Outra rodada de grandes partidas aconteceu nesta última semana pela EuroCup, com a segunda rodada da temporada regular sendo realizada na última terça e quarta-feira (18 e 19/10). Somente quatro das dez equipes que venceram na primeira rodada conseguiram permanecer invictas. Dois clubes estreantes conseguiram suas primeiras vitórias em EuroCup de suas histórias – um deles com grande ajuda de um brasileiro. Saiba mais em nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 1ª Rodada – Brasileiros têm atuações sólidas e primeira rodada tem algumas surpresas
Grupo A – Bursaspor continua quente e assume a ponta; Meindl brilha novamente e leva Cluj à primeira vitória
Vice-campeão da última edição da competição, o Bursaspor (TUR) é uma das grandes sensações desta temporada como um todo. Após derrotar o Anadolu Efes (TUR) neste domingo pelo campeonato turco, a equipe acumula seis vitórias em seis jogos oficiais nesta temporada. Uma dessas vitórias aconteceu na última quarta-feira.
Naquele que foi talvez o principal jogo da rodada, o Bursaspor recebeu, na cidade turca de Bursa, a visita de um dos favoritos ao título desta edição, o Joventut Badalona (ESP). Os donos da casa saíram atrás, mas conseguiram virar e construir uma vantagem de duplos-dígitos ainda no segundo quarto, a qual ampliaram no terceiro. Mas o Joventut não se deu por vencido e conseguiu uma grande virada na transição do terceiro para o último quarto. Mas, em uma noite inspirada, o armador americano Derek Needham impulsionou os turcos para retomar a liderança nos minutos finais e segurar a vitória por 81 a 72. Needham foi o grande destaque da partida, cestinha com 24 pontos.
Também na quarta-feira, o U-BT Cluj-Napoca (ROM), equipe do brasileiro Léo Meindl, fez o primeiro jogo em casa de sua história pela EuroCup, diante de quase 10 mil torcedores, na cidade romena de Cluj, ao receber a visita do tradicional Cedevita Olimpija (SLO). Com uma atuação coletiva fantástica, os donos da casa foram arrasadores no início da partida, criando uma vantagem de duplos-dígitos ainda no primeiro quarto e ampliando-a com uma certa facilidade. Ao fim do primeiro tempo, os locais venciam por 17 pontos e eles chegaram a ampliar a liderança para quase 30 pontos no terceiro quarto. Porém, o Cluj tirou o pé do acelerador na metade final do terceiro quarto e viu uma enorme reação do Cedevita, que chegou a trazer a diferença para apenas nove pontos no início do último quarto. Mas o Cluj acordou e voltou a dominar a partida, vencendo no fim por confortáveis 94 a 76. Meindl foi um dos principais destaques da equipe, contribuindo com um belo duplo-duplo: 19 pontos e 11 rebotes. Com uma média de 19 pontos por jogo nas duas rodadas até aqui, o brasileiro é o terceiro maior cestinha da EuroCup no momento.
Nos outros três jogos do grupo, o JL Bourg (FRA) manteve sua invencibilidade ao bater, fora de casa, a Reyer Veneza (ITA) por apertados 79 a 73, após um excelente segundo tempo. Na Lituânia, o Lietkabelis (LIT) recebeu a visita do ratiopharm Ulm (ALE), do brasileiro Yago dos Santos. Após um primeiro tempo dominante, os anfitriões chegaram a abrir 19 pontos de diferença durante o terceiro quarto, antes de os alemães conseguirem uma grande arrancada para virar o jogo no último quarto… Que acabou sendo em vão, pois os lituanos voltaram com tudo e recuperaram a ponta para vencer por 80 a 76. Yago esteve em quadra por 15 minutos, mas teve uma atuação apagada, sem pontuar, mas pegando dois rebotes e dando duas assistências. Por fim, a Germani Brescia (ITA) conseguiu a primeira vitória italiana da competição, atropelando os ucranianos do Prometey (UKR) em casa por incríveis 104 a 70.
Grupo B – Surpresas da primeira rodada permanecem na liderança e Benite pontua em duplos-dígitos
As duas principais surpresas positivas da competição até aqui são os dois líderes “inesperados” do grupo B. Na Grécia, um dos “sacos de pancada” da temporada passada, o Promithéas Pátras (GRE), recebeu a visita de um dos favoritos desta temporada, o Gran Canaria (ESP), do brasileiro Vitor Benite. Após um início melhor dos gregos, os espanhóis viraram o jogo ainda no primeiro tempo e controlaram a partida praticamente o tempo inteiro. Mas o Promithéas não desistiu e quando o Gran Canaria liderava por 82 a 76 a quatro minutos do fim, os donos da casa conseguiram uma incrível seqüência de 16 a 0 e venceram por 93 a 82, chegando à sua segunda vitória na temporada. O estadunidense Joe Young teve a maior pontuação da partida e de toda rodada, anotando 34 pontos para o Promithéas. Ele é o líder de pontuação de toda a EuroCup até aqui, com 27 pontos por jogo de média. Após ter uma partida discreta na primeira rodada, Benite foi bem saindo do banco nesta partida, contribuindo com 11 pontos, três rebotes e duas assistências. Com duas vitórias, o Promithéas termina a rodada em segundo lugar.
A outra surpresa do grupo é líder do grupo, também com duas vitórias, Hapoel Tel Aviv (ISR). Comandados por mais uma excelente atuação do armador estadunidense J’Covan Brown, que flertou com um triplo-duplo, os israelenses tomaram as rédeas da partida ainda no primeiro tempo da partida contra o Paris (FRA) na França e seguiram para vencer de maneira tranqüila a partida por 100 a 86. Com duas vitórias, os israelenses levam vantagem sobre os gregos no saldo de pontos marcados. O Budućnost (MNE) se recuperou da derrota na estréia atropelando o Śląsk Wrocław (POL) fora de casa por impressionantes 98 a 58, obtendo um saldo de cestas alto o suficiente para colocar a equipe montenegrina na terceira colocação. O Türk Telekom (TUR) também conseguiu sua primeira vitória na temporada, após um embate duríssimo contra o Hamburg Towers (ALE) na Alemanha. Os turcos controlaram a partida, mas com os anfitriões sempre por perto. No fim, os visitantes prevaleceram por 88 a 83.
E os estreantes do London Lions (ING) conseguiram a primeira vitória de sua história na competição, a primeira de um time britânico na competição em mais de 18 anos, ao bater a Trentino (ITA) em Londres na terça-feira. Com uma atuação excelente do ala britânico Ovie Soko, uma das principais contratações do clube para a atual temporada, o Lions venceu um duelo bastante equilibrado com os italianos, sobrevivendo por 80 a 75 nos minutos finais. A última vez que um time inglês havia vencido uma partida da EuroCup foi em 27 de janeiro de 2004, quando a competição ainda se chamava ULEB Cup. À época, o Brighton Bears (ING) derrotou o Cholet (FRA) por 112 a 103.
Young, Soko e Brown têm atuações destacadas e dividem o prêmio de MVP da rodada
O prêmio de MVP desta rodada precisou ser compartilhado por três atletas, cada um deles terminando sua partida com 39 de PIR (Performance Index Rating). Na vitória do Promithéas para cima do Gran Canaria, Joe Young teve a maior pontuação da rodada, com 34 pontos, além de distribuir seis assistências e pegar dois rebotes. Ovie Soko liderou a histórica vitória do London Lions com um excelente duplo-duplo de 22 pontos e 14 rebotes, enquanto na vitória do Hapoel Tel Aviv J’Covan Brown esteve próximo de um triplo-duplo: 21 pontos, 12 assistências e oito rebotes.