Nesta semana a Liga ACB realizou a 31ª rodada de sua temporada regular, com jogos desde terça-feira (13) até sexta-feira (16). Algumas partidas importantes aconteceram, sem grandes alterações na tabela de classificação, com destaque para a vitória do líder Real Madrid sobre o terceiro colocado, Tenerife, e a classificação matemática do Baskonia aos playoffs. A semana também teve os primeiros pontos de Pau Gasol na Liga ACB, após 20 anos, na vitória do Barça sobre o Gran Canaria. A partida entre Andorra e Fuenlabrada foi postergada em função de casos de Covid-19.

Real vence Tenerife e estende sua série invicta

E o Real Madrid continua ampliando sua liderança no campeonato espanhol, além de acabar com séries invictas dos adversários. Depois de bater o Barça na rodada 30, encerrando uma série de 16 vitórias seguidas do time catalão, agora foi a vez do Tenerife, na última terça-feira. Com ótima campanha na Liga ACB (terceira posição) e na Champions League, a equipe do brasileiro Marcelinho Huertas não resistiu ao time da capital, encerrando uma série de seis vitórias seguidas. Apesar do jogo equilibrado no primeiro tempo, o Real fez um terceiro quarto muito bom, praticamente definindo o destino do jogo e a vitória por 84 a 76.

Jogando em Madri, o Real ainda não teve a estreia do recém contratado Vincent Poirier, e não contava com Trey Thompkins, recuperando-se de lesão. Mas contou com o veterano Jaycee Carroll e o argentino Nico Laprovittola para sair com mais uma vitória. Pelo lado do Tenerife, que não contava novamente com Spencer Butterfield, Georgios Bogris e Dani Díez, além de Charles Jenkins, vindo do Olympiacos, a dupla Huertas e Giorgi Shermadini foi o principal destaque.

O início de jogo foi arrasador para o time da casa, acertando 3 de 4 do perímetro e com Walter Tavares dominando na defesa, conseguindo abrir 13 a 2. Com Shermadini vindo do banco e Tavares cometendo a segunda falta, o Tenerife tenta uma reação, mas Usman Garuba e Sergio Llull mantêm o Real em vantagem, fechando o primeiro quarto por 24 a 16. No segundo período, Huertas comanda a equipe das Canárias e, junto com bom aproveitamento do perímetro, consegue passar no placar. A bola de longa distância dos “Blancos” não cai como no primeiro quarto, e as equipes vão para o vestiário com a partida empatada em 38 pontos.

No segundo tempo, Tavares estava de volta à quadra, dominando no duelo com Shermandini. A equipe da casa consegue abrir dez pontos, com Huertas tentando conduzir os visitantes, apesar do péssimo aproveitamento da linha de três pontos da equipe. A ofensiva do Tenerife não vai bem, e a equipe marca apenas 11 pontos no terceiro quarto, precisando melhorar bastante para o quarto decisivo. E a equipe com o melhor aproveitamento do perímetro da Liga não desistiu. Com Huertas, Fran Guerra e Aaron Doornekamp contribuindo, os visitantes viram a partida logo no início do quarto, mostrando ao Real que não seria fácil a vitória. Os “Merengues” respondem na mesma moeda, com Garuba e Carroll, voltando a ter uma pequena vantagem. O Tenerife tentava ficar no jogo, mas Carroll faz um quarto sensacional, com todos seus 13 pontos, e a equipe madrilenha conquista mais uma vitória.

Apesar da grande diferença de volume de jogo entre as equipes (51 arremessos do Real vs 70 do Tenerife), o aproveitamento de quadra foi o grande diferencial da partida. A equipe da casa teve 54% nos dois pontos e 48% do perímetro, enquanto o Tenerife teve 43% de dois pontos e 29% na longa distância. O maior volume de jogo dos visitantes deveu-se ao número de rebotes ofensivos (15 vs 6), roubos de bola (5 contra 4) e erros do Real Madrid (14), que geraram diversas segundas chances. Mas a equipe da casa, além do melhor aproveitamento, foi dominante nas assistências (20 a 11) e nos tocos (5 a 1), especialmente com Tavares. Destaque individual para Nico Laprovittola, com 21 pontos, três rebotes, nove assistências e 28 de valoração, e Walter Tavares, com 15 pontos, sete rebotes, duas assistências e quatro tocos. No Tenerife, mais uma boa partida de Huertas, com 23 pontos, um rebote e duas assistências, e Shermadini, com 15 pontos, seis rebotes, uma assistência e um roubo de bola. Com o resultado, o Real atinge a 14ª vitória seguida, chegando a incríveis 29 vitórias e uma derrota, mais líder do que nunca. O Tenerife não perde a 3ª colocação, com 23 vitórias e seis derrotas, já garantido nos playoffs.

Barça bate o Gran Canaria e classifica matematicamente o Baskonia

O Barcelona visitou o Gran Canaria na quarta-feira, e conseguiu vitória tranquila por 74 a 92, após derrota no domingo no “El Clásico”. A equipe fez um primeiro quarto arrasador, controlando o restante da partida, sem deixar o Gran Canaria ameaçar em nenhum momento. Com a derrota dos “Amarelos”, o Baskonia garantiu a classificação matemática aos playoffs, mesmo sem entrar em quadra.

A equipe do Gran Canaria vinha de quatro vitórias seguidas e entrava definitivamente na briga por vaga aos playoffs. Porém, a equipe encontrou um Barcelona que, apesar da derrota no clássico, continua sendo uma das melhores equipes da Europa e candidata ao título da Euroliga. Com um início arrasador, seja pelas bolas do perímetro de Nikola Mirotić, ou pela excelente defesa catalã, o Barcelona abre 7 a 23 e deixa claro que a equipe está motivada. O Gran Canaria ainda tenta uma reação, principalmente com AJ Slaughter, mas o primeiro quarto termina 17 a 31 para os visitantes. No quarto seguinte, o aproveitamento do Barcelona continua muito alto (na casa dos 73%) e a equipe abre 27 pontos. O time da casa, com Slaughter e Stan Okoye, consegue uma pequena reação, encerrando o primeiro tempo perdendo por “apenas” 16 pontos.

Na volta do intervalo, o Gran Canaria aposta nos tiros longos e consegue reduzir a diferença para 13 pontos. Mas o aproveitamento do Barça continua alto, com Mirotić em noite inspirada, e a diferença volta a superar os 20 pontos. No quarto final, a equipe da casa consegue reduzir novamente para 13 pontos, mas não vai além disso, com o Barça dominando e fechando a partida com tranquilidade.

Grande partida coletiva do Barcelona, com 16 bolas convertidas de três pontos em 24 tentativas (67%) e 27 assistências, apesar dos 16 turnovers. O Gran Canaria teve um péssimo aproveitamento de dois pontos, com apenas 35%, e foi dominado nos rebotes (25 a 33), apesar de melhores nos ofensivos (8 a 5). Partida sensacional de Nikola Mirotić, com 26 pontos, cinco rebotes, duas assistências e um roubo de bola, com valoração de 26, além de Adam Hanga, com 13 pontos, quatro rebotes, oito assistências e dois roubos de bola, com valoração de 25. Pau Gasol, novamente titular, teve mais tempo de quadra (quase 20 minutos) e marcou seus primeiros seis pontos, quase 20 anos após sua última partida pelo Espanhol. Também contribuiu com cinco rebotes, três assistências e um toco. Com a vitória, o Barcelona se consolida na segunda posição, com 26 vitórias e quatro derrotas, enquanto o Gran Canaria cai para o décimo lugar, com 13 vitórias e 16 derrotas, ainda sonhando com a classificação.

Burgos joga duas vezes na semana e encerra série de derrotas

O Burgos continuou sua maratona de jogos, tentando encerrar o mau momento entre Liga ACB e Champions League. O mês de abril vinha sendo péssimo para a equipe do brasileiro Vitor Benite, com quatro derrotas em cinco jogos, incluindo a competição europeia. E, pela rodada 31, a equipe recebeu o lanterna Gipuzkoa, sendo derrotada por 79 a 90, chegando na quinta derrota no mês. Em um jogo muito irregular, contra uma equipe que havia vencido apenas seis partidas, o Burgos não conseguiu se impor e teve números muito parecidos com o adversário. Um dos grandes pontos negativos da equipe foi o aproveitamento na linha do lance livre, acertando apenas 8 de 17 (47%), enquanto os visitantes converteram 18 de 24 (75%). Destaques nesse jogo para Viny Okouo, com 18 pontos, nove rebotes, uma assistência e um roubo de bola, e Dino Radončić, com 17 pontos, sete rebotes, uma assistência, um roubo e um toco, com valoração de 24. O brasileiro Benite foi o destaque do Burgos, com 18 pontos, seis rebotes, uma assistência, um roubo de bola e um toco.

Na sexta-feira, a equipe voltou à quadra para enfrentar o Joventut Badalona, em jogo atrasado da rodada 27. E conseguiu encerrar a fase ruim de derrotas, batendo a equipe catalã por 86 a 78. Após um início lento, a equipe fez um segundo quarto sensacional, vencendo por 26 a 10, e foi para o intervalo vencendo por nove pontos. A segunda etapa foi muito equilibrada, porém o Joventut não conseguiu recuperar, com aproveitamento muito baixo dos três pontos e alto número de desperdícios de bola (18). A equipe do Burgos foi mais agressiva na defesa, cometendo 23 faltas (contra 16 do Badalona), mas conseguindo 12 roubos de bola. Grande destaque para o cubano Jasiel Rivero, com 22 pontos, seis rebotes, uma assistência e um roubo de bola, com Benite contribuindo com 18 pontos, dois rebotes e uma assistência. Com os resultados, o Burgos se mantém na sexta posição, com 18 vitórias e 11 derrotas, tentando garantir a classificação nas próximas rodadas. O Gipuzkoa continua na lanterna, com sete vitórias e 22 derrotas, em uma situação delicada contra o rebaixamento, e o Joventut Badalona se mantém na sétima posição, com 16 vitórias e 13 derrotas.

Málaga e Manresa vencem e acirram disputa por vaga aos playoffs

O Malaga retornou às quadras 19 dias após seu último jogo, na derrota para o Burgos em casa. A equipe recebeu o Bilbao Basket, na quinta-feira, e saiu com difícil vitória, por 88 a 74, em grade partida de Darío Brizuela. Com um início de partida ruim para as duas equipes, com baixo aproveitamento e muitos erros, os visitantes conseguiram aproveitar melhor, especialmente as faltas recebidas e terminaram com vantagem de 18 a 22. No segundo quarto, o Malaga continuava muito mal do perímetro, acumulando erros e com dificuldades também defensivas. Na metade do período, a equipe conseguiu equilibrar a partida, apesar que os triplos do Bilbao mantinham a equipe no jogo. Assim, foram para o intervalo ainda com vantagem dos visitantes, por 35 a 38. O segundo tempo foi de equilíbrio entre as equipes, com o Malaga conseguindo definir a sua vitória apenas no quarto final, com grande apresentação de Brizuela. O espanhol teve 31 pontos (sua melhor marca na Liga ACB), quatro rebotes, quatro assistências e 31 de valoração. Com a vitória, o Malaga continua na oitava posição, com 14 vitórias e 14 derrotas, enquanto o Bilbao continua na zona de rebaixamento (18º lugar), com sete vitórias e 22 derrotas.

Outra equipe na disputa pelos playoffs, o Manresa também saiu vencedor na rodada. Na quinta-feira, em casa, bateu o Zaragoza por 92 a 82, em jogo que, apesar de alguns momentos ruins, conseguiu controlar por mais tempo. Com um primeiro quarto disperso, com sete turnovers e péssimo aproveitamento de longa distância, o Manresa faz um segundo quarto arrasador (21 a 9), com destaque para Makai Mason, com nove pontos. Na volta do intervalo, a equipe mantém o ritmo, com grande contribuição de Frankie Ferrari, também com nove pontos no período. Mas o Zaragoza não se entrega, entrando no quarto final com desvantagem de apenas seis pontos. As equipes fazem um grande duelo no último período, com a equipe da casa conseguindo controlar o ataque do Zaragoza e sair com a vitória. Grande destaque para Makai Mason, com 19 pontos e dois rebotes, Frankie Ferrari, com 17 pontos, quatro rebotes, dez assistências e dois roubos de bola, e Scott Eatherton, com 16 pontos, 11 rebotes e um toco. Pelo Zaragoza, esta foi a última partida do técnico argentino Sergio Hernández, que deixou o clube por motivos pessoais. Com a vitória, o Manresa sobe para a nona posição, com 14 vitórias e 16 derrotas, enquanto o Zaragoza se mantém na 13ª posição, com dez vitórias e 19 derrotas, praticamente eliminado dos playoffs.

Outras partidas da Rodada 31

Na quinta-feira, o Baskonia, já classificado aos playoffs, recebeu o Estudiantes e conseguiu difícil vitória por 96 a 92. Com um segundo quarto arrasador (32 a 20) e o lituano Rokas Giedraitis numa noite inspiradíssima (34 pontos e valoração de 40!), a equipe basca se mantém na quarta posição (22 vitórias e oito derrotas), mas se aproximando do Tenerife. O Estudiantes se manteve na 16ª posição, com nove vitórias e 21 derrotas, na luta contra o rebaixamento.

Também na quinta-feira, o Real Betis foi atropelado em casa pelo Murcia, por 55 a 84. Com um aproveitamento pífio dos arremessos de quadra (20 de 53 dos dois pontos, e apenas 1 de 13 do perímetro), a equipe da casa não foi páreo para o Murcia. Destaque para James Webb, com 15 pontos, 11 rebotes, duas assistências, um rebote e um toco, além do estreante grego Kostas Vasileiadis, com 12 pontos, quatro rebotes, três assistências, um roubo e dois tocos. O brasileiro Augusto Lima teve quatro pontos, oito rebotes e dois tocos. A partida marcou a estreia profissional de Alex Antetokounmpo, outro irmão do astro Giannis, que pisou na quadra por cerca de dois minutos, mas sem marcar presença no quadro de estatísticas. O Murcia se mantém na 12ª posição, com 12 vitórias e 17 derrotas, com chances pequenas de classificação, enquanto o Betis se mantém na 17ª posição, com oito vitórias e 21 derrotas, tentando fugir do rebaixamento.

Fechando a rodada, na sexta-feira, o Valencia recebeu o Obradoiro e venceu com facilidade, por 97 a 82, uma semana após sua última partida pela Euroliga. Dominando do início ao fim, a equipe foi comandada por Nikola Kalinić, com 16 pontos, três rebotes, duas assistências, dois roubos e dois tocos. Outros cinco jogadores do Valencia terminaram a partida com pelo menos dez pontos, mostrando a força da equipe. A vitória mantém a equipe na quinta colocação, com 19 vitórias e 11 derrotas, enquanto o Obradoiro se mantém na 14ª posição, com nove vitórias e 20 derrotas, ainda com riscos de rebaixamento.

Melhor Jogador e Melhor Latinoamericano da Rodada (Rodada 27)

Com a conclusão da rodada 27 na sexta-feira, a Liga ACB divulgou os vencedores dos prêmios de Melhor Jogador da Rodada e Melhor Jogador Latinoamericano. O primeiro foi vencido pelo estadunidense Steven Enoch, do Obradoiro, que conseguiu 24 pontos, oito rebotes e valoração de 34 na derrota da sua equipe para o Malaga (83 a 85). O prêmio de Melhor Latinoamericano foi para o dominicano Ángel Delgado, do Estudiantes, que teve 12 pontos, 20 rebotes, duas assistências e dois roubos de bola, com valoração de 26, na vitória fora de casa de sua equipe contra o Zaragoza (104 a 113). Nesta última premiação, o brasileiro Marcelinho Huertas lidera com folga, podendo vencer pelo segundo ano seguido.

Próximos jogos (Rodada 32)

A rodada 32 será disputada neste final de semana (sábado, 17 e domingo, 18), com dois jogos já postergados: Murcia x Andorra e Bilbao Basket x Fuenlabrada.

17/04/21: Barcelona x Manresa (13:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Estudiantes x Real Betis (7:15h, horário de Brasília)
18/04/21: Obradoiro x Gran Canaria (12:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Baskonia x Burgos (12:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Real Madrid x Joventut Badalona (13:30h, horário de Brasília)
18/04/21: Zaragoza x Gipuzkoa (15:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Tenerife x Malaga (16:00h, horário de Brasília)

Classificação Atual (após a realização da rodada 31)

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *