Durante a semana foi realizada a rodada 37 da Liga ACB, com jogos de terça-feira (18) a sexta-feira (21), com pequenas mudanças na tabela e poucas definições. O Real Madrid venceu e garantiu a primeira colocação, não podendo mais ser alcançado pelo Barcelona, enquanto Málaga, Gran Canaria, Andorra e Manresa ainda buscam a última vaga aos playoffs. Na parte de baixo da tabela, o Bilbao só depende de si para se manter na primeira divisão, precisando de vitória em casa contra o Joventut Badalona. A rodada também contou com a volta do público aos ginásios, autorizada pelo Governo da Espanha, com a capacidade limitada a 25% dos lugares, ou 1.500 pessoas, mas apenas nas Comunidades Autônomas que estão no “Nível de Alerta 1” do plano de combate à pandemia.
Em jogo atrasado, Bilbao vence o Burgos, apesar da grande partida de Benite
Em partida remarcada da rodada 35, o Bilbao Basket venceu o Burgos, dentro de casa, por 98 a 89, na terça-feira (18). Com a vitória, “os homens de negro” ainda mantém as esperanças de escapar do rebaixamento, enquanto o Burgos não tem mais chances de ocupar a quinta posição na tabela.
A partida começou equilibrada, mas com o Burgos melhor. O time visitante jogava muito dentro do garrafão, especialmente com o cubano Jasiel Rivero, enquanto o Bilbao arriscava mais de longa distância. O aproveitamento perfeito do cubano no primeiro quarto (4 de 4 tentativas), junto com Thaddus McFadden e Miquel Salvó (2 de 2 tentativas cada um), fez com que o Burgos terminasse na frente, 16 a 20, apesar do bom jogo de John Jenkins pelo time da casa. No segundo quarto, o jogo muda totalmente a favor do Bilbao. Com uma defesa mais forte e ótimo aproveitamento de quadra, a equipe consegue se impor na partida e assumir o controle, com grande quarto de Jaylon Brown (nove pontos no período). A equipe da casa dominou completamente os rebotes (13 a 3 no período), diminuiu o volume de bolas de longa distância e teve sete jogadores contribuindo com pontos no quarto. Com uma arrancada final de 12 a 4, o Bilbao fecha o primeiro tempo com vantagem (40 a 34), deixando claro aos visitantes que buscariam a vitória até o final.
Na volta do intervalo, as coisas não melhoram muito para o Burgos, que presenciou um ataque avassalador do time da casa. Com o sueco Ludde Hakanson acertando tudo da linha de três pontos, a vantagem do Bilbao só aumentava, chegando a 13 pontos de frente. O Burgos tentava diminuir com Rivero e Alex Renfroe, mas Brown continuava agressivo e aproveitava bem as chances de lance livre. Após Hakanson anotar 14 pontos (4 de 4 dos três pontos) em pouco mais de seis minutos no quarto, o sueco foi para o banco e o Burgos tentou aproveitar, especialmente com o brasileiro Vitor Benite, que tinha anotado apenas dois pontos no primeiro tempo. O jogador anota sete pontos em cinco minutos, mas a sua equipe vai para o quarto final perdendo por 21 pontos de diferença, a maior da partida, após a vitória de 37 a 22 no terceiro período do time da casa. No quarto período, Benite volta fulminante e anota oito pontos em três minutos, com a equipe visitante conseguindo reduzir a diferença para sete pontos, a quatro minutos do final. Mas Hakanson e Brown estavam numa noite inspirada, assim como o lituano Arnoldas Kulboka e Jenkins, não dando chances para o Burgos se aproximar mais. Nem os 21 pontos de Benite no último quarto foram suficientes para impedir a vitória do Bilbao, que soube vencer uma partida decisiva.
Destaque para o grande aproveitamento na bola tripla do Bilbao, acertando 14 de 32 tentativas (44%), além de dominar os rebotes (36 a 24). Individualmente, grande atuação de Jaylon Brown, com 25 pontos, cinco assistências, dois roubos e 27 de valoração, e Ludde Hakanson, com 23 pontos, quatro rebotes, duas assistências, dois roubos e 24 de valoração. No lado derrotado, grande jogo do brasileiro Vitor Benite, com 30 pontos (28 no segundo tempo), quatro roubos e 27 de valoração, em pouco mais de 23 minutos em quadra. O brasileiro Felipe dos Anjos, do Bilbao, não entrou em quadra nessa partida.
Málaga e Gran Canaria vencem e são principais candidatos à vaga final
Em partida realizada na terça-feira (18), o Málaga conseguiu difícil vitória sobre o rebaixado Gipuzkoa, por 75 a 81, mantendo muito vivas as suas chances de classificação. Mas o jogo não foi fácil para os visitantes.
As duas equipes fizeram um primeiro tempo mais fraco, com baixo aproveitamento de quadra e muitos desperdícios de bola. O estadunidense Johnny Dee foi bem no primeiro quarto, deixando sete pontos, junto com o montenegrino Dino Radončić, que anotou outros cinco para o time da casa, enquanto Darío Brizuela e Jaime Fernández tentavam puxar o time do Málaga, terminando o primeiro tempo com pequena vantagem de 25 a 29. Na volta do intervalo, o jogo melhora ofensivamente, tendo o congolês Viny Okouo como grande destaque do time da casa, anotando oito pontos em quatro tentativas de arremessos. O Málaga desperdiça muito a bola (sete no período) e vê o Gipuzkoa empatar a partida, não deixando o time da casa abrir vantagem graças aos arremessos de três pontos de Axel Bouteille e Tim Abromaitis. O quarto final mantinha o equilíbrio, com Dee e Okouo bem para o time da casa, mas o Málaga tem um aproveitamento de quadra muito alto, especialmente com Fernández (12 pontos no período), fazendo com que a equipe abra sete de frente e consiga levar a vitória para casa.
O aproveitamento de quadra foi fundamental para a vitória do Málaga, que teve 48% nas bolas de longa distância (11 de 23 tentativas) e 49% nos dois pontos, além de dominar os rebotes defensivos (31 a 24). Grande destaque para Jaime Fernández, com 19 pontos, três rebotes, quatro assistências e 26 de valoração (maior da partida), além de Darío Brizuela, com 13 pontos, dois rebotes e cinco assistências. No Gipuzkoa, destaque para Johnny Dee, com 19 pontos, quatro rebotes, uma assistência, um roubo e 21 de valoração, e Viny Okouo, com 19 pontos, cinco rebotes e um toco.
Já na quarta-feira (19), o Gran Canaria conseguiu importante vitória em casa sobre o Valencia, por 92 a 86, se candidatando como grande candidato à vaga restante dos playoffs. O jogo foi muito equilibrado e com pequeno domínio do Valencia até o quarto final, quando o Gran Canaria foi quase perfeito nos arremessos.
O jogo começou com o Valencia mais forte, especialmente com as bolas do perímetro, tendo Nikola Kalinić, Klemen Prepelič e Sam Van Rossom acertado duas cada um. Os “Amarelos” se mantinham na partida com Matt Costello e o lituano Tomas Dimša, mas a bola de longa distância faz a diferença e o Valencia vence a primeira parcial por 18 a 24. No segundo quarto, os visitantes chegam a abrir 14 de vantagem, mas o Gran Canaria consegue uma corrida de 11 a 0, puxada pela bola tripla, e vai para os vestiários perdendo por apenas três pontos (44 a 47). Na volta do intervalo, o Valencia volta a abrir oito de frente, mas Costello coloca a equipe da casa na dianteira depois de muito tempo, fazendo um pouco de tudo. Os visitantes reagem, e conseguem ir para o quarto final ainda vencendo pelos mesmos oito pontos, insuficientes para segurar o Gran Canaria. Liderados por Dimša (oito pontos), Javier Beirán (oito pontos) e John Shurna (dez pontos), o time da casa veio para um quarto arrasador, acertando todos os sete arremessos de dois pontos, todos os quatro lances livres, além de cinco bolas de três pontos (em oito tentativas), conseguindo uma parcial de 22 a 4 e abrindo dez de vantagem. O Valencia não acertava mais nada do perímetro e perdeu o controle da partida, não conseguindo reagir e sofrendo a derrota.
O Gran Canaria teve seis jogadores com pelo menos dez pontos, com o principal destaque sendo Javier Beirán, com 16 pontos (4 de 4 do perímetro), três rebotes, três assistências e 20 de valoração. O lituano Tomas Dimša terminou como cestinha, com 18 pontos e três assistências, enquanto John Shurna teve 15 pontos, dois rebotes, duas assistências, um roubo e 19 de valoração. Pelo Valencia, grande partida de Nikola Kalinić, com 17 pontos, cinco rebotes, três assistências, um roubo e 24 de valoração (maior da partida).
Andorra perde e não depende mais de si para conseguir a classificação
Na quinta-feira (20), o Joventut Badalona venceu em casa o Andorra, por 99 a 92, mantendo as chances de alcançar o sexto lugar. Já a equipe andorrana, que só dependia de si para a classificação, agora precisa vencer na última rodada, além de torcer por derrotas de Málaga e Gran Canaria.
A partida foi amplamente dominada pela equipe catalã, que distribuía bem a bola e conseguia melhor aproveitamento de quadra. O Andorra, desfalcado de Tyson Pérez, lesionado, fez uma boa partida do perímetro, especialmente no segundo tempo, mas foi dominado nos rebotes e no jogo dentro do garrafão. O primeiro tempo terminou com oito pontos de vantagem para o time da casa (44 a 36), com Albert Ventura sendo o destaque com oito pontos. No segundo tempo, o Andorra até conseguiu equilibrar a partida, com o francês Bandja Sy e o espanhol Sergi García liderando a equipe, mas insuficiente para recuperar uma diferença que chegou a ser de 23 pontos.
Destaque individual para Albert Ventura, com 15 pontos, quatro rebotes, um roubo e 20 de valoração (maior da partida), junto com Pau Ribas, com 14 pontos, três rebotes, três assistências, um roubo e também 20 de valoração. No lado do Andorra, Bandja Sy terminou com 14 pontos, cinco rebotes, duas assistências, três roubos e 18 de valoração.
Barça e Real vencem e consolidam as duas primeiras posições
Na quarta-feira (19), o Barcelona recebeu o Baskonia e venceu sem maiores dificuldades, por 87 a 74, com grande partida do jovem argentino Leandro Bolmaro. Com a derrota, a quarta em cinco partidas, o time basco não depende mais de si para alcançar a quarta posição, dependendo de uma queda do Valencia na última rodada.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado entre as duas equipes, com o time da casa vencendo por apenas dois pontos (41 a 39). Os dois quartos foram bem distintos para a equipe catalã, sendo a bola do perímetro a força do primeiro, e o jogo de meia distância e garrafão a força do segundo, com Nikola Mirotić sendo o principal destaque, com 11 pontos. Já o time do Baskonia buscava ser mais agressivo no ataque, resultando em 18 lances livres arremessados (e 16 convertidos), conseguindo se manter na partida, apesar do péssimo aproveitamento da bola tripla (3 de 15 tentativas). No início do segundo tempo, o Barça continuava bem nas bolas do perímetro, enquanto o Baskonia equilibrava com as ações de Pierriá Henry. Mas a forte defesa do time da casa começou a aparecer e a equipe conseguiu um 10 a 1, abrindo nove de vantagem. O Baskonia entrou no último quarto perdendo por apenas sete pontos, mas então brilhou a estrela de Bolmaro. Atuando bem na defesa (dois roubos) e no ataque (duas bolas triplas e oito pontos), o jovem argentino foi fundamental para a arrancada final dos catalães, decretando a vitória sobre o rival basco.
Com uma grande defesa (mais uma vez) e aproveitamento sensacional de três pontos (15 acertos de 24 tentativas, 54%), o Barcelona utilizou bem seu grupo, com 11 dos 12 jogadores pontuando durante a partida. O destaque individual ficou com Leandro Bolmaro, com 18 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, e Nikola Mirotić, com 15 pontos, duas assistências, um roubo e dois tocos. No time basco, destaque para o lituano Tadas Sedekerskis, com 12 pontos, sete rebotes e um toco.
Na quinta-feira (20), o Real Madrid bateu em casa o Bilbao, por 70 a 59, confirmando a primeira posição geral, enquanto o Bilbao se complicava na luta pela permanência na Liga ACB. O time da casa venceu sem dificuldades, apesar da batalha dos “homens de negro” e dos baixos aproveitamentos de quadra das duas equipes.
O primeiro tempo foi muito tranquilo para os “Blancos”, que dominavam o garrafão com o francês Vincent Poirier (oito pontos e seis rebotes), além de boa partida do veterano Jaycee Carroll. O Bilbao sentiu a perda de um de seus principais jogadores, John Jenkins, que se chocou de cabeça com Alex Tyus, com menos de três minutos jogados, e não retornou mais. Apenas Jaylon Brown e o polonês Jaroslav Zyskowski tentavam algo para os visitantes, que terminaram o primeiro tempo perdendo por 21 pontos (45 a 24). No retorno dos vestiários, um 10 a 0 dos visitantes, puxados pelo tcheco Ondřej Balvín, fez com que o técnico Pablo Laso parasse o jogo imediatamente. Apesar da bronca, o Real anotou apenas oito pontos no terceiro quarto, levando uma vantagem de 11 para a etapa final. Mesmo com a luta dos visitantes, e do péssimo aproveitamento do perímetro do time de Madri, a diferença se manteve até o final, com a melhor equipe da fase regular conquistando a vitória.
Sendo uma partida fraca tecnicamente (seis jogadores das duas equipes terminaram com valoração negativa), com baixo aproveitamento e muitos desperdícios de bola, o grande ponto positivo da equipe madrilenha foi o domínio na batalha dos rebotes (44 a 35), com Poirier e Usman Garuba sendo as principais peças nesse quesito. Aliás, o francês terminou com dez pontos, 13 rebotes, uma assistência, um roubo e 20 de valoração (maior da partida), enquanto Garuba teve seis pontos, nove rebotes, duas assistências, um roubo e um toco. No desesperado Bilbao, boa partida de Balvín, com 13 pontos, nove pontos, uma assistência e um toco, para 18 de valoração. O brasileiro Felipe dos Anjos jogou pouco mais de três minutos, e errou os três arremessos tentados, com uma falta cometida e -4 de valoração.
Outras partidas da rodada 37
Na quarta-feira (19), o UCAM Murcia venceu o Obradoiro fora de casa, por 80 a 83, em partida decidida apenas na prorrogação. O herói da partida foi o estadunidense Conner Frankamp, que acertou o arremesso triplo nos últimos segundos da partida, sacramentando a vitória dos visitantes. O jogador terminou com 17 pontos, dois rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola, enquanto o montenegrino Nemanja Radović teve 19 pontos, quatro rebotes e um toco. Pelo Obradoiro, grande partida do lituano Laurynas Birutis, com 16 pontos, nove rebotes, um roubo e 27 de valoração (a maior da partida), e do estadunidense Steven Enoch, com 19 pontos, sete rebotes e dois tocos.
Também na quarta-feira (19), o Zaragoza recebeu o Tenerife e foi atropelado, perdendo por 60 a 91, após um segundo tempo arrasador da equipe visitante (23 a 50). O grande destaque da partida (e eleito jogador da rodada), foi o georgiano Georgi Shermadini, com 20 pontos, oito rebotes, uma assistência, um roubo, um toco e 31 (!) de valoração, em pouco mais de 24 minutos em quadra. Ele teve ao seu lado o brasileiro Marcelinho Huertas, já eleito o Melhor Latino-americano da competição, com 16 pontos, um rebote, nove assistências e um roubo, em 22 minutos em quadra. O Zaragoza teve poucos destaques individuais, com Elias Harris conseguindo 13 pontos, cinco rebotes e uma assistência, e sendo o único a se destacar no time da casa.
Ainda na quarta-feira (19), o Fuenlabrada atropelou o Real Betis em casa, por 101 a 77, com seis jogadores com pelo menos dez de valoração. O time da casa dominou do início ao fim, com alto aproveitamento dos três pontos (13 de 28 tentativas) e forte defesa. O cestinha foi Kwan Cheatham, com 18 pontos, sendo 4 de 7 do perímetro, enquanto o malinense Cheick Diallo anotou 14 pontos, oito rebotes e um toco. O brasileiro Leo Meindl também foi muito bem, com 13 pontos, seis rebotes e 18 de valoração. Pela equipe de Betis, grande destaque novamente para o senegalês Youssou Ndoye, com 17 pontos, nove rebotes, um roubo, dois tocos e 25 de valoração, a maior da partida.
Encerrando a rodada, na sexta-feira (21), o Estudiantes perdeu em casa para o Burgos, por 82 a 88, encerrando sua participação na temporada, já que a equipe folga na última rodada. Agora a equipe depende de uma derrota do Bilbao no final de semana, para se manter na primeira divisão. O jogo começou tranquilo para o Burgos, que viu o time de Madri se recuperar e equilibrar a partida, porém não conseguiu bater o campeão da Champions League. Com uma partida gigante do dominicano Ángel Delgado, com 16 pontos, 14 rebotes, um roubo, um toco e 28 de valoração, a equipe da casa sofreu com o ótimo desempenho do perímetro dos visitantes (60%) e excelente partida de Thad McFadden. O estadunidense anotou 24 pontos em pouco mais de 27 minutos, apoiado por Dejan Kravić, com 13 pontos, seis rebotes, três assistências, dois tocos e 18 de valoração. O brasileiro Vitor Benite, que fez grande partida no início da semana, teve participação mais discreta, mas extremamente importante, com 11 pontos, cinco rebotes, duas assistências e um roubo.
Premiações de Jogador da Rodada e Melhor Latino-americano
Com a conclusão da rodada 35 e encerramento da rodada 37, alguns prêmios de jogadores da jornada foram divulgados. Veja abaixo alguns vencedores desta semana.
Rodada 35
Jogador da Rodada: Nemanja Đurišić, Montenegro (Estudiantes), 24 pontos, oito rebotes, 5 de 5 acertos dos três pontos, 33 de valoração (Valencia 100 x 89 Estudiantes)
Melhor Latino-americano: Nico Laprovittola, Argentina (Real Madrid), 20 pontos, 2 rebotes, cinco assistências, 5 de 8 acertos do perímetro e 17 de valoração (Zaragoza 89 x 98 Real Madrid)
Rodada 37
Jogador da Rodada: Georgi Shermadini, Geórgia (Tenerife), 20 pontos, oito rebotes, uma assistência, um roubo, um toco e 31 de valoração (Zaragoza 60 x 91 Tenerife)
Melhor Latino-americano: Ángel Delgado, Rep. Dominicana (Estudiantes), 16 pontos, 14 rebotes, um roubo, um toco e 28 de valoração (Estudiantes 82 x 88 Burgos)
Próximos jogos (Rodada 38)
A última rodada da fase regular, a rodada 38, será disputada neste final de semana, com dois jogos no sábado (22) e sete jogos no domingo (23), com a última vaga aos playoffs em jogo, assim como a definição do segundo rebaixado. Acompanhe abaixo os confrontos, datas e horários desta última rodada.
22/05/21: Valencia x Fuenlabrada (15:0h, horário de Brasília)
22/05/21: Tenerife x Barcelona (15:45h, horário de Brasília)
23/05/21: Bilbao Basket x Joventut Badalona (07:30h, horário de Brasília)
23/05/21: UCAM Murcia x Zaragoza (13:00h, horário de Brasília)
23/05/21: Andorra x Gipuzkoa (13:30h, horário de Brasília)
23/05/21: Málaga x Real Madrid (13:30h, horário de Brasília)
23/05/21: Manresa x Baskonia (13:30h, horário de Brasília)
23/05/21: Real Betis x Gran Canaria (13:30h, horário de Brasília)
23/05/21: Burgos x Obradoiro (15:00h, horário de Brasília)