Nesta semana teve início a pós-temporada da EuroCup, com a realização dos jogos das oitavas de final entre terça e quinta-feira (11 e 13/04), em confronto único. Ao contrário do que ocorreu na temporada passada, desta vez não houve surpresas e sete mandantes venceram suas partidas. Apenas o Paris Basketball conseguiu bater o Lietkabelis fora de casa, no jogo mais equilibrado da rodada. Leia abaixo o resumo das oito partidas da semana!

OITAVAS DE FINAL

PROMETEY (UKR) 87 x 79 HAMBURG TOWERS (ALE)

Em jogo único da terça-feira (11), o Prometey (UKR) venceu o Hamburg Towers (ALE) por 87-79 e avançou para as quartas de final, sem maiores dificuldades. O time ucraniano, que manda seus jogos em Riga, na Letônia, chegou a 12 vitórias seguidas na competição e vinha de um título no final de semana, quando conquistou a Liga Letã-Estoniana, que disputava pela primeira vez. Mesmo sem contar com DJ Kennedy e Caleb Agada (que pode retornar em breve), a forte ofensiva do Prometey continuou funcionando, com movimentação de bola e arremessos de três pontos, chegando a abrir 16 pontos de vantagem em dois momentos. Porém, no último quarto, o Hamburg, impulsionado por Harrison Cleary (19 pontos no jogo), conseguiu uma corrida de 15-0 e deixou a diferença em apenas um ponto. Uma parada técnica de Ronen Ginzburg colocou as coisas no lugar, e o time da casa manteve a vantagem até o final. Destaque para a partida de Illia Sydorov, com 21 pontos (quatro bolas triplas). Agora o time enfrenta o Promithéas (GRE) pelas quartas de final.

LIETKABELIS (LIT) 97 x 98 PARIS BASKETBALL (FRA)

Na quarta-feira (12), em um dos confrontos mais imprevisíveis das oitavas, o Paris Basketball (FRA) venceu o Lietkabelis (LIT), fora de casa, por 97-98, e avançou às quartas de final, em sua primeira participação. A partida começou com o time da casa melhor e abrindo 12 pontos de vantagem, mas uma corrida de 9-0 dos visitantes no segundo quarto equilibrou o jogo novamente. O jogo seguiu lá e cá, com diversas mudanças de liderança, e tudo indefinido. O Lietkabelis aproveitava bem as bolas triplas (44% no jogo), enquanto o Paris era muito forte perto do garrafão (72% nos dois pontos). Nos segundos finais, o time visitante conseguiu importante vantagem de seis pontos e teve competência nos lances livres com Aamir Simms para garantir a vitória, para frustração dos torcedores (e de Željko Šakić, que acertou o arremesso do meio da quadra no estouro do cronômetro e reclamou muito de uma falta). Destaques para Tyrone Wallace, com 19 pontos, dez assistências e três roubos de bola, e Juhann Begarin, com 22 pontos, seis rebotes e três roubos de bola. O time parisiense enfrentará o Gran Canaria na próxima fase, novamente fora de casa.

RATIOPHARM ULM (ALE) 92 x 83 BUDUĆNOST (MNE)

Também em confronto da quarta-feira, o ratiopharm Ulm (ALE) conquistou a quarta vitória consecutiva, ao bater o Budućnost (MNE), em casa, por 92-83. O jogo teve dois tempos bem distintos, com os visitantes dominando o primeiro tempo, sob o comando de Erick Green (29 pontos no jogo) e Trae Bell-Haynes (17 pontos), chegando a abrir 17 pontos no início do segundo quarto. O time alemão foi pro intervalo perdendo por 11 e a conversa com o técnico Anton Gavel deve ter sido dura, pois o time voltou completamente diferente para o segundo tempo. Com uma ótima defesa e variações no ataque, explorando bastante o garrafão adversário mas também matando bolas triplas, o time da casa conseguiu uma incrível corrida de 17-0 e fechou o terceiro quarto com impressionante 26-9, levando seis de vantagem para o período final. E aí apareceu Brandon Paul, com dez pontos no período, controle da liderança e grande vitória dentro de casa. O jogador terminou com 18 pontos (quatro bolas triplas) e cinco rebotes e foi um dos destaques. Mas o principal jogador do time alemão foi novamente o brasileiro Bruno Caboclo, com 19 pontos, 11 rebotes, uma assistência, dois tocos, três erros e 24 de PIR, enquanto Yago dos Santos também teve papel importante, com dez pontos, dois rebotes, sete assistências, um roubo, três erros e 11 de PIR. O time alemão terá uma difícil tarefa contra o Türk Telekom, fora de casa, pelas quartas de final.

JOVENTUT BADALONA (ESP) 89 x 78 LONDON LIONS (ING)

Jogando em casa, o Joventut Badalona (ESP) não permitiu que uma “zebra” acontecesse e venceu sem dificuldades o London Lions (ING), por 89-78. O time da casa começou com um 12-2 e dando a sensação que o jogo seria bastante tranquilo, porém os visitantes ajustaram a defesa e não deixaram o time catalão disparar. Apesar de um domínio absoluto nos rebotes (50-23, sendo 15-5 nos ofensivos) e melhor aproveitamento nos arremessos, o Joventut não conseguia abrir uma vantagem tranquila, muito em função da agressividade defensiva dos visitantes. Com 12 roubos de bola (contra apenas um do Joventut), o London forçou 19 erros dos espanhóis e seguiu vivo no jogo, com boa partida de Tomislav Zubčić (19 pontos), compensando a limitação de Sam Dekker (oito pontos) por causa de lesão recente. Mais uma vez, o destaque espanhol foi o experiente pivô Ante Tomić, com 16 pontos, nove rebotes, quatro assistências e 24 de PIR. O time catalão recebe o Hapoel Tel Aviv na próxima fase, num dos grandes jogos das quartas de final.

HAPOEL TEL AVIV (ISR) 90 x 80 REYER VENEZA (ITA)

Com apoio de sua fanática torcida, o Hapoel Tel Aviv (ISR) venceu com autoridade a Reyer Veneza (ITA) por 90-80 e atingiu sua quarta vitória seguida na competição (venceu nove das últimas dez). O time israelense começou muito forte e fez uma corrida de 18-0 entre o final do primeiro quarto e início do segundo, colocando 19 pontos de frente. Com todos os jogadores contribuindo no ataque e com boa movimentação de bola, ficava difícil para a defesa italiana parar o ataque do Hapoel, que controlava a partida. Além disso, o time da casa cuidava melhor da bola e pressionava o ataque italiano, forçando os visitantes a cometerem 19 erros no jogo, os quais foram cruciais para a derrota. No período final, a Reyer até conseguiu uma corrida de 10-0 e encostou no placar, porém o Hapoel soube usar a vantagem e garantir a vitória. O time teve seis jogadores pontuando em duplos dígitos, com destaque para Xavier Mumford, com 13 pontos e nove rebotes. Agora o time israelense vai levar sua torcida até Badalona, para uma dura batalha contra o Joventut, pelas quartas de final.

PROMITHÉAS (GRE) 89 x 75 JL BOURG (FRA)

Em partida realizada em Patras, o Promithéas (GRE) venceu o JL Bourg (FRA) por 89-75 e garantiu a vaga nas quartas de final. O time grego liderou praticamente do início ao fim, e não deu chances aos visitantes, que chegaram a liderar a competição, mas não conseguiram manter o nível. Vale lembrar que as duas equipes não conseguiram se classificar aos playoffs na temporada passada, ficando nas duas últimas posições do grupo, melhorando consideravelmente para esta temporada. A partida teve muitos erros dos dois lados (18×21), especialmente pela forte defesa das duas equipes, que conseguiram muitos roubos de bolas (12×9) e novas oportunidades de ataque. Mas o grande diferencial do Promithéas foi o melhor aproveitamento dos arremessos, especialmente da bola tripla (46%), convertendo 12 bolas em 26 tentativas (o Bourg converteu 10 em 28, 36%). Destaques para Arnoldas Kulboka, com 20 pontos (4/7 dos três pontos), cinco rebotes, dois roubos e 26 de PIR, e Anthony Cowan, com 20 pontos (5/5 na bola tripla), seis rebotes, dez assistências, dois roubos e 32 de PIR, sendo eleito o MVP das oitavas de final. O time grego terá a difícil missão de bater o Prometey nas quartas de final, em jogo na Letônia.

GRAN CANARIA (ESP) 72 x 66 BURSASPOR (TUR)

O melhor time da fase regular, o Gran Canaria (ESP), não deixou o Bursaspor (TUR) repetir seu conto de Cinderela da temporada passada, quando foi vice-campeão, e venceu sua quinta partida consecutiva na competição, por 72-66. O time espanhol é o único a não perder nenhuma partida dentro de casa (10 em 10) e terá o mando de quadra até a final, caso avance, o que pode ser decisivo. A partida foi muito disputada, com baixo aproveitamento do perímetro dos dois lados e muita briga pela posse de bola, incluindo alguns cortes e sangramentos, e muitas faltas. A partida teve alternâncias no placar e ficou indefinida até os momentos finais, quando o Gran Canaria aproveitou melhor as oportunidades, além das ausências de Zach Auguste e Derek Needham, eliminados por faltas. Novamente Onuralp Bitim (22 pontos) foi o destaque do jogo para o Bursaspor, mas o conjunto amarelo foi superior e conseguiu sair com a vitória. Destaque para John Shurna, com 17 pontos e 18 de PIR. O brasileiro Vitor Benite terminou com seis pontos, dois rebotes, uma assistência, um roubo e cinco de PIR, em cerca de 14 minutos em quadra. O time espanhol recebe o Paris Basketball nas quartas de final, na luta por seu primeiro título.

TÜRK TELEKOM (TUR) 77 x 69 GERMANI BRESCIA (ITA)

Por fim, em jogo realizado na quinta-feira (12), o Türk Telekom (TUR) avançou para as quartas de final, ao superar a Germani Brescia (ITA) por 77-69, em sua terceira vitória consecutiva. A partida foi muito equilibrada, com diversas mudanças de liderança no placar e nenhuma das equipes conseguindo liderar por mais que nove pontos, e a definição da partida ficando para o quarto final. As duas equipes cometeram poucos erros e o jogo fluiu bem, com o time turco dominando os rebotes (43-33) e tendo melhor aproveitamento nos arremessos de quadra para sair com a vitória. Os destaques do time da casa foram Axel Bouteille, com 21 pontos, e Tyrique Jones, com 14 pontos e oito rebotes (25 PIR). Nas quartas de final, o Türk Telekom recebe o embalado ratiopharm Ulm por uma vaga na semifinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *