Após seu melhor início de temporada em 33 anos, o Barcelona perdeu sua primeira partida e deixou a liderança da Liga ACB. A décima rodada foi realizada neste final de semana (13 e 14/11), com o Real Madrid vencendo no estouro do cronômetro e assumindo a ponta da tabela, e o Tenerife, do brasileiro Marcelinho Huertas, alcançando a terceira colocação, após vitória contra o lanterna, Real Betis.

Barça perde a invencibilidade jogando em casa

Após nove vitórias em nove jogos, o Barcelona perdeu sua primeira partida, ao ser batido em casa pelo Valencia, pelo placar de 79 a 87. Mesmo com vários desfalques (Víctor Claver, Mike Tobey, Louis Labeyrie e Nenad Dimitrijević), a equipe valenciana utilizou bem seus jovens talentos, como Josep Puerto e Jaime Pradilla, e conseguiu segurar a equipe azulgrana. O Barcelona fazia um jogo mais disperso do que o usual, com apenas Nikola Mirotić tendo uma boa apresentação, enquanto Jasiel Rivero e Xabi López-Arostegui incomodavam os donos da casa. Com diversas mudanças de liderança ao longo da partida, o jogo entrou no quarto final empatado (63 a 63), quando então os visitantes deram o golpe final. Com grandes atuações de Bojan Dubljević e do cubano Jasiel Rivero, o Valencia conseguiu uma corrida de 0 a 9 na metade do quarto, que deu uma vantagem de 12 pontos para a equipe, suficiente para garantir a vitória até o final. Mesmo com uma bola tripla de Mirotić, que deixou a diferença em seis pontos, com cerca de dois minutos por jogar, o Barcelona não soube aproveitar as outras oportunidades, e o Valencia, com muita calma, garantiu uma grande vitória fora de casa. O cubano Rivero terminou com 18 pontos e sete rebotes (para 25 de valoração), enquanto Dubljević teve 15 pontos (todos no segundo tempo), cinco rebotes e quatro assistências, e López-Arostegui anotou 17 pontos. Pelo Barça, Mirotić terminou com 22 pontos.

Agora o Barcelona ocupa a segunda posição na tabela, atrás do Real Madrid, enquanto o Valencia sobe para a sétima colocação.

Real vence no último segundo e assume a liderança

Em partida realizada neste domingo, o Real Madrid conseguiu uma vitória no último segundo, fora de casa, batendo o Fuenlabrada por 85 a 88. Apesar das equipes estarem em lados opostos da tabela, o time da casa fez uma grande apresentação e não venceu o poderoso Real Madrid por detalhe. O jogo começou com os visitantes em ritmo forte, tendo Fabien Causeur, Alberto Abalde e Guerschon Yabusele como protagonistas, enquanto apenas o sérvio Dušan Ristić se destacava pelo Fuenlabrada, anotando dez pontos em quatro minutos. Com o Real chegando a abrir 15 pontos, tudo muda no segundo quarto, onde o time da casa mostra um arsenal ofensivo poderoso. Além de Ristić, o armador nigeriano Obi Emegano (cestinha da Liga ACB) também aparece, não errando nenhum arremesso e anotando 12 pontos no período, levando uma vantagem de dois pontos para o intervalo. No terceiro quarto, o ritmo cai um pouco, mas o Fuenlabrada continua melhor e chega abrir oito de vantagem, segurando o ataque do Real mais uma vez. No período final, apenas Emegano tem bom aproveitamento pelo time da casa, enquanto Sergio Llull acerta duas bolas triplas importantes para o Real. Com 18 segundos por jogar, Emegano acerta uma bola tripla que empata a partida, porém no ataque seguinte, o armador Llull atrai a defesa e acha Thomas Heurtel livre para o arremesso de três pontos, certeiro, no último segundo, dando a vitória aos visitantes. Com seis jogadores tendo duplos dígitos de pontuação, um destaque do Real foi Fabien Causeur, com 19 pontos, seis rebotes e dois tocos, enquanto Heurtel terminou com 12 pontos, nove assistências e dois roubos. Pelo Fuenlabrada, grandes atuações de Emegano, com 27 pontos, e Ristić, com 25 pontos. O brasileiro Leo Meindl continua fora, lesionado.

O Real Madrid assume a liderança da competição, enquanto o Fuenlabrada entra na zona de rebaixamento, na décima sétima (e penúltima) colocação.

Outros jogos da rodada

No sábado, o Joventut Badalona venceu dentro de casa o Zaragoza, por 84 a 78, em partida disputada até o final. A equipe catalã chegou à terceira vitória nos últimos quatro jogos, enquanto o Zaragoza continua sua gangorra de vitórias e derrotas nos últimos cinco jogos. O destaque da partida (e um dos jogadores da rodada) foi o croata Ante Tomić, que anotou 24 pontos, acertando 9 de 11 dos arremessos de quadra, e 6 de 6 dos lances livres, atingindo 30 de valoração. Pelos visitantes, destaque para o polonês Adam Waczyński, com 20 pontos.

O Joventut permanece na sexta colocação, e o Zaragoza cai para a décima segunda posição na tabela.

Em outra partida do sábado, o Andorra venceu, em casa, o UCAM Murcia, por 90 a 89, em arremesso decisivo de Codi Miller-McIntyre. O time da casa vinha embalado, após vitória durante a semana pela EuroCup, contra o poderoso Partizan de Belgrado, mas encontrou um adversário que vem fazendo uma ótima Liga ACB. O time do UCAM Murcia contou com ótima apresentação do brasileiro Augusto Lima, com 21 pontos, nove rebotes, duas assistências, dois roubos, três turnovers e 29 de valoração, porém a atuação dos armadores do Andorra foi fundamental. Primeiro Clevin Hannah, que teve 23 pontos e 30 de valoração, sendo um dos jogadores da rodada; depois Miller-McIntyre, que terminou com 21 pontos, oito rebotes e sete assistências, além do arremesso decisivo.

O Andorra agora subiu para a décima terceira posição, enquanto o UCAM Murcia caiu para a quinta posição na classificação.

Em jogo de desesperados, o Unicaja Málaga voltou a vencer, após quatro derrotas consecutivas, batendo o San Pablo Burgos por 89 a 78. O time burgalês chega a cinco derrotas seguidas e se complica na competição, provocando a queda do técnico Žan Tabak, contratado para essa temporada. Com grande aproveitamento do perímetro (9 de 18), o time da casa teve o controle do jogo, conseguindo uma vantagem de duplos dígitos no primeiro tempo, para não perder mais. O cestinha da equipe foi Norris Cole, com 17 pontos, mas o francês Axel Bouteille também teve papel importante, com 15 pontos (5 de 6 nos arremessos). O cambaleante Burgos teve como destaque o armador Alex Renfroe, com 20 pontos, seis assistências e três roubos, com o brasileiro Vitor Benite tendo 15 pontos, três rebotes, um turnover e 12 de valoração, para cerca de 28 minutos em quadra, saindo como titular.

O Unicaja subiu para a décima posição, e o Burgos cai para a desconfortável décima quarta colocação.

Em situações opostas, o Gran Canária venceu o Baskonia, em casa, por 83 a 77, aumentando ainda mais a crise no clube basco. Mesmo com grande elenco, a equipe não consegue se encontrar, chegando a quatro derrotas nas últimas cinco partidas de Liga ACB, além de ter quatro derrotas seguidas na Euroliga, o que causou a demissão do técnico Duško Ivanović. Já o Gran Canária chega a quatro vitórias nas últimas cinco partidas do campeonato espanhol, além de ter três vitórias seguidas na EuroCup. Apesar de um primeiro tempo melhor para o Baskonia, que foi para o intervalo vencendo por cinco pontos, o segundo tempo foi todo do time da casa, que definiu a vitória no período final. A equipe amarela teve grande aproveitamento do perímetro (12 de 24), com destaque para AJ Slaughter, com 22 pontos, e Miquel Salvó, com 12 pontos (3 de 3 do perímetro) e seis rebotes. No Baskonia, mais uma boa partida do lituano Tadas Sedekerskis, com 12 pontos e 11 rebotes, e Simone Fontecchio sendo o cestinha, com 14 pontos.

O Gran Canária volta para a quarta posição na tabela, enquanto o Baskonia cai para a décima primeira posição.

No domingo, o Bilbao venceu mais uma, em casa, ao passar com dificuldades pelo Obradoiro, por 80 a 76. A equipe volta a vencer, após duas derrotas, e sai da zona do rebaixamento, enquanto o time de Santiago de Compostela conhece a terceira derrota seguida, sendo a quinta nas últimas seis partidas. O jogo não foi dos melhores ofensivamente, mas a bola tripla foi decisiva para a vitória do time da casa, que acertou 7 de 17 tentativas, enquanto o Obradoiro converteu apenas quatro (em 23 tentativas). Destaque para o sueco Ludde Hakanson, com 21 pontos (4 de 6 do perímetro), com o brasileiro Rafa Luz saindo com nove pontos, um rebote, um roubo, três turnovers e zero de valoração, em 17 minutos em quadra, saindo como titular. Pelo Obradoiro, partida muito eficiente do congolês Viny Okouo, com 14 pontos, nove rebotes e três tocos, em menos de 14 minutos em quadra (!), com o cestinha sendo Kassius Robertson, com 18 pontos.

O Bilbao saiu da zona de rebaixamento e está na décima sexta posição, e o Obradoiro vem logo acima, na décima quinta colocação.

Também em partida realizada no domingo, o Tenerife venceu mais uma, fora de casa, superando o lanterna Real Betis, por 72 a 81, e subindo mais na tabela. A equipe vence a terceira seguida e chega a cinco vitórias nas últimas seis partidas, enquanto o time de Sevilha vive uma situação complicada, com apenas duas vitórias na competição. O jogo foi dominado desde o início pelo time visitante, que tinha o uruguaio Bruno Fitipaldo novamente inspirado. O jogador terminou com 22 pontos (10 de 14 dos arremessos de quadra) e seis assistências, com o brasileiro Marcelinho Huertas contribuindo com 11 pontos, dois rebotes, cinco assistências, um turnover e nove de valoração, em 20 minutos em quadra, vindo do banco. Pelo lado do Betis, um dos pouco destaques foi Vito Brown, com 16 pontos.

Agora o Tenerife ocupa a terceira colocação na tabela, enquanto o Real Betis continua na lanterna (décima oitava posição).

Por fim, o Manresa manteve a boa fase, vencendo a terceira seguida ao superar o Breogán, em casa, também no domingo, por 86 a 75. Com um jogo de garrafão dominante, a equipe da casa foi conduzida pelo armador Dani Pérez, que terminou com dez assistências, algumas delas para o belga Ismaël Bako, cestinha da equipe com 17 pontos. Além dele, o nigeriano Chima Moneke também teve destaque, com 15 pontos e seis rebotes. No Breogán, destaque para o esloveno-austríaco Rašid Mahalbašic, com 17 pontos, e Tyler Kalinoski, com 16 pontos.

O Manresa entra na zona de classificação, na oitava posição, enquanto o Breogán sai desta faixa, caindo para a nona posição.

PREMIAÇÕES DE JOGADOR DA RODADA E MELHOR LATINO-AMERICANO

Como é habitual na Liga ACB, ao final de cada rodada é escolhido o “Jogador da Rodada”, bem como o “Melhor Latino-Americano”, premiando os desempenhos individuais dos jogadores, em função de sua Eficiência (“Valoración“) em cada partida.

Rodada 10

Jogador da Rodada: Clevin Hannah, EUA-Senegal (Andorra), 23 pontos, um rebote, quatro assistências, dois roubos, 30 de eficiência (Andorra 90 x 89 UCAM Murcia) e Ante Tomić, Croácia (Joventut Badalona), 24 pontos, quatro rebotes, duas assistências, 30 de eficiência (Joventut Badalona 84 x 78 Zaragoza)

Melhor Latino-americano: Jasiel Rivero, Cuba (Valencia), 18 pontos, sete rebotes, uma assistência, dois roubos, 25 de eficiência (Barcelona 79 x 87 Valencia)

O uruguaio Bruno Fitipaldo segue na ponta da corrida pelo prêmio de Melhor Latino-Americano, com 47 pontos, seguido por Marcelinho Huertas, com 33, e o uruguaio Jayson Granger, com 31.

PRÓXIMOS JOGOS (RODADA 11)

Sábado (20/11)

14h – Unicaja Málaga x Fuenlabrada
14h – Obradoiro x Zaragoza
16h45 – Tenerife x Gran Canaria
16h45 – Valencia x Bilbao

Domingo (21/11)

8h30 – Real Madrid x Real Betis
8h30 – Breogán x Joventut Badalona
13h – Baskonia x Andorra
14h30 – UCAM Murcia x Manresa
16h – San Pablo Burgos x Barcelona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *