Neste final de semana (15 e 16/01) foram realizados cinco jogos pela Liga ACB, com a partida entre Valencia e Barcelona sendo adiada em função de casos de Covid. A rodada 11 foi finalizada, com o Joventut Badalona batendo o Breogán, e garantindo a vaga para a Copa do Rei, juntando-se a Real Madrid e Barcelona. Além disso, foram realizadas quatro partidas da rodada 18, originalmente agendada para esta data, mas com os outros confrontos precisando ser remarcados.
Abaixo, um resumo das cinco partidas realizadas e previsão das novas partidas, além da divulgação dos jogadores da Rodada 11, finalizada no final de semana.
RODADA 11
Joventut vence fora de casa e obtém classificação para a Copa do rei
Em jogo realizado neste domingo, o Joventut Badalona voltou a vencer, batendo fora de casa o Breogán, por 87 a 90. O time catalão manteve a boa fase, vencendo o quinto jogo nos últimos seis disputados, e sendo apenas a segunda equipe a triunfar dentro do Pazo de Lugo (a outra foi o Real Madrid) na temporada. Já o Breogán estreou em 2022, e viu sua sequência de três vitórias ser interrompida, complicando as chances de classificação para a Copa do Rei. E a equipe da casa começou muito bem, comandada pelo bósnio Džanan Musa e conseguindo abrir 11 pontos de vantagem, enquanto o time de Badalona não acertava nada do perímetro. No segundo quarto, a ótima defesa do Joventut entra em ação, além da bola tripla começar a cair, com Pau Ribas e Ferrán Bassas, conseguindo virar a partida por pequena diferença. No segundo tempo, a partida seguiu muito equilibrada, mas com o Joventut levando vantagem no período final, chegando a abrir 12 pontos de frente. O Breogán ainda conseguiu uma reação, com 13 pontos de Musa, mas já era tarde demais para uma reação do time da casa. Os pontos do banco (41-18) e de segunda oportunidade (20-5) fizeram toda a diferença para a vitória catalã, que teve Ferrán Bassas como destaque, com 19 pontos (cinco bolas triplas), além de Ante Tomić, com nove pontos e dez rebotes. O bósnio Musa terminou com 22 pontos pela equipe de Lugo, porém teve sete turnovers.
RODADA 18
Bilbao vence a quarta seguida e a primeira fora de casa
Na única partida disputada no sábado, o Bilbao conseguiu sua primeira vitória fora de casa, ao bater o Obradoiro, por 91 a 96. A equipe basca segue sua ascensão na tabela, chegando a quarta vitória seguida e se distanciando da zona de rebaixamento. O time de Santiago de Compostela fez sua primeira partida desde 23 de dezembro, e segue com uma campanha muito ruim, perto da zona de descenso. O jogo foi quase todo liderado pelos visitantes, que conseguiram uma vantagem de 12 pontos ainda no primeiro tempo. Mas o time da casa, empurrado pela torcida e pelo canadense Kassius Robertson, conseguiu se recuperar no último quarto e passar brevemente a frente. O Bilbao não se intimidou e, com grande atuação de Rafa Luz nos minutos finais, além de má pontaria do time da casa, conseguiu sair com grande vitória fora de casa. A boa defesa dos “homens de preto” foi muito importante, provocando 16 turnovers do Obradoiro que resultaram em 16 pontos, além da diferença dos bancos (41-22), com destaque para o sueco Ludde Hakanson, com 19 pontos. Entre os sete jogadores do Bilbao que anotaram em duplos dígitos, vale destacar a partida do brasileiro Rafa Luz, com 14 pontos, três rebotes, uma assistência, um turnover e 15 de valoração/eficiência, em quase 23 minutos em quadra, vindo como titular. O cestinha da partida foi Kassius Robertson, com 25 pontos (5 de 10 da bola tripla), além de cinco assistências para o Obradoiro.
Real atropela o Zaragoza e segue tranquilo na ponta
O líder Real Madrid não tomou conhecimento do Zaragoza, vencendo em casa por 94 a 69, em partida realizada no domingo. O time da capital, de excelente campanha na ACB e na Euroliga, resolveu o jogo já no primeiro quarto, abrindo 10 a 0 logo de cara, com todos os jogadores contribuindo. O belga Hans Vanwijn conectou uma bola tripla para os visitantes, parecendo que o time entraria no jogo, mas então o Real atropelou com nova corrida de 18 a 0 e abrindo 25 pontos de vantagem ainda no primeiro quarto. O Zaragoza ainda tentou voltar na partida, com Jordan Bone e o polonês Adam Waczyński, mas o elenco do Real Madrid é muito forte, com diferentes jogadores sendo protagonistas nos quartos seguintes, mantendo a vantagem sempre acima dos 20 pontos. Um dos grandes fatores para a vitória do Real foi sua forte defesa, provocando 21 turnovers do Zaragoza (contra apenas nove do time da casa), além do ótimo jogo de garrafão, mesmo com Walter Tavares ausente. O francês Vincent Poirier fez mais uma grande partida, com 19 pontos (7 de 8 dos dois pontos), seis rebotes e dois tocos, além de 29 de valoração, bem acompanhado por Anthony Randolph, com 14 pontos, nove rebotes e três tocos. Nos visitantes, Bone e Waczyński anotaram 12 pontos cada, sendo os cestinhas da equipe.
Manresa confirma boa fase em vitória contundente
A equipe sensação da Espanha, o Manresa, venceu mais uma e se consolidou na parte de cima da tabela, ao bater o Gran Canaria, por 91 a 72. O time amarelo chega a sexta derrota consecutiva e complica sua participação na Copa do Rei, caindo na tabela de classificação. O primeiro tempo apresentou um certo equilíbrio, com o argentino Nico Brussino se destacando pelos visitantes, enquanto Luke Maye tinha boa participação pelo Manresa. E o jogo seguia assim pelo segundo tempo, até que no quarto final, após corrida de 12 a 0, o Manresa abriu 17 pontos de vantagem, para não ser mais perdida. Novamente a equipe dominou o garrafão, além de conseguir 13 pontos de segunda oportunidade (contra apenas dois do Gran Canaria), possuindo um jogo coletivo muito difícil de ser batido. Quatro jogadores da casa terminaram como cestinhas, com 14 pontos cada: Chima Moneke, Elias Valtonen, Ismaël Bako e Luke Maye. O cestinha do jogo foi Dylan Ennis, do Gran Canaria, com 20 pontos.
Baskonia consegue vitória apertada diante do Andorra
O Baskonia estreou na ACB em 2022 com vitória fora de casa, batendo o Andorra por 78 a 79, nos segundos finais de jogo. O time basco consegue sua quinta vitória nos últimos seis jogos, enquanto a equipe do Principado sofre a quarta derrota seguida, na porta da zona de rebaixamento. Mas foi uma partida de recuperação do Baskonia, que chegou a estar perdendo por 16 pontos na metade do segundo quarto, com grande apresentação de Codi Miller-McIntyre pelo time da casa. Então entrou em ação Wade Baldwin, que anotou 12 pontos na parcial e deixou o jogo com apenas quatro de diferença no intervalo. A partida seguiu equilibrada até o final, com o Andorra liderando por três pontos quando ainda faltavam quatro minutos por jogar. O problema é que o time da casa não anotou mais nenhum ponto a partir daí e, apesar do Baskonia também não ter boa performance ofensiva, foi suficiente para permitir a vitória dos visitantes. Após infiltração de Baldwin, veio a cesta vitoriosa com pouco menos de quatro segundos no relógio, ainda permitindo um último ataque do Andorra, sem sucesso. Destaque para a partida de Wade Baldwin, com 22 pontos, enquanto Miller-McIntyre, do Andorra, terminou como cestinha, com 25 pontos.
PREMIAÇÕES DE JOGADOR DA RODADA E MELHOR LATINO-AMERICANO
Como é habitual na Liga ACB, ao final de cada rodada é escolhido o “Jogador da Rodada”, bem como o “Melhor Latino-Americano”, premiando os desempenhos individuais dos jogadores, em função de sua Eficiência (“Valoración“) em cada partida.
Rodada 11
Jogador da Rodada: Giorgi Shermadini, Geórgia (Tenerife), 25 pontos, dez rebotes, uma assistência, um toco, 41 de eficiência (Tenerife 98 x 89 Gran Canaria)
Melhor Latino-americano: Jayson Granger, Uruguai (Baskonia), 25 pontos, um rebote, cinco assistências, cinco roubos, 32 de eficiência (Baskonia 83 x 77 Andorra)
O uruguaio Bruno Fitipaldo (Tenerife) segue na ponta da corrida pelo prêmio de Melhor Latino-Americano, com 57 pontos, seguido de perto pelo uruguaio Jayson Granger (Baskonia), com 51, com o dominicano Ángel Delgado (Bilbado), com 49, o brasileiro Augusto Lima (UCAM Murcia), com 39, e o brasileiro Marcelinho Huertas (Tenerife), com 38.
PRÓXIMOS JOGOS (sujeito a alterações)
*Horários de Brasília
Quarta-feira (19/01)
RODADA 15 (jogo atrasado)
17h30 – Manresa x Obradoiro
RODADA 17 (jogo atrasado)
15h – Breogán x Baskonia
Sábado (22/01)
RODADA 16 (jogo atrasado)
14h – Andorra x Manresa
Domingo (23/01)
RODADA 16 (jogos atrasados)
08h30 – Real Betis x Bilbao
08h30 – UCAM Murcia x Tenerife
13h – Baskonia x San Pablo Burgos
14h30 – Real Madrid x Barcelona
16h – Obradoiro x Breogán
16h – Fuenlabrada x Joventut Badalona