Após uma breve parada na competição, para disputa de mais uma janela das eliminatórias para a Copa do Mundo, a EuroCup retornou nesta terça e quarta-feira (22 e 23/11), com a realização da quinta rodada da fase regular. Os dois grupos possuem novos líderes, a última equipe invicta foi derrubada, e três times continuam sem vencer, apesar do equilíbrio entre a maioria dos elencos. Saiba o que de melhor ocorreu na rodada, em nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 4a rodada – Yago brilha em vitória do ratiopharm Ulm e JL Bourg mantém invencibilidade
Grupo A – Bursaspor derruba último invicto e Joventut assume a liderança
O Bursaspor (TUR) voltou a vencer, derrubando o último invicto, JL Bourg (FRA), fora de casa, por 80-89, em partida de altos e baixos para as duas equipes. O time turco teve um começo arrasador e, após uma corrida de 21-0, conseguiu abrir uma vantagem de 15 pontos, a maior em toda a partida. Com cinco bolas triplas no primeiro quarto, os visitantes não deram chances aos donos da casa, sem bom aproveitamento nos arremessos. Mas o Bourg mostrou porque ainda não havia perdido e, com uma corrida de 11-0, liderada por Pierre Pelos, deixou a diferença em apenas três pontos. No terceiro quarto, o jogo seguiu equilibrado e o time francês conseguiu a virada ao final do período, por pequena diferença. Porém, no período final, o ataque turco voltou a funcionar, junto com uma forte defesa, retomando a dianteira, para não perder mais. Destaque para David Dudzinski, que anotou 10 dos seus 20 pontos no último quarto, além de ter coletado dez rebotes e dado duas assistências no jogo, para um PIR de 28, sendo eleito o MVP da rodada.
Quem assumiu a liderança do grupo foi o Joventut Badalona (ESP), com uma vitória fora de casa em cima do ratiopharm Ulm (ALE), por 54-68. Esta foi a terceira vitória seguida do time catalão, enquanto a equipe alemã segue bastante inconsistente, com muitos altos e baixos dentro das partidas. O jogo não foi um primor técnico, com muitos erros dos dois lados e péssimos aproveitamentos do perímetro, mas com duas parciais bem distintas. No primeiro tempo, o time alemão, conduzido por Yago dos Santos e Karim Jallow, fez um bom jogo, especialmente na defesa, e conseguiu levar uma pequena vantagem para o intervalo. Mas tudo mudou na volta dos vestiários. Com uma defesa fortíssima e boas participações ofensivas de Simon Birgander e Pau Ribas, o Joventut limitou o time da casa a míseros seis pontos no terceiro quarto (pior marca histórica em um quarto, na EuroCup, do time alemão), assumindo o controle da partida. No período final, pouca coisa mudou, com o ratiopharm terminando o segundo tempo com apenas 19 pontos, pior marca histórica da equipe em uma metade de jogo, na EuroCup. O destaque ficou com o sueco Birgander, com 11 pontos, dez rebotes e cinco tocos. O brasileiro Yago dos Santos fez uma boa partida, com nove pontos, dois rebotes, quatro assistências, quatro erros e 11 de PIR, em cerca de 25 minutos em quadra.
Outra equipe que conquistou a terceira vitória consecutiva no grupo foi a Reyer Veneza (ITA), que bateu o Lietkabelis (LIT) por 74-71, após ficar atrás no placar por boa parte do tempo. Com um péssimo aproveitamento do time italiano nos dois pontos (37%), o diferencial era a batalha dos rebotes (46-31), especialmente os ofensivos (15-3), dando muitas segundas oportunidades para a Reyer. Ainda assim, o time lituano, comandado por Jamel Morris (25 pontos), não deixava o time da casa controlar a partida, chegando a abrir dez pontos de vantagem, com cinco minutos por jogar. A partir daí, um festival de erros dos dois lados, mas com o time italiano aproveitando melhor as oportunidades, conseguindo a virada no minuto final, com grande participação de Mitchell Watt. O jogador terminou com 19 pontos, oito rebotes, um roubo e 21 de PIR, sendo o principal destaque do lado italiano.
Outros dois jogos fecharam a quinta rodada do grupo. O Prometey (UKR) conseguiu sua primeira vitória fora de casa, ao bater o lanterna Cedevita Olimpija (SLO) por 89-94, mantendo o time esloveno sem vitórias na competição. Em uma partida bastante equilibrada, com 13 trocas de liderança, prevaleceu o melhor jogo dentro do garrafão do time ucraniano, especialmente em infiltrações atacando o aro adversário. Destaque para DJ Kennedy, com 20 pontos, sete rebotes, quatro assistências e dois roubos, com Gian Clavell e Caleb Agada contribuindo com 21 pontos cada. Por fim, o U-BT Cluj-Napoca (ROM) voltou a vencer, após duas derrotas seguidas, superando a Germani Brescia (ITA) por 91-86. Em um jogo com alto aproveitamento nos arremessos e com a diferença nunca sendo superior a seis pontos, a decisão ficou para os segundos finais, com o time da casa aproveitando melhor as faltas e os lances livres. O brasileiro Leo Meindl foi novamente um dos destaques, com 15 pontos, seis rebotes, duas assistências, um toco, um erro e 17 de PIR, para 29 minutos em quadra. O jogador segue como o quarto cestinha da competição, com 18,4 pontos por jogo.
Grupo B – Com grande equilíbrio na parte de cima da tabela, Promithéas assume a liderança
Em partida decidida no último arremesso, o Promithéas (GRE) conseguiu difícil vitória fora de casa, superando o Śląsk Wrocław (POL) por 76-78, e assumindo a liderança do grupo pela primeira vez. O time polonês liderou praticamente o jogo inteiro, levou uma vantagem de 12 pontos para o último quarto, mas não conseguiu a primeira vitória na competição. O Promithéas fez um período final muito forte ofensivamente, conseguindo encostar no placar e deixando a decisão para os momentos finais. Ainda assim, com um minuto por jogar, o Śląsk liderava por quatro pontos, mas tomou duas bolas triplas, sendo uma de Anthony Cowan praticamente no estouro do cronômetro, decretando a vitória grega. Destaques para Joe Young, com 20 pontos (cestinha da competição com 23,4 pontos por jogo), e o lituano Arnoldas Kulboka, com 19 pontos, 12 rebotes, duas assistências e 27 de PIR.
Em outra partida decidida no último arremesso, o Gran Canaria (ESP) bateu o Hapoel Tel Aviv (ISR) por 85-83, e assumiu a segunda posição na tabela. O jogo foi controlado pelo time espanhol no primeiro tempo, chegando a abrir 17 pontos de vantagem no segundo quarto, com 11 bolas triplas até aquele momento. Mas o time do Hapoel mostrou sua força, e com uma parcial de 16-0 conseguiu virar a partida ainda no início do terceiro quarto. O jogo seguiu lá e cá, até que o time visitante conseguiu abrir oito pontos de frente, com pouco mais de três minutos por jogar. Parecia que a vitória (e a manutenção da liderança) viriam mais uma vez, porém não foi o que ocorreu. Com uma corrida final de 10-0, incluindo um incrível arremesso de três pontos de AJ Slaughter no apagar das luzes, o Gran Canaria conquistou um triunfo gigantesco dentro de casa. Com 16 bolas triplas na partida, os destaques da equipe foram John Shurna, com 18 pontos e cinco rebotes, e Damien Inglis, com 14 pontos, sete rebotes, três assistências, um roubo e um toco. O brasileiro Vitor Benite fez uma boa partida, com dez pontos, três rebotes e cinco de PIR, em 20 minutos em quadra.
Outra equipe vivendo um bom momento é o Türk Telekom (TUR), que chegou a sua quarta vitória consecutiva, batendo a lanterna Trentino (ITA), por 81-66. A equipe italiana chega a 17a derrota consecutiva na competição, contando as 12 últimas partidas da temporada anterior, além das cinco desta temporada, gerando muitos questionamentos sobre a participação na EuroCup, dada a falta de competitividade. Aliás, a Trentino até fez um bom primeiro tempo na Turquia, mas as corriqueiras falhas ofensivas da equipe, junto com um bom aproveitamento da bola tripla e pontos de contra-ataque do Türk Telekom, tornaram o jogo controlado já no início do segundo tempo. Destaques para Axel Bouteille, com 22 pontos e cinco rebotes, e Tony Taylor, com 16 pontos, três rebotes, sete assistências e três roubos. No lado italiano, vale destacar a partida de Matteo Spagnolo, jovem promessa de 19 anos, com 15 pontos e cinco assistências.
Fechando o grupo, duas vitórias de equipes visitantes. Primeiro, o London Lions (ING) deu um show na Alemanha, derrotando o Hamburg Towers (ALE) por 75-103, conquistando sua primeira vitória na EuroCup longe dos seus domínios. Com 56% de aproveitamento nas bolas triplas e 11 roubos de bola, a equipe inglesa dominou o time alemão, com cinco jogadores anotando em duplos dígitos. Destaques para Tomislav Zubčić, com 22 pontos e 26 de PIR, e Sam Dekker, com 19 pontos e sete rebotes. Por fim, o Paris Basketball (FRA) manteve sua invencibilidade fora de casa, ao surpreender o Budućnost (MNE) em Podgorica, por 74-77. O jogo teve baixo aproveitamento nos arremessos de quadra das duas equipes, muita disputa pelos rebotes (51-42 para o Budućnost), e muita correria. O time da casa conseguiu uma vantagem de dez pontos no quarto final, porém sofreu uma corrida de 14-0, tomou a virada e não buscou mais. O time ainda teve uma bola tripla com Aaron White para empatar, mas o arremesso não entrou. Nem a partida monstruosa de Alpha Kaba, com 17 pontos, 16 rebotes e 29 de PIR foi suficiente para evitar a derrota da equipe montenegrina. Destaque francês para Aamir Simms, com 13 pontos e seis rebotes.