Participações em mundiais: esta será a estreia da Geórgia em Mundiais de forma independente. O país fazia parte da União Soviética até 1991.
Melhor(es) Resultado(s): estreante em Copa do Mundo, a Geórgia terminou em 11º lugar no EuroBasket de 2011, sua melhor colocação em uma competição internacional.

Após cinco participações seguidas no EuroBasket, a Geórgia finalmente disputará a Copa do Mundo. Desta vez com o reforço de sua estrela, Tornike Shengelia. O ala-pivô da Virtus Bolonha ficou fora do último campeonato europeu por uma lesão de última hora. Sem ele, o time georgiano fez sua pior campanha geral entre todas as aparições, jogando em casa.

Agora confirmado, Toko é uma das peças do poderio ofensivo no garrafão da Geórgia. Além dele, Giorgi Shermadini é outro nome experiente no setor e também no papel de liderança. A juventude também se faz presente com os pivôs Goga Bitadze e Sandro Mamukelashvili, ambos de 24 anos e que atuam na NBA, por Orlando Magic e San Antonio Spurs, respectivamente.

A mescla entre veteranos e jovens se dá também na armação do time. Thad McFadden, americano naturalizado georgiano, com vasta carreira na Europa, em especial na Espanha, tem 35 anos. O armador atua no Murcia ao lado do companheiro de seleção Rati Andronikashvili, de apenas 22 anos.

Todos os nomes citados, à exceção de Shengelia, estiveram no útlimo EuroBasket, sob o comando do técnico Ilias Zouros. O grego de 57 anos está no comando da Geórgia desde 2016, tendo levado a seleção a dois torneios continentais e, agora, à Copa do Mundo pela primeira vez como país independente.

A Geórgia está no Grupo F do Mundial, onde desafiará a Eslovênia de Luka Dončić. A estreia será no próximo sábado, contra Cabo Verde, da estrela da Euroliga Walter Tavares. A Venezuela também faz parte desta chave. Caso avance à segunda fase, cruzará com os classificados entre Alemanha, Austrália, Finlândia e Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *