Nesta terça-feira (9) foram realizadas duas partidas adiadas da Euroliga e ambas incluíram equipes do “G4”. Na Lituânia, a terceira colocada Olimpia Milão se firmou ainda mais no grupo da frente ao derrotar o lanterninha, Žalgiris. Já na Turquia o líder Real Madrid teve sua série de nove vitórias consecutivas interrompida, caindo diante do embalado Fenerbahçe – que entra na zona de classificação com a vitória. Leia abaixo um breve resumo de cada uma das partidas.
LEIA TAMBÉM: Resumo da 25ª rodada da Euroliga
Žalgiris Kaunas (LIT) 70 x 74 Olimpia Milão (ITA)
Por Rafael Bittelbrunn
Em partida atrasada da Rodada 17, o Žalgiris recebeu a Olimpia Milão em Kaunas, e saiu com a nona derrota consecutiva, enquanto o time italiano voltou a vencer, após revés contra o Fenerbahçe na semana anterior. As duas equipes têm campanhas bem distintas, porém ambas têm sofrido ofensivamente, não sendo os ataques mais destacados da competição. O time da casa (pior ataque e pior aproveitamento de dois pontos), como sempre, conseguiu fazer um jogo equilibrado em boa parte do tempo, mas faltou capacidade técnica, calma e organização ofensiva para sair com a vitória, que desta vez esteve bem próxima. O primeiro tempo foi bastante igual, com o Žalgiris chegando a abrir sete pontos de frente, e a Olimpia conseguindo colocar oito de vantagem, mas sempre havendo uma reação adversária (combinada com ataques ruins e turnovers). Assim, o primeiro tempo acabou com o placar baixo (35-35), com Troy Daniels e Sergio Rodriguez sendo os destaques da Olimpia, vindos do banco, e Lukas Lekavičius e Edgaras Ulanovas puxando a equipe da casa. Neste ponto, o time visitante já dominava os rebotes, o que seria um fator crucial para a vitória italiana em Kaunas, especialmente os rebotes ofensivos. No segundo tempo, a partida seguia equilibrada, com diversas trocas de liderança e Malcolm Delaney começando a aparecer para a Olimpia, mas com boas respostas do time da casa, incluindo uma defesa mais forte, com apenas dois pontos separando as equipes no início do último período. O jogo seguia ponto a ponto, com os visitantes conseguindo abrir apenas cinco pontos de vantagem, mas com o time lituano sempre encostando novamente, parecendo que a vitória poderia vir. Mas a torcida se decepcionou novamente, faltando boas escolhas nos três minutos finais de partida, e com a Olimpia aproveitando melhor as oportunidades, especialmente as diversas segundas chances, frutos de 14 rebotes ofensivos. Com Delaney fazendo sua melhor apresentação na temporada, e Kyle Hines entrando para a história com o maior número de rebotes ofensivos da Euroliga (706), a Olimpia conseguiu vencer fora de casa, apesar de uma apresentação coletiva que novamente deixou a desejar. Destaque para Malcolm Delaney, com 20 pontos (4 de 6 do perímetro), e Kyle Hines, com 11 pontos e dez rebotes, enquanto Lukas Lekavičius, com 16 pontos e cinco assistências, foi o destaque da casa.
Fenerbahçe (TUR) 66 x 51 Real Madrid (ESP)
Por Gabriel Girardon
Em Istambul, os donos da casa bateram o líder da Euroliga sem dificuldade. O Real teve uma partida para esquecer. Em todo primeiro tempo, o time marcou somente 17 pontos, das mãos de apenas três jogadores – Sergio Llull e os pivôs Edy Tavares e Vincent Poirier. O Fener também não foi muito bem, mas uma arrancada ainda no período inicial, fazendo 17-0, foi crucial para ter vantagem de dez pontos no intervalo (27-17). Na retomada, os turcos seguiram um pouco melhores, diante de muita dificuldade dos espanhóis em pontuar. A vantagem continuou sempre acima dos dois dígitos, chegando a 18 no último lance da parcial (48-30). Nos 10 minutos finais, o Real finalmente conseguiu equilibrar as ações, mas já era tarde para uma reação. O time que havia convertido apenas dois chutes de fora em 14 tentativas (14% de aproveitamento) em toda primeira metade do jogo, acertou três no quarto período, mas com desempenho ainda péssimo, de 20% no total (6/30). Já o Fener, ainda que tenha tido números quase iguais do perímetro (6/29), foi muito superior dentro da área pintada, que foi o diferencial para o triunfo por 66-51. A derrota não apenas encerra uma sequência de nove vitórias do Real Madrid na Euroliga, como marca a pontuação mais baixa da equipe nesta edição do torneio. Apesar disso, o recorde de 20-4 mantém o time merengue na liderança, mas que estará em jogo na próxima sexta-feira, diante do rival Barcelona, vice-líder com 19-5. Já o Fenerbahçe, com o resultado positivo, saltou para a oitava posição, ingressando na zona de playoff, com 12-10.