A oitava rodada da fase regular da EuroCup ocorreu na última semana, com jogos na terça e quarta-feira (13 e 14/12), embolando ainda mais as posições nas tabelas dos dois grupos. O JL Bourg manteve a ponta do Grupo A, mas não foi páreo para o bombardeio de bolas triplas do ratiopharm Ulm, liderado pelo brasileiro Yago dos Santos. Já no Grupo B, o “rodízio” de líderes continua, agora com o Türk Telekom assumindo a ponta pelos critérios de desempate, e o Śląsk Wrocław sendo a única equipe sem vitórias na competição. Acompanhe o melhor da rodada, com nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 7a rodada – Reyer Veneza segue embalada e Budućnost assume a liderança do seu grupo
Grupo A – ratiopharm Ulm surpreende líder e Joventut acaba com série vitoriosa da Reyer Veneza
Após uma derrota contundente na rodada anterior, o ratiopharm Ulm (ALE) surpreendeu e venceu o líder do grupo, o JL Bourg (FRA), por 110-98, com recorde de pontuação da equipe na competição. Com altíssimo aproveitamento nos arremessos, a equipe alemã, liderada pelo brasileiro Yago dos Santos, acertou 80% das tentativas de dois pontos, além de matar 19 bolas triplas, com 53% de aproveitamento, tornando muito difícil a vida do time francês. Apesar do time visitante também conseguir um bom aproveitamento de quadra, e dos 23 pontos de Jordan Floyd, o ratiopharm Ulm teve sete jogadores anotando duplos dígitos e quatro deles acertando quatro bolas triplas cada! Realmente uma noite ofensiva incrível para o time alemão. E o destaque novamente ficou com o brasileiro Yago dos Santos, com 18 pontos, dois rebotes, nove assistências, um roubo, três erros e 29 de PIR (a maior do jogo), em 26 minutos em quadra.
Em um dos grandes jogos da rodada, disputado por duas equipes candidatas ao título, o Joventut Badalona (ESP) acabou com a série de cinco vitórias seguidas da Reyer Veneza (ITA), por 90-87. O time espanhol vinha de duas derrotas consecutivas, e precisava muito da recuperação, para se manter no topo da tabela. E, como esperado, o jogo foi muito disputado, com nenhuma das equipes conseguindo abrir duplos dígitos de vantagem em algum momento da partida, sendo equilibrado até o último segundo, literalmente. Com Marco Spissu e Jayson Granger, no lado italiano, e Joel Parra e Andrés Feliz, no lado espanhol, como grandes destaques, o jogo chegou no último 1:45 por jogar com oito pontos de vantagem para o Joventut. Mas o time italiano não desistiu, e com uma bola tripla de Andrea De Nicolao com seis segundos por jogar, empatou a partida. Porém, o time da casa não perdeu tempo, e Pep Busquets achou Henry Ellenson para o arremesso decisivo, no estouro do cronômetro, dando a vitória aos catalães. Nem os 27 pontos e 35 de PIR de Spissu foram suficientes, com Feliz anotando 15 pontos, três rebotes, seis assistências, cinco roubos e 28 de PIR, e Parra outros 23 pontos (cinco bolas triplas), comandando o time do Joventut.
Outros jogos
O Bursaspor (TUR) se manteve no topo da tabela, ao derrotar o Lietkabelis (LIT) por 75-69. O time lituano segue sem vencer fora de casa, mas tornou o jogo difícil para os mandantes, brigando até o final. O Bursaspor abriu 11 pontos de frente no início do último quarto, mas o Lietkabelis conseguiu diminuir a diferença para quatro pontos, perto do final, mas não conseguiu reverter. O péssimo aproveitamento da bola tripla (16%) e os 21 turnovers não ajudaram muito o time visitante, que resistiu graças ao jogo de garrafão. O destaque foi novamente Onuralp Bitim, com 18 pontos, quatro rebotes, duas assistências, um roubo e um toco.
O Prometey (UKR) interrompeu a sequência de duas derrotas, vencendo o U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 105-82, em jogo disputado em Riga, Letônia. O time romeno, que ainda não venceu fora de casa, fez um bom primeiro tempo, chegando a abrir oito pontos logo no início do terceiro quarto. A partir daí, só deu Prometey, que engatou uma corrida de 11-2 e não olhou mais para trás. Com 15 bolas triplas no jogo (54% de aproveitamento) e um quarto final arrasador (26-10), o time ucraniano não teve dificuldades para vencer. Destaque para o tcheco Ondřej Balvín, com 23 pontos, seis rebotes, três assistências, dois roubos e 34 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada. O brasileiro Leo Meindl fez outra boa partida, com 17 pontos, dois rebotes, quatro assistências, três erros, um toco e 14 de PIR, em 31 minutos em quadra. Por fim, encontro entre os dois últimos colocados, com a Germani Brescia (ITA) levando a melhor sobre o Cedevita Olimpija (SLO), por 80-83, encerrando uma sequência de quatro derrotas consecutivas. O time italiano começou melhor e chegou a abrir 14 pontos ainda no primeiro quarto, mas o time esloveno conseguiu virar ainda no primeiro tempo. O jogo seguiu equilibrado, e o time da casa abriu uma vantagem de sete pontos com menos de quatro minutos por jogar. Porém, pouco a pouco, com competência nos lances livres e uma bola tripla de CJ Massinburg no minuto final, o time italiano virou a partida, para não perder mais, apesar da tentativa final de Edo Murić, que não caiu. Destaque para Amedeo Della Valle, com 19 pontos e duas assistências.
Grupo B – Türk Telekom reassume a liderança e Gran Canaria segue na cola
O Türk Telekom (TUR) voltou ao topo do grupo, após derrotar o London Lions (ING) por 102-74, interrompendo a sequência de três vitórias consecutivas do time inglês. O jogo apresentou um certo equilíbrio no primeiro quarto, com Sam Dekker puxando as ações dos visitantes, com vitória por 13-18. O time ainda resistiu no início da segunda parcial, porém o time turco, com ótima movimentação no ataque, conseguiu a virada perto do intervalo, para não perder mais. E o segundo tempo foi um atropelo, com vitória do time da casa por 62-38, com bom aproveitamento da bola tripla, muitas assistências e força na defesa. O time turco terminou com 32 assistências (contra 16 do Lions) e 14 bolas triplas (contra apenas três do time inglês). Destaque para Jerian Grant, com 18 pontos, nove assistências e 28 de PIR.
Em outro grande jogo da rodada, o Gran Canaria (ESP) venceu o Budućnost (MNE) por 79-71, na prorrogação, e manteve a segunda posição na tabela, além de permanecer invicto dentro de casa. As duas equipes são candidatas ao título da competição e tem se mantido no topo da tabela, com a expectativa que fizessem um jogo bastante equilibrado. E foi o que ocorreu. Com os dois primeiros quartos do primeiro tempo exatamente iguais, tudo ficou para o segundo tempo. Nenhuma das equipes tinha bom aproveitamento da bola tripla, e o jogo dentro do garrafão e os lances livres mantinha a disputa ponto a ponto. O time espanhol teve a oportunidade de vencer a partida no tempo normal, mas cometeu um erro e quase o Budućnost consegue a vitória. No tempo extra, três bolas triplas para o time da casa praticamente definiram a partida, com o time montenegrino basicamente só pontuando através de lances livres. Destaque novamente para John Shurna, com 16 pontos e seis rebotes, enquanto o brasileiro Vitor Benite teve partida discreta, com três pontos, um rebote, dois erros e -3 de PIR, em 15 minutos em quadra, vindo do banco.
Outros jogos
O Promithéas Pátras (GRE) voltou a vencer, após duas derrotas consecutivas, batendo fora de casa o Paris Basketball (FRA), por 71-74, interrompendo a série de três vitórias consecutivas do time francês. Mesmo sem contar novamente com o cestinha da competição, Joe Young, o time grego teve Anthony Cowan comandando a equipe. O jogo foi equilibrado do início ao fim e, apesar do amplo domínio francês nos rebotes (48-27), incluindo os ofensivos (15-5), as oportunidades não eram devidamente aproveitadas, seja com baixo aproveitamento da bola tripla (19%), seja nos desperdícios de bola (23 no total). O Promithéas cuidou melhor da bola, foi mais agressivo na defesa (nove roubos) e teve um aproveitamento um pouco melhor do perímetro, suficientes para sair com a vitória. Destaque para Cowan, com 21 pontos, cinco assistências e dois roubos.
Fechando o grupo, outros dois jogos. O Hapoel Tel Aviv (ISR) quebrou a série de três derrotas, e venceu sem dificuldades o Śląsk Wrocław (POL) por 103-73. Com muita velocidade e distribuição de bola, o time da casa já tinha 21 pontos de vantagem no intervalo. Mesmo com a saída por lesão de seu armador titular, J’Covan Brown, ao final do primeiro tempo (já com nove assistências), o Hapoel terminou a partida com 33 assistências, apenas uma atrás do recorde histórico da EuroCup. Destaque para Adam Ariel, com 17 pontos e cinco bolas triplas. Por fim, a Trentino (ITA) venceu mais uma, desta vez superando o Hamburg Towers (ALE) por 85-80, e encostando no time alemão na tabela de classificação. Foi mais um jogo equilibrado na rodada, decidido nos minutos finais, com o time italiano aproveitando melhor a bola tripla (46%), cuidando da bola (11-19 nos turnovers) e conseguindo 13 roubos de bola, que acabaram sendo chaves para a vitória. Destaque para Mattia Udom, com 18 pontos e quatro roubos.