Não há dúvidas que as torcidas são uma das partes mais divertidas dos esportes, independente de qual seja ele ou de onde ele esteja sendo praticado. A emoção do fã e a sua paixão pelo seu time ou atleta favorito são um tempero inigualável. Também não devem existir dúvidas do quão diferentes as atmosferas são entre o basquete europeu e o basquete americano, por exemplo. Sem nenhum juízo de valor, pois cada um tem seu gosto, mas é um fato que o estilo europeu de torcer é bem mais animado que o da NBA.

Pensando nisso, resolvi trazer alguns vídeos, para aqueles que talvez nunca tenham visto, que mostram um pouquinho da paixão dos torcedores europeus por seus clubes. Fiz uma lista (sem ordem específica) das oito torcidas que, pessoalmente, considero as mais legais. Mas um aviso: como estamos falando de diversos países, culturas e idiomas diferentes, não sabemos ao certo o conteúdo das músicas cantadas pelas torcidas. Os vídeos foram escolhidos pelo show dos torcedores. Se por acaso alguma das músicas tem conteúdo ofensivo, pedimos desculpas.

Os sérvios
A escola dos Balcãs (principalmente os países da antiga Iugoslávia) é uma das mais fortes da história do basquete e ainda o é nos dias de hoje. Dois clubes se destacam na Sérvia, em várias modalidades, mas, principalmente no basquete. São os dois arquirrivais da capital Belgrado, Partizan e Estrela Vermelha. Eles dividem o mesmo ginásio, a lendária Belgrade Arena e seus torcedores, alguns dos mais fanáticos do mundo, dão espetáculos ali todo jogo.

150px-KK_Partizan_logo.svgPartizan

150px-KK_Crvena_zvezda_logo.svgEstrela Vermelha

Os gregos
Também nos Balcãs, mais ao sul, está a Grécia, que tem torcidas no mesmo estilo. Verdadeiros gritos de guerra que podem aterrorizar jogadores adversários. Três clubes, de torcidas malucas por eles, têm um destaque para mim: os dois maiores clubes do país, Panathinaikos e Olympiacos, e o Aris Tessalônica. No vídeo do Aris, a propósito, vejam o que a torcida faz quando o jogo começa!

115px-Arisbc_crestAris Tessalônica

200px-Panathinaikos_BC_logo.svgPanathinaikos

200px-Olympiacos_BC_logo.svgOlympiacos

Outros exemplos
Alguns clubes em partes isoladas do continente também brilham nas arquibancadas de seus países. Três exemplos me vieram à mente: o multi-campeão europeu Maccabi Tel Aviv, de Israel, o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, e o Galatasaray, da Turquia. A torcida do Zalgiris, inclusive, tem o seu característico grito Viking!

200px-Maccabi_Tel_Aviv_BC_logo.svgMaccabi Tel Aviv

215px-BC_Žalgiris_logo.svgZalgiris Kaunas

150px-Galatasaray_SK_logo.svgGalatasaray

E aí? Qual torcida é a melhor? Têm alguma outra sugestão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *