Antes de mais nada, gostaríamos de pedir desculpas, pois não conseguimos publicar o resumo da rodada 13 na semana anterior. Mas estamos de volta, com o resumo da rodada 14, realizada nos dias 07 e 08/02 (terça e quarta-feira). Com mais times classificados para a próxima fase, a semana foi marcada pelo terrível terremoto na Turquia, ocasionando a suspensão do jogo entre Bursaspor (TUR) e JL Bourg (FRA), além do abominável caso de racismo contra o brasileiro Yago dos Santos, por parte de algumas torcedoras do Joventut Badalona, em jogo contra o ratiopharm Ulm. Estamos juntos com o Yago e esperamos que a EuroCup e o clube catalão tomem medidas punitivas contra essas pessoas.

Grupo A

O Prometey (UKR) conquistou sua sétima vitória consecutiva, batendo sem dificuldades o Cedevita Olimpija (SLO) por 94-68. O time ucraniano contou com bom aproveitamento da bola tripla (13/31, 42%), com destaque para DJ Stephens, com 28 pontos e seis bolas do perímetro. A equipe lidera o grupo e já garantiu vaga para os playoffs, enquanto o time esloveno, grande decepção da competição, vê suas chances de passar cada vez menores. Outro time que garantiu classificação foi o Joventut Badalona (ESP), em vitória diante do ratiopharm Ulm (ALE), por 82-76. O jogo teve dois tempos bem distintos, com os visitantes mandando no primeiro, e o time da casa conseguindo a virada no segundo, com um último período arrasador. Após abrir 20 pontos no final do terceiro quarto, o Ulm sofreu um 34-15 no período final, incluindo uma corrida de 16-0, e saiu da Catalunha derrotado. O destaque foi Joel Parra, com 22 pontos e sete rebotes, enquanto o brasileiro Yago dos Santos quase conseguiu um triplo duplo, com 16 pontos, sete rebotes e oito assistências. O outro brasileiro do time alemão, Bruno Caboclo, teve nove pontos, oito rebotes e quatro tocos. Infelizmente, o jogo ficou marcado pelas cenas lastimáveis de racismo contra Yago, que esperamos que sejam tratadas com a devida importância que merecem.

Em uma partida eletrizante, o Lietkabelis (LIT) venceu sua terceira consecutiva, batendo a Reyer Veneza (ITA) por 87-84. O jogo foi bastante disputado, definido numa cesta tripla de Jamel Morris, praticamente no estouro do cronômetro. O jogador terminou como destaque, com 28 pontos e 6/7 da bola tripla. Já a Germani Brascia (ITA) venceu o U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 103-84, e aumentou suas chances de vaga e mando de quadra. O jogo foi bastante disputado até o terceiro quarto, mas então a equipe italiana veio com tudo no período final, fez 39-24, incluindo uma corrida de 10-0, e garantiu mais uma vitória. Destaques para Amedeo Della Valle, com 22 pontos, seis assistências e 30 de PIR, e Kenny Gabriel, com 20 pontos (cinco bolas triplas) e oito rebotes. O brasileiro Leo Meindl, do time romeno, saiu com 11 pontos, seis rebotes, uma assistência, dois roubos e 13 de PIR.

Grupo B

Além do Prometey, outro time que alcançou a sétima vitória consecutiva e se tornou um dos candidatos ao título, é o Hapoel Tel Aviv (ISR). A equipe não tomou conhecimento do líder do grupo, o Gran Canaria (ESP), que vinha de sete vitórias consecutivas, vencendo por 92-70. Desde o primeiro quarto, quando venceu por 26-12, a equipe israelense dominou o jogo, não dando chances ao time espanhol de reação, com domínio nos rebotes (46-24), assistências (29-16) e aproveitamento de quadra. Destaque para Jordan McRae, com 25 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, quatro roubos e 31 de PIR, sendo eleito, pela terceira vez na temporada, o MVP da rodada. O brasileiro Vitor Benite, do time espanhol, teve uma atuação discreta, com quatro pontos, três erros e -4 de PIR. O Türk Telekom (TUR) venceu, fora de casa, a Trentino (ITA), por 72-80, mantendo o segundo lugar do grupo. Foi um jogo emocionalmente difícil para a equipe turca, por causa da tragédia do terremoto, mas a equipe conseguiu sair com a vitória na Itália. Destaque para Jerian Grant, com 26 pontos, cinco assistências e 30 de PIR.

O Paris Basketball (FRA) voltou a vencer e subiu para a quarta posição, não tomando conhecimento do Budućnost (MNE), com placar final de 103-87. O time francês venceu de ponta a ponta e está com boas possibilidades de conseguir o mando de quadra na próxima fase, enquanto o time montenegrino, também já classificado, ainda precisa batalhar pela vantagem. O time francês teve vários destaques, como Juhann Begarin, com 22 pontos, cinco assistências e 29 de PIR, Ismaël Kamagate, com 13 pontos, 13 rebotes e dois tocos, e Aamir Simms, com 15 pontos, quatro rebotes e cinco assistências. O Promithéas (GRE) subiu para a quinta posição e venceu a terceira seguida, derrotando o lanterna Śląsk Wrocław (POL), por 90-66, após um susto no primeiro quarto. O time grego levou uma corrida de 19-0 e viu os visitantes abrirem 16 pontos de vantagem ainda no primeiro quarto, mas se recuperaram no segundo e conseguiram a virada. Com um segundo tempo dominante (47-25), o time da casa venceu sem dificuldades, com destaque para Joe Thomasson, com 20 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e três roubos.

Por fim, o London Lions (ING) garantiu sua vaga aos playoffs, derrotando o Hamburg Towers (ALE) por 83-66, após duas derrotas seguidas. O time venceu praticamente de ponta a ponta, garantindo uma vantagem de duplos dígitos já no intervalo do jogo. Destaques para Sam Dekker, com 15 pontos, oito rebotes, quatro assistências, dois roubos e 27 de PIR, e Kostas Koufos, com 17 pontos, 11 rebotes, dois roubos, três tocos e 27 de PIR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *