A temporada 2021-22 da Euroliga começa nesta quinta-feira (30). Com clubes de 11 países diferentes, a competição é a mais importante competição de clubes da Europa e ela iniciará sua 22ª temporada sob o comando da empresa Euroleague Basketball (E.C.A.), que promove também a EuroCup, após ter rompido com a FIBA no ano de 2000. Confira na arte abaixo todos os jogos e horários da primeira rodada da temporada regular. E se esta será a primeira vez que você acompanha a competição, leia em seguida um pequeno apanhado de informações básicas, para entender melhor como a liga funciona.

Clubes participantes

No formato atual, a Euroliga dispõe de 18 clubes. Como vem sendo anunciado pelo presidente e CEO da E.C.A., o espanhol Jordi Bertomeu, há alguns anos, a intenção da atual gestão é transformar a Euroliga em um campeonato fechado, com clubes fixos, nos mesmos moldes da NBA. Um modelo que foi tentado no futebol, quando tentaram criar a “Super Liga Européia”. Desta forma, desde 2015 a maioria dos clubes participantes da Euroliga tem a chamada “licença de longo prazo”, que assegura a participação de tais clubes no torneio, independente do desempenho deles nas ligas domésticas.

Originalmente, 11 clubes receberam essa licença em 2015, válida até 2025 (esses 11 clubes são os acionistas da E.C.A.). Porém, há alguns meses a E.C.A. oficializou dois novos clubes como membros de longo prazo: o Bayern de Munique e o ASVEL. Portanto, temos para esta temporada 13 clubes com licenças de longo prazo. As demais cinco vagas foram distribuídas entre o campeão e o vice da última temporada da EuroCup (Monaco e UNICS Kazan); o campeão da Liga Adriática (Estrela Vermelha); e dois times com convites (wild cards), um por dois anos (ALBA Berlim) e um por um ano (Zenit São Petersburgo).

Nossa equipe publicou na semana passada um Guia da Euroliga, em que falamos com detalhes sobre cada uma das 18 equipes. Não deixe de conferir!

A grande crítica feita ao modelo que Bertomeu e a E.C.A. vêm tentando implantar é o de que ele diminui a importância das ligas domésticas. Historicamente, principalmente nos anos em que a Euroliga era organizada pela FIBA, a única forma de acesso eram as ligas e copas domésticas. O sistema atual, porém, prioriza a estabilidade financeira e o planejamento a longo prazo dos clubes, em detrimento de apenas seus méritos dentro de quadra.

Formato de disputa

Os 18 clubes se enfrentam em uma temporada regular de 34 jogos totais, entre 30 de setembro de 2021 até 8 de abril de 2022. Cada clube faz jogos de ida e volta contra os demais 17 adversários, um em casa e outro fora. A classificação é obtida através unicamente do número de vitórias e derrotas. Caso dois ou mais times tenham uma campanha idêntica, serão seguidos os seguintes critérios de desempate:

1) melhor campanha acumulada no confronto direto entre os times envolvidos no empate;
2) maior saldo de pontos no confronto direto entre os times envolvidos no empate;
3) maior saldo de pontos no geral;
4) maior número de pontos marcados no geral;
5) Maior soma dos quocientes de pontos a favor e pontos contra de cada partida disputada na temporada regular;

Ao fim das 34 rodadas, os oito primeiros colocados avançam para os playoffs. As séries de quartas-de-final acontecem em melhor de cinco partidas, com o time que vencer três primeiro avançando para o Final Four. Nos playoffs, os cruzamentos são: primeiro colocado contra oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto e quarto contra quinto. O time de melhor campanha faz os jogos um e dois em casa, com os jogos três e quatro acontecendo na casa do time de pior campanha. Um quinto e decisivo jogo retorna para a casa do time de melhor campanha. Jogos quatro e cinco acontecem somente se necessários.

Os quatro times que vencerem as séries de quartas-de-final avançam para o Final Four, o quadrangular final da competição. Neste estágio, são abandonadas as séries, passando para o formato de jogo único. Os dois vencedores das semifinais se enfrentam na grande final, enquanto os perdedores jogam a disputa de terceiro lugar. O evento do Final Four, disputado ininterruptamente desde 1988, acontece sempre em uma cidade-sede. Este ano, ele acontecerá em Berlim, na Alemanha.

Formas de assistir

Faz alguns anos que a Euroliga deixou de ser transmitida na televisão brasileira. Porém, há alguns anos, a plataforma de streaming DAZN Brasil adquiriu os direitos de transmissão da competição para o país. Desde a temporada passada, a plataforma faz a transmissão de uma partida por rodada.

Ademais, a Euroliga tem a sua própria plataforma de transmissão dos jogos da Euroliga e da EuroCup, chamada Euroleague TV. O serviço dispõe de um plano de pagamento anual, que dá acesso a todos os jogos da temporada, e um de pagamento mensal. Clique aqui e saiba maiores detalhes.

Retorno das torcidas

https://twitter.com/TabelaDeFerro/status/1443051333783785478

Esta temporada também marcará o retorno das torcidas aos jogos da Euroliga. Com a pandemia da COVID-19, a temporada 2019-20 da competição foi cancelada precocemente e toda a temporada 2020-21 foi jogada com portões fechados. A última vez que torcedores tiveram acesso a um jogo da Euroliga foi em 6 de março de 2020. Inicialmente, três clubes (Maccabi Tel Aviv, Monaco e ASVEL) já iniciarão o ano com capacidade máxima em seus ginásios. 15 dos 18 clubes poderão ter, no mínimo, 35% de sua capacidade já desde a primeira rodada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *