A segunda rodada da Liga Adriática teve seu início na quinta-feira (30) e terminou nesta segunda-feira (4), com direito a jogos disputados até o último minuto, vitória inédita, prorrogação e invencibilidade para algumas equipes. Apesar de apenas dois jogos disputados por time até aqui, já é possível tirar algumas conclusões positivas e negativas. Na parte inferior da tabela, Borac, Mornar Bar, Zadar e Split são os clubes que ainda não venceram, enquanto Estrela Vermelha, Cedevita Olimpija, Cibona e Partizan permanecem sem derrotas. Sendo assim, saiba todos os detalhes da rodada:

O jovem Cibona precisou de uma prorrogação para permanecer invicto

Com um início de campeonato muito convincente, o Cibona (CRO) venceu em casa a partida conhecida por ter sido “a batalha dos jovens”, pois o adversário Mega (SER) possui uma equipe titular muito nova de idade assim como a dos croatas. E realmente foi uma batalha dentro de quadra, pois foi um jogo muito disputado desde os primeiros minutos. Porém, com o tempo o clube sérvio foi se acostumando com a partida e iniciou uma arrancada antes da ida ao intervalo, chegando a vencer por 14 pontos de diferença.

A recuperação da equipe visitante veio no último período faltando menos de um minuto e meio para o fim do duelo, quando perdia para o Mega por quatro pontos. No entanto, o argentino Jose Vildoza e Amar Gegić chamaram a reponsabilidade e conseguiram empatar a partida em dois contra-ataques matadores. O clube sérvio ainda teve a chance de sair com o triunfo, mas a tentativa de três pontos de Dayshon Smith não foi boa na última posse de bola do tempo regular, levando a partida para a prorrogação.

O Cibona abriu o período extra com uma cesta de três pontos de Roko Prkačin, enquanto Nathan Reuvers aumentou a diferença ao marcar cinco pontos consecutivos para colocar seu time a uma distância segura. No restante dos minutos, a equipe croata manteve-se na frente e só precisou administrar a diferença, vencendo por 89 a 84 e permanecendo sem derrotas. O ala-pivô do Cibona, Nathan Reuvers, terminando brilhantemente o jogo somando 24 pontos, 13 rebotes e um sensacional índice de desempenho de 36.

Na reedição da última final, Estrela Vermelha vence Budućnost dentro de casa

Para muitos, a rivalidade entre Estrela Vermelha (SER) e Budućnost (MNE) é considerada como uma das maiores da Europa atualmente. Foram três finais da Liga Adriática consecutivas entre as equipes, fazendo com que aquele duelo em Belgrado nesta segunda-feira (4) fosse eleito, antecipadamente, como o jogo da rodada. As duas equipes corresponderam as expectativas e fizeram um grande duelo, porém a defesa do Estrela se sobressaiu e a vitória em casa sobre o Budućnost veio com o placar de 71 a 63. O recém-chegado Luka Mitrović, adora jogar partidas importantes e foi essencial no triunfo ao marcar 19 pontos, pegar 7 rebotes e somar um índice de desempenho em quadra de 21.

O Estrela Vermelha começou a primeira metade da partida de forma arrasadora, abrindo uma vantagem de oito pontos no intervalo (37 a 29). No entanto, na volta do descanso, o Budućnost acelerou as jogadas ofensivas e venceu o terceiro período por 8 a 18, o que resultou na virada no placar. Mesmo com a pressão montenegrina, o clube dono da casa teve força suficiente para dar o golpe final no último e decisivo período. O Estrela abriu os últimos dez minutos do confronto com uma corrida de 13 a 0, tomando a liderança no placar. Com o passar dos minutos, o clube de Belgrado não teve problemas e só precisou segurar a diferença para garantir a invencibilidade.

Outros resultados da rodada

O Partizan (SER) certamente está muito satisfeito com a forma como abriu a temporada 2021/22, pois conquistou duas vitórias em dois jogos fora de casa muito difíceis. Depois de vencer Zadar na primeira rodada, a segunda vitória veio sobre o Split (CRO) no confronto de abertura da segunda rodada. O Partizan esteve na frente ao longo de todo o jogo, sendo que na maior parte do tempo a vantagem ficou em dois dígitos. O clube croata ainda esboçou uma recuperação na segunda etapa, mas não foi o suficiente, permanecendo sem vitórias o campeonato. O placar final foi de 59 a 69, com Zach Leday e Alen Smailagić como os destaques da partida. LeDay fez 15 pontos e 11 rebotes, enquanto Smailagić fez 12 pontos e 13 rebotes.

A história foi escrita na sexta-feira (1) à noite na capital de Monteegro, quando o recém-chegado Studentski (MNE) usou sua vantagem em casa na Morača Sports Hall Arena para prevalecer sobre o Zadar (CRO) e conquistar sua primeira vitória na primeira divisão da Liga adriática, pelo placar tranquilo de 94 a 78. O Studentski liderou no placar durante a maior parte do confronto e conquistou a vitória com todo o merecimento. Isso coloca o clube de Montenegro à frente do Zadar na classificação, já que os croatas ainda aguardam sua primeira vitória na temporada. O armador Kyle Vinales liderou o caminho de sua equipe para a vitória com 18 pontos, 11 assistências, dois rebotes e um índice de desempenho em quadra de 24.

Outro clube que conquistou sua primeira vitória na temporada foi o FMP, ao derrotar o semifinalista da última edição da Liga Adriática, Igokea, em Belgrado. Com um excelente trabalho defensivo, o FMP afastou todas as tentativas da equipe visitante de se recuperar no confronto. Os visitantes ainda tentaram encostar no placar no último período, mas não foi o suficiente, terminando o jogo com o placar de 89 a 81 a favor do FMP. O armador titular do clube sérvio, Bryce Jones, fez uma partida fantástica. Ele marcou 13 pontos, deu nove assistências e pegou sete rebotes. Seu desempenho em quadra gerou um índice de 23.

No único jogo do sábado (2), o Krka (ESL) superou em casa o Mornar Bar (MNE) e conquistou sua primeira vitória na temporada de 2021/22, pelo placar de 89 a 80 . O Mornar iniciou muito embalado na partida, mas foi o Krka que dominou o resto dela. Com um desempenho impressionante, Rok Stipčević, foi o destaque do Krka ao anotar 33 pontos (com um aproveitamento de 90% nas bolas de três pontos), sete rebotes, uma assistência e um roubo de bola, somando um índice de desempenho em quadra de 36.

No solitário jogo de domingo (3), o Cedevita Olimpija (ESL) recebeu fora de casa o Borac (SER). O clube esloveno realmente foi o melhor em quadra ao longo do jogo, conquistando merecidamente a segunda vitória da temporada, pelo placar final de 78 a 85. Faltando quatro minutos para o fim da partida, as equipes ainda estavam empatadas no placar. Foi então que começou uma corrida de 13 a 2 do Cedevita Olimpija, que durou alguns minutos, sendo decisivos para manter a liderança no placar até o término do confronto. Jacob Pullen fez um jogo excelente no comando da armação do Cedevita Olimpija, e terminou com uma atuação de 23 pontos, seis rebotes, três assistências e um índice de desempenho em quadra de 27.

Tabela de classificação

Datas e horários da 3ª rodada

Sexta-feira (08/10)
15h – Zadar x Cibona

Sábado (09/10)
12h – Mornar Bar x Borac
14h – Partizan x Studentski

Domingo (10/10)
07h – Mega x Krka
12h – Buducnost x Split
14h – Igokea x Estrela Vermelha

Segunda-feira (11/10)
13h – Cedevita Olimpija x FMP

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *