Por Kevin de Jesus

Na terça-feira (15), o Barcelona se consagrou campeão da Liga Endesa sete anos depois de sua última conquista, com uma exibição de domínio do início ao fim, vencendo um Real Madrid que não conseguiu impor seu jogo, por 92 a 73.  O primeiro ano de Šarūnas Jasikevičius como treinador da equipe blaugrana terminou com uma das partidas mais completas em aspecto defensivo e ofensivo. O time catalão conquistou o “doblete” (campeonato e copa nacionais na mesma temporada), algo que nenhuma equipe conseguia desde 2011 e encerra um ano fantástico depois de jogar o maior número possível de finais e com a Euroliga como um problema pendente para a próxima temporada.

Nikola Mirotić, MVP das finais, não se importou com seu baixo rendimento nesses playoffs e foi genial, liderando o Barça com 27 pontos e 35 de valoração, com uma grande ajuda de Nick Calathes (15 pontos e sete assistências), que controlou o ritmo de jogo no segundo tempo. Pau Gasol ganhou sua terceira Liga Endesa, 20 anos depois de conquista-la pela última vez. A lenda do basquete espanhol fez, mais uma vez, um grande jogo com 11 pontos e seis rebotes, nos quase vinte minutos em que esteve em quadra.

Não demorou até o terceiro quarto para o Barça impor seu jogo em ambos os lados da quadra. Foi a partir do primeiro minuto do jogo, quando os “Culé” fizeram uma parcial de 7 a 0 em dois minutos e converteram seus primeiros sete arremessos, para ampliar o placar para 16 a 5 em quatro minutos e meio. De início, Jasikevičius colocou Ádám Hanga para marcar Alberto Abalde e Brandon Davies não deixou que Walter Tavares jogasse confortavelmente. Mirotić (14 pontos) e Calathes lideraram o Barça no ataque, enquanto Tavares, com seis pontos, foi quem mais pontuou por parte do time da capital. A intensidade do time titular do Barça continuava nos que estavam saindo do banco e Kyle Kuric marcou para colocar a diferença em treze pontos (26 a 13) foi com poucos segundos para encerrar o primeiro quarto que Carlos Alocén conseguiu pontuar e deixou o jogo em 26 a 15.

O Barça começou o segundo quarto com um triplo convertido de Kuric, que colocou sua equipe em 14 pontos de vantagem (29 a 15). A defesa zona do Madrid dificultou os arremessos de fora do Barça, mas os mesmos problemas fizeram com que os madrilenhos no ataque terminassem o primeiro tempo com 12 de 29 em arremessos de quadra.

O Barça conseguiu dois arremessos de média distância com Calathes e Álex Abrines, para ampliar a vantagem sem muitos problemas até chegar aos 20 pontos (48 a 28). Mirotić continuou com a mão calibrada no início do terceiro quarto e Alex Tyus foi incapaz de pará-lo, o Barça manteve a vantagem de 20 pontos (62 a 42). Tyus e Alocén protagonizaram o melhor momento do Real Madrid, com uma parcial de 9 a 0 provocou a reação tímida dos “blancos” (66 a 53). Uma sequência de Gasol, com um triplo e uma bandeja no contra-ataque após uma assistência de Calathes, levantou a torcida no Palau Blaugrana e o Barça, com ainda um triplo de Kuric, deixou o título decidido pelo 77 a 55 no final do terceiro quarto. Os esforços do Real durante o último quarto foram em vão e o Barça precisou apenas administrar a vantagem até o fim.

Assista aos melhores momentos da partida:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *