Cristiano Felício fez sua estreia no basquete europeu com uma vitória, e uma boa partida, pelo ratiopharm Ulm. Foram 17 pontos e sete rebotes contra o Tigres Tübingen. Depois de seis anos defendendo o Chicago Bulls e após sua pior temporada, Felício acertou com o time alemão que disputa a Eurocup. Uma contratação “incomum” para a equipe alemã que não costuma atrair grandes jogadores e também pelo brasileiro ter aceitado um contrato abaixo daquilo que ele poderia ganhar, mas é o preço para tentar revitalizar sua carreira.
O que podemos esperar de Felício na Europa?
Acredito que ele venha com grande vontade de mostrar que ainda pode jogar em alto nível e que pode defender a seleção brasileira. Ele tem 28 anos e pode estar em sua melhor forma no próximo ciclo olímpico, mas nem só de vontade vive o basquete.
Como já dito ele vem da pior temporada de sua carreira, jogando pouco mais de quatro minutos por partida, com médias 1,3 pontos e 1,4 rebotes. Chegar à Alemanha como principal jogador pode ter um peso grande e será interessante ver como ele irá encarar esse desafio.

Após deixar o Minas Tênis Clube, Cristiano nunca foi o protagonista nos times em que passou, sempre foi jogador de elenco e essa pode ser a oportunidade de mostrar o que pode fazer, mas temos que ter muita calma. A readaptação ao basquete FIBA e a vida na Europa podem ser os fatores mais complicados, mas o brasileiro parece muito seguro da sua escolha e pronto para se colocar em jogo como o principal nome da equipe.
A nós, resta torcer para que o pivô mostre todo o potencial que tem e que possa se divertir jogando basquete!