Fala pessoal! Após um tempo ausente, estamos de volta com informações da liga doméstica mais importante da Europa, a Liga ACB, na Espanha. E com um cenário de caos, em meio a muitos jogos suspensos devido a uma nova onda de casos positivos para o interminável coronavírus. Na última rodada de 2021 (Rodada 15), já houve uma prévia do que estava por vir, com cinco dos nove jogos sendo suspensos, e apenas um deles já tendo nova data de realização (informações no final). E com a Rodada 16 programada para acontecer nos dias 02 e 03/01, o pior aconteceu: nenhum jogo foi realizado nestas datas, incluindo “El Clasico” entre Real Madrid e Barcelona. O cenário só não foi pior, pois uma das partidas pôde acontecer no dia 04/01, mesma data em que foi antecipado um jogo da Rodada 17.
Em resumo, a esta altura do calendário, em condições normais, todas as equipes já deveriam ter disputado 16 partidas, porém apenas uma (Zaragoza) conseguiu esse feito, enquanto Barcelona e Joventut Badalona jogaram apenas 13 jogos. A rodada do próximo final de semana (08 e 09/01), marcaria o final do “primeiro turno”, com a definição dos oito primeiros colocados e classificados para a Copa do Rei, em fevereiro. Mas, com a desordem no calendário, a Liga estendeu até dia 30/01 como prazo final para definição dos classificados para a Copa, seja jogando até lá as partidas atrasadas, seja pelo critério de percentual de vitórias (caso as partidas atrasadas não possam ser realizadas até esta data). Enfim, com jogos sendo suspensos quase diariamente, fica difícil prever o que irá acontecer nos próximos dias e meses, especialmente no que diz respeito à sequência da competição.
Infelizmente, essa não é uma situação exclusiva da Liga ACB, com outras ligas domésticas tendo os mesmos problemas e, para piorar, também afetando as competições européias, especialmente a Euroliga, que teve apenas um jogo confirmado para a Rodada 19, por exemplo (situação até o fechamento desta coluna), afetando bastante o andamento da principal competição de clubes da Europa.
Abaixo, um resumo das duas partidas que ocorreram neste início de semana, sendo uma pela Rodada 16 e outra pela Rodada 17.
RODADA 16
Málaga atropela Zaragoza e volta a sonhar com Copa do Rei
Nesta terça-feira (04), o Unicaja Málaga voltou a vencer na Liga ACB, após duas derrotas consecutivas, atropelando o Zaragoza, em casa, por 112 a 72. Apesar de um primeiro quarto disputado entre as equipes (19 a 20), com muitos turnovers do time da casa e baixo aproveitamento da bola tripla, a partir do segundo quarto tudo começou a mudar. Com uma defesa forte, domínio nos rebotes e ampla distribuição de assistências, a equipe da casa já vencia por dez pontos no intervalo, comandada por Darío Brizuela e Jaime Fernández. Na segunda etapa, o time da casa veio com tudo, ainda com uma defesa forte e o ataque bem distribuído entre Jonathan Barreiro, Axel Bouteille e Norris Cole, enquanto apenas Jordan Bone conseguia produzir alguma coisa pelo Zaragoza. Com a diferença chegando aos 24 pontos no início do quarto final, o Málaga não tira o pé do acelerador e faz um período esmagador, anotando 38 pontos, 13 assistências e nenhum turnover, chegando aos 40 pontos de diferença no final da partida. O Málaga conseguiu alguns recordes históricos: maior valoração/eficiência (153) e maior número de assistências (31) da equipe em um jogo da Liga, além de terceira maior pontuação. Com sete jogadores com duplos dígitos de pontuação e eficiência, destaques para Axel Bouteille, com 19 pontos, sete rebotes, cinco assistências, quatro tocos e 31 de valoração, e Jaime Fernández, com 12 pontos e 11 assistências. Pelo time do Zaragoza, destaque para Jordan Bone, com 21 pontos e quatro assistências.
Com a vitória, o Málaga continua na décima posição (7-8), ainda brigando por uma vaga na Copa do Rei, enquanto o Zaragoza estaciona na décima segunda colocação (6-10).
RODADA 17
Real Madrid vence boa equipe do Manresa fora de casa
Também em partida realizada nesta terça-feira (04), antecipada da rodada do próximo final de semana, o Real Madrid manteve a liderança da competição, ao vencer fora de casa a boa equipe do Manresa, por 87 a 92. Esta é apenas a segunda derrota do time catalão em casa (Pavelló Nou Congost), tendo apresentado um bom basquete na Liga ACB e, principalmente, na Basketball Champions League, onde terminou a fase de grupos como único invicto (ainda tem um jogo atrasado a fazer). E a partida com o forte Real Madrid, que perdeu apenas um jogo no campeonato, mostrou a qualidade da equipe, sendo derrotada apenas nos segundos finais da partida. O time da casa começou bem, abrindo 13-6, mas logo o Real equilibrou as ações, com as duas equipes sendo mais eficientes dentro do garrafão. No segundo quarto, a bola tripla do time visitante começou a cair (6 de 12), com Guerschon Yabusele e Rudy Fernández com as mãos calibradas, enquanto o time catalão se mantinha na partida com boa participação de Luke Maye, vindo do banco, deixando a diferença em apenas dois pontos no intervalo. No terceiro quarto, a artilharia dos dois times veio com tudo, com cada cesta sendo respondida pelo adversário, e o jogo mantendo grande equilíbrio. O jovem francês Sylvain Francisco aparecia muito bem pelo Manresa, anotando oito pontos em cerca de quatro minutos, enquanto Fabien Causeur e Walter Tavares lideravam os “blancos”, deixando tudo indefinido para o quarto final. E o último período, apesar de também equilibrado e do Manresa conseguir abrir cinco pontos de frente, foi definido pela experiência e talento do time de Madri, com Tavares, Fernández e Sergio Llull anotando 19 dos 24 pontos da equipe, sendo decisivos para a vitória. Aliás, mais uma atuação dominante de Walter Tavares, com 19 pontos, 13 rebotes e 32 de valoração, bem acompanhado por Rudy Fernández, com 15 pontos. Pela boa equipe do Manresa, destaque para Joe Thomasson, com 15 pontos, três rebotes e três assistências.
Com a vitória (a oitava consecutiva), o Real Madrid se isola na liderança (14-1), enquanto o Manresa cai para a oitava posição (8-6).
PRÓXIMOS JOGOS (sujeito a alterações)
*Horários de Brasília
Sábado (08/01)
RODADA 17
14h – San Pablo Burgos x Tenerife
15h15 – Bilbao x Andorra
16h45 – Gran Canaria x Obradoiro
Domingo (09/01)
RODADA 14 (jogo atrasado)
13h – Barcelona x Manresa
RODADA 15 (jogo atrasado)
15h15 – Joventut Badalona x Real Madrid
RODADA 17
08h30 – Unicaja Málaga x Valencia
13h – Zaragoza x UCAM Murcia
JOGOS POSTERGADOS AINDA SEM DEFINIÇÃO DE DATAS
RODADA 11
Breogán x Joventut Badalona
RODADA 15
Barcelona x Andorra
Manresa x Obradoiro
Bilbao x Unicaja Málaga
Tenerife x Valencia
RODADA 16
Andorra x Manresa
Valencia x Gran Canaria
Obradoiro x Breogán
Fuenlabrada x Joventut Badalona
Real Betis x Bilbao
Real Madrid x Barcelona
Baskonia x San Pablo Burgos
UCAM Murcia x Tenerife
RODADA 17
Barcelona x Joventut Badalona
Breogán x Baskonia
Real Betis x Fuenlabrada
RODADA 22
San Pablo Burgos x Bilbao