E mais uma semana de EuroCup com grandes jogos, com a Rodada 16 sendo realizada na terça e quarta-feira (14 e 15/03), e apenas uma vaga para a próxima fase a ser definida. O Prometey continua com a incrível sequência, chegando à nona vitória seguida, enquanto a Trentino ainda sonha com a última vaga, brigando diretamente com o Hamburg Towers na próxima rodada. O ratiopharm Ulm voltou a vencer, com outra grande exibição dos brasileiros Yago dos Santos e Bruno Caboclo, com o Gran Canaria, do brasileiro Vitor Benite, mantendo a melhor campanha da competição. Infelizmente o U-BT Cluj-Napoca, do brasileiro Leo Meindl, foi derrotado e não tem mais chances de classificação para a próxima fase.
LEIA TAMBÉM: Após um mês de parada, competição europeia retorna para a reta final da fase regular
Grupo A
E o time mais quente da temporada continua sua incrível sequência. O Prometey (UKR) venceu sua nona partida seguida, garantiu pelo menos a segunda posição no grupo, e deu mais um espetáculo de enterradas e bolas triplas. Desta vez, a vítima foi o JL Bourg (FRA), que vive um mau momento e chegou à quinta derrota consecutiva, com placar de 96-82. O time ucraniano liderou praticamente o jogo inteiro, abrindo 18 pontos de vantagem no terceiro quarto, sem dar chances ao time francês. O grande destaque do jogo foi DJ Stephens, com 28 pontos (6/9 na bola tripla), 28 de PIR e algumas enterradas espetaculares. Quem irá parar o Prometey?
Outra equipe no topo da tabela, o Joventut Badalona (ESP) venceu sem dificuldades o U-BT Cluj-Napoca (ROM) por 104-81 e garantiu o mando de quadra na próxima fase, enquanto o time romeno não tem mais chances de classificação. Apesar de contar com alguns desfalques, o Cluj fez um bom primeiro quarto e levou a vantagem mínima para o segundo. Mas a partir daí, o Joventut apertou a defesa, fez uma corrida de 12-0 e assumiu o controle do jogo, fazendo um período final arrasador (27-13) e definindo a vitória, contando com 26 assistências e 12 roubos de bola na partida. Destaques para Ante Tomić, com 15 pontos, sete rebotes, seis assistências e 24 de PIR, e Joel Parra, com 18 pontos. O brasileiro Leo Meindl fez outra partida sólida, com 15 pontos, cinco rebotes, quatro assistências, cinco roubos, seis erros e 17 de PIR, em 28 minutos em quadra.
A Reyer Veneza (ITA) interrompeu a sequência de quatro derrotas fora de casa, e conseguiu importante triunfo na Turquia, diante do Bursaspor (TUR), vencendo por 73-89. A equipe turca ocupa a oitava posição na tabela e vem de apenas uma vitória nos últimos seis jogos, acendendo o alerta amarelo para a continuidade da competição. O jogo foi muito equilibrado até o quarto final, quando a Reyer fez um incrível 9-26 no placar, com grande atuação de Michael Bramos. O jogador fez 12 dos seus 24 pontos no último período e bateu seu próprio recorde de sete bolas triplas na partida. Outro time muito quente é o Lietkabelis (LIT), que venceu a quinta consecutiva contra a Germani Brescia (ITA), por 65-74. Com domínio nos rebotes (44-28), o time lituano controlou o jogo do início ao fim, aproveitando que a Brescia não contava com Amedeo Della Valle. Destaque para Nikola Popović, com 11 pontos e sete rebotes.
Por fim, o ratiopharm Ulm (ALE) voltou a vencer e a subir na tabela, batendo o já eliminado Cedevita Olimpija (SLO) por 97-85. Em um jogo muito físico, com os dois times explorando bastante os contatos e as faltas, o time da casa se saiu melhor, convertendo 30 lances livres (em 34 tentados), com o jovem montenegrino Fedor Žugić (19 anos) convertendo 8/8 e anotando 21 pontos, recorde pessoal. Mas o grande destaque da partida e ponto de desequilíbrio do jogo, foi o brasileiro Bruno Caboclo, com 26 pontos (cestinha do jogo), sendo três bolas triplas, cinco rebotes, duas assistências, um roubo, um toco, dois erros e 26 de PIR, em 26 minutos em quadra. O outro brasileiro, Yago dos Santos, também teve boa partida, com 12 pontos, dois rebotes, cinco assistências, um roubo, dois erros e 16 de PIR, em 23 minutos em quadra.
Grupo B
Em confronto do topo da tabela, o Gran Canaria (ESP) manteve a melhor campanha da competição, superando o Türk Telekom (TUR) por 89-79, e garantindo ao menos o segundo lugar no grupo. O time espanhol é o único invicto jogando em casa (8-0) e venceu nove das últimas dez partidas, enquanto o time turco teve sua sequência de três vitórias interrompida. Com 52% de aproveitamento na bola tripla, o time da casa abriu uma vantagem de 21 pontos já no final do primeiro tempo, parecendo que a partida já estava definida. Porém, os visitantes conseguiram uma corrida de 15-0 na volta do intervalo e voltaram pro jogo, mas as ações ofensivas eficazes dos amarelos voltaram a dar tranquilidade ao time da casa. Destaques para John Shurna, com 20 pontos, e Ferrán Bassas, com 15 pontos (5/9 na bola tripla), enquanto o brasileiro Vitor Benite teve partida discreta, com quatro pontos, dois rebotes e três de PIR, em 13 minutos em quadra.
O terceiro colocado na tabela, o Hapoel Tel Aviv (ISR) conseguiu difícil vitória em casa, diante do Hamburg Towers (ALE), por 91-85. O time alemão ainda briga pela última vaga para a próxima fase, e fez uma partida bastante dura contra o time israelense, com grande atuação de Yoeli Childs, com 19 pontos, 12 rebotes e 26 de PIR. Porém, o time da casa, com apoio da torcida e melhor elenco, conseguiu resistir e sair com o triunfo, importante na busca pelo mando de quadra. Destaques para Xavier Mumford, com 21 pontos e cinco rebotes, e J’Covan Brown, com 21 pontos e cinco assistências, ambos com 23 de PIR. Outro time brigando por mando de quadra é o Paris Basketball (FRA), que conseguiu vitória suada diante do eliminado Śląsk Wrocław (POL), por 89-85. Com alternâncias na liderança do placar, o time polonês dificultou bastante a vida do time da casa, especialmente nas bolas triplas, e só não saiu vencedor por causa da grande atuação de Jeremy Evans, com 18 pontos, dez rebotes, dois tocos e 33 de PIR.
O Promithéas (GRE) também conseguiu grande vitória fora de casa, batendo o London Lions (ING) por 89-93 e se mantendo firme na briga pelo mando de quadra. Após abrir dez pontos de vantagem no primeiro quarto, o time da casa sofreu uma corrida de 15-0 e viu o time grego abrir uma vantagem de 14 pontos no terceiro quarto. Mas tudo ficou para o final, pois os Lions encostaram no placar, com apoio da torcida e grande partida do croata Tomislav Zubčić (24 pontos). Com os nervos à flor da pele, o Promithéas não se intimidou e aproveitou bem os lances livres nos momentos finais, garantindo a grande vitória. Destaque para o armador Anthony Cowan Jr., com 26 pontos, 11 assistências e 34 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada. Por fim, a Trentino (ITA) conseguiu uma sobrevida na competição, vencendo o Budućnost (MNE) por 79-76, e mantendo bem vivas as chances de classificação para a próxima fase. Após construir uma vantagem de 23 pontos no início do terceiro quarto, o time italiano viu o Budućnost se recuperar e deixar a partida igual, para ser decidida nos segundos finais. O time da casa teve incríveis 53 rebotes na partida, sendo 23 ofensivos, o que possibilitou a vitória, já que o aproveitamento de quadra não era dos melhores. Destaques para Diego Flaccadori, com 16 pontos, e Darion Atkins, com 11 pontos, oito rebotes, dois tocos e responsável pelo rebote ofensivo e cesta decisiva.