Participações em Mundiais: esta é a segunda participação da Finlândia em mundiais, com a primeira tendo ocorrido em 2014.
Melhor(es) Resultado(s): 22º, em 2014.

A Finlândia chega a seu segundo mundial com grandes expectativas, uma vez que teve a distinção de ser a primeira equipe europeia a se classificar para o mundial. O grupo da Finlândia tinha Croácia, Eslovênia e Suécia, e a equipe venceu cinco de suas seis partidas na trajetória para a próxima fase, onde enfrentou Alemanha, Israel e Estônia e alcançou a classificação após campanha de nove vitórias e três derrotas no geral.

Lauri Markkanen, principal jogador da equipe, chega ao mundial após uma temporada de afirmação. O ala-pivô foi All-Star da NBA atuando pelo Utah Jazz, registrando médias de 25,6 pontos e 8,6 rebotes por jogo, e deve ser um dos principais jogadores deste mundial. Markkanen será flanqueado especialmente por Sasu Salin, capitão do time e único jogador além de Markkanen que esteve presente no mundial de 2014. O armador Edon Maxhuni, principal assistente do time, e Mikael Jantunen completam o núcleo duro que deve ser a base da equipe para a competição. Além deles, o naturalizado Alex Murphy se destacou nas eliminatórias, com 13 pontos de média em cinco partidas.

Miro Little, Oliver Nkamhoua e Jacob Grandison formam um núcleo de jovens jogadores que estão no basquete universitário estadunidense, e devem trazer uma perspectiva diferente de seus companheiros que são mais experientes no basquete europeu, como Alexander Madsen e Elias Valtonen.

O comando técnico fica por conta de Lassi Tuovi, um jovem finlandês de apenas 37 anos de idade. Apesar da pouca idade, desde 2010 Tuovi era assistente de Henrik Dettman, antigo treinador. O processo de transição do cargo para ele começou em 2019 e foi finalizado em 2022. Ele também foi assistente de Dettman no basquete turco (Besiktas) e francês (Strasbourg), assumindo o comando do Strasbourg entre 2020 e 2022. Na última temporada, esteve na comissão técnica do Utah Jazz para assessorar no desenvolvimento de Lauri Markkanen.

A Finlândia está no Grupo E da competição, ao lado de Alemanha, Austrália e do anfitrião Japão, uma vez que os jogos deste grupo serão disputados em Okinawa. Os alemães contam com leve favoritismo, mas Austrália e Finlândia chegam à competição acreditando que podem vencer qualquer um no grupo e se classificar para a segunda fase. As partidas entre os três times prometem ser bastante disputadas, e provavelmente algumas das melhores da fase de grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *