Após uma parada de final de ano, a EuroCup retomou seus jogos na última terça e quarta-feira (10 e 11/01), com a disputa da décima rodada, abrindo o segundo turno da competição. O JL Bourg reassumiu a liderança do grupo A, surpreendendo pela boa campanha, e o Gran Canaria finalmente conseguiu chegar no topo do grupo B, após algumas rodadas em que perdia pelo critério de desempate. O brasileiro Bruno Caboclo, recém contratado junto ao ratiopharm Ulm, estreou nesta rodada, com boa participação, apesar da derrota do time alemão. Acompanhe o melhor da rodada, com nosso resumo abaixo!
Grupo A – JL Bourg reassume a liderança e Brescia surpreende o Joventut Badalona
Após duas derrotas consecutivas, o JL Bourg (FRA) voltou a vencer e reassumiu a liderança do grupo, ao bater o U-BT Cluj-Napoca (ROM) fora de casa, por 79-88. O time romeno chegou a terceira derrota seguida e saiu da zona de classificação, precisando de uma boa recuperação para chegar na fase seguinte. O jogo foi praticamente comandado do início ao fim pelo time francês, com o quarteto Jordan Floyd (16 pontos), Isiaha Mike, Frantz Massenat e James Palmer Jr. liderando as ações ofensivas, enquanto Patrick Richard (23 pontos, cestinha do jogo) tentava manter o time da casa na partida. O brasileiro Leo Meindl fez outra boa apresentação, com 17 pontos, oito rebotes, três assistências, três erros e 21 de PIR, para cerca de 34 minutos em quadra, mas não impediu a derrota do seu time.
Já o Joventut Badalona (ESP), que estava na liderança na rodada anterior, foi surpreendido pela Germani Brescia (ITA), por 85-75, com o time italiano chegando à terceira vitória consecutiva. Frequentando a parte de baixo da tabela durante toda a competição, a Brescia fez uma partida bastante sólida contra uma das equipes candidatas ao título, liderando praticamente de ponta a ponta, com a bola tripla sendo um dos grandes diferenciais para a vitória. O destaque ficou com Amedeo Della Valle, com 26 pontos, dois rebotes, cinco assistências e 28 de PIR, perfeito nos lances livres (10/10), em menos de 30 minutos em quadra. O croata Ante Tomić fez de tudo para evitar a derrota, com 22 pontos, sete rebotes, quatro assistências e 30 de PIR, mas não foi o bastante para o time catalão.
Reyer Veneza reassume a vice-liderança e Caboclo faz sua estreia na EuroCup
Uma das fortes equipes da competição, a Reyer Veneza (ITA) recebeu o ratiopharm Ulm (ALE) em casa, buscando a recuperação após duas derrotas seguidas. E a vitória veio com facilidade, com o time da casa liderando por 19 pontos no intervalo, graças a uma grande defesa, rápido jogo de transição e força no garrafão. O time alemão vinha de duas vitórias seguidas e buscava manter o embalo, porém o péssimo aproveitamento da equipe nos arremessos, incluindo os lances livres (42%), não ajudaram muito nesse objetivo. A Reyer chegou a abrir 27 pontos de vantagem no último quarto, não tomando conhecimento do time alemão. O jogo dentro do garrafão com Derek Willis (17 pontos e seis rebotes), Mitchell Watt (19 pontos) e Amedeo Tessitori (15 pontos e nove rebotes) deu o tom da partida. No lado alemão, o brasileiro Bruno Caboclo fez sua estreia na EuroCup, com 18 pontos (sendo 12 no último quarto), oito rebotes, quatro erros e 12 de PIR, em 19 minutos em quadra, vindo do banco. O jogador mal teve tempo de treinar com os companheiros, e certamente dará grandes contribuições ao time alemão. O outro brasileiro da equipe, Yago dos Santos, teve uma partida bastante discreta, com apenas dois pontos (0/5 na bola tripla), três rebotes, cinco assistências, dois erros e cinco de PIR, em 20 minutos em quadra, como titular.
Outros jogos
O Prometey (UKR) conquistou sua terceira vitória seguida ao bater, fora de casa, o Lietkabelis (LIT) por 72-80. O time ucraniano se mantém na parte de cima da tabela, enquanto os lituanos ficam no limite da zona de classificação, após a terceira derrota consecutiva. Os donos da casa começaram bem e chegaram a abrir 13 pontos de vantagem, mas viram o time ucraniano se recuperar e, após uma corrida de 14-0, virar a partida no terceiro quarto, para não perder mais. Destaques para o porto-riquenho Gian Clavell, com 19 pontos, e o nigeriano-canadense Caleb Agada, com 19 pontos, nove assistências e 27 de PIR.
Por fim, o Bursaspor (TUR) não tomou conhecimento do Cedevita Olimpija (SLO) e venceu por 111-93, liderando do primeiro ao último minuto. O jogo foi marcado por alguns recordes do time turco na competição, como pontuação (111), bolas de três pontos (18) e assistências (28), em um verdadeiro show ofensivo. Um fato que chama a atenção é que o time conseguiu o recorde de bolas triplas com um aproveitamento de 51%, ou seja, arremessando “apenas” 35 bolas. Destaques para Onuralp Bitim, com 20 pontos e seis assistências (um dos candidatos a MVP da temporada), David Dudzinski, com 18 pontos, seis rebotes e três assistências, e Anthony Clemmons, com 19 pontos, três rebotes, cinco assistências e dois roubos. O Cedevita segue como a grande decepção da temporada, complicando cada vez mais suas chances de classificação.
Grupo B – Gran Canaria assume a liderança e Paris Basketball mantém bom momento
Assumindo a liderança do grupo, o Gran Canaria (ESP) passou pelo lanterna Śląsk Wrocław (POL), fora de casa, por 79-91. O jogo foi bastante equilibrado e decidido apenas no último quarto, quando o time visitante conseguiu uma parcial de 26-17. Os dois times tiveram aproveitamentos parecidos nos arremessos, porém os rebotes foram o grande diferencial do jogo, com o Gran Canaria coletando 43 rebotes (contra 32 do time da casa), incluindo 16 ofensivos (versus seis do time polonês), o que possibilitou ao time espanhol 11 tentativas a mais que o adversário. Apesar do grande jogo de Aleksander Dziewa (23 pontos, dez rebotes e 30 de PIR), faltou “fôlego” ao Śląsk no período final. Com boas atuações dos jovens Khalifa Diop (17 pontos e nove rebotes) e David Mutaf (19 pontos, cinco bolas triplas), o time amarelo segue como uma das forças da competição. O brasileiro Vitor Benite teve boa atuação, com dez pontos, quatro rebotes e cinco de PIR, em 22 minutos em quadra, vindo do banco.
Assumindo a vice-liderança do grupo, o Paris Basketball (FRA) venceu seu quinto jogo dos últimos seis, desta vez superando a forte equipe do Türk Telekom (TUR), por 96-77. O time francês, que é o único invicto fora de casa (5-0), venceu apenas sua segunda partida dentro do seu ginásio, mostrando muita velocidade e movimentação de bola. Após um primeiro quarto comandado pelo time turco (17-28), o Paris apertou a defesa no segundo período e acelerou no ataque, matando sete bolas triplas e fazendo incríveis 36-16 no período, assumindo o controle do jogo. No segundo tempo, o ritmo continuou o mesmo e a equipe manteve a vantagem nos dois dígitos, conquistando importante vitória. Com seis jogadores conseguindo dígitos duplos em PIR, destaques para Tyrone Wallace, com 16 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e Juhann Begarin, com 15 pontos, dois rebotes, duas assistências e três roubos.
Com torcida enlouquecida e MVP, Hapoel Tel Aviv vence jogo incrível em Londres
No jogo mais emocionante da rodada, cerca de 1.500 fãs do Hapoel Tev Aviv (ISR) viajaram até Londres para acompanhar a equipe, e presenciaram uma incrível vitória contra o London Lions (ING), por 93-95. Enquanto o time israelense chegou a sua terceira vitória seguida, o time inglês saiu com a terceira derrota em sequência, apesar que o jogo poderia ter quebrado essa sequência, considerando o que ocorreu. Liderando praticamente toda a partida, o time da casa chegou a colocar 14 pontos de frente no início do período final, resultado, principalmente, de um bom aproveitamento da bola tripla (46% no jogo). O time tinha boas apresentações de Sam Dekker (terminou com 29 pontos, cinco rebotes, seis assistências, um roubo, dois tocos e 32 de PIR), bem acompanhado por Jordan Taylor (19 pontos e nove assistências) e Tomislav Zubčić (19 pontos), mas os visitantes eram “carregados” por Jordan McRae e pela surreal qualidade nos rebotes de Chinanu Onuaku (17 rebotes, sete ofensivos), conseguindo ficar na partida. Com uma corrida de 12-0 nos momentos finais, o Hapoel assumiu a liderança pela primeira vez, e J’Covan Brown acertou o arremesso decisivo com 12 segundos para o final, para delírio de sua torcida. O time israelense terminou com incríveis 51 rebotes, sendo 24 ofensivos, e McRae terminou como MVP da rodada, com uma atuação de luxo, anotando 36 pontos, três rebotes, quatro assistências e 40 de PIR.
Outros jogos
O Promithéas Pátras (GRE) encerrou uma sequência de três derrotas dentro de casa, batendo a lanterna Trentino (ITA), por 84-71, estendendo a sequência do time italiano para 20 derrotas fora de casa na EuroCup. Após perder o cestinha da competição, Joe Young, para o basquete italiano (Napoli), o time grego trouxe Joe Thomasson, que teve boa atuação vindo do banco (15 pontos, cinco rebotes, cinco assistências, quatro roubos). Os donos da casa não tiveram domínio absoluto, mas comandaram a maior parte da partida, com boa defesa (14 roubos de bola) e melhor aproveitamento nos arremessos. Destaque para George Conditt IV, com 17 pontos, oito rebotes, uma assistência, dois roubos e 26 de PIR.
Jogando na Alemanha, o Budućnost (MNE) voltou a vencer, superando sem dificuldades o Hamburg Towers (ALE), por 59-87. Sem contar com quatro jogadores, o time alemão teve baixo aproveitamento nos arremessos e sofreu dentro do garrafão, sendo batido com facilidade nos rebotes (29-46). Além disso, o time montenegrino contava com dois reforços, experientes em EuroCup, que foram fundamentais na vitória: o veterano Erick Green, responsável por 22 pontos, e Jaleel “JJ” O’Brien, campeão com o Monaco na temporada 2020-21, que deixou oito pontos, quatro rebotes, duas assistências e dois roubos. O time visitante liderou de ponta a ponta e não deu chances ao Hamburg, que segue no limite da zona de classificação.