Na manhã desta sexta-feira (16) a Euroleague Basketball (ECA), empresa que organiza as duas principais competições de clubes do basquete europeu masculino, anunciou que a EuroCup, a segunda mais importante de sua hierarquia (atrás apenas da Euroliga), irá passar por alterações de formato e da forma de ingresso, a partir da temporada 2021-22. As alterações foram acordadas em uma reunião remota, que teve 13 dos times que participaram desta temporada da competição.
A principal alteração que a competição sofrerá será na forma de ingresso dos clubes. Até aqui, a forma dos clubes ingressarem na EuroCup era através de seus desempenhos nas ligas domésticas, com 21 das vagas para a temporada em questão sendo distribuídas para os melhores colocados de dez ligas nacionais deiferentes no ano precedente. As ligas que classificavam times diretamente para a EuroCup até aqui eram a Liga Adriática e a Liga VTB, e campeonatos da Espanha, França, Alemanha, Itália, Turquia, Grécia, Lituânia, Polônia e um entre Bélgica, Israel e Holanda. As três vagas restantes eram para clubes convidados, através de um “wild card”, completando um total de 24 times.
A partir de agora, a ECA irá reduzir o número de clubes participantes, de 24 para 20 e não haverá mais a classificação direta através das ligas nacionais. No comunicado que publicou, a ECA diz que um máximo de 16 desses 20 times serão clubes com licença de três anos para participar na competição. Segundo a empresa, o motivo de escolher dar a alguns clubes essa participação trienal é porque ela “promove estabilidade e planejamento a longo prazo”. Para as vagas restantes, que serão no mínimo quatro, serão distribuídos “wild cards”. Sem especificar a quantidade, o comunicado diz que esses outros clubes poderão receber convites avulsos ou convites baseados em suas colocações nas ligas domésticas.
Mudança no formato
No modelo atual, os 24 clubes vinham sendo divididos em quatro grupos de seis, que disputam a temporada regular em jogos de ida e volta. Ao fim desta, os quatro primeiros colocados se classificam para o Top 16, uma nova fase de grupos, com quatro em cada um. Nesta, os dois primeiros colocados se classificam para os playoffs, onde disputam quartas-de-final, semifinal e final em séries melhor de três jogos.
A partir da temporada que vem, porém, os grupos da temporada regular serão reduzidos para apenas dois, com dez times em cada, disputando a mesma forma de jogos de ida e volta. Os primeiros oito colocados de cada grupo avançarão para a próxima fase, que não será mais o Top 16, mas sim os próprios playoffs. Os times se cruzarão em fases de oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final, todas disputadas em jogo único, até definir o campeão.
Os dois times que chegarem à final ganharão vagas para a Euroliga do ano seguinte, exceto se um dos dois times que ganharam essas vagas na temporada anterior se classificar para os playoffs da Euroliga no ano em questão. Se isso acontecer, somente o campeão da EuroCup ganhará uma vaga para a Euroliga.