Nos últimos dias foram realizados alguns jogos atrasados da Liga ACB, a liga doméstica espanhola, sendo alguns decisivos para a classificação à Copa do Rei. Houve duas partidas na quarta-feira (19), sendo uma da Rodada 15 e outra da Rodada 17, além de seis partidas no final de semana (22 e 23/01), pela Rodada 16, com Manresa e UCAM Murcia conseguindo sua classificação para a Copa. Também tivemos o sensacional “El Clásico” entre Real Madrid e Barcelona, vencido pelos catalães de forma muito sólida, apesar do grande momento da equipe da capital.

A Copa do Rei, a ser realizada entre 17 e 20/02, em Granada, já tem cinco classificados: Real Madrid, Barcelona, Joventut Badalona, Manresa e UCAM Murcia. Outras cinco equipes disputam as últimas três vagas restantes: Valencia, Tenerife, Breogán, Baskonia e Gran Canaria. Lembrando que só são contabilizados, para efeitos de classificação, os jogos até a Rodada 17, não sendo considerados os resultados de alguns jogos já realizados pela Rodada 18, por exemplo.

Abaixo, um pequeno resumo dos jogos realizados na última semana.

RODADA 15

Manresa 104 x 84 Obradoiro

Em jogo realizado na quarta-feira (19), o Manresa, equipe sensação do momento, conseguiu sua terceira vitória seguida e a sonhada vaga para a Copa do Rei, após 18 anos sem alcançar o torneio. O triunfo veio diante do Obradoiro, em casa, com uma atuação de luxo do ala-pivô nigeriano Chima Moneke, com 32 pontos, 12 rebotes e 39 de valoração, em apenas 23 minutos em quadra. Os visitantes conseguiram resistir por três quartos ao alto volume do time da casa, além do fortíssimo jogo interno, mas sucumbiram no quarto final, perdendo por 29 a 11 e não conseguindo reagir a tempo. O Manresa foi muito dominante nos pontos no garrafão (54 a 34), além de cuidar melhor da bola, cometendo apenas oito turnovers (contra 19 do Obradoiro). Além de Moneke, grande partida de Joe Thomasson, com 19 pontos, quatro rebotes e três assistências. No Obradoiro, destaque novamente para Kassius Robertson, com 15 pontos e sete assistências.

RODADA 17

Breogán 89 x 83 Baskonia

Também em partida na quarta-feira, o Breogán conseguiu importante vitória em casa, diante do Baskonia, praticamente carimbando seu passaporte para a Copa do Rei. Já a equipe basca complicou sua situação de classificação, em uma temporada que tem se mostrado muito difícil, seja na ACB ou na Euroliga. Foi outra grande apresentação do bósnio Džanan Musa, cestinha da competição e um dos candidatos a MVP, e um dos responsáveis pela boa campanha da equipe de Lugo, vinda da LEB Oro (segunda divisão do basquete espanhol). O jogador anotou 26 pontos, seis rebotes, três assistências, dois roubos e 36 de valoração, em 33 minutos em quadra, sendo o atleta que mais ficou em quadra pela equipe da casa. O jogo teve bastante equilíbrio, com o Baskonia chegando a abrir oito pontos no segundo quarto, porém não resistindo no segundo tempo, especialmente o quarto final, quando o Breogán abriu 13 pontos. O time da casa conseguiu 42 pontos no garrafão (contra apenas 16 do Baskonia), além de 15 de contra-ataque (versus dois dos visitantes), e cuidou melhor da bola (nove desperdícios, contra 16 do Baskonia), sendo fatores determinantes para a vitória. Além de Musa, boa partida de Tyler Kalinoski, com 15 pontos, e Rašid Mahalbašić, com 14 pontos e cinco rebotes. Pelo Baskonia, boa partida de Alec Peters, com 17 pontos, e Wade Baldwin, com 15 pontos.

RODADA 16

Andorra 79 x 82 Manresa

Na única partida do sábado (22), o embalado Manresa voltou à quadra e venceu o Andorra, fora de casa, em um grande jogo de superação. O Andorra chegou a sua quinta derrota consecutiva, na porta da zona de rebaixamento, e o técnico Ibon Navarro, na equipe desde 2018, foi demitido após a partida. Mas o time do Principado teve tudo para vencer o jogo, onde o Manresa parecia estar de ressaca da vitória da quarta-feira, quando conseguiu sua classificação à Copa do Rei. Após um início de jogo bom dos visitantes, quando chegaram a abrir dez pontos de vantagem, começou a reação do time da casa, ainda no segundo quarto. Puxado por Clevin Hannah e Drew Crawford, o Andorra fez 33 a 15 na segunda parcial e virou completamente a partida, chegando a colocar 16 pontos de frente no início do terceiro quarto. Então entrou em ação o jovem armador francês Sylvain Francisco, que anotou 24 pontos no segundo tempo, sendo 16 no quarto final, e comandou a reação do Manresa, concluída com belo toco de Chima Moneke sobre Babatunde Olumuyiwa, nos segundos finais de jogo. Novamente, os rebotes foram um fator determinante para o Manresa, conseguindo 43 contra 30, sendo 19 ofensivos (contra nove do Andorra), o que propiciou mais oportunidades aos visitantes. O armador Sylvain Francisco terminou com 27 pontos e quatro assistências, enquanto Ismaël Bako teve dez pontos e 13 rebotes. Pelo Andorra, destaque para Drew Crawford, com 22 pontos, seis rebotes e um toco.

UCAM Murcia 88 x 86 Tenerife

Em jogo do domingo (23), o UCAM Murcia conseguiu a vitória e a classificação para a Copa do Rei, ao bater o Tenerife dentro de casa, fazendo a sua estreia na ACB em 2022. O Tenerife chega a quarta derrota consecutiva e se complica na busca por uma vaga à Copa, apesar de ter conseguido a vaga para a próxima fase da Basketball Champions League (BCL) durante a semana. A partida foi toda controlada pelo Murcia, que jogou com domínio dentro do garrafão e abusou dos contra-ataques, se aproveitando dos erros do Tenerife. O melhor ataque da competição usava toda sua artilharia, com Jordan Davis, James Webb e Isaiah Taylor, além do brasileiro Augusto Lima, muito consistente e o melhor aproveitamento de dois pontos da competição. Os rebotes ofensivos também eram um diferencial, com o Murcia conseguindo sete a mais que o Tenerife (16 a 9), gerando mais oportunidades de ataque para o time da casa. Mesmo vencendo por 14 pontos no último quarto, o Murcia quase entregou o jogo, levando um 11 a 2 nos últimos dois minutos, que quase custaram a vitória. Destaque para James Webb, com 16 pontos, nove rebotes e três roubos, e o brasileiro Augusto Lima, com oito pontos, oito rebotes, quatro assistências, três roubos, um turnover, 20 de valoração, em 24 minutos em quadra, como titular. No Tenerife, destaque para Kyle Wiltjer, com 16 pontos, quatro rebotes e um toco, e Marcelinho Huertas, com 17 pontos, dois rebotes, duas assistências, um roubo, sete turnovers (número atípico), nove de valoração, em 22 minutos em quadra, como titular.

Real Betis 71 x 88 Bilbao

Em partida realizada em Sevilha, o Bilbao atingiu sua quinta vitória consecutiva, a segunda fora de casa, e definitivamente pode começar a pensar em vaga nos playoffs. Do outro lado, o Real Betis segue na lanterna, tendo vencido apenas três partidas na competição, sendo uma em casa, e tendo um longo caminho para evitar o rebaixamento. Porém, o primeiro tempo de partida parecia que o destino seria diferente, mesmo com a equipe da casa tendo jogado a última partida 26 dias atrás. Enquanto o Bilbao tinha um baixo aproveitamento dos arremessos, especialmente dos três pontos (1 de 8), o time da casa se saía melhor, com Shannon Evans e o letão Dairis Bertāns conduzindo as ações ofensivas, e a equipe abrindo 11 pontos de vantagem. Mas no segundo tempo, tudo mudou. Com uma melhor defesa do Bilbao, o Betis não acertou mais nada do perímetro, enquanto o sueco Ludde Hakanson aparecia de forma brilhante, anotando 13 pontos apenas no terceiro quarto, e os visitantes fazendo 14 a 33 na parcial. No período final, a intensidade dos “homens de negro” não diminuiu e a vantagem aumentou, fechando mais uma rodada com vitória. O sueco Hakanson foi o grande destaque, com 26 pontos e 30 de valoração, com o francês Damien Inglis sendo muito importante, com dez pontos e 12 rebotes. O brasileiro Rafa Luz terminou com sete pontos, três rebotes, três assistências, seis turnovers e quatro de valoração, para 29 minutos em quadra, como titular. No Real Betis, destaque para Bertāns, com 20 pontos.

Baskonia 80 x 69 San Pablo Burgos

O Baskonia conseguiu importante vitória dentro de casa, encerrando sua participação no primeiro turno, e aguardando os resultados de outros jogos para saber se terá uma vaga na Copa do Rei. Já o San Pablo Burgos segue sua péssima temporada, chegando a quatro derrotas consecutivas na competição e a permanência na zona de rebaixamento, além de ter sido eliminado da Basketball Champions League, competição que é o atual bicampeão. O time burgalês até começou bem a partida, com Alex Renfroe comandando a equipe, que abriu dez pontos de vantagem, mas aos poucos o Baskonia foi assumindo o controle do jogo. Dois fatores foram cruciais para a vitória basca: os pontos dentro do garrafão e o banco de reservas. Com Matt Costello entrando muito bem na partida, defendendo o garrafão e anotando do perímetro, o Baskonia abria uma pequena vantagem, que não era maior porque o Burgos conseguia se manter com algumas bolas triplas. Mas isso não foi suficiente para alcançar a vitória, já que a equipe acertou apenas 1 de 7 dos arremessos de dois pontos no último quarto, além de ser dominada nos rebotes. Grande partida de Costello, com 21 pontos (4 de 6 do perímetro), dez rebotes, dois tocos e 29 de valoração, com Jayson Granger anotando outros 17 pontos. Na equipe do Burgos, destaque para Renfroe, com 17 pontos e cinco assistências, enquanto o brasileiro Vitor Benite terminou com nove pontos, uma assistência, dois roubos, um turnover e quatro de valoração, para 22 minutos em quadra, como titular.

Real Madrid 75 x 85 Barcelona

Neste domingo aconteceu mais um “El Clásico”, com o Barcelona batendo o Real dentro de Madri, e encostando mais no líder. Foi a oitava vitória em 11 partidas de Šaras Jasikevičius contra a equipe da capital desde que assumiu o Barcelona, sendo que o técnico venceu todas as cinco disputadas dentro do WiZink Center, casa do Real Madrid. Porém, mesmo que todos os clássicos sejam imprevisíveis, este tinha um leve favoritismo para o time de Madri, em função da campanha no último mês de ambas equipes, com o Real inclusive assumindo a liderança da Euroliga na semana anterior, tirando do Barcelona. E o primeiro quarto parecia que esse favoritismo se confirmaria, com o Real melhor na defesa e no ataque, dominando os rebotes e dificultando os arremessos da equipe catalã, abrindo seis pontos ao final da parcial (24-18). No segundo quarto, as coisas começaram a virar. Com a forte defesa do Barcelona e grande desempenho do banco de reservas (que tinha, entre outros, Cory Higgins e Nikola Mirotić), a equipe visitante virou a partida, com Brandon Davies anotando oito pontos e três assistências em apenas oito minutos. O time do Real sentiu a maior pressão, começando a perder a batalha dos rebotes e não tendo a mesma eficiência da bola tripla, indo para o vestiário perdendo por dois pontos (40-42). No terceiro quarto, o ritmo continuou o mesmo, com o pivô Sertaç Şanlı sendo o grande destaque do Barcelona, anotando 11 pontos em oito minutos, enquanto as peças que normalmente contribuem bem para o Real Madrid (Guerschon Yabusele, Thomas Heurtel, Rudy Fernández, Ádám Hanga), estavam apagadas, com baixo aproveitamento nos arremessos. Assim, também com boa atuação do armador Nico Laprovittola, o Barcelona abriu dez pontos de frente. No período final, os visitantes seguiram melhores (e menos nervosos), e conseguiram colocar 12 pontos de frente, com visível frustração dos jogadores do Real, que faziam uma apresentação bem abaixo dos seus últimos jogos. Mas a equipe não estava morta. Com apoio da sua torcida e forte defesa, o time da casa conseguiu reduzir a diferença para apenas dois pontos na metade do quarto, dando a impressão que a virada viria em seguida. Mas não veio. Mesmo com o Barcelona levando mais de seis minutos para anotar uma cesta de quadra, o Real não teve calma nos ataques, sentindo a pressão de perder mais um clássico e reclamando bastante com a arbitragem, não conseguindo superar a defesa adversária. Enquanto isso, o time catalão era mais inteligente, rodando a bola, chamando faltas e convertendo os lances livres. Assim, a vantagem foi se mantendo nos cinco pontos, até que Mirotić converteu uma bola tripla nos 30 segundos finais, definindo mais uma vitória para os visitantes. Os cestinhas da partida foram Sertaç Şanlı e Kyle Kuric, com 17 pontos cada, mas o grande destaque foi Laprovittola, com nove pontos, cinco rebotes, seis assistências, um roubo e nenhum turnover, conduzindo muito bem o Barcelona. No Real Madrid, apenas dois jogadores tiveram pontuação e valoração em duplos dígitos, sendo Walter Tavares (12 pontos) e Sergio Llull (11 pontos) os destaques.

Obradoiro 100 x 83 Breogán

Encerrando os jogos do final de semana, o Obradoiro conseguiu uma expressiva vitória sobre o Breogán, que ainda sonha com uma vaga na Copa do Rei. O jogo foi todo dominado pela equipe de Santiago de Compostela, que usou todo seu arsenal ofensivo, dentro e fora do garrafão, para vencer a equipe de Lugo. O time da casa iniciou em alta rotação, com o pivô lituano Laurynas Birutis deitando e rolando dentro do garrafão, e Kassius Robertson pontuando como sempre. O Breogán não contava com uma noite inspirada da sua estrela, Džanan Musa, e precisou de Trae Bell-Haynes e Marko Luković para compensar ofensivamente. Porém, a noite era do Obradoiro que, além de ter bom desempenho no ataque, também apertava na defesa, levando o Breogán a acertar apenas 2 de 12 arremessos de dois pontos no segundo quarto. No segundo tempo, o domínio da equipe da casa só aumentou, apesar das tentativas de Musa e Bell-Haynes, com a vantagem chegando aos 22 pontos, sem reação para os visitantes. Grande apresentação de Birutis, com 26 pontos, oito rebotes, duas assistências, dois tocos e 37 de valoração, com Robertson contribuindo com 21 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Pelo Breogán, Bell-Haynes terminou com 24 pontos, e Musa, com 20.

PRÓXIMOS JOGOS (sujeito a alterações)

*Horários de Brasília

Quarta-feira (26/01)

RODADA 17 (jogo atrasado)

16h30 – Zaragoza x UCAM Murcia

Quinta-feira (27/01)

RODADA 17 (jogo atrasado)

16h30 – San Pablo Burgos x Tenerife

Sexta-feira (28/01)

RODADA 16 (jogo atrasado)

16h30 – Fuenlabrada x Joventut Badalona
17h – Valencia x Gran Canaria

Domingo (30/01)

RODADA 15 (jogo atrasado)

08h30 – Bilbao x Unicaja Málaga
16h – Tenerife x Valencia

RODADA 17 (jogo atrasado)

14h30 – Barcelona x Joventut Badalona
18h15 – Gran Canaria x Obradoiro

RODADA 20

08h30 – UCAM Murcia x Breogán
13h – Manresa x San Pablo Burgos
16h – Real Madrid x Andorra

Segunda-feira (31/01)

RODADA 20

16h30 – Fuenlabrada x Zaragoza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *