Nesta semana ocorreu a sétima rodada da fase regular da EuroCup (06 e 07/12), com time italiano pedindo passagem e nova liderança no grupo B. Além disso, mais uma equipe acabou com o jejum de vitórias, e agora apenas um time segue sem vencer na competição. Acompanhe o melhor da rodada, com nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 6a rodada – Türk Telekom vence a quinta consecutiva e Yago dos Santos brilha em vitória do ratiopharm Ulm
Grupo A – Reyer Veneza vence a quinta consecutiva e JL Bourg mantém a liderança
Com uma equipe montada para buscar o título da EuroCup, a Reyer Veneza (ITA) venceu a quinta partida consecutiva e encostou no topo da tabela, desta vez batendo o Bursaspor (TUR) por 78-65. O time italiano venceu praticamente de ponta a ponta, mas o primeiro tempo foi de bastante equilíbrio. A partir da terceira etapa, a força do garrafão italiano começou a fazer a diferença, especialmente com Derek Willis e Mitchell Watt, e a Reyer abriu 16 pontos de diferença, dando tranquilidade até o final da partida. Nem a grande partida de Onuralp Bitim (mais uma), com 24 pontos, seis rebotes, três assistências, dois roubos e 30 de PIR foram suficientes para evitar a derrota turca. Apesar da grande atuação de Watt (18 pontos, cinco rebotes e dois tocos), o destaque ficou mesmo com Derek Willis, eleito o MVP da rodada, com 19 pontos, 13 rebotes, uma assistência, um roubo e 31 de PIR.
Já a liderança do grupo se manteve nas mãos do JL Bourg (FRA), que venceu na prorrogação o Prometey (UKR) por 92-85. Foi uma grande partida, com alternâncias na liderança e as duas equipes mostrando um coletivo afiado, mas principalmente a equipe francesa deixando claro que pode ir longe na competição. O time ucraniano chegou a abrir dez pontos de vantagem no segundo quarto, mas o Bourg buscou a recuperação e, no período final, abriu oito pontos de frente. Porém, o time da casa não conseguiu segurar e viu o Prometey empatar a partida e levar para a prorrogação. No tempo extra, o time francês fez uma melhor defesa, foi competente nos lances livres e venceu a partida, a sexta em sete jogos. Destaque para James Palmer Jr, com 23 pontos e nove rebotes.
Outros jogos
Acabou o jejum! O Cedevita Olimpija (SLO) finalmente conquistou sua primeira vitória, destruindo o ratiopharm Ulm (ALE) por 108-78. Não foi apenas a primeira vitória eslovena na competição, como também a quebra de dois recordes do clube: maior pontuação (108) e número de bolas triplas (17). O poderio ofensivo veio acompanhado de alto aproveitamento nos arremessos (69% nos dois pontos e 55% nos três pontos), força nos rebotes (41 a 28) e grande movimentação de bola (24 assistências). Com muitas peças funcionando, destaques para Yogi Ferrell, com 14 pontos e nove assistências, Alen Omić, com 12 pontos e nove rebotes, e Amar Alibegović (18 pontos) e Josh Adams (16 pontos). O brasileiro Yago dos Santos, destaque na rodada anterior, teve participação discreta, com seis pontos, três rebotes, quatro assistências, um erro e oito de PIR, para 22 minutos em quadra.
O Lietkabelis (LIT) manteve a invencibilidade dentro de casa e subiu um pouco na tabela, superando a Germani Brescia (ITA) por 79-70. O time da casa chegou a abrir 14 pontos no início do segundo quarto, mas viu a equipe italiana, com a bola tripla, tirar a vantagem e virar no terceiro quarto. O time lituano, com forte jogo dentro do garrafão e domínio nos rebotes, fez uma corrida de 11-0 nos minutos finais, para conquistar mais uma vitória. Destaque para Jamel Morris, com 13 pontos e cinco assistências. Por fim, o U-BT Cluj-Napoca (ROM) mostrou seu arsenal ofensivo e bateu a forte equipe do Joventut Badalona (ESP), por 98-82. É a segunda derrota consecutiva do time espanhol, que fez frente ao time romeno apenas no primeiro quarto. Depois só deu Cluj! Com 16 bolas triplas (50% de aproveitamento) e 22 assistências, o time da casa comandou o placar até o final, para delírio de sua apaixonada torcida. E o destaque ficou com o brasileiro Leo Meindl, com 21 pontos, dez rebotes, uma assistência, um roubo e 27 de PIR, em 31 minutos em quadra.
Grupo B – Em grupo muito disputado, Budućnost assume a liderança nos critérios de desempate
O Budućnost (MNE) venceu a segunda consecutiva e assumiu a liderança do grupo, superando a fraca equipe da Trentino (ITA), por 73-58. O time italiano havia conquistado sua primeira vitória na rodada anterior, e fez um primeiro quarto melhor, abrindo oito pontos de vantagem. Mas o time da casa assumiu as rédeas do jogo, com uma defesa mais forte, e colocou 15 pontos de vantagem no final do primeiro tempo. A Trentino não desistia e queria a segunda vitória, conseguindo uma corrida de 13-0 para encostar no jogo novamente. O aproveitamento das duas equipes não era dos melhores, mas a equipe da casa tinha maior volume de jogo, devido aos rebotes ofensivos e turnovers da equipe italiana. Assim, o Budućnost conseguiu uma corrida final de 13-2 e sacramentou a sua vitória. Destaques para Marko Jagodić-Kuridža, com 20 pontos e sete rebotes, e Alpha Kaba, com sete pontos, 16 rebotes (lidera a competição com 12 por jogo) e três tocos.
Na cola do time montenegrino está o Gran Canaria (ESP), que voltou a vencer após tropeço inesperado na rodada anterior. E a vitória veio em Ancara, acabando com a sequência de cinco vitórias consecutivas do Türk Telekom (TUR), vencendo por 81-88. E o triunfo veio por causa da atuação no primeiro tempo, onde a equipe espanhola chegou a abrir 20 pontos, com grande atuação de Vitor Benite, com 19 pontos, além de limitar o time turco a apenas 37 pontos. Com apoio da sua fanática torcida, o time da casa foi diminuindo a diferença pouco a pouco, chegando a assumir a liderança brevemente, com três minutos por jogar. A partir daí, faltou tranquilidade para o time turco, e sobrou experiência para o time amarelo, que saiu com uma vitória muito importante. O brasileiro Vitor Benite foi o grande destaque, com 21 pontos, três rebotes, um erro e 20 de PIR, em 25 minutos em quadra, vindo do banco.
Outros jogos
Um time que está crescendo na competição é o London Lions (ING), que venceu sua terceira partida seguida ao superar o Promithéas Pátras (GRE), fora de casa, por 67-77. A partida foi muito disputada, com diversas trocas de liderança, sendo sete apenas no último quarto, e com a forte defesa inglesa prevalecendo no final, com 46 rebotes e sete tocos. Destaque para a melhor partida da temporada de Sam Dekker, com 20 pontos, seis rebotes e 19 de PIR. Outra equipe que vem crescendo na EuroCup é o Paris Basketball (FRA), que também venceu sua terceira seguida, mais uma fora de casa, onde permanece invicto. A vítima da vez foi o Śląsk Wrocław (POL), único time que segue sem vencer na competição, em partida que terminou 69-77. O jogo foi dominado pela equipe francesa do início ao fim, conseguindo abrir 18 pontos de vantagem ao final do terceiro quarto. Com um aproveitamento miserável dos três pontos (19%), o time da casa não foi páreo para o time francês. Destaque para Kyle Allmann, com 26 pontos, três rebotes, seis assistências e 29 de PIR.
Por fim, outro jogo decidido na prorrogação. O Hamburg Towers (ALE) acabou com sua sequência de três derrotas, passando pelo Hapoel Tel Aviv (ISR) por 98-91. O jogo teve diversos altos e baixos para as duas equipes, com o time alemão começando a partida com um 13-0, mas depois vendo o time israelense abrir dez de vantagem no terceiro período. A força no garrafão foi decisiva para a vitória alemã, com 21 rebotes ofensivos e 49 no total, além de uma tranquilidade maior no tempo extra. Destaques para James Woodard, com 18 pontos, sete rebotes, seis assistências e três roubos, e Yoeli Childs, com 20 pontos e 11 rebotes. Nem a partida monstruosa de Tomer Ginat para o Hapoel (24 pontos, dez rebotes, dois roubos e 36 de PIR) foram suficientes para evitar a terceira derrota seguida do time de Tel Aviv.
Classificação após a sétima rodada
Em breve