Participações em mundiais: esta será a sétima aparição da Alemanha em Mundiais, incluindo a primeira como Alemanha Ocidental, em 1986.
Melhor resultado: medalha de bronze, em 2002.

Os alemães chegam à Copa do Mundo com quase a mesma equipe que conquistou o bronze no EuroBasket no ano passado, quando a Alemanha foi uma das anfitriãs. O armador Dennis Schröder segue como a grande estrela, sendo o principal responsável por conduzir o time, papel também exercido por Maodo Lô, nome relevante no cenário europeu.
Os irmãos Wagner, Franz e Moritz, e o pivô Daniel Theis, são outros representantes da NBA no elenco alemão, que conta com forte garrafão com nomes como Johannes Thiemann e Johannes Voigtmann. Uma das novidades é o ala Isaac Bonga, com passagens pela NBA e que vem de sua primeira temporada na Euroliga, atuando pelo Bayern de Munique.
Por outro lado, a Alemanha não contará outra vez com Maxi Kleber. O pivô do Dallas Mavericks, ausência no EuroBasket, teve um desentendimento público com Schröder, capitão da equipe, e ficou de fora do Mundial. O armador, atualmente no Toronto Raptors, criticou o compatriota por não ter servido a seleção no torneio continental no ano passado.
O comandante do time alemão é Gordon Herbert, canadense de nacionalidade finlandesa. O profissional de 64 anos está à frente da seleção desde 2021 e foi o condutor da campanha da semifinal do EuroBasket. A medalha de bronze foi o melhor resultado da equipe em 20 anos. Em 2002, com Dirk Nowitzki como MVP, a Alemanha também terminou em terceiro lugar.
A seleção alemã está no equilibrado Grupo E da Copa do Mundo, com Austrália, Finlândia e Japão, um dos anfitriões do torneio. A estreia, aliás, será exatamente contra os nipônicos, em Okinawa, na sexta-feira. Se avançar de fase, a Alemanha deverá ter pela frente um grupo com a Eslovênia, de Luka Dončić.
