendo na terceira posição, atrás apenas de Bayern e Bonn.

Já Oscar soma 13 aparições nas 15 partidas disputadas pelo ALBA, sendo cinco como titular, com pouco mais de 21 minutos de média. O ala-pivô é o segundo da equipe com mais pontos (11.2) e rebotes (5.2) de média – atrás de Marcus Eriksson (13.5) e Luke Sikma (5.7), respectivamente. O atual campeão alemão é sétimo colocado, com 10-5, mas com dois ou três jogos a menos que os times à sua frente na tabela.

Os líderes nos números

Nas estatísticas, o maior pontuador é de um time do meio da tabela. O armador Kamar Baldwin, do Göttingen, soma 20.7 pontos por partida, incluindo uma de 35, em derrota para o Chemnitz 99. Sua equipe, porém, é apenas a nona colocada, com 10-7 de recorde.

Nos rebotes, como já citado, aparece Cristiano Felício. Já nas assistências, há um empate entre os armadores Parker Jackson-Cartwright, do Bonn, e T.J. Shorts, do Crailsheim, com 7.4 de média cada. Esse último, porém, atuou um jogo a menos (18 a 17). Curiosamente, os dois atletas são terceiro e segundo colocados, respectivamente, na média de pontuação, atrás apenas de Kamar Baldwin.

Em outros números principais, temos o armador Kendale McCullum, líder em roubos de bola, com 2.8 de média. Em tocos, a liderança é do pivô Phillip Hartwich, do Göttingen, com 1.7. Com 1.1, Felício aparece empatado na terceira posição. Por fim, em PIR (Performance Index Rating), o primeiro, com folga, é T.J. Shorts, com 22.1.

Para acessar a classificação e outras informações, veja o site oficial da Bundesliga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *